Cebolas perenes: 6 tipos de cebolas perenes para hortas

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

O meu lema é fazer uma horta mais inteligente e não mais difícil, e cultivar cebolas perenes é uma forma fácil de garantir uma colheita anual fiável. Existem muitos tipos de cebolas perenes que não dão trabalho e que fornecem bolbos, verduras ou talos saborosos. Continue a ler para descobrir seis das minhas cebolas perenes essenciais, bem como informações sobre como plantar, cultivar e colher cada tipo.

As cebolas egípcias estão entre os primeiros legumes a surgir na horta de primavera. Os verdes tenros dão um sabor fresco aos ovos mexidos, às saladas e às sopas.

O que são cebolas perenes?

As cebolas normais, também chamadas cebolas comuns ( Allium cepa), As cebolas comuns são plantas bienais que produzem folhas no primeiro ano, seguidas de flores e sementes no segundo ano. No entanto, os jardineiros tratam as cebolas comuns como legumes anuais e retiram os bolbos no final da primeira estação de crescimento. As cebolas perenes, por outro lado, são plantas que se auto-multiplicam e podem ser deixadas no jardim durante muitos anos. Existem vários tipos de cebolas perenes que pode cultivarNa minha horta da zona 5B, desfrutamos de cebolas perenes durante quase todo o ano, especialmente quando são plantadas numa estrutura fria ou estufa. Estes vegetais fiáveis são perfeitos para hortas, florestas alimentares, herdades, jardins urbanos, bem como canteiros ornamentais. Pode até cultivar cebolas perenes como cebolinho e cebolas de batata em recipientes.

Porquê cultivar cebolas perenes?

Há várias razões para considerar a plantação de cebolas perenes, mas, para mim, trata-se de reduzir o trabalho e, ao mesmo tempo, desfrutar de uma colheita generosa de um dos meus legumes favoritos. O sabor salgado das cebolas é essencial em muitos pratos e ter um fornecimento constante na horta é um luxo de baixa manutenção. Além disso, muitas cebolas perenes, como as cebolas egípcias ambulantes, as cebolas galesas e o cebolinho, têm váriosAs cebolas egípcias têm bolbos e folhagem comestíveis, as cebolas do País de Gales têm folhas e caules tenros e o cebolinho produz uma colheita abundante de folhas herbáceas e flores cor-de-rosa comestíveis.

As cebolas perenes também são belas plantas de jardim, podem atrair polinizadores e insectos benéficos e são afectadas por poucas pragas e doenças. Alguns tipos também emergem muito cedo na primavera, proporcionando uma colheita extra-precoce de verduras frescas para iniciar a estação de crescimento.

O cebolinho é um dos tipos de cebolas perenes mais fáceis de cultivar e oferece meses de folhas tenras e de sabor suave.

Tipos de cebolas perenes

Existem muitos tipos de cebolas perenes, mas estas seis são as minhas favoritas pela sua facilidade de cultivo, produção e sabor. Além disso, são fáceis de obter em fornecedores online, bem como em centros de jardinagem locais.

Cebolas egípcias ( Allium x proliferum )

A planta original tinha sido colocada num canto da sua horta, mas rapidamente "andou" por todo o canteiro! É claro que as plantas não andam realmente, mas espalham-se de uma forma única. No final da primavera, os caules emergem da folhagem pontiaguda e são encimados por cachos de minúsculas flores roxas-avermelhadasQuando o peso da parte superior é suficiente, o talo cai no chão. Os bolbos criam raízes no solo e o tufo de bolbos estabelece-se no seu novo local. Dito isto, as cebolas ambulantes egípcias, também chamadas cebolas de árvore, não se espalham agressivamente. É muito fácil manter um bom tamanho e os bolbos extra podem ser desenterrados e partilhados com outros jardineiros. Nós comemosos grelos, que sabem a cebolinha, e os bolbos pequenos, que têm um forte sabor a cebola. Também são bons em pickles.

As cebolas egípcias são plantas únicas que criam bulbilhos no topo dos seus caules, que acabam por cair e o conjunto de bulbilhos enraíza-se no solo.

Cebolas galesas ( Allium fistulosum )

As cebolas do País de Gales, também designadas por cebolas em cacho, cebolas japonesas e cebolinhas, formam uma massa densa de folhas verdes brilhantes. Esta planta semelhante à cebolinha não forma bolbos grandes, mas é cultivada pelas suas folhas ocas de sabor suave e pelos caules tenros das folhas. O nome é enganador, uma vez que esta planta perene é originária da China, e não do País de Gales, e é apreciada em toda a Ásia. É resistente nas zonas 5 a 9 e espalha-selentamente, com as plantas a crescerem cerca de dois metros de altura.

