Lista de dicas de jardinagem em contentores: Conselhos para o ajudar a ter sucesso

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Cultivar plantas em recipientes não é necessariamente tão fácil como parece. Embora colocar uma planta num vaso pareça bastante simples, garantir que a planta prospera pode, por vezes, ser uma tarefa complicada. Que tipo de solo é melhor para a planta? De quanta água necessita? Qual é o melhor local para colocar o vaso depois de plantado? A planta precisa de ser alimentada? Se sim, com que frequência? Para simplificar todas asPara facilitar as tarefas de cultivo em recipientes, compilámos esta lista de dicas de jardinagem em recipientes que vai desde o início da estação até ao fim, dando-lhe todos os conselhos de que necessita para cultivar um jardim em recipientes com sucesso, onde quer que viva.

A nossa lista de dicas de jardinagem em contentores, tarefa a tarefa

Para tornar esta lista de dicas de jardinagem em contentores o mais simples possível, dividimos as nossas dicas mais úteis em secções que seguem a estação de crescimento. Aprenderá a plantar e a cultivar um jardim de contentores bonito e produtivo, repleto de flores, ervas aromáticas, legumes, frutos e muito mais, seguindo simplesmente estes conselhos úteis e práticos.

O primeiro passo para uma jardinagem em contentores bem sucedida é escolher o contentor certo

Conselhos para selecionar os melhores recipientes

  • Os recipientes de jardim podem ser feitos de muitos materiais diferentes. Para reduzir as necessidades de rega no tempo quente de verão, escolha materiais não porosos, como cerâmica vidrada, fibra de vidro, resina, pedra de fibra ou recipientes de metal.
  • Compre sempre um vaso maior do que aquele que pensa que vai precisar. Os vasos pequenos contêm um volume menor de terra, o que significa que secam mais depressa. Os vasos maiores precisam de ser regados com muito menos frequência.
  • Se precisar de deslocar os vasos para maximizar a exposição solar, os sacos de tecido leve ou os vasos de espuma de poliestireno são uma excelente escolha.
  • Independentemente do material do seu recipiente, certifique-se de que existe um orifício de drenagem no fundo. Cascalho esmagado ou pedras colocadas no fundo de um vaso não melhoram nem acrescentam drenagem.
  • Os objectos domésticos reaproveitados são recipientes de jardim divertidos, mas certifique-se de que não estão cobertos com tinta com chumbo, o que pode levar à contaminação do solo ou a problemas de saúde.
  • Não se esqueça de dar um pouco de personalidade ao seu jardim, incluindo alguns recipientes decorativos com um pouco de capricho.

Conselhos para escolher as melhores plantas para os seus recipientes

  • Nenhuma lista de dicas para jardins de contentores está completa sem sugestões para a seleção de plantas. Não escolha apenas o que está em flor no centro de jardinagem; escolha plantas que façam sentido para as suas condições de crescimento. Se tiver sol pleno, escolha plantas que possam tolerá-lo. Em áreas com sombra, escolha plantas que não necessitem de luz solar máxima para terem o seu melhor desempenho.
  • As plantas suculentas são uma óptima opção para os jardineiros que viajam muito... ou que se esquecem de regar os seus recipientes de vez em quando. Além disso, são muito fixes.
  • Se estiver a cultivar legumes nos seus recipientes, certifique-se de que escolhe variedades criadas para a sua baixa estatura e capacidade de prosperar em recipientes. Aqui está uma excelente lista de variedades de legumes para recipientes.
  • Existem inúmeras flores anuais que ficam bem em recipientes, mas não se esqueça de incluir também plantas de folhagem e perenes. Estas plantas podem ser retiradas dos seus recipientes no final da estação de crescimento e transferidas para o jardim para um lar permanente.
  • As plantas de casa e as plantas tropicais são óptimos espécimes para recipientes. Cultive-as ao ar livre durante a estação, mas não se esqueça de as levar para dentro de casa antes da chegada das temperaturas negativas.
  • Se apoiar a vida selvagem é importante para si, certifique-se de que inclui algumas plantas polinizadoras nos seus planos de jardinagem em contentores. Uma excelente dica de jardinagem em contentores é certificar-se de que uma em cada cinco plantas que inclui apoia alguma forma de vida selvagem.

