Raiz de salsa: como cultivar esta raiz vegetal de dois para um

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

A minha primeira introdução à raiz de salsa foi num jardim de um telhado em Whistler, B.C., onde um chefe arrancou o que parecia ser uma planta de salsa inteira e depois raspou delicadamente pedaços da raiz para um grupo de escritores provar. Mais tarde, utilizou-a numa parte da nossa refeição. Quando encontrei sementes no meu fornecedor local de sementes, agarrei a oportunidade de cultivar este vegetal de raiz que oferece mais do que uma colheita.Neste artigo, vou partilhar algumas dicas de cultivo, recomendar paciência e explicar o que fazer com ele.

Hortaliça de origem anterior ao século XVII e muito mais popular na Europa Central (Alemanha, Polónia, Hungria, etc.), a raiz de salsa ( Petroselinum crispum var. tuberosa ) é também conhecida como salsa de Hamburgo, salsa holandesa e salsa de raiz de nabo. Já a vi ser comparada ao que o aipo ou a raiz de aipo é para o aipo.

Pertencente à família da cenoura, a raiz de salsa parece uma pastinaga, mas as raízes longas e finas têm uma tonalidade branca cremosa. As raízes podem atingir cerca de 15 a 20 cm de comprimento. Tanto as raízes comestíveis como as folhas contêm nutrientes. A raiz é uma fonte de antioxidantes, bem como de vitamina C, fibra, potássio, magnésio, folato e zinco. Também é suposto ajudar ainflamação.

Salsa de raiz e cenouras acabadas de colher, prontas para serem assadas no churrasco em azeite com um pouco de sal e pimenta!

Plantação de sementes de raiz de salsa

A salsa de raiz precisa de cerca de seis a 12 horas de sol. A cama elevada em que cultivei este vegetal de raiz está na extremidade menos ensolarada dessa escala, por isso acho que as minhas raízes nunca chegam a ser tão grandes.

Veja também: Milho mache: perfeito para a horta de inverno

Uma vez que se trata de um vegetal de raiz, é necessário ter um solo friável e solto para evitar a formação de bifurcações. Emende a horta com composto no outono ou no início da primavera. A raiz de salsa é um daqueles vegetais que pode plantar no solo antes dos amantes do calor.

Comprei as minhas sementes de raiz de salsa na minha empresa de sementes local, a William Dam Seeds. Chama-se Nordic-Hilmar, "um tipo Halblange melhorado da Alemanha".

Semeie as sementes em filas com cerca de 0,5 cm de profundidade. Espace as suas filas com cerca de 30,5 a 61 cm de distância. Achei as sementes lentas a germinar, mas assim que uma plântula começar a germinar, verá aquelas folhas planas de salsa a crescer através do solo. Demora cerca de 14 a 35 dias a germinar, por isso seja paciente! A primeira vez que cultivei raiz de salsa, presumi que não eramas um dia apercebi-me que a minha fila estava a crescer!

Veja também: Cultivar cabaças é divertido!

Vi uma dica no sítio Web da Baker Creek Heirloom Seeds para guardar as sementes no frigorífico algumas semanas antes de as plantar. Podem ser plantadas quando o solo estiver a uma temperatura entre 18°C e 21°C. O meu pacote de sementes da variedade Nordic-Hilmar recomendava que as sementes fossem semeadas quando a temperatura do solo estivesse a cerca de 16°C.

Cuidar da sua cultura

Assim que as folhas começarem a aparecer, é melhor desbastar as suas plântulas, tal como faria com as cenouras. Tente espaçar as plantas de modo a que fiquem com cerca de 7,5 cm de distância, o que encorajará a formação de uma raiz mais grossa, como a da cenoura ou da pastinaga.

Estas raízes colhidas foram plantadas um pouco perto demais umas das outras.

Se o solo ficar demasiado seco durante o verão, as raízes podem bifurcar-se. Vigie o seu jardim se a sua região estiver a sofrer uma seca, para garantir que as plantas são regadas de forma consistente.

Colheita da raiz de salsa

A raiz de salsa está pronta cerca de 90 dias após a sua germinação. São três a quatro meses de espera! No entanto, pode deixá-la no solo para colher até uma geada mortal. (Na verdade, pode ter um sabor mais doce depois de uma geada.) E, se aplicar corretamente a cobertura morta, poderá deixá-la no solo ainda mais tempo, como uma cenoura de inverno. Ainda não consegui cultivar o suficiente para manter no solo, mas um diaGostava de experimentar.

A rega consistente da salsa de raiz, especialmente em condições de seca, ajudará a evitar que as raízes se partam.

Colha as folhas da raiz de salsa durante toda a estação de crescimento, enquanto a raiz está a crescer debaixo da terra. No entanto, tenha cuidado com a quantidade de topos que tira. Pode querer ser seletivo nas suas colheitas.

As raízes de salsa podem ser armazenadas nas mesmas condições que as cenouras. No frigorífico, conservam-se durante cerca de uma semana se as embrulhar em papel de cozinha e as colocar num saco de plástico.

Cozinhar e conservar a salsa de raiz

A raiz de salsa tem um sabor um pouco parecido com o da pastinaga. Já vi o sabor ser descrito como fresco e a noz, e mais doce do que o da pastinaga. Mas cheira certamente a salsa quando se tira uma do jardim e se começa a cortar a raiz.

A salsa de raiz é parecida com a salsa de folha plana, também é comestível, mas é um pouco mais dura do que a salsa normal. Dê uma mordidela antes de a adicionar a uma salada crua. Não tenho a certeza se as raízes funcionam como uma porção crua, mas são perfeitas para adicionar a sopas e guisados.

Adoro assar legumes no churrasco no verão - beterrabas, cenouras, batatas, nabos e salsa de Hamburgo. Por isso, a minha "receita" mais fácil é basicamente lavar, aparar os tubérculos, se necessário, cortar em pedaços pequenos, colocar em papel de alumínio ou num tabuleiro para grelhar, regar ou pincelar com azeite, polvilhar com sal e pimenta, assar. Provavelmente também ficariam deliciosos com manteiga derretida. Gosto de aparar alguma salsafolhas de raiz para "temperar" os meus legumes assados.

Também encontrei uma receita interessante de Marcus Samuelsson para salsa de raiz assada que gostaria de experimentar. Basta cortar a raiz de salsa, salteá-la numa caçarola em azeite com uma mistura de outros ingredientes, incluindo feijão verde. As folhas finamente picadas são adicionadas no final.

Os topos dos legumes são utilizados para fazer um caldo caseiro que gosto de preparar, bastando para isso colocá-los num saco de congelação e guardá-los até estar pronto para preparar uma grande panela de caldo com legumes e verduras para uma tarde de sopa.

Outros vegetais de raiz para cultivar

    Coloque este artigo no seu quadro de vegetais de raiz!

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.