Hortênsias de panícula: 3 escolhas infalíveis para uma floração fiável

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Os jardineiros amantes de hortênsias que vivem em zonas de cultivo onde as hortênsias de folhas grandes ( Hortênsia macrophylla Embora os grandes cachos de flores cor-de-rosa ou azuis dessa espécie de hortênsia sejam lindos, as plantas são imprevisíveis em muitas regiões. Os jardineiros podem passar anos sem ver uma única flor. Às vezes, os botões de inverno congelam, outras vezes a poda inadequada é a culpada. E às vezes você faz tudo certo, mas as plantasainda não floresceram. Se gosta de hortênsias e quer flores todos os anos, sem falhas nem complicações, deixe de lado as hortênsias de folhas grandes e cultive hortênsias de panícula ( Hortênsia paniculata ) em vez disso. Estas hortênsias espectaculares nunca desiludem.

Juntámo-nos à equipa da Bloomin' Easy® para lhe apresentar três cultivares de Hortênsia paniculata que o vai fazer apaixonar-se pelas hortênsias de uma forma totalmente nova.

As hortênsias de panícula estão entre as hortênsias de floração mais fiável e tolerantes ao frio disponíveis para os jardineiros de hoje.

O que é que a Hydrangea paniculata tem de tão especial?

Vulgarmente designadas por hortênsias de panícula, há muito para gostar nas Hortênsia paniculata Aqui estão apenas algumas das coisas que tornam esta espécie tão perfeita.

Veja também: Semeando cosmos: Dicas para a sementeira direta e para dar às sementes um início de vida dentro de casa

- Ao contrário das variedades como as hortênsias de cabeça de esfregona, Hortênsia paniculata (e o seu primo próximo Hydrangea paniculata grandiflora -As hortênsias de Peegee) produzem botões de flores no início da primavera no novo crescimento e na madeira nova, e não nos caules lenhosos formados durante a estação de jardinagem anterior. Isto significa que os botões são formados na primavera, pelo que não há hipótese de congelarem. É impossível perder flores devido ao congelamento dos botões quando se cultiva hortênsias em panícula.

- As hortênsias de panícula estão entre as hortênsias mais resistentes ao inverno disponíveis para os jardineiros. De facto, as três variedades que lhe vamos apresentar são resistentes até à zona 3 da USDA, o que significa que suportam temperaturas tão baixas como -40˚ F/C como um campeão.

- Poda Hortênsia paniculata não falha (a sério!). Ao contrário das hortênsias de folhas grandes, cujos cuidados requerem uma poda cuidadosa e atempada, as hortênsias de panícula são super flexíveis no que diz respeito à poda. Mesmo sem poda, as plantas florescem prolificamente. Partilharemos alguns conselhos de poda em breve, mas não existem regras rígidas a seguir com esta espécie.

- As flores são espectaculares. Grandes cachos de flores cónicas e alongadas no topo de cada caule a partir de meados do verão As flores são incrivelmente duradouras, exibindo frequentemente uma mudança dramática de cor à medida que envelhecem no final do verão, por exemplo, de flores brancas para bordeaux e outras mudanças semelhantes.

Os incríveis cachos de flores cónicas das hortênsias em panícula são um verdadeiro espetáculo.

- As hortênsias de panícula são adaptáveis a uma vasta gama de condições de crescimento. Não precisam de um pH do solo específico para terem o seu melhor desempenho, nem são exigentes quanto à quantidade de luz solar que recebem. Qualquer coisa, desde o sol pleno ou o sol da manhã até à sombra parcial ou à sombra da tarde, funciona muito bem. Desde que se crie uma casa para elas num local que receba várias horas de sol por dia, elas são felizes como podem ser.

- Hortênsia paniculata é também bastante tolerante ao sal da estrada. Assim, se procura um arbusto florido adequado para zonas onde a salinidade ou o escoamento do sal das estradas é problemático, as hortênsias em panícula são a resposta.

- Um último atributo positivo desta hortênsia potente: faz uma sebe deslumbrante. Quer seja para privacidade, quebra-ventos ou habitat para a vida selvagem, uma fila apertada de hortênsias em panícula é uma das sebes mais atractivas à disposição dos jardineiros. A sua folhagem é muito bonita.

