Conservar ervas aromáticas: secagem, congelação e muito mais

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

As ervas cultivadas em casa são um dos maiores prazeres do jardim. Conservar as ervas de uma forma que não afecte negativamente o seu sabor permite-lhe desfrutar da sua colheita de ervas cultivadas em casa durante meses. No seguinte excerto do belo e útil livro Plantas de casa com ervas , (utilizado com a permissão da sua editora, Cool Springs Press) a autora Susan Betz lança alguma luz muito necessária sobre como preservar adequadamente as ervas através da secagem e congelação. Além disso, aprenderá dicas para a colheita, bem como a preservação de ervas em manteigas e vinagres com infusão de ervas.

As ervas recém-colhidas podem ser conservadas de várias formas diferentes. Crédito da fotografia: Amy Kimball, Herbal Houseplants

Orientações para a colheita e conservação de ervas aromáticas

A verdadeira beleza das ervas aromáticas emerge quando se está em contacto direto com as plantas. Saber quando e como colhê-las implica uma ligação íntima e um conhecimento em primeira mão do ciclo de vida natural e dos hábitos reprodutivos de cada planta. Todos nós podemos beneficiar de uma dose diária de encantamento verde. Em última análise, as ervas apelam a cada um dos cinco sentidos e têm algo de valor para satisfazer a mente,A colheita pode ser iniciada em qualquer altura em que a planta tenha folhagem suficiente para tolerar o corte. Exceto no caso das ervas anuais no final do seu período de crescimento, nunca corte uma planta completamente quando a for colher.

Regras para a colheita de ervas aromáticas

Siga estas dicas para obter uma colheita mais abundante.

  • A maior parte das ervas dá origem a um novo crescimento nas pontas dos ramos e é aqui que devem ser cortadas para incentivar uma forma mais arbustiva. Utilize as ervas frescas ou seque-as para utilizar mais tarde. Algumas ervas, como o cebolinho, a salsa ou a azeda, crescem a partir da base da planta, por isso corte primeiro as folhas mais velhas que crescem no exterior. Tenha cuidado para não colher demasiado a planta.

    Fazer um simples bouquet garni é uma forma de utilizar ervas frescas na cozinha. Crédito da fotografia: Amy Kimball, Herbal Houseplants

  • Se as suas ervas estiverem ao ar livre, colha-as de manhã, depois de o orvalho ter secado e antes que o sol fique demasiado quente. Para colher corretamente, corte os caules. Não arranque as folhas da planta.
  • Apanhe as plantas saudáveis e deite fora as flores e folhas danificadas.
  • Colher apenas o que tem tempo para preparar e utilizar.
  • Lavar, secar e conservar as ervas o mais rapidamente possível depois de as colher.
  • Quando colher ervas cultivadas pelas suas folhas saborosas, colha as folhas imediatamente antes de a planta florescer.
  • Colher as flores para secar antes de estarem totalmente abertas.
  • Colher as sementes quando estiverem completamente maduras. Para isso, pode cortar a planta inteira ou apenas o talo/cabeça da semente.

Quando colher flores de ervas para utilização, certifique-se de que colhe as flores antes de estas abrirem completamente. Crédito da fotografia: Amy Kimball, Herbal Houseplants

Conservar ervas aromáticas

Existem vários métodos que pode utilizar para conservar e desfrutar da sua colheita de ervas. Aqui estão alguns dos meus favoritos.

Técnicas de secagem de ervas aromáticas ao ar livre

  • Amarre as ervas grandes de caule folhoso com elásticos em molhos soltos e pendure-os numa sala ou armário com boa circulação de ar. Os molhos de ervas tendem a encolher e a soltar-se à medida que secam - verifique-os e aperte cada molho conforme necessário. Dependendo da erva, o tempo de secagem varia entre 2 dias e várias semanas para as ervas secarem completamente.

    A secagem é uma das formas mais fáceis de conservar as ervas da horta. Crédito da fotografia: Amy Kimball, Herbal Houseplants

  • Retire as folhas ou flores frescas dos caules das plantas e espalhe-as numa camada fina em telas. Pode usar uma tela de janela de casa forrada com gaze ou toalhas de papel. Coloque as telas numa área bem ventilada e deixe as ervas secarem. Mexa as ervas e espalhe-as novamente várias vezes ao dia para acelerar o tempo de secagem.
  • Pendurar as plantas colhidas para as sementes de cabeça para baixo para secar, com as cabeças das flores/sementes fechadas em sacos de papel para apanhar as sementes que caem.
  • Guarde as ervas completamente secas em frascos de vidro limpos, longe do calor e da luz, para preservar os seus sabores e fragrâncias. Certifique-se de que verifica a humidade antes de colocar as ervas acabadas de secar nos frascos.

Técnicas de congelação de ervas aromáticas frescas

Existem três formas principais de conservar as ervas aromáticas através da congelação.

