Cultivo de pimentos quentes em jardins e recipientes

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

São plantas relativamente despreocupadas e oferecem frutos numa grande variedade de cores, formas, tamanhos e níveis de calor - desde ligeiramente picantes a super picantes! Cultivo pimentos quentes há mais de uma década e aprendi que, para cultivar pimentos excelentes, é necessário proporcionar as condições de crescimento adequadas e selecionar as melhores variedades para o seuregião.

Os pimentos existem numa grande variedade de tamanhos, formas e cores de frutos. Não tenha vergonha de experimentar novos tipos e variedades.

Cultivo de pimentos picantes

Ao contrário dos pimentos doces, os pimentos picantes podem ser muito picantes! Alguns são ligeiramente picantes, outros oferecem um calor médio e outros ainda são super picantes e devem ser manuseados e consumidos com cuidado. O calor de um pimento é medido em unidades de calor Scoville (SHU), que avalia a quantidade de compostos produtores de calor encontrados no pimento. Quando um pimento tem menos de 100 SHU, é considerado um pimento doce.Um jalapeño, por exemplo, tem entre 1000 e 10.000 unidades de calor, enquanto um habanero pode chegar a 350.000 SHU's - isso é que é picante!

Um pimento super-quente é aquele que tem mais de 1 milhão de SHU's e inclui tipos como o pimento fantasma e o Carolina reapers. Embora estes possam ser divertidos de cultivar em jardins e recipientes, acho-os difíceis de usar na cozinha e prefiro cultivar pimentos como o jalapeño, o cayennes e o anchos que uso com mais frequência.

Encontrará uma grande variedade de sementes de pimentos quentes disponíveis em catálogos de sementes e em sítios Web online.

Cultivo de pimentos quentes a partir de sementes

Os pimentos, tal como os tomates e as beringelas, são um vegetal de estação quente e precisam de crescer, florescer e frutificar entre as datas de geada da primavera e do outono. Os jardineiros de estação curta ou do Norte devem escolher variedades que tenham tempo para amadurecer na sua região, embora existam algumas técnicas detalhadas abaixo que podem ser utilizadas para esticar a sua estação.

As sementes de pimentão devem ser plantadas dentro de casa para começar a estação de crescimento. Semeie as sementes em apartamentos ou vasos 8 a 10 semanas antes da data prevista para o plantio ao ar livre. Semeie-as superficialmente, com cerca de 1/4 de polegada de profundidade. Os pimentões, e especialmente os super-quentes, têm uma reputação bem merecida de serem difíceis de germinar, mas você pode aumentar as taxas de germinação fornecendo calor de fundo. Eu usei umUma vez que os pimentos muito quentes podem demorar mais tempo a germinar, começo a plantá-los cerca de 12 semanas antes da data prevista para a plantação no exterior.

Também pode pré-germinar as sementes de pimentão para aumentar ainda mais o sucesso. Coloque as sementes entre folhas de papel de cozinha humedecidas e depois coloque-as dentro de um saco de plástico com fecho de correr. Coloque o saco num local quente e comece a verificar diariamente os sinais de germinação após cerca de uma semana. Se as sementes tiverem germinado, retire-as do saco e plante-as em recipientes cheios com umOs pimentos super quentes podem levar semanas ou mesmo meses a germinar, por isso seja paciente e verifique frequentemente se alguma das sementes tem raízes a emergir.

À medida que as plântulas crescem, forneça dezasseis horas de luz por dia, colocando os apartamentos sob luzes de cultivo. Normalmente, uma janela não oferece luz suficiente para proporcionar um crescimento saudável e compacto, mas se não tiver luzes de cultivo, pode certamente tentar iniciar as suas sementes numa janela brilhante virada para sul. A temperatura ambiente média é boa para o cultivo de plântulas de pimentos. Os pimentos apreciam umaRegue quando o solo estiver seco ao toque e, a cada 7 a 10 dias, adicione um fertilizante orgânico líquido diluído à água de irrigação para incentivar um crescimento saudável.

Quando a última geada da primavera tiver passado e as temperaturas forem seguramente superiores a 20 ºC, é altura de endurecer as plantas e de as transferir para o jardim.

Esta foi a minha última colheita de pimentos no outono passado, uma vez que estava prevista uma geada. Apanhei uma tigela cheia de jalapeños, caienas e pimentos Fish. Seco alguns dos meus pimentos maduros e transformo-os em flocos, mas também os congelo inteiros e utilizo-os durante todo o inverno.

