Poda das plantas de pimento para melhorar a saúde e o rendimento das plantas

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

O debate sobre se se deve ou não podar os tomateiros parece ser uma constante no mundo da jardinagem. Há um milhão de maneiras diferentes de o fazer e cada um jura que a sua maneira é a melhor. Como resultado, a poda da segunda cultura mais popular da horta - os pimentos - parece ser sempre esquecida. Mas sabia que a poda dos pimentos pode resultar em muitos benefícios? Conheço muitos jardineiros que não o fazemNão há dúvida de que os pimenteiros não podem ser podados, mas há muitas boas razões para dar uma poda estratégica e oportuna aos seus pimenteiros.

Razões para podar os pimenteiros

Se for efectuada no momento certo, a poda adequada favorece a formação de caules fortes e robustos, uma boa ramificação, a redução da pressão de doenças e pragas, frutos que amadurecem rápida e uniformemente e, para muitas variedades de pimento, também resulta numa melhor produção.

Embora a poda dos pimentos não seja 100% necessária, pode melhorar a saúde da planta.

É necessário podar os pimenteiros?

Tal como acontece com os tomates, a resposta é não; não é necessário. Mas tem benefícios? Absolutamente. Tem de podar os seus pimenteiros para obter uma boa colheita? Certamente que não. Mas, depois de aperfeiçoar as técnicas de poda abaixo, não há dúvida de que a poda dos pimenteiros resulta em muitas vantagens que fazem com que valha bem a pena o seu tempo e energia.

A poda correcta não é difícil de fazer, desde que se concentre nas melhores técnicas e no momento certo.

Quando podar os pimenteiros

Existem três épocas principais para a poda do pimenteiro, e o tipo de técnica de poda a utilizar depende da época. As três principais épocas de poda do pimentão são: início da estação, meia estação e fim da estação. Vamos discutir cada uma destas três épocas de poda da pimenta e as técnicas específicas a utilizar durante cada período de tempo.

Veja também: Caixote de compostagem DIY: ideias rápidas e fáceis para fazer o seu próprio caixote de compostagem

Poda dos pimentos no início da estação

Os principais objectivos da poda dos pimentos no início da estação são

- para melhorar a ramificação das plantas

- para favorecer uma boa produção de raízes

- para permitir uma boa circulação do ar

Eis as três principais formas de podar os pimenteiros no início da estação.

1. podar o ponto de crescimento para melhorar a ramificação

Podar o ponto de crescimento principal quando as plantas são muito pequenas. Na fase de transplante, basta remover a parte superior do crescimento, até um conjunto de folhas. Beliscar ou podar o ponto central de crescimento de uma planta jovem promove a ramificação e o crescimento arbustivo. Isto é especialmente importante para as variedades de frutos pequenos que normalmente têm muita ramificação. Exemplos seriam os pimentos shishito, Thai hot, habanero, fish e jalapeno, entre muitos outros.

Este método de poda dos pimentos é menos importante para os pimentões, poblanos, cubanelles e outros tipos de frutos grandes que crescem naturalmente numa grande planta em forma de Y. De facto, a remoção do ponto de crescimento pode atrasar o crescimento das variedades de frutos grandes.ramificação e uma planta mais arbustiva e com mais flores.

A poda ou a pinça do ponto de crescimento de um jovem pimento transplantado melhora a ramificação em muitas variedades.

2) Retirar as flores precoces do pimento para favorecer o desenvolvimento de raízes saudáveis

Podar as primeiras flores para melhorar o crescimento das raízes. Pode parecer contra-intuitivo remover as flores se quiser muitos pimentos, mas ao plantar jovens transplantes de pimentos no jardim, quer que as plantas se concentrem primeiro no estabelecimento de um sistema radicular robusto e extenso antes de colocarem qualquer energia na produção de flores e frutos. Podar os pimentos cortando simplesmente quaisquer flores que se formem durante as primeiras 2 a 3 semanas após a plantação.Se as suas plantas já tiverem flores quando as comprar no viveiro, retire as flores antes de as plantar.

Cortar as primeiras flores dos seus pimentos permite que as plantas desenvolvam um sistema radicular mais extenso no início do seu crescimento.

3. podar os rebentos laterais extra para uma boa circulação do ar

Podar as plantas jovens de pimento com alguns caules principais no início da estação Este método de poda dos pimenteiros limita as doenças e aumenta a quantidade de luz solar que chega ao interior da planta. Uma vez que as doenças fúngicas se desenvolvem em condições de humidade, a poda dos rebentos laterais extra - especialmente os que se formam muito abaixo da planta - mantém o ar em movimento e ajuda a folhagem a secar rapidamente após uma chuva.

Remova os rebentos laterais grandes das plantas jovens de pimento para incentivar um caule principal forte e robusto.

Poda de meia estação dos pimenteiros

Os principais objectivos da poda dos pimentos no verão são:

- para proteger das pragas

- para limitar as doenças

Veja também: Plantas perenes de baixo crescimento: Escolher opções de plantas curtas para o jardim

- para evitar que as plantas fiquem demasiado pesadas com folhagem

Eis os três principais métodos de poda dos pimenteiros a meio da estação.

1) A poda dos pimentos para limitar as pragas consiste em retirar as folhas mais baixas

Podar as folhas mais baixas para as manter afastadas das pragas que vivem no solo. As lesmas e caracóis e outras pragas acham a folhagem do pimento deliciosa. Quando as folhas do pimento tocam no solo, ou estão muito perto do chão, estas pragas do pimento têm mais facilidade em aceder a uma fonte de alimento favorita. Use uma tesoura afiada para podar todas as folhas mais baixas das suas plantas de pimento até que os 15 a 20 cm mais baixos do caule estejam sem folhas.

A remoção das folhas que entram em contacto com o solo ou a cobertura vegetal limita os danos causados por lesmas, caracóis e outras pragas ao nível do solo.

2. podar para evitar as doenças do pimento e limitar a sua propagação

Podar as folhas danificadas para evitar a propagação de doenças e remover as folhas que entram em contacto com o solo para evitar as doenças transmitidas pelo solo. As doenças fúngicas propagam-se rapidamente de folha para folha. Podar semanalmente os pimenteiros para remover as folhas amareladas, manchadas ou podres ajuda muito a limitar as doenças fúngicas comuns aos pimentos. Deve também cortar todas as folhas ou ramos que estejam em contacto direto com o solo, mesmo que estejam mais acima nas plantas e se arqueiem para tocar no solo.

Corte as folhas que apresentem sinais de possíveis doenças fúngicas ou as que estejam em contacto direto com o solo.

3. cortar os rebentos para favorecer a boa forma da planta

Remover os rebentos das variedades de pimentos de frutos grandes para promover uma boa forma geral da planta Os pimentos de frutos grandes, como os pimentões e os outros acima referidos, têm um hábito natural de crescimento em forma de Y. Recomendo a poda de quaisquer rebentos que ameacem esta forma natural (os rebentos são pequenos rebentos que crescem a partir dos nós onde as folhas encontram os caules).No entanto, NÃO deve remover os rebentos e os rebentos laterais dos pimentos de frutos mais pequenos que têm um hábito de crescimento mais arbustivo. Para estas variedades, quanto mais rebentos tiver, mais frutos poderá colher.

As ventosas são os pequenos rebentos que se desenvolvem no ponto de encontro das folhas com os caules, que podem ser podados nas variedades de frutos maiores, mas que podem ser deixados de lado nas pimentas que formam muitos frutos mais pequenos.

Métodos de poda dos pimentos na época tardia

Os principais objectivos da poda dos pimentos no final da estação são

- apressar a pimenta "colorir"

- forçar os frutos a amadurecer antes da chegada de uma geada

Eis as duas principais maneiras de podar os pimenteiros no final da estação.

1. podar as folhas extra para permitir que a luz do sol chegue aos frutos em desenvolvimento

Poda dos pimenteiros para eliminar as folhas ou os ramos que se encontram diretamente sobre os frutos Embora se possa comer todos os pimentos quando estão verdes, muitos tipos de pimentos destinam-se a amadurecer para uma cor mais brilhante que atrai melhor os mamíferos e as aves que comem e dispersam as sementes. Muitas vezes também sabem melhor quando atingem a sua coloração completa. Muitas (mas não todas) variedades deOs pimentos vermelhos, cor de laranja, amarelos e até roxos precisam de ser deixados nas plantas durante muito tempo antes de desenvolverem as suas cores ricas. Outras variedades exibem a sua coloração brilhante mesmo quando os frutos são imaturos. Se estiver a cultivar um tipo de pimento que precisa de "colorir", a poda das folhas pendentes acelera o processo.

No final da estação, apare as folhas que se sobrepõem aos frutos para os encorajar a colorir-se antes do fim da estação.

2) A cobertura das plantas obriga os pimentos a amadurecerem e a atingirem o seu tamanho e cor máximos mais rapidamente

Para o pimento, podar todos os pontos de crescimento cerca de 3 a 4 semanas antes da chegada da primeira geada prevista. Isto obriga todos os restantes pimentos a amadurecerem e a desenvolverem a sua cor completa. Utilize uma tesoura de poda para aparar os 3 a 6 centímetros superiores de cada ramo e rebento lateral. Remova também quaisquer flores e frutos imaturos que definitivamente não amadurecerão antes da chegada da geada. Ao fazê-lo, obriga a planta a transferir a sua energia para o processo de amadurecimento. Esta é a forma mais fácil de conseguir que os frutos "ganhem cor"antes da chegada da geada.

Perto do fim da estação de crescimento, cubra os seus pimenteiros para encorajar os frutos a desenvolver toda a sua cor e sabor.

Mais algumas dicas para a poda dos pimenteiros

Como pode ver, estas 3 formas de podar os pimentos no início da estação, 3 a meio da estação e 2 no final da estação resultam em plantas mais saudáveis e em rendimentos mais elevados. Independentemente do que decidir fazer no seu jardim, eis mais alguns aspectos a ter em conta quando pensar em como podar os pimenteiros.

  • Certifique-se sempre de que as suas podadoras estão limpas. Uma vez que as doenças se podem propagar no equipamento, pulverize as suas podadoras com um desinfetante em aerossol (como este ou este), ou mergulhe-as numa solução de lixívia a 10% antes de as utilizar.
  • Podar sempre num dia seco. Os esporos de fungos adoram entrar nas plantas através das feridas de poda. Eles também adoram a humidade. Faça a sua poda quando não houver previsão de chuva e as plantas estiverem secas.
  • Deite sempre a folhagem doente no lixo e não no composto.
  • Os pimentos são susceptíveis ao vírus do mosaico do tabaco, que pode facilmente passar das mãos de um fumador para as feridas de poda. As plantas infectadas com este vírus têm de ser eliminadas.

Se podar corretamente os pimentos