Semeando cosmos: Dicas para a sementeira direta e para dar às sementes um início de vida dentro de casa

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Os cosmos estão entre as minhas flores de corte de verão preferidas. A folhagem leve e fina das plantas, que faz lembrar o endro, é encimada por flores coloridas, semelhantes a margaridas, que balançam ao sabor da brisa. Escolhidas com frequência para o jardim da casa de campo, tenho tendência para plantar cosmos nos meus canteiros elevados porque atraem abelhas e borboletas. Cultivar estas plantas anuais semi-resistentes a partir de sementes é muito fácil. Neste artigo, vou partilhar algumas dicas sobre a sementeiracosmos dentro de casa para que tenha mudas para a época de plantação, bem como a forma de semear diretamente no jardim.

Não é habitual encontrá-los em flor, por isso, a não ser que reconheça a folhagem emplumada, pode passar ao lado deles. É fácil começar a plantar a partir de sementes e pode controlar as variedades que escolhe.

A sementeira de cosmos é fácil e permite-lhe escolher entre vários tipos para adicionar às casas de campo ou às hortas. Não só atraem insectos benéficos, como também pode colhê-los como flor de corte para arranjos de verão.

Tipos de cosmos

As flores Cosmos são originárias do México, estendendo-se a sua área de distribuição a alguns Estados e à América do Sul. Existem cerca de 20 espécies conhecidas, com uma grande variedade de variedades. "Cosmos" é o nome comum e o género, o que facilita a consulta de pacotes de sementes e etiquetas de plantas.

Este cosmos era da mistura de sementes 'Dancing Petticoats' da Renee's Gardens, que inclui uma mistura de 'Psyche', 'Sea Shells' e Versailles.

Cosmos bipinnatus é provavelmente a espécie mais comum que encontrará na secção de plantas anuais dos centros de jardinagem. C. bipinnatus A minha mistura de sementes favorita é a 'Dancing Petticoats' do Renee's Garden, que inclui 'Sea Shells', 'Psyche' e 'Versailles'. Há também uma espécie amarela e laranja chamada Cosmos sulphureus e Chocolate cosmos ( Cosmos atrosanguineus ), que é uma planta tuberosa perene.

Existem também diferentes tipos de pétalas à escolha: tubulares, com folhos e planas, com várias formas.

Semeando cosmos dentro de casa

Encomende as suas sementes de cosmos quando fizer as suas encomendas de sementes para a horta. As plantas de cosmos não são particularmente exigentes, por isso, se as começar a plantar dentro de casa, as plântulas podem ser facilmente transplantadas para o jardim. Não plante as sementes demasiado cedo, pois irá desenvolver plantas muito compridas e pernaltas. Em vez disso, espere quatro a cinco semanas antes da data da última geada. Para mim, isso é no início de abril.

Em tabuleiros de sementes cheios de mistura sem solo, plante as sementes a cerca de um quarto de polegada (cerca de meio centímetro) de profundidade.

Ou então, pode esperar para fazer a sementeira direta das sementes de cosmos no jardim, como explico abaixo.

Vi a 'Apricotta' num jardim experimental e adicionei-a à minha lista de sementes!

Plantação de mudas de cosmos no exterior

Apesar de serem plantas anuais resistentes, os cosmos ainda precisam de ser endurecidos antes de serem plantados no jardim. Espere até que todo o perigo de geada tenha passado e, em seguida, escolha um local bem drenado no jardim que receba sol pleno (um pouco de sombra parcial também é aceitável). Vale a pena notar que não precisa de alterar fortemente o seu solo com composto, como faz com outras flores e vegetais. Isto pode ajudarE também não precisa de fertilizantes. Demasiado azoto no solo apenas resultará em mais folhas.

Além disso, tenha em atenção as alturas que as plantas de cosmos atingem. Cosmos bipinnatus Os cosmos podem atingir uma altura de cerca de um metro, o que significa que não deve fazer sombra a outras plantas no seu jardim. E devido à sua altura elevada, em comparação com outras plantas, também não se dão bem em vasos.

Veja também: Como cuidar dos brancos de papel: dicas para cuidar dos seus bolbos plantados até florescerem

Se não tiver espaço dentro de casa para plantar as sementes de cosmos, pode facilmente fazer a sementeira direta no jardim, uma vez passado o perigo de geada.

Semeando cosmos no jardim

Para a sementeira direta das sementes de cosmos, siga os conselhos acima indicados para escolher o local adequado no jardim. O seu pacote de sementes é também um manancial de informações, explicando as condições adequadas, a profundidade, o tamanho maduro, etc. Espere até depois da última data sem geadas para plantar as sementes.

Semeie as sementes a um quarto de polegada (cerca de meio centímetro) de profundidade. Pode escalonar a sua plantação para jogar com as alturas das plantas e as épocas de floração. Regue bem até as plantas estarem estabelecidas.

Cuidar das plantas cosmos

Os cosmos são plantas que requerem muito pouca manutenção. Quando começam a crescer, são bastante tolerantes à seca. Se tiver uma variedade que cresça demasiado alto, pode dar-se conta de que elas caem, pelo que pode ser necessário considerar a colocação de estacas. Corte as flores gastas ao longo da estação de crescimento para encorajar um maior crescimento. Isto também manterá as plantas um pouco mais curtas, encorajando o crescimento de novos "ramos" para fora. Pode até querer podaralguns dos caules (até um terço) para os manter mais contidos.

Embora seja necessário esperar que o solo aqueça para cultivar cosmos a partir de sementes, uma vez estabelecidas, as plantas podem florescer até ao outono. Encontrei algumas a crescer entre as últimas flores tenazes da estação de crescimento. Além disso, se deixar que as cabeças das sementes se formem, os cosmos auto-semear-se-ão no jardim. Esteja atento a elas na primavera!

Deixei que os cosmos voltassem a semear e vi-os crescer através do cascalho de ervilha na estação seguinte, provando que não se importam assim tanto com as más condições do solo.

Mais plantas anuais para cultivar a partir de sementes

    Coloque isto no seu quadro de jardins de casa de campo

    Veja também: As 7 melhores ervas aromáticas para jardinagem em contentores

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.