Os tomateiros podem sobreviver ao inverno? Sim! Eis 4 maneiras de fazer com que os tomateiros sobrevivam ao inverno

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Se alguma vez se perguntou Os tomateiros sobrevivem ao inverno? A resposta é um retumbante sim. Na sua área de cultivo tropical nativa, os tomateiros são plantas perenes que vivem muitos anos. Em climas frios, no entanto, eles não sobrevivem ao inverno ao ar livre porque não são tolerantes à geada. Por causa disso, a maioria dos jardineiros cultiva tomates como anuais. Nós os plantamos na primavera, depois que o perigo de geada passou, colhemos durante a estação de crescimento eMas se estiver disposto a fazer um pouco de esforço, os tomateiros podem viver e produzir durante muitos anos. Neste artigo, vou partilhar quatro formas de invernar os tomateiros e mantê-los de ano para ano.

Este artigo aborda quatro métodos para o inverno dos tomateiros, incluindo a manutenção dos tomates dentro de casa durante o inverno, bem como a forma de os armazenar num estado dormente como uma planta de raiz nua.

Como manter um tomateiro vivo no inverno

Depois de ter feito um grande esforço para cultivar tomateiros saudáveis e produtivos durante toda a estação de crescimento, é sempre uma dor de cabeça vê-los sucumbir às temperaturas geladas. Por isso, se quiser saber o que fazer com os tomateiros no inverno, primeiro tem de compreender a importância de um bom timing. Esperar demasiado tempo para começar os seus esforços de invernação do tomate reduz as suas hipóteses de sucesso.Aqui na Pensilvânia, começo a planear o inverno de alguns tomateiros por volta de meados a finais de setembro.

Quatro semanas antes da data prevista para a primeira geada, é altura de pensar qual das quatro técnicas apresentadas abaixo funcionará para si, para a sua família e para a sua casa. Nem todos nós temos luzes de cultivo ou uma estufa, pelo que esses métodos podem não funcionar para todos. Mas a maioria de nós tem uma garagem, uma cave ou um parapeito de janela ensolarado, pelo que haverá certamente uma opção disponível para todos os jardineiros. Assim que tiverDecidido sobre a abordagem que quero adotar, começo a preparar as minhas plantas.

Como preparar os tomateiros para o inverno

Também começo a observar atentamente a previsão do tempo cerca de quatro semanas antes da chegada de uma primeira geada típica. Se tiver uma geada prematura inesperada e o tempo frio chegar mais cedo do que o previsto, posso perder os meus tomateiros devido a uma geada inesperada, e lá se vão as minhas hipóteses de os invernar. É muito melhor começar a invernar os tomateiros cedo do que esperar demasiado tempo e ser apanhadocom as proverbiais calças em baixo!

Prepare as plantas, certificando-se de que são mantidas bem regadas durante pelo menos algumas semanas antes da transição. Durante esse tempo, remova quaisquer folhas doentes da planta e certifique-se de que não existem pragas. Se encontrar moscas brancas, pulgões, lagartas ou outros insectos prejudiciais, controle-os antes de tentar invernar as suas plantas.

Se tenciona utilizar um dos dois primeiros métodos descritos abaixo e o seu tomateiro está atualmente a crescer no solo ou num canteiro elevado, terá de o desenterrar e transplantá-lo para um vaso. Utilize terra de envasamento nova e esterilizada e tente retirar o máximo possível da massa radicular. Mantenha o vaso num alpendre ou pátio exterior durante uma semana a 10 dias e certifique-se de que recebe irrigação profunda regular. Se ose a planta já está a crescer num vaso, ótimo, o seu trabalho é muito mais fácil, pode saltar a etapa do transplante.

A preparação dos tomateiros para o inverno, várias semanas antes da transição, aumenta as hipóteses de sucesso.

4 maneiras de invernar os tomateiros

Como vai ficar a saber, a questão Os tomateiros sobrevivem ao inverno? Aqui estão os detalhes de quatro técnicas que pode utilizar para manter os seus tomateiros sãos e salvos durante os meses de inverno. Utilize apenas um método ou experimente todos os quatro e veja qual deles funciona melhor para si. Não tenha medo de experimentar; não tem nada a perder. Os seus tomateiros iam sucumbir à geada de qualquer forma, por isso, porque não arriscar e tentar invernarem vez deles?