Batata-cebola (A lium cepa var. agregado )

Há mais de 30 anos que cultivo esta cebola perene fiável e aprecio os bolbos, bem como os topos saborosos. As cebolas batatais são cebolas multiplicadoras como as chalotas e têm bolbos que se dividem e produzem mais bolbos. Utilizamos os bolbos maiores na cozinha e replantamos os pequenos e médios para futuras colheitas.

Cebolinho ( Allium schoenoprasum )

O cebolinho é um dos tipos de cebola mais fáceis de cultivar no jardim. É geralmente considerado uma erva culinária, mas usamo-lo com tanta frequência que penso nele como um vegetal. As plantas formam densos tufos de caules herbáceos que têm um sabor suave a cebola. No final da primavera, as plantas florescem e as flores arredondadas de alfazema também são comestíveis.

As cebolas do País de Gales crescem como as cebolinhas e produzem talos e folhas comestíveis. Estas foram recentemente divididas e transplantadas para um novo canteiro.

Alho francês (A llium porrum)

Sabia que os alhos franceses de jardim são plantas perenes resistentes? Normalmente, os horticultores cultivam-nos como uma cultura anual e arrancam os caules no outono e no inverno. No entanto, se deixar que os alhos franceses passem o inverno, florescem no verão seguinte e desenvolvem pequenos bolbos à volta da planta-mãe.Existe um outro tipo de alho-francês perene, chamado alho-francês multiplicador, mas achei-o difícil de obter e por isso não o incluí na minha lista.

Rampas ( Allium tricoccum )

Conhecidas como alhos-porros selvagens, as rampas são uma cultura forrageira popular na primavera, com um sabor salgado a alho-porro de cebola. Este vegetal é nativo da América do Norte e prospera num ambiente florestal com solo fértil e húmido. As plantas de crescimento lento são colhidas pelas suas folhas, embora os bolbos brancos e delgados também sejam comestíveis.

Onde plantar cebolas perenes

A maioria dos tipos de cebolas prefere um local com sol pleno e solo fértil e bem drenado. A exceção são as rampas, que crescem melhor numa floresta alimentar ou num jardim florestal onde haja alguma sombra. Cultivo a maior parte das minhas cebolas perenes nos meus canteiros elevados, mas também plantei vários tipos em jardins de ervas e canteiros de flores. Muitas, como o cebolinho e as cebolas egípcias, são plantas bonitasque acrescentam interesse aos jardins ornamentais.

Os conjuntos de cebolas estão disponíveis nos centros de jardinagem na primavera. Encontrará cebolas multiplicadoras, como as chalotas e as cebolas-batata, para plantar.

Como plantar cebolas perenes

As cebolas perenes são rápidas e fáceis de plantar em canteiros de jardim. Abaixo encontrará informações específicas de plantação para cada uma das minhas seis cebolas perenes de topo.

Como plantar cebolas egípcias

Procure os bulbilhos no início da primavera ou do outono num catálogo de venda por correspondência, num centro de jardinagem ou num amigo jardineiro. Plante cada bulbilho a uma profundidade de 1 a 1,5 cm e a uma distância de 15 cm. Eu escavo e planto os bulbilhos no final do verão ou no início do outono, quando estiverem maduros e as plantas começarem a tombar.

Como plantar cebolas do País de Gales

As cebolas galesas são normalmente cultivadas a partir de sementes, embora também possa desenterrar um tufo se tiver a sorte de ter um amigo jardineiro com um canteiro. Se optar pela via das sementes, semeie-as como faria com as cebolas comuns, iniciando-as dentro de casa no final do inverno sob luzes de cultivo ou numa janela ensolarada. Endureça as plântulas e transplante-as para o jardim várias semanas antes da última primavera previstageada.

Como plantar cebolas batatais

Plante cebolas de batata no outono ou na primavera a partir de conjuntos ou bolbos de um centro de jardinagem, mercado de agricultores ou de um colega jardineiro. Na minha região, estão disponíveis nos centros de jardinagem tanto na primavera como no outono, e a plantação no outono resulta normalmente em aglomerados maiores e bolbos maiores. Plante cada bolbo com 4 a 6 polegadas de distância, cobrindo a parte superior do bolbo com 1 polegada de solo. Se plantar no outono, cubra o canteirocom 3 a 4 polegadas de palha para isolar a cultura durante o inverno.

Os alhos franceses são melhor cultivados a partir de sementes ou comprados como transplantes. Inicie as sementes dentro de casa no final do inverno, transferindo-as para o jardim cerca de um mês antes da última geada prevista na primavera.

