Qual deve ser a profundidade de um canteiro elevado?

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Ao pesquisar planos de projeto para a construção de um canteiro elevado, ou ao considerar kits para comprar e montar, pode estar a perguntar-se: Qual deve ser a profundidade de um canteiro elevado? Não existe realmente uma medida universal no que diz respeito a designs. Mas vou partilhar algumas dicas sobre como descobrir as dimensões certas para o seu jardim.

Uma das vantagens dos canteiros elevados, se os construir você mesmo, é que podem ter absolutamente qualquer tamanho. Quer tenha um grande quintal ou um pequeno pátio, os canteiros elevados podem ser personalizados para se adaptarem ao espaço. E podem ajudá-lo a ultrapassar condições difíceis.

A medida da altura do seu canteiro elevado, que determina a profundidade, é importante. Há duas questões principais a considerar: a superfície sob a qual vai colocar o seu canteiro elevado e a acessibilidade.

Qual deve ser a profundidade de um canteiro elevado? Os canteiros elevados podem ser de qualquer tamanho, mas, dependendo do local onde se coloca um, a profundidade é importante. Se o solo por baixo for duro ou argiloso, por exemplo, as suas plantas precisam de poder crescer confortavelmente dentro dos parâmetros do jardim sem que as suas raízes precisem de chegar ao subsolo.

Porque é que a profundidade das camas elevadas é importante?

Por conseguinte, se tiver preocupações quanto à qualidade do solo por baixo do local onde será colocada a horta, se este for duro, arenoso, argiloso ou cheio de raízes de árvores, a altura da sua cama elevada é importante para que todas as suas plantas possam crescer dentro dos parâmetros da própria cama elevada. A profundidade também é importante se estiver a colocar a suaA estrutura precisa de ser suficientemente profunda para que as raízes das plantas cresçam para baixo sem baterem numa "parede". Também vai querer certificar-se de que a sua cama elevada drena bem.

Uma cama elevada profunda (ou uma rasa onde pode trabalhar o solo por baixo) permitir-lhe-á empurrar facilmente gaiolas de tomate, estacas, treliças e outros suportes de plantas para o solo - e ajudar a garantir que são suficientemente robustos para suportar o peso das suas plantas.

Se o solo por baixo do seu canteiro elevado for bom, solto e friável, a profundidade não importa tanto porque as plantas podem estender as suas raízes para além da estrutura do canteiro elevado para o subsolo por baixo. O ideal seria ter pelo menos mais 46 cm de solo saudável por baixo.

Veja também: Açafrão: uma especiaria que vale a pena cultivar

Qual deve ser a profundidade de um canteiro elevado?

Quando se olha para o tamanho normal de uma cama elevada, que tem três a quatro pés de largura por seis a oito pés de comprimento, a estrutura tem normalmente pelo menos 10 a 12 polegadas (25 a 30 cm) de altura. Isto facilita a compra de madeira, uma vez que duas tábuas 2×6 empilhadas têm cerca de 11 polegadas de altura. E é possível obter tábuas com um pé de altura.

Por exemplo, os tomates, que beneficiam do facto de serem plantados em profundidade, precisam de cerca de 60 a 90 cm de profundidade para que as suas raízes cresçam. No entanto, se a sua cama elevada tiver cerca de 30 cm de altura, o crescimento da planta pode simplesmente ficar ligeiramente atrofiado.O que estou a dizer neste caso é que as raízes não podiam estender-se abaixo da base da cama elevada devido a essa barreira. E eu cultivei enormes plantas de tomate nesse jardim. Uma coisa que pode fazer com uma cama elevada menos profunda é procurar variedades de pátio. As plantas permanecem pequenas ecompactos e não requerem tanto espaço para crescer.

Veja também: Ideias, dicas, & inspiração para ajudar a cultivar plantas mais saudáveis e mais produtivas

A altura normal de um canteiro elevado é de cerca de 25 a 30 cm. Neste caso, as tábuas de um pé são perfeitas para os cantos pré-fabricados, permitindo ao jardineiro montar rápida e facilmente um canteiro elevado.