  1. Pique cuidadosamente as ervas frescas com uma faca de cozinha ou uma tesoura de cozinha. Espalhe uniformemente as ervas num tabuleiro forrado com papel vegetal e coloque-o no congelador durante várias horas. Embale as ervas congeladas em pequenos recipientes, rotule e date os recipientes e conserve-as congeladas durante 6 a 8 meses.
  2. Congelar ervas em caldo ou água funciona bem para conservar ervas para utilização em guisados e pratos com elevado teor de água. Coloque ervas frescas finamente picadas em água ou caldo na concentração desejada e congele-as em tabuleiros de gelo. Retire os cubos congelados dos tabuleiros e coloque-os em sacos com fecho de correr. Mantenha-os congelados até serem necessários. Pode congelar flores comestíveis inteiras colocando-as em tabuleiros de gelo. Encha um tabuleiro de gelo comColoque as flores comestíveis viradas para baixo na água e termine de encher o tabuleiro com água. Congele até ficarem firmes. Transfira para sacos com fecho de correr e mantenha congelado até ser necessário.
  3. Para congelar ervas em óleo, misture 2 chávenas (o peso varia) de ervas frescas finamente picadas em 1/2 chávena (120 ml) de óleo de boa qualidade. O óleo actua como um transportador para as ervas, por isso utilize apenas óleo suficiente para ligar a mistura. Embale o óleo de ervas em pequenos recipientes herméticos, rotule e date os recipientes e congele até 1 ano. Retire as lascas ou raspe o que for necessário para cada prato. As ervas em óleo devem ser mantidas congeladasaté à utilização.

Os chás de ervas caseiros são uma excelente forma de utilizar as suas ervas cultivadas em casa. Utilize os talos de folhas frescas ou seque-os primeiro. Crédito da fotografia: Amy Kimball, Herbal Houseplants

Veja também: As melhores ferramentas de jardinagem que não sabia que precisava

Dicas e conselhos de sábio para utilizar as ervas aromáticas

As ervas destinam-se a realçar o sabor dos alimentos, não a sufocá-los ou dominá-los. Não adicione ervas para dar sabor, mas apenas para dar um toque de sabor. A regra geral é ½ colher de chá de ervas secas numa receita por cada 4 porções. Utilize 4 vezes mais ervas verdes frescas. A quantidade certa de ervas para a sua família pode variar desta regra. Muito pouco é melhor do que demasiado; comece com uma "pitada" e adicione mais depois de deixaro sabor da erva mistura-se e mistura-se com os outros ingredientes.

As ervas frescas são divinais. Qualquer erva pode ser utilizada fresca para temperar alimentos, misturar com verduras para saladas ou preparar chá. Os caules verdes e macios podem ser utilizados, mas os caules lenhosos devem ser deitados fora. As ervas frescas cortadas duram 3 a 4 dias se forem embrulhadas numa toalha húmida, colocadas num saco de plástico e mantidas no frigorífico.

Quanto mais tempo uma erva estiver num prato, mais do óleo volátil da erva é libertado, por isso dê tempo para que o sabor se desenvolva. O calor realça o sabor mais rapidamente do que o frio, por isso adicione ervas a pratos frios, legumes, cocktails, manteigas ou queijo para barrar várias horas ou durante a noite antes de servir. Não se preocupe com a erva "adequada". Abençoados sejam os curiosos porque terão uma aventura.

Veja também: Legumes para plantar em agosto: Sementes para semear para as colheitas de outono

Um número surpreendente de ervas aromáticas pode ser cultivado dentro de casa. Pegue num exemplar de Herbal Houseplants de Susan Betz para aprender a cultivar ervas aromáticas dentro de casa. Crédito da fotografia: Amy Kimball, Herbal Houseplants

Formas rápidas e simples de utilizar ervas aromáticas

Preparar uma manteiga de ervas básica

A manteiga de ervas pode incluir uma única erva ou uma combinação de várias.

Combine 2 ou 3 colheres de sopa (o peso varia) de ervas frescas finamente picadas com 1 chávena (2 paus, ou 224 g) de manteiga sem sal, à temperatura ambiente. Alguns cozinheiros gostam de adicionar 1 colher de sopa (15 ml) de azeite para dar à manteiga de ervas uma textura mais fácil de barrar. Também pode adicionar uma pitada de sal ou um pouco de sumo de limão fresco. Embale a manteiga num pequeno recipiente ou enrole-a num tronco, utilizando película aderente como auxiliar,Para fatiar, guarde a manteiga de ervas no frigorífico num recipiente hermético durante cerca de 3 semanas ou congele-a durante 3 meses.

Vinagre com infusão de ervas

As folhas, sementes, raízes e flores de ervas frescas, limpas e imaculadas, podem ser utilizadas para aromatizar vinagres, dependendo da receita. Certifique-se de que as ervas são bem lavadas e secas antes de as colocar no vinagre. Utilize um vinagre de alta qualidade com um nível de acidez não inferior a 5 por cento.

Combine os ingredientes numa proporção de ½ a 1 chávena (o peso varia) de ervas para 2 chávenas (480 ml) de vinagre.

Coloque as ervas num recipiente de vidro transparente, verta o vinagre sobre elas e feche bem o recipiente. Deixe repousar durante várias semanas para que o sabor das ervas se infunda no vinagre. Coe as ervas do vinagre e volte a engarrafar o vinagre. Utilize uma tampa de plástico ou coloque uma camada de papel encerado ou de película de plástico no topo da garrafa antes de colocar a tampa na garrafa para evitar a corrosão da tampa de metal.

É possível cultivar ervas dentro de casa? Sim!

Para saber mais sobre o cultivo de ervas aromáticas dentro de casa, pode consultar as páginas de Plantas de casa com ervas Não só encontrará toda a informação necessária para cultivar ervas produtivas e bonitas dentro de casa, como também descobrirá dezenas de formas únicas e surpreendentes de as apreciar.

Para mais informações sobre o cultivo de ervas aromáticas, consulte os seguintes artigos:

    Fixe-o!

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.