Flores para beija-flores para acrescentar ao seu jardim de polinizadores

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

A primeira vez que me apercebi de que tinha atraído beija-flores para o meu quintal foi quando estava a jardinar. Há alguns anos, no início da estação, tinha apanhado um pacote de sementes de zínia "Pastel Dreams" e tinha-as plantado num dos meus canteiros elevados. Nesse verão, enquanto mondava e colhia, via algo a esvoaçar com o canto do olho. Depressa percebi que era um beija-flor atraído pela profusão de zíniasDesde então, plantei uma série de flores para beija-flores que também atraem uma variedade de outros polinizadores, como abelhas e borboletas, para os meus jardins.

Veja também: Plantar um canteiro elevado: dicas sobre o espaçamento, a sementeira e o cultivo em jardins de canteiros elevados

Escolher flores de beija-flor para o seu jardim

Um bom ponto de partida para a escolha de flores para beija-flores é procurar flores tubulares vermelhas. Isto porque as retinas dos beija-flores fazem com que eles vejam mais tons vermelhos e amarelos. No entanto, de acordo com a National Audubon Society, a qualidade das flores é o que realmente importa. Assim, embora as flores vermelhas e amarelas possam atrair estes pequenos pássaros mágicos para o seu jardim, uma vez lá, eles não são exigentesAs plantas nativas são um ótimo ponto de partida e fornecem frequentemente as melhores fontes de néctar. Tente estabelecer uma época de floração no seu jardim que se estenda da primavera ao outono.

Para além do néctar das flores e dos comedouros especiais que possam encontrar, os beija-flores também comem pequenos insectos - moscas, mosquitos, pequenas aranhas - para obterem proteínas. Por isso, o seu jardim pode fornecer plantas que atraiam também esta parte das suas refeições. E, com sorte, o ambiente que criar também os encorajará a construir ninhos.

Os comedouros para beija-flores são geralmente vermelhos e amarelos, porque essas cores alertam os beija-flores para o néctar de qualidade. Não se esqueça de os pendurar longe de locais onde sejam acessíveis a animais de estimação!

No meu livro, Jardinagem no jardim da frente No meu artigo, incluí um pátio único, onde não se viam plantas (estavam todas plantadas atrás de sebes altas), mas a própria casa tinha sido pintada de branco com bolinhas vermelhas para atrair beija-flores para a vizinhança. Alerta de espoliação: funcionou! Incluí uma fotografia neste artigo sobre a conceção de jardins polinizadores.

Eis algumas flores de beija-flor a considerar para o seu jardim.

Cipreste ( Ipomoea quamoclit )

Esta planta trepadeira, com as suas folhas emplumadas, insere-se na categoria das "flores tubulares vermelhas" e, embora a trepadeira cipreste possa ser venenosa para os seres humanos, os beija-flores adoram as flores, que podem ser vermelhas, brancas ou cor-de-rosa. Resistente aos veados, com folhagem emplumada e flores até ao outono, observe-a a subir pelo menos 1,5 a 3 metros (talvez até 20) numa parede ou numa treliça.

Comece a estação de crescimento com as sementes de cipreste dentro de casa (demoram apenas cerca de quatro dias a germinar). Plante as plântulas no exterior assim que a ameaça de geada tiver passado e as temperaturas estiverem consistentemente à volta dos 10ºC.

Fúcsia

É quase necessário estar debaixo de uma planta fúcsia para apreciar plenamente as flores. É por isso que são óptimas plantas para cestos suspensos. Um recipiente suspenso também facilita o banquete dos beija-flores. As flores de longa duração crescem tanto à sombra como a pleno sol (verifique a etiqueta da planta) e estão disponíveis numa grande variedade de combinações de cores.

Quando visito a casa dos meus pais para tomar chá no pátio do jardim, é frequente vermos beija-flores a esvoaçar para lanchar. Também atraem abelhas (repare bem na flor desta imagem!).

Flor de cardeal ( Lobélia cardinalis )

Resistente até à zona 3 da USDA, esta planta nativa que faz parte da família Bellflower desenvolve-se a pleno sol ou à sombra parcial. Devido às suas flores em forma tubular, depende de beija-flores e abelhas para a polinização. O meu vizinho deu-me algumas mudas há alguns anos e tenho um pequeno e agradável "pedaço" num dos meus jardins do quintal.grupo.