    Não se limite a comprar qualquer planta que lhe agrade, examine primeiro cuidadosamente as suas condições de crescimento.

    Veja também: Segredos da cultura dos espargos: como colher grandes espargos em casa

Dicas para utilizar a mistura correcta para a plantação de jardins de contentores

  • Quando se trata de terra para vasos, o que se recebe é o que se paga. Se quiser ter um jardim de vasos bem sucedido, não economize e compre a mistura para vasos mais barata. Escolha sempre a alta qualidade em vez do preço baixo. Aqui está a minha marca favorita.
  • Aqui estão as nossas receitas favoritas de terra para vasos com instruções de mistura.
  • Para reduzir as necessidades de rega e introduzir micróbios e nutrientes benéficos nos seus recipientes, misture terra para vasos com composto acabado antes de encher os recipientes. Eu misturo a minha numa proporção de 50/50. Esta é uma dica de jardinagem em recipientes que tem muitos benefícios!
  • Se estiver a cultivar cactos ou suculentas, não adicione o composto e adicione areia grossa de construção à terra para vasos. Ou utilize uma mistura para vasos específica para cactos para encher os seus recipientes.
  • Seleccione uma terra para vasos que inclua uma fonte de nutrientes orgânicos sempre que possível, o que proporciona às plantas uma fonte de nutrientes de libertação lenta durante toda a época de jardinagem e evita os fertilizantes químicos sintéticos que podem queimar as raízes tenras ou provocar queimaduras nas pontas das folhas.

Certifique-se de que enche os recipientes com uma mistura de terra para vasos e composto de alta qualidade antes de os plantar.

Conselhos para a conceção de plantações em contentores

  • Quando se trata de uma dica de jardinagem em contentores que tem impacto na beleza dos seus contentores, nada é mais importante do que usar a sua própria criatividade! Partilhe plantas que atraiam a sua atenção, combinando cores e texturas para fazer uma mistura agradável.
  • Para evitar que os jardins de contentores pareçam demasiado ocupados, mantenha apenas um ou dois pontos focais principais por contentor e rodeie essas plantas com texturas, cores e formas mais simples.
  • Existem muitos estilos de design diferentes para os recipientes, com base no facto de o vaso ser visto apenas de um lado ou de todos os lados. Tenha em mente o equilíbrio e a proporção do recipiente, independentemente do estilo de design que estiver a utilizar.
  • Utilizar uma única planta num recipiente grande é uma bela escolha. Não pense que tem de enfiar uma dúzia de plantas num recipiente para que este fique bem. Por vezes, menos é mais.
  • Algumas combinações de cores podem parecer extravagantes para um jardineiro, enquanto para outro parecem elegantes e sofisticadas. Não tenha medo de experimentar - lembre-se, você faz você!

Os recipientes não precisam de estar cheios de plantas para serem bonitos. Por vezes, apenas uma ou duas plantas fazem a melhor afirmação.

Dicas para plantar um jardim em contentor

  • Quando plantar os seus recipientes, organize e disponha as plantas antes de começar a plantar para garantir que todas as plantas ficam bem juntas e que o vaso não fica demasiado cheio. Esta é uma dica de jardinagem em recipientes que pode poupar imenso tempo!
  • Depois de retirar uma planta do seu vaso, inspeccione cuidadosamente as raízes. Apare as que estiverem podres e as que estiverem a circular no interior do vaso. As plantas presas a vasos raramente têm um bom desempenho, por isso, quebrar essas raízes circulares e espalhá-las no seu novo recipiente torna a planta mais saudável.
  • Não poupe no espaço. Embora possa parecer inteligente encher o fundo de um recipiente com garrafas de água vazias ou outros enchimentos para não ter de usar tanta mistura de envasamento, para o melhor crescimento das raízes, todo o vaso deve ser preenchido com mistura de envasamento.
  • Não enterre as plantas demasiado fundo nem as deixe demasiado altas, pois isso pode fazer com que as raízes sequem demasiado depressa ou que as plantas apodreçam na sua base.

