Colheita do manjericão: dicas para maximizar o sabor e o rendimento

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Colher o manjericão da horta é uma das minhas actividades favoritas no verão. Utilizamos as folhas cheias de sabor em massas, pesto, pizzas e em saladas frescas como a salada Caprese. Além disso, as colheitas excedentes de manjericão podem ser congeladas ou secas para refeições futuras. Como e quando se colhe o manjericão pode ter um grande impacto na saúde, sabor e produção da planta.de manjericão, como o genovês, o tailandês e o de limão, para garantir um fornecimento ininterrupto desta erva popular.

Veja também: Opções de suporte de plantas de tomate para a horta

Saber quando e como colher o manjericão garante as folhas mais saborosas e promove o crescimento de novas folhas para futuras colheitas.

Porque é que é importante saber quando e como colher o manjericão

A colheita do manjericão na fase de crescimento correcta e à hora certa do dia pode ter impacto na qualidade e no sabor das folhas. Por exemplo, a melhor colheita é a das folhas jovens e tenras colhidas no início do dia. As folhas mais velhas são mais duras e contêm menos dos óleos essenciais saborosos pelos quais o manjericão é apreciado. O mesmo acontece com o manjericão colhido ao fim do dia. Encontrará níveis mais elevados de compostos de sabor seSaiba mais sobre a ciência do sabor do manjericão aqui.

Também é importante aprender como A colheita não significa arrancar todas as folhas dos caules, deixando-os completamente desfolhados. Em vez disso, é melhor para a planta beliscar ou podar os caules para obter um conjunto forte de rebentos laterais. Mais sobre tudo isto abaixo.

O manjericão é uma erva fácil de cultivar que beneficia de uma colheita regular.

Como cresce o manjericão

Antes de entrar no âmago da questão da colheita do manjericão, quero dedicar um minuto a explicar como é que o manjericão cresce. Compreender o hábito de crescimento do manjericão permite-lhe colher mais eficazmente e promover um crescimento abundante para futuras colheitas. A maioria dos tipos de manjericão cresce entre 30 e 40 cm de altura, embora existam variedades de baixa estatura, como a 'Prospera® Compact DMR' e a 'Pluto', que ficam muito compactas.

Os tipos de manjericão como o genovês, o limão, a canela e o manjericão tailandês produzem um caule central com muitos ramos laterais. A poda regular das plantas incentiva o desenvolvimento de um crescimento denso e novo. Os manjericões gregos, por outro lado, têm formas compactas e arredondadas e crescem apenas 10 a 12 centímetros de altura. Cada planta produz centenas de folhas minúsculas e dezenas de caules. A colheita frequente também promove o aparecimento de novos rebentos.forma.

A colheita frequente favorece o desenvolvimento de rebentos laterais e de plantas bem ramificadas.

Quando começar a colher o manjericão

Muitos jardineiros evitam utilizar as suas ervas aromáticas durante a estação de crescimento, preferindo colhê-las no final do verão para as secar ou congelar. Embora eu conserve bastante do meu manjericão caseiro, também o colho quase diariamente, começando no início do verão e continuando até que a geada mate as plantas no outono.A colheita começa cerca de um mês após a transplantação, quando as plantas têm cerca de 20 cm de altura. A primeira colheita consiste em aparar o caule principal para obter um conjunto forte de rebentos laterais, o que promove plantas bem ramificadas, aumentando a produção.

A maioria dos tipos de manjericão demora 60 a 70 dias a passar da germinação da semente para um tamanho de colheita. Alguns tipos, como o manjericão grego, crescem ainda mais rapidamente e pode começar a colher apenas 50-55 dias após a sementeira. Utilize a informação sobre os dias até à maturidade indicada no pacote de sementes ou no catálogo de sementes como guia para calendarizar a época de colheita.

A floração não é uma coisa má, pois as abelhas e outros polinizadores adoram as flores delicadas. No entanto, quando o manjericão floresce, a produção de novas folhas abranda. Para atrasar a floração, use os dedos ou um par de tesouras de jardinagem para remover os botões de flores das plantas à medida que se formam. Os botões perfumados são comestíveis e eu gosto de os usar como fariafolhas de manjericão.