Como plantar cebolinho

O cebolinho pode ser cultivado a partir de sementes colocadas dentro de casa no final do inverno, mas são necessários alguns anos para que as plantas cultivadas a partir de sementes cresçam o suficiente para começar a colher. Em vez disso, faz mais sentido desenterrar um tufo de cebolinho de um amigo jardineiro. A maioria dos jardineiros tem cebolinho nos seus jardins e um tufo estabelecido pode ser facilmente dividido para partilhar.jardim anterior e poço de água.

Como plantar alhos franceses

Os alhos-franceses são geralmente cultivados a partir de sementes iniciadas dentro de casa no final do inverno. Semeie as sementes numa mistura leve para vasos sob luzes de cultivo ou numa janela ensolarada, plantando as sementes apenas a 1/4 de polegada de profundidade. Endureça e transplante as plântulas para o jardim 3-4 semanas antes da última geada da primavera. Também pode comprar plântulas de alho-francês num viveiro local. Espace as plantas a 15 cm de distância e as filas a 20 a 24 cm de distância.

Como plantar rampas

Esta cultura requer alguma paciência para se estabelecer. As rampas cultivadas a partir de sementes demoram até sete anos a atingir um tamanho que permita a colheita, enquanto as cultivadas a partir de bolbos estão prontas em dois a três anos. Para uma maior probabilidade de sucesso, plante as rampas no seu local preferido: por baixo de árvores de folha caduca. A forma correcta de adicionar rampas ao seu jardim é cultivá-las a partir de sementes, adquirir bolbos online ou replantar plantas de umSe encontrar plantas num mercado de agricultores, coloque-as no seu jardim assim que chegar a casa, espaçando-as a 15 cm de distância e regando bem.

Veja também: Cultivo de orelhas de elefante em vasos: Dicas e conselhos para o sucesso

As rampas crescem melhor num jardim florestal ou numa floresta alimentar debaixo de árvores de folha caduca.

Como cultivar cebolas perenes

Como já foi referido, as cebolas perenes são plantas que requerem poucos cuidados, mas há algumas tarefas que pode fazer para ajudar a maximizar a produção. Para todos os tipos de cebolas perenes, mantenha-se a par das plantas indesejadas, arrancando as ervas daninhas à medida que brotam. Eu uso o meu escarificador Cobrahead, mas também pode usar uma enxada de cabo comprido. Uma cobertura de palha também pode reduzir as ervas daninhas e reter a humidade do solo. A maioria dos tipos de cebolas cresce melhor em solos bemmas necessitam de uma rega profunda ocasional no verão se o tempo tiver sido quente e seco.

Como cultivar cebolas egípcias

Não demorará muito para que os bolbos da cebola egípcia se instalem e dêem origem a um novo crescimento. Ajude-os arrancando as ervas daninhas e regando profundamente de poucas em poucas semanas, se não tiver chovido. As tarefas anuais incluem a cobertura com uma polegada de composto em cada primavera e a aplicação de um fertilizante vegetal orgânico completo à volta das plantas.

Como cultivar cebolas do País de Gales

São necessários dois a três anos para que as cebolinhas cresçam e comecem a dividir-se, mas o jardineiro não tem muito a fazer. Remova as ervas daninhas, regue profundamente de poucas em poucas semanas se não tiver chovido e cubra as plantas com uma polegada de composto na primavera. As plantas florescem em meados do verão, com grandes flores brancas que atraem abelhas e outros polinizadores.ou deixá-las germinar e engrossar a touceira.

Como cultivar cebolas batatais

As cebolas batatais são bastante despreocupadas no jardim. Eu aplico um pouco de composto em cada outono, mas geralmente deixo-as fazer o seu trabalho. Se eu vir que o canteiro está a ficar superlotado e que a produção de folhagem e o tamanho dos bolbos começa a diminuir, eu rejuvenesço o canteiro. Isto é rápido e fácil. Desenterro os tufos de bolbos, divido-os, altero o solo e replanto. Se tiver espaço de jardim não utilizado, podeA rotação da cultura de tempos a tempos é benéfica para reduzir potenciais problemas de pragas e doenças.

As cebolas galesas crescem nos meus canteiros elevados, mas também no meu politúnel. As cebolas do politúnel fornecem folhas frescas durante todo o inverno.

Veja também: Se tiver uma colheita abundante de tomatillos, faça salsa verde!

Como cultivar cebolinho

Uma vez estabelecidas, as cebolinhas precisam de poucos cuidados e manutenção. Aplico uma polegada de composto no solo à volta das minhas plantas de cebolinho na primavera e corto as plantas até ao solo depois de florescerem no início do verão. Isto remove os caules lenhosos das flores e promove o crescimento de folhas frescas.