Método 1: Invernar os tomateiros em casa

Quando se pensa em como hibernar os tomateiros, o pensamento mais comum que passa pela cabeça de um jardineiro é, Posso levar o meu tomateiro para dentro de casa durante o inverno? Sim, em suma, pode. Os tomates podem ser cultivados dentro de casa como plantas de interior durante o inverno, embora possam não desenvolver flores ou frutos se não receberem luz suficiente (ver secção abaixo sobre como atuar como polinizador artificial se produzirem flores). Esta técnica é melhor para plantas de tomate determinadas, variedades de tomate anão, tipos micro anão, ou aquelas que podem ser mantidas compactas durantepodas regulares.

As melhores variedades para invernar num peitoril de janela são as variedades de tomate anão e microanão, como o "Red Robin", o "Tiny Tim", etc. Mas também pode tentar fazê-lo com as variedades determinantes normais, se tiver espaço suficiente na sua casa.

Os tomateiros podem sobreviver ao inverno dentro de casa se os cultivar como uma planta doméstica? Absolutamente. Mas têm alguns requisitos específicos. A principal desvantagem deste método de invernada é que os tomateiros de interior precisam de muita luz solar. Sim, pode colocar os vasos num peitoril de janela bem iluminado, mas mesmo na janela mais iluminada, na maioria dos casos, sobreviverão ao inverno apenas com algumas folhas desgrenhadas. NoNo hemisfério norte, os nossos dias de inverno não são suficientemente longos e o sol de inverno não é suficientemente intenso para dar aos tomates toda a luz de que necessitam. É muito melhor tentar este método se tiver uma luz de cultivo.

Veja também: Cultivar ervilhas-de-cheiro a partir de sementes: Um guia da semente à colheita

Felizmente, existem atualmente no mercado muitas luzes de cultivo acessíveis, compactas e de alta qualidade. Os modelos do tipo candeeiro de pé encaixam bem num canto da sala. Uma prateleira de luzes de cultivo LED funciona se tiver vários tomateiros para hibernar e se estes forem compactos ou do tipo anão, que não crescem muito alto. Ligue as luzes durante 18 a 20 horas por dia. Preste atenção às pragas, pois estas encontram o interiorOs tomates são muito apelativos e podem ser utilizados na folhagem da planta.

Uma luz de crescimento com uma altura ajustável é útil para o inverno de plantas maiores.

Na primavera, reintroduza lentamente as suas plantas invernadas no jardim, aumentando gradualmente o tempo que passam ao ar livre todos os dias durante um período de duas semanas. Depois, plante-as no jardim (ou num vaso maior), corte-as até metade da sua altura e comece a regá-las e a fertilizá-las regularmente,talvez mais importante, permitir-lhe-á guardar uma variedade favorita de ano para ano.

Método 2: Cultivo de tomateiros numa estufa de inverno

Alguns jardineiros cultivam os seus tomates numa estufa ou num túnel alto durante toda a estação de crescimento, de modo a que, quando o tempo de outono se torna mais frio, apenas têm de fechar todas as aberturas e ligar o aquecimento para proteger as plantas.Mas, se quiser que elas produzam flores e frutos no inverno, terá de procurar obter temperaturas mais tropicais durante todo o inverno, o que pode ser bastante dispendioso.

As estufas aquecidas de policarbonato ou de vidro são um ótimo local para invernar os tomates, se tiver a sorte de ter uma.

Quer cultive tomates híbridos como o 'Early Girl' ou tipos de herança como o 'Brandywine', o inverno numa estufa é uma opção viável. Os tomates determinados e outros tipos mais compactos são mais fáceis de instalar em estufas mais pequenas. Terá de utilizar estacas ou uma gaiola para suportar cada videira durante o inverno, uma vez que o crescimento do caule pode tornar-se macio e tenro nos níveis de luz mais baixos do inverno.

Se quiser tentar que as plantas produzam frutos no inverno, para além de brincar aos polinizadores, terá de adicionar nutrientes através da aplicação de fertilizantes líquidos numa base regular, talvez a cada quatro a seis semanas. Mas se quiser apenas ver as plantas em segurança durante o inverno, não fertilize, pois isso irá gerar um crescimento excessivo de folhas que não é necessário durante omeses mais frios.

Com uma estrutura de aramação adequada, é possível manter os tomateiros durante o inverno, mesmo numa pequena estufa aquecida. Não se esqueça de polinizar à mão qualquer floração (ver secção abaixo para informações sobre como).

Método 3: Invernar os tomates como estacas caulinares

Esta é uma das minhas formas favoritas de manter os tomateiros vivos no inverno. Não requer muito espaço e qualquer pessoa pode fazê-lo. Tudo o que precisa é de um jarro ou recipiente de plástico com água e algumas estacas de tomate.