A flor-de-cardeal é uma boa escolha para um jardim de chuva porque gosta de um solo húmido e rico em húmus. A minha está plantada numa zona com um pouco de sombra. Foram precisos alguns anos para que as minhas plantas se estabelecessem, mas agora essa zona do jardim é exuberante e cheia todos os anos.

Hissopo de anis ( Agastache foeniculum )

Nativo da América do Norte, este membro perene da família da hortelã é também chamado de hortelã beija-flor. Vale a pena mencionar que se propaga por rizomas e tolerante à seca quando as plantas se estabelecem, o hissopo de anis desenvolve-se bem a pleno sol e em solo seco.

Com a alcunha de hortelã de beija-flor, esta planta herbácea perene tolerante à seca é uma escolha óbvia para um jardim repleto de flores de beija-flor. O hissopo de anis aqui retratado chama-se 'Blue Boa' e está plantado com lírios de tocha, outro favorito dos beija-flores. Foto cortesia de Proven Winners

Crocosmia ( Montbretia )

A Crocosmia é uma planta de primavera que pode ser encontrada na secção de bolbos do seu viveiro local ou no retalhista online. Quando começa a crescer, a folhagem é erecta e espalha-se, como uma íris (é um membro da mesma família), mas os caules das flores tubulares são muito únicos - e os beija-flores são atraídos por elas! Algumas variedades de crocosmia são resistentes ao inverno nas zonas 7 a 11 do USDA, mas a 'Lucifer'sobrevivem até à zona 5.

Plante a crocosmia num solo bem drenado e a pleno sol. Coloque-a atrás de plantas anuais e perenes de crescimento mais baixo, uma vez que as plantas, quando florescem, podem atingir dois a quatro pés de altura.

Sálvia

Há MUITAS salvias, tanto anuais como perenes (dependendo do local onde vive), que pode escolher para incluir num jardim de polinizadores. Adoram sol pleno e, embora sejam consideradas saborosas de acordo com os padrões dos beija-flores, os coelhos e os veados não são fãs. As variedades favoritas da Jessica incluem a 'Wendy's Wish' e a 'Lady in Red'.

Este beija-flor está obcecado com a sálvia 'Hot Lips' Littleleaf, que os autores do jardim Sean e Allison do Spoken Garden plantaram no seu jardim. Eles descrevem como vários beija-flores se perseguem uns aos outros pelo quintal para guardar o seu "território" de sálvia 'Hot Lips'.

Maracujá ( Passiflora incarnate )

As flores de maracujá parecem algo que um cartoonista desenharia para uma paisagem extraterrestre. São uma flor tão interessante com características únicas que não são manchadas - e atraentes para os beija-flores. Dê-lhes um obelisco ou treliça elegante em pleno sol ou sombra parcial e as suas gavinhas ajudá-las-ão a trepar.

As flores de maracujá podem ser plantadas em casa durante o inverno. Traga o seu vaso para dentro de casa no outono, para que possa apreciá-lo no próximo ano!

Veja também: Um planeador de hortas para uma horta saudável e produtiva

Zínias

Cultivo zínias a partir de sementes todos os anos, e elas estão sempre cobertas de polinizadores. Não há como errar. Comece a cultivá-las a partir de sementes para dar um avanço às plântulas, ou faça a sementeira direta assim que todas as ameaças de geada tiverem passado. As zínias crescem de 30 cm (variedades anãs) a 1,5 a 1,5 m de altura (a já mencionada 'Pastel Dreams').

Plante zínias para arranjos de flores de corte no verão, mas não se esqueça de deixar muitas no jardim para os beija-flores desfrutarem! Esta é a Profusion Red Yellow Bicolor, uma vencedora das Selecções All-America de 2021.

Mais algumas flores de beija-flor para a sua lista

  • Videira trombeteira
  • Lírios de tocha
  • Nemesia
  • Madressilva coral ( lonicera sempervirens ) também conhecida por madressilva trombeteira
  • Larkspur
  • Penstemon
  • Bálsamo de abelha
  • Rosa de Sharon
  • Dedaleira

Artigos sobre a criação de um jardim amigo dos polinizadores

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.