Os cultivares de manjericão grego, como o Spicy Globe e o Aristotle, acrescentam beleza, sabor e fragrância ao jardim. Colho os caules conforme necessário ou polvilho as folhas inteiras sobre a massa.

A melhor altura do dia para colher o manjericão

Existe uma altura ideal para colher o manjericão? Sim! É preferível colher de manhã cedo ou a meio da manhã, depois de o orvalho ter secado, porque é nessa altura que as folhas contêm a maior quantidade de óleos essenciais. Se esperar para colher o manjericão até ao fim do dia, a qualidade do sabor diminui. Isto é particularmente importante em tempo quente e solarengo, porque as temperaturas elevadas dissipam os óleos das folhas. Quando estouQuando colho manjericão para secar, congelar ou fazer grandes quantidades de pesto, colho sempre cedo.

No entanto, se estiver a preparar o jantar e precisar de manjericão para uso imediato na cozinha, vou até à horta para cortar alguns caules. Pode não ser tão saboroso como o manjericão colhido no início do dia, mas não deixa de ser delicioso.

Colheita do manjericão

Existem muitos tipos e variedades de manjericão que pode cultivar e os meus preferidos incluem o manjericão genovês, o manjericão limão, o manjericão roxo, o manjericão canela, o manjericão tailandês e o manjericão grego. Abaixo encontra mais informações sobre a colheita de alguns destes diferentes manjericões. Depois de colher o manjericão, coloque os caules num cesto de colheita, numa cesta de jardim ou noutro recipiente para evitar magoar as folhas.

O manjericão genovês é o manjericão clássico utilizado para o pesto. Começo a colher as folhas doces e picantes quando as plantas têm cerca de 20 cm de altura.

Colheita do manjericão genovês

O manjericão genovês, um tipo de manjericão doce, tem folhas grandes em forma de taça e plantas que crescem entre 18 e 30 centímetros de altura, dependendo da cultivar. Este é o manjericão a cultivar se quiser fazer pesto. Começo a colher das minhas plantas de manjericão genovês quando têm 6 a 8 centímetros de altura, cerca de um mês após a plantação. Nessa altura, podo o caule principal até um nó de folha saudável. Verá um conjunto de pequenas folhas lateraisEste primeiro corte dá-me um pouco de manjericão fresco para comer imediatamente e resulta em plantas mais arbustivas e vigorosas.

Veja também: Zinnia Profusion: Cultive uma abundância destas lindas flores anuais em jardins e recipientes

Colheita do manjericão grego

Não é segredo que adoro cultivar manjericão grego. As plantas têm uma forma compacta e arredondada e gosto de as plantar ao longo dos lados dos meus canteiros elevados para obter uma borda comestível atraente. A folhagem do manjericão grego é muito densa e acho que é melhor arrancar caules inteiros cortando-os para um rebento lateral.planta.

Não se acanhe com a colheita do manjericão: começo a colher no início do verão e a colheita prolonga-se até à primeira geada forte do outono.

Colheita do manjericão tailandês

As plantas de manjericão tailandês são muito ornamentais, com folhas verdes brilhantes, caules roxos profundos e aglomerados de flores roxas comestíveis. As folhas têm um delicioso sabor a alcaçuz e podem ser colhidas individualmente ou pode cortar caules inteiros. Mais uma vez, quando colho das minhas plantas de manjericão, gosto de o fazer de uma forma que promova o crescimento futuro, o que significa beliscar ou cortar os caules até um conjunto saudável de rebentos laterais.

Colheita do manjericão-limão

O manjericão-limão, assim como o manjericão-cidreira, tem um aroma e um sabor cítrico encantador que combina maravilhosamente com salada de frutas e limonada, e eu adoro adicionar as folhas picadas à marinada de churrasco ou polvilhá-las sobre o gelado. Colha as folhas conforme necessário ou apare os caules de duas em duas semanas para promover o crescimento fresco. Se detetar o desenvolvimento de botões de flores, belisque-os para retardar o aparecimento de bolbos e incentivar o aparecimento de novas folhasprodução.

O manjericão excedente pode ser seco ou congelado para futuras refeições.