Plantação de pimentos no jardim ou em recipientes

As pimentas podem ser plantadas em canteiros ou em recipientes. Se cultivar pimentas em vasos, certifique-se de que existem orifícios de drenagem adequados no fundo do recipiente e utilize uma mistura de envasamento de alta qualidade. Gosto de adicionar composto ou estrume envelhecido à mistura de envasamento quando estou a encher os meus vasos.

Num jardim, encontre um local com solo fértil e bem drenado. Eu gosto de canteiros elevados, mas também podem ser cultivados em jardins tradicionais enterrados. Certifique-se apenas de que o solo é bem drenado. Incorporo composto, minhocas ou estrume envelhecido no solo antes de plantar e adiciono uma mão-cheia de fertilizante vegetal orgânico de libertação lenta à cova de plantação. Um pH do solo entre 6,0 e 6,8 é o ideal.

Espace as plantas com 12 a 18 polegadas de distância e insira algum tipo de suporte, uma vez que os pimentos podem ser propensos a quebrar os ramos, especialmente quando os ramos estão cheios de frutos. Eu insiro uma gaiola de tomate ou uma estaca para dar suporte à planta. Se viver numa região de estação curta, também pode ser colocada uma folha de cobertura vegetal de plástico no solo para reter o calor, reduzir a concorrência das ervas daninhas, incentivar a rápidaMesmo que opte por não utilizar um mulch de plástico, pode pré-aquecer o solo da sua horta no final da primavera, colocando um mulch de plástico sobre o solo durante 10-14 dias antes da plantação.

Como o clima da nossa primavera na costa leste pode ser instável, ergo um simples mini túnel de aros sobre as plantas durante as primeiras semanas. Os aros são cobertos com folhas de polietileno ou uma cobertura de fileiras para reter o calor e criar um microclima para os pimenteiros que gostam de calor. Se não fizer os seus próprios mini túneis, também pode comprá-los online ou em centros de jardinagem.

Estes pimentos habanero de bala branca foram plantados num recipiente no meu terraço ensolarado nas traseiras. Uma planta deu-me mais de 50 pimentos no início do outono e estavam incrivelmente picantes!

Cuidados a ter com as pimentas

Com a chegada do verão, regue de forma consistente, mas não se esqueça de que as pimentas preferem geralmente solos mais secos. Regue quando o solo estiver seco a uma ou duas polegadas de profundidade e certifique-se de que rega o solo e não a planta da pimenta. A folhagem molhada pode espalhar doenças. Fertilize as pimentas várias vezes durante a estação de crescimento com um fertilizante orgânico líquido para todos os fins, para dar-lhes um impulso.Evite os fertilizantes com elevado teor de azoto, que promovem o crescimento da folhagem, mas podem reduzir a produção de frutos.

Pragas e doenças

As pragas mais comuns dos pimentos incluem pulgões, escaravelhos, lesmas e bichos-da-farinha. Considero que os bichos-da-farinha e as lesmas são um problema no final da primavera, quando as plantas ainda são jovens e muito susceptíveis a danos. À medida que crescem, os pulgões e os escaravelhos podem ser um problema maior.

Os pimentos podem ser propensos a doenças como a Botrytis, a mancha bacteriana das folhas, o Fusarium e a antracnose. O espaçamento e a rega adequados são passos importantes para reduzir as doenças dos pimentos. Regue o solo, não a folhagem. Se já teve problemas no passado, é também uma boa ideia cultivar variedades resistentes a doenças e praticar uma boa rotação de culturas.

Os ramos das pimentas, especialmente no final do verão, quando estão cheios de frutos, têm tendência a partir-se. Utilize gaiolas ou estacas para apoiar as plantas.

Apanhar pimentos

Colha os pimentos quando atingirem a sua cor madura, o que dependerá do tipo e da variedade. Serão cerca de 65 a 95 dias a partir do transplante, mas essa informação estará listada no pacote de sementes ou no catálogo de sementes.

Tenha cuidado ao colher pimentos picantes, especialmente se forem do tipo super picante. Já houve inúmeras vezes em que apanhei uma mão-cheia de pimentos picantes e minutos depois esfreguei os olhos e vi que estavam a arder. Use luvas, se possível, e use uma tesoura de jardinagem ou uma tesoura de podar para cortar os pimentos da planta. Se os puxar, pode partir o ramo inteiro.

Veja também: Tomates enxertados

Uma vez colhidos os pimentos, pode apreciá-los frescos da horta ou congelá-los, secá-los ou desidratá-los para futuras refeições. Eu congelo pimentos de paredes médias a grossas, como os jalapeños, que depois utilizo durante todo o inverno em pão de milho e chili. Os pimentos de paredes mais finas, como os cayennes, são pendurados em ristras para secar. Podem ser deixados pendurados na sua cozinha até estar pronto para os utilizar ou, uma vez secos,podem ser esmagadas para obter flocos de pimenta e guardadas em frascos.