O caso da construção de uma cama elevada pouco profunda

A profundidade dos canteiros elevados não é tão importante se o solo por baixo estiver solto e saudável. Os vegetais podem alcançar o solo por baixo da estrutura do canteiro elevado e desenvolver sistemas de raízes saudáveis por baixo do jardim. Neste cenário, está apenas a enquadrar um jardim para fins estéticos. Mas ter a borda mantém-no arrumado e, se tiver mais do que um canteiro elevado, pode criar as linhas entree não entre cada tipo de planta hortícola em si, como acontece numa horta tradicional.

O proprietário desta cama elevada pouco profunda tem obviamente um excelente solo por baixo. As raízes das plantas podem chegar ao solo por baixo e crescer para além dos limites da cama elevada. Foto de Steven Biggs para Raised Bed Revolution

Quando transformei uma mesa velha numa horta de alface para o meu primeiro livro, Revolução dos canteiros elevados A parte da horta só precisava de ter cerca de 10 cm de altura, porque a alface pode crescer num espaço muito mais raso. O mesmo se aplica à minha cama vertical elevada. As "prateleiras" têm apenas cerca de 18 cm de profundidade. Cultivo muitas alfaces, couves e ervas aromáticas, como a salsa e o coentro, sem problemas. Não se esqueça de que uma cama elevada pouco profunda secará muito mais rapidamente. Terá demanter o controlo da rega.

Este projeto de canteiro vertical fica na minha entrada e fornece saladas verdes durante a primavera, o verão e o outono. Cada "prateleira" tem apenas 18 cm de profundidade, pelo que não seria adequado para o cultivo de plantas que precisam de mais espaço para as suas raízes, como tomates, pimentos, pepinos, etc.

Porquê ter uma cama elevada mais alta?

Os canteiros elevados à altura da coxa ou da cintura são óptimas opções para quem tem problemas em curvar-se ou ajoelhar-se. Para além dos benefícios de acessibilidade, são também muito profundos, o que significa que as plantas têm muito espaço para crescer. No entanto, isto também significa que podem ser caros de encher.

Existem algumas opções maravilhosas sem construção, como as camas elevadas galvanizadas, que se tornaram populares. Os tanques de reserva reais apenas requerem a remoção de um tampão para drenagem, enquanto os kits modernos, como as camas elevadas Birdies, têm o aspeto de tanque de reserva da estrutura, mas não têm fundo (e são muito mais leves).

Muitos tanques de armazenamento (e camas elevadas galvanizadas que imitam o aspeto) proporcionam um amplo espaço para os vegetais crescerem devido à sua profundidade.

As camas elevadas não têm de ser construídas a partir do solo. Outra opção é considerar camas elevadas elevadas. Estas camas elevadas assentam em pernas. Embora sejam menos profundas do que um tanque, por exemplo, são suficientemente profundas para cultivar uma abundância de vegetais. A Jessica partilhou algumas dicas de cultivo no seu artigo sobre camas elevadas elevadas.

Os meus amigos da Bufco (The Backyard Urban Farm Co) criaram uma cama elevada acessível a cadeiras de rodas que permite que uma cadeira de rodas seja rolada até à horta, em vez de ter de ser puxada para o lado. Embora tenha apenas 14 cm de profundidade, proporciona um espaço amplo para cultivar uma variedade de feijões, ervas aromáticas, rabanetes e até algumas variedades de tomate.

Alguns truques para encher uma cama elevada alta

Um dos truques que aprendi ao longo dos anos para encher um canteiro elevado profundo é colocar grandes recipientes vazios para plantas de cabeça para baixo dentro de um canteiro elevado galvanizado, seguido de uma camada de tábuas. Depois, forre a metade superior do tanque com tecido paisagístico. Isto significa encher apenas cerca de metade do canteiro elevado com terra. Chamo a esta dica falsificação de fundo falso.

O terço inferior de um canteiro elevado profundo como este pode ser preenchido com resíduos de jardim, como paus, galhos e composto de folhas (nunca ervas daninhas!), para ocupar espaço e exigir menos solo.

Outra dica de economia de orçamento para um canteiro elevado alto é preencher o terço inferior com resíduos de jardim - paus e galhos, folhas compostadas, etc. Você quer ter certeza de que o solo que está ao redor das plantas e das raízes é composto de solo e material totalmente decomposto, como composto. A camada inferior é estritamente para preencher parte do espaço.

Encontrar outros artigos sobre canteiros elevados e inspiração

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.