Antes da primeira geada, corte pedaços de caule de 3 a 5 centímetros de comprimento dos seus tomateiros. A parte terminal de cada caule é a melhor. Em alternativa, pode utilizar os rebentos produzidos nos nós das folhas como estacas. Remova todas as folhas de cada estaca, exceto as duas mais altas, e coloque a extremidade cortada num recipiente com água. Coloque uma etiqueta com o nome da variedade e coloque o recipiente num local bem iluminadoparapeito da janela (quanto mais brilhante, melhor).

Pode fazer estacas terminais da planta ou podar os rebentos e utilizá-los como estacas.

Veja também: Joaninhas perdidas

Dentro de algumas semanas, a estaca formará raízes. O seu objetivo para o resto do inverno é manter a estaca viva, seguindo estes passos:

  1. De duas em duas semanas, retire a estaca do frasco, lave as raízes em água corrente, lave e volte a encher o recipiente com água fresca. Volte a colocar a estaca na água.
  2. De seis em seis semanas, corte a parte superior de 5 a 10 cm da estaca para fazer uma nova estaca. Siga o mesmo processo acima para enraizar a nova estaca. Agora tem duas estacas. A original (com a parte superior agora cortada) desenvolverá ramos laterais. A segunda estaca pode ter a parte superior cortada dentro de mais seis semanas para fazer uma terceira estaca.
  3. Cerca de quatro a seis semanas antes da última geada prevista para a primavera, coloque cada uma das estacas num vaso novo de terra esterilizada para vasos, plantando-as o mais profundamente possível. Coloque estas estacas em vaso num parapeito de uma janela bem iluminado ou sob luzes de cultivo. Vire o vaso um quarto de volta todos os dias para manter o crescimento uniforme. Não as fertilize se tiver escolhido uma terra para vasos que já contenha fertilizante.
  4. Uma vez passado o perigo de geada, aclimate lentamente as suas plantas às condições de crescimento no exterior seguindo estas instruções de endurecimento. Depois, plante as suas estacas enraizadas no jardim.

Ao invernar os tomateiros por meio de estacas, em vez de plantar mudas no início da próxima estação de crescimento, plantará estacas de tomate retiradas das plantas do ano passado. Este método pode ser realizado com tomateiros indeterminados ou variedades determinadas.

As estacas de tomate são fáceis de enraizar em água e de manter no parapeito de uma janela durante o inverno, desde que a água seja mudada regularmente. Os tomateiros podem sobreviver ao inverno como estacas? Pode crer!

Método 4: Manter os tomateiros em dormência de raiz nua durante o inverno

Por alguma razão, este método antigo de manter os tomateiros vivos durante o inverno não é tão popular como deveria ser. Talvez a prática tenha sido abandonada quando se tornou mais fácil comprar novas sementes ou plantas de tomate em cada estação. Independentemente da razão, adoraria que este método voltasse a ser popular. É surpreendentemente fácil e, o mais importante, resulta numa colheita mais precoce. Com estea resposta ao método Os tomateiros sobrevivem ao inverno? é transformada numa experiência divertida para toda a família.

Esta técnica consiste em colocar as variedades de tomate em estado de dormência, sem terra nas raízes (raiz nua). Pode ser feita numa garagem fresca, numa cave fria ou numa cave que se mantenha ligeiramente acima do ponto de congelação durante todo o inverno. Pode até armazenar as plantas de raiz nua no frigorífico, desde que não mantenha a temperatura demasiado baixa. Deixe-me explicar como executar este método detomates de inverno.

Com apenas alguns materiais, é fácil hibernar os tomateiros de raiz nua e depois replantá-los na primavera.

    • Passo 1: Antes de se prever uma geada, arranque toda a planta. Não é necessário ser delicado no processo, mas tente manter o máximo possível do sistema radicular intacto.
    • Passo 2: Corte cada videira com cerca de 30 cm de comprimento para que a planta fique apenas com caules curtos e nus, sem qualquer folhagem.

      Desenterrar a planta e manter intacta a maior parte do sistema radicular possível.

    • Passo 3: Utilize uma escova macia ou as suas mãos para remover o máximo possível de terra das raízes.
    • Passo 4: Enrole as raízes à volta da sua mão para formar um círculo solto de raízes. Deite a planta numa mesa com o círculo de raízes em cima de um quadrado de tecido de algodão ou de um pedaço de uma T-shirt velha com um pouco de jornal triturado ligeiramente húmido, folha de musgo ou mesmo vermiculite.