Sempre que precisar de um pouco de calor nos seus cozinhados, pode retirar um para adicionar ao prato que está a preparar.

Pimentos picantes para cultivar em jardins e recipientes

Quando se trata de cultivar pimentos, existem muitos tipos e variedades disponíveis em catálogos de sementes e sítios Web. Geralmente, escolho com base nos que utilizo mais nos meus cozinhados. Claro que é divertido experimentar novas variedades e, em cada primavera, costumo acrescentar um ou dois pimentos novos aos meus canteiros ou contentores.

Pimentos ligeiramente picantes:

  • Anaheims - O pimento é um pimento comum de sabor suave, com frutos que crescem entre 15 a 20 cm de comprimento, que passam de verde a vermelho e que são frequentemente apreciados fritos, assados no forno ou recheados.
  • Pimentos de cera húngaros - Estes frutos são geralmente suaves a moderadamente picantes, mas de vez em quando apanho um que tem mais picante do que o esperado. Passam de verde a laranja e a vermelho e têm uma forma e aspeto semelhantes aos pimentos de banana doces, por isso, se estiver a cultivar ambos, certifique-se de que não confunde os rótulos.

Os Jalapeños são o meu pimento favorito para cultivar no meu jardim. São fáceis de cultivar, produtivos e não tão picantes que sejam difíceis de utilizar em pratos crus e cozinhados.

Pimentos de calibre médio:

  • Jalapeño - Uma das pimentas mais populares cultivadas em jardins, as variedades de Jalapeno são geralmente fáceis de cultivar e produzem uma boa colheita. Os frutos verdes profundos têm dois a quatro centímetros de comprimento e amadurecem até ficarem vermelhos.
  • Poblano - Estes frutos são bastante grandes para um pimento picante - quatro a cinco centímetros de comprimento e dois a três centímetros de diâmetro - com uma pele verde profunda, quase preta. São fantásticos para assar e rechear.

Pimentos muito picantes:

  • Cayenne - Algumas variedades são mais picantes do que outras, mas estas são consideradas moderadamente picantes a picantes. Os frutos verdes amadurecem para um vermelho vivo e a minha nova variedade favorita é a 'Red Ember', uma vencedora da All-America Selections que produz abundantemente frutos de 4 polegadas de comprimento.
  • Serrano - Estes pimentos são muito parecidos com os pimentos Jalapeno, mas são duas a três vezes mais picantes. São fáceis de cultivar e produzem muitos pimentos por planta. Os frutos são verdes quando imaturos, mas tornam-se vermelhos e amarelos à medida que envelhecem. Utilize-os frescos em salsa (se se atrever!) ou em pratos cozinhados.
  • Habanero - Esta adorada pimenta está no extremo quente da escala de pimentas picantes. Espere uma classificação Scoville entre 100.000 e 350.000. Os frutos são pequenos, com apenas uma polegada e meia a duas polegadas e meia de comprimento e têm uma forma arredondada. Existem muitas variedades com diferentes cores de frutos maduros que incluem vermelho, laranja, amarelo e branco.

Os pimentos Habanero são extremamente picantes, com pequenos frutos em forma de lanterna que começam verdes mas amadurecem para vermelho, laranja, amarelo ou branco, dependendo da variedade.

Veja também: Como dividir as íris

Pimentos super picantes:

  • Pimenta fantasma - Também conhecida como Bhut Jolokia, esta famosa pimenta foi a primeira com uma classificação Scoville superior a 1.000.000. E embora já não seja a pimenta mais picante do mundo, continua a ser excecionalmente picante. Dolorosamente picante. Por isso, cultive e coma com cuidado.
  • Carolina Reaper - No momento em que escrevo, a Carolina Reaper é a pimenta mais quente do mundo, medindo frequentemente mais de 2.000.000 unidades de calor Scoville. Necessita de uma estação longa e quente de cerca de 120 dias para amadurecer e tem pequenos frutos vermelhos brilhantes com uma ponta afiada.

Muitas estufas oferecem agora uma grande variedade de mudas de pimentos na primavera. Uma estufa na minha zona oferece muitas variedades, incluindo os pimentos Carolina Reaper.

Para obter informações sobre o cultivo de outros tipos de legumes, consulte estes artigos:

    Qual é o seu tipo de pimenta preferido para cultivar?

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.