Como cultivar alhos franceses

A tarefa mais importante para os alhos franceses é fornecer água consistente para encorajar um crescimento saudável. À medida que as plantas crescem no verão, eu também amontoo terra à volta dos caules ou uso um colar de cartão para bloquear a luz e branquear os caules. O branqueamento aumenta a parte comestível da planta. Para um canteiro perene de alhos franceses, aplique composto na primavera e uma aplicação de um fertilizante vegetal orgânico.

Como cultivar rampas

As rampas demoram vários anos a estabelecer-se e pode ajudar a dar-lhes um bom começo, removendo as ervas daninhas que aparecem. Aumente a capacidade de retenção de humidade do seu solo, cobrindo a área com uma polegada de composto ou folhas cortadas em cada outono. Em tempos de seca, regue profundamente o canteiro de poucas em poucas semanas.

Como colher cebolas perenes

Uma das maiores vantagens de cultivar cebolas perenes é o facto de poder usufruir de vários rendimentos durante um longo período de tempo.

Como colher as cebolas egípcias

Há várias maneiras de apreciar as cebolas ambulantes egípcias. A nossa principal produção é a folhagem, que emerge no início da primavera. Cortamos as folhas ocas conforme necessário e utilizamo-las como cebolas verdes. Também pode cortar todo o caule, não apenas a folha. A parte subterrânea do caule pode ser descascada para revelar o seu interior branco tenro e utilizamo-lo como cebolinhas ou alhos franceses. Também colhemos os bolbosPodem ser consumidas como cebolas pequenas (são bastante picantes) e são boas em conserva.

Como colher as cebolas de Gales

As cebolas de Gales podem ser escavadas em qualquer altura em que estejam suficientemente grandes para serem colhidas. Eu utilizo uma espátula de jardim para soltar e levantar as cebolas. Arrancá-las ou puxá-las do solo pode partir os caules. Se desenterrar mais do que pretendia, basta colocar as cebolas extra no solo.

Comemos as folhas herbáceas do cebolinho, bem como as flores cor-de-rosa, que dão cor às saladas e a outros pratos.

Como colher cebolas de batata

Não é preciso muito tempo para que um canteiro de cebolas batatais se estabeleça num tufo de bom tamanho. Nessa altura, arranco os bolbos e as verduras conforme necessário. Pode desbastar seletivamente se achar que algumas das plantas ficaram sobrelotadas. Ou pode desenterrar toda a colheita com um garfo de jardim no final do verão, quando os topos amarelecem e caem. Deixe os bolbos curarem num local bem ventilado durante algumas semanas, apare asReplantar uma parte da colheita no outono para obter cebolas na estação seguinte.

Como colher cebolinho

As plantas de cebolinho oferecem meses de rebentos tenros e herbáceos para cortar para as refeições. Se só precisar de um pouco, use os seus dedos para beliscar caules individuais. Para colheitas maiores ou cebolinho suficiente para congelar ou secar, corte feixes de folhas usando tesouras de jardinagem. Para saber mais sobre como colher cebolinho, não deixe de consultar este artigo detalhado.

Como colher os alhos franceses

Para estabelecer uma colónia perene de alhos-franceses no seu jardim, comece por plantar o dobro dos alhos-franceses que pretende comer nesse primeiro ano. Isto dá-lhe alhos-franceses para comer e alhos-franceses para perenizar. Cave os caules, conforme necessário, no outono e no inverno, utilizando uma forquilha de jardim para levantar as plantas do solo. Certifique-se de que deixa cerca de metade da colheita. Na primavera, cubra as plantas restantes com composto eNo outono (o segundo outono das plantas), comece a colher modestamente, retirando um ou dois rebentos laterais por planta. No terceiro ano, as plantas terão formado uma boa touceira e poderá retirar os caules conforme necessário.

Para aumentar a parte comestível do alho-francês, pode branquear os talos. Utilize um colarinho de cartão ou amontoe terra à volta da planta.

Como colher as rampas

Deixe que a sua plantação de rampas cresça durante alguns anos. Quando chegar a altura de começar a colher as plantas, seja seletivo e desbaste os tufos maiores. Não retire mais de 10% da plantação de cada vez. Embora os bolbos sejam comestíveis, as folhas e os caules são os melhores para comer. Utilize cuidadosamente uma faca afiada para cortar as folhas até ao solo. Ao deixar os bolbos no lugar, pode garantir que a sua plantação de rampas regressa todos os anosano após ano.

Para mais informações sobre o cultivo de legumes da família da cebola, não deixe de consultar estes artigos pormenorizados:

    Cultiva cebolas perenes no seu jardim?

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.