Soltar as raízes presas ao vaso antes da plantação ajuda-as a espalharem-se rapidamente no novo recipiente.

Veja também: Como cuidar de um feto canguru - Um guia simples

Dicas para regar um jardim em contentor

  • A rega é a tarefa mais importante na lista de tarefas de um jardineiro de contentores. Não se esqueça dela. Se tiver tendência para ignorar esta tarefa, instale um sistema de rega automática para contentores ou plante plantas resistentes à seca, como suculentas e cactos.
  • Não espere que as plantas comecem a murchar antes de as regar. Uma dica importante para o jardim de contentores é regar sempre antes de ocorrer stress nas plantas.
  • Quando regar, certifique-se de que enche cada recipiente repetidamente, permitindo que pelo menos 20% da água adicionada ao topo do vaso escorra pelo fundo três ou quatro vezes antes de passar para o recipiente seguinte. Isto também ajuda a eliminar o excesso de sais fertilizantes.
  • Sempre que possível, regue de manhã, para evitar doenças fúngicas, lesmas e outras pragas e minimizar a perda de água por evaporação.

Preste muita atenção às tarefas de rega para ter sucesso na jardinagem em contentores.

Conselhos para alimentar as plantas em recipientes

  • Embora a mistura de terra para vasos e composto que utilizou para encher os vasos contenha nutrientes, deve adicionar fertilizante suplementar a cada três ou quatro semanas durante a estação de crescimento.
  • Existem muitos fertilizantes orgânicos diferentes que são perfeitos para a jardinagem em contentores. Aqui está um excelente post sobre os meus fertilizantes favoritos para contentores e como utilizá-los.
  • Os legumes devem ser alimentados com mais frequência do que as plantas ornamentais, uma vez que requerem mais nutrição para produzirem um bom rendimento, e a utilização de um fertilizante orgânico é ainda mais crítica quando se cultivam alimentos.

Existem muitas marcas diferentes de fertilizantes orgânicos líquidos para jardinagem em contentores.

Conselhos para a manutenção de um jardim em contentor

  • Embora não seja necessário aparar imediatamente todas as folhas e flores mortas, fazer estas tarefas de manutenção de poucas em poucas semanas durante o verão estimula mais flores e pode reduzir a ocorrência de certas doenças das plantas.
  • Pode utilizar o nosso guia de pragas de hortas e o nosso guia de gestão de doenças de hortas para sugerir métodos de controlo caso surja algum problema.
  • No final da estação de crescimento, não se esqueça de esvaziar todos os vasos e de os colocar no inverno num local seco, se os vasos não forem 100% resistentes à geada.

A manutenção dos jardins de contentores com práticas úteis como a pinça e o corte de folhas mortas ajuda a promover as flores e o crescimento exuberante.

Com esta lista de dicas de jardinagem em contentores, garantimos que terá uma época de cultivo bem sucedida do princípio ao fim! Para mais dicas sobre jardinagem em contentores bem sucedida, consulte o meu último livro, Jardinagem em contentores completa (Quarto Publishing, 2017). Encontrará também 20 projectos divertidos e centenas de plantas de contentor fantásticas para incluir no seu próprio jardim de contentor.

O que gosta de cultivar em recipientes? Gostaríamos de saber que outros itens gostaria de acrescentar a esta lista de dicas de jardinagem em recipientes. Partilhe connosco na secção de comentários abaixo.

Fixe-o!

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.