Como conservar o manjericão

Se não tenciona utilizar imediatamente o manjericão colhido, guarde os caules do manjericão em frascos ou copos de água. Eu guardo-os no balcão da minha cozinha, ao abrigo do sol forte. Ficarão bem guardados desta forma durante alguns dias, embora sugira que mude a água diariamente. Não coloque recipientes com manjericão fresco no frigorífico, uma vez que as temperaturas frias tornam as folhas castanhas.

Se não tiver usado o manjericão durante uma semana, poderá ver raízes a começar a crescer a partir do fundo dos caules. Nesta altura, pode plantá-los em vasos para os transferir de novo para o jardim. Enraizar o manjericão em água é uma forma fácil de obter mais plantas.

Colher o manjericão para secar

As folhas frescas de manjericão são as que oferecem mais sabor, mas secar o manjericão é uma forma rápida e fácil de desfrutar desta erva aromática durante todo o ano. Secar o manjericão também pode poupar dinheiro, uma vez que os frascos pequenos de manjericão seco custam cerca de 6 dólares cada um no supermercado. Aqui estão 3 formas de secar o manjericão:

  1. Secagem ao ar - Pendurar o manjericão em pequenos molhos é a forma tradicional de secar as folhas. Recolha os caules do seu jardim, enxaguando-os bem. Seque-os com um pano de cozinha limpo e depois junte-os em pequenos molhos, prendendo-os com um elástico. Pendure-os num local quente e bem ventilado, longe do sol direto, porque a luz solar pode reduzir o sabor das folhas. Verifique após 7 a 10 dias se as folhas estãocrocante, retire-os dos caules para os conservar.
  2. Desidratador - Há alguns anos, comprei um desidratador que torna a secagem do manjericão muito fácil! Basta espalhar as folhas limpas e secas nos tabuleiros do desidratador e colocá-lo no modo "secagem de ervas". Em 3 a 4 horas, as folhas estão secas e prontas para serem guardadas para utilização posterior.
  3. Forno - Já sequei manjericão no meu forno muitas vezes, mas é preciso estar atento às folhas para que não se queimem. Comece por pré-aquecer o forno a 170 F e forre um tabuleiro com papel vegetal. Retire as folhas dos caules e espalhe-as no tabuleiro. Demora 1 a 2 horas para as folhas secarem completamente, mas verifique-as frequentemente e retire o tabuleiro quando as folhas estiverem estaladiças.

Armazene as folhas de manjericão totalmente secas em frascos ou sacos e mantenha-as ao abrigo da luz direta.

Pode utilizar uma tesoura de jardim, uma tesoura pequena ou os seus dedos para colher os caules e as folhas do manjericão.

Colheita de manjericão para congelação

Congelar o manjericão é uma das melhores formas de preservar o sabor desta erva popular. É a minha forma de utilizar o manjericão extra do jardim para garantir que temos muito para as refeições de outono e inverno e há duas formas principais de congelar o manjericão:

  1. Congelar folhas inteiras - Retire as folhas de manjericão dos caules e coloque-as numa tigela grande. Lave-as bem e espalhe-as sobre um pano de cozinha limpo para secarem. Quando estiverem secas, coloque-as em tabuleiros forrados com papel vegetal e ponha o tabuleiro no congelador. Isto congela as folhas e, quando estiverem totalmente congeladas, pode transferi-las para um saco de congelação. Guarde-as no congelador e utilize-as conforme necessário.
  2. Cortar e congelar - Como congelo muito manjericão, prefiro picar as folhas primeiro no meu processador de alimentos, uma vez que as folhas picadas ocupam menos espaço no congelador. Retire as folhas dos caules, lave-as e seque-as. Coloque as folhas num processador de alimentos, adicionando um fio de azeite. Processe até ficarem picadas em pedaços pequenos. Transfira o manjericão picado para um tabuleiro de cubos de gelo ou para um saco de congelação.Se utilizar sacos de congelação, achate-os antes de congelar para que seja mais fácil partir pedaços das folhas de manjericão congeladas.

Saiba mais sobre como cultivar uma colheita abundante de manjericão nestes artigos aprofundados:

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.