      Forme um círculo com as raízes e coloque a planta sobre um pedaço de tecido de algodão ou uma t-shirt velha.

    • Passo 5: Embrulhar bem o círculo de raízes em jornal picado, musgo ou vermiculite ligeiramente húmidos.

      Envolva as raízes nos materiais seleccionados, certificando-se de que nenhuma raiz fica exposta.

    • Passo 6: Enrole o tecido de algodão à volta do papel húmido ou do musgo para o manter no lugar e, em seguida, use um pedaço de fio ou um fecho de correr para prender tudo à volta das raízes.
    • Passo 7: Envolva a massa de raiz embrulhada com uma camada apertada de película aderente ou um saco de plástico de supermercado reutilizado. Se não gostar de usar plástico, o tecido encerado também funciona.

      Embrulhe o feixe de raízes em película de plástico, certificando-se de que cobre todo o algodão exposto. Não se esqueça de incluir uma etiqueta.

    • Passo 8: Coloque tudo num saco de papel castanho e feche-o bem. Pode guardar várias plantas juntas num único saco de papel. (Se experimentar este método e a planta murchar e morrer antes da primavera, o seu ambiente pode ser demasiado seco. Se isso acontecer, no futuro, encha o saco com turfa ligeiramente húmida para envolver completamente os caules antes de o guardar).

      Coloque a planta num saco de papel. Pode colocar mais do que uma planta por saco, se houver espaço suficiente.

    • Passo 9: Coloque o saco numa prateleira numa garagem fresca, numa adega ou numa cave. Em alternativa, pode colocá-lo no frigorífico (uma gaveta com humidade alta a moderada é o melhor, mas não é necessário).

      Depois de colocar a planta dormente num saco de papel, feche-o bem para manter a humidade elevada e guarde-o numa garagem, numa cave fria ou mesmo no frigorífico

  • Passo 10: Retire a planta de seis em seis semanas e verifique se os materiais que envolvem as raízes ainda estão húmidos. Se não estiverem, utilize um borrifador ou uma garrafa de spray para os molhar. Depois, volte a envolver as raízes e volte a guardar tudo.

Na primavera, pode retirar os tomateiros do armazém e colocá-los em vasos cerca de seis semanas antes da data da última geada, ou mantê-los em dormência até ao fim do risco de geada, e depois plantá-los diretamente no jardim.

Esta forma de hibernar os tomateiros dá-lhe um grande avanço e é especialmente útil para os tomates indeterminados que, de outra forma, são demasiado grandes para hibernar.

Os tomateiros sobrevivem ao inverno? As últimas exigências

Se quiser manter os tomateiros durante todo o ano, há apenas dois outros factores a considerar.

  1. As flores do tomateiro são auto-férteis, mas para que se transformem em frutos, é necessário que o pólen da flor se solte. No jardim, o vento ou as abelhas que visitam o jardim fazem essa tarefa. Mas em sua casa ou numa estufa onde não haja polinizadores, terá de agir como polinizador. Pegue numa escova de dentes eléctrica barata e coloque-a contra o caule da flor, mesmo por baixoMantenha-o assim durante cerca de três segundos. Repita o processo três dias seguidos para cada nova flor que se abrir. Os tomateiros podem sobreviver ao inverno? Pode apostar! Mas será que vão produzir frutos? Bem, como pode ver, isso depende parcialmente de si.

    Se o seu tomateiro produzir flores dentro de casa, terá de as polinizar à mão para obter frutos.

  2. Se tiver luz suficiente, é possível que os frutos se desenvolvam nas suas plantas (ou talvez já houvesse alguns tomates verdes na planta quando a trouxe para dentro de casa). Descobri que os frutos nem sempre amadurecem naturalmente dentro de casa. As condições não são as ideais. Por isso, colho os frutos verdes e acelero o processo de amadurecimento colocando-os num saco de papel com uma maçã cortada. A maçã libertagás etileno, uma hormona vegetal natural que favorece o processo de maturação.

Experimentar

Agora que sabe a resposta à pergunta Os tomateiros sobrevivem ao inverno? É uma óptima maneira de poupar dinheiro, de preservar variedades preciosas, de começar a próxima época de cultivo e de se divertir a fazer experiências.

Para mais informações sobre o cultivo de uma colheita abundante de tomates, consulte os seguintes artigos:

    Coloque este artigo no seu quadro de Jardinagem de Vegetais!

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.