Agora que sabe porquê Hortênsia paniculata é tão apreciado, vamos conhecer três selecções especiais com toneladas de poder de estrela para o jardim.

3 variedades de hortênsias de panícula que roubam o espetáculo

Se as hortênsias de panícula têm uma desvantagem, é a sua tendência para crescerem bastante. Normalmente atingem até 3 metros de altura, muitas variedades ocupam demasiado espaço no jardim. Mas as três opções seguintes foram criadas para se manterem compactas. Atingindo apenas um terço a metade da altura das variedades tradicionais, são perfeitas para jardins mais pequenos, canteiros de flores, plantações de fundação e até contentores e canteiros elevados.

1. Candelabro™

Com 4 a 6 pés de largura e altura, Candelabra ™ é premiado e de tirar o fôlego. Os cones de flores abrem em branco e, à medida que o verão avança, tornam-se um vermelho-rosa brilhante. As hastes são resistentes, portanto, não há necessidade de estacas ou gaiolas para manter as flores eretas. Coloque-o em um canteiro de jardim, mantenha-o regado até que a planta esteja estabelecida e você apreciará as flores por muitas temporadas.

A Hydrangea paniculata Lavalamp™ Candelabra™ exibe-se sem qualquer problema. Veja só estas flores incríveis!

2. Flare™

Uma Hydrangea paniculata anã de tamanho pequeno, este pequenino atinge apenas 2 a 3 pés de altura e largura. Flare ™ é perfeito para pequenos quintais, canteiros de arbustos urbanos e recipientes de pátio. As flores ficam eretas em hastes curtas e atarracadas. Cada panícula é de um branco cremoso quando se abre, mas ao longo de algumas semanas, torna-se um adorável rosa profundo de baixo para cima.

Flare™ é uma pequena potência de cor na paisagem. Com apenas 2-3 pés de altura, o seu poder de floração não pode ser negado.

3. Moonrock™

Esta é a hortênsia de panícula perfeita para aqueles que querem elegância e poder de floração embrulhados em um pacote doce. Com uma altura máxima de 4 a 6 pés de altura e largura, Moonrock ™ brilha em paisagens grandes ou pequenas. Aglomerados cônicos de pé de altura de flores verde-limão envelhecem em branco puro. As flores exibem suas coisas desde o início do verão até o outono e caules robustos e rígidos significam que não é necessário estacar.

As flores da panícula de hortênsia Moonrock™ são de um verde-limão muito bonito. Têm um ótimo desempenho tanto no jardim como no vaso.

Cuidados a ter com a Hydrangea paniculata

Como mencionado anteriormente, a manutenção das hortênsias em panícula é bastante simples. Plante-as em condições em que elas se desenvolvam e siga estas dicas rápidas de cuidados com hortênsias e o sucesso será seu.

Dicas de cuidados com hortênsias de panícula:

  • Alimente as hortênsias de panícula todos os anos com um fertilizante orgânico completo e granulado na primavera.
  • Na primavera, aplique uma camada de 2 a 3 centímetros de espessura de madeira de folhosas triturada sobre as plantas, tendo o cuidado de evitar que a camada de cobertura morta entre em contacto direto com a base dos caules.
  • Manter as plantas bem regadas até estarem estabelecidas; pelo menos durante a primeira estação de crescimento completo das plantas.
  • Pode podar as plantas em meados da primavera, se lhe apetecer. Pode apenas aparar cada ramo até ao seu botão mais alto em desenvolvimento ou podar toda a planta em um terço. Como já foi dito, desde que qualquer poda que decida fazer seja feita na primavera, não há como errar. Os caules fortes não irão desiludir.
  • Em geral, as hortênsias em panícula não são propensas a problemas com insectos ou pragas, como ácaros e pulgões, mas se estes se tornarem problemáticos, o óleo de horticultura é uma solução simples

Esperamos que encontre um lugar para estas hortênsias de panícula na sua paisagem; temos a certeza de que as achará tão bonitas e despreocupadas como nós. Um grande obrigado à Bloomin' Easy® por patrocinar este post e facilitar a obtenção das hortênsias mais bonitas da cidade.

Veja também: Conceção de jardins polinizadores: como começar a atrair abelhas, borboletas e aves

Saiba mais sobre o cultivo de hortênsias

    Guardar Guardar

    Poupar Poupar Poupar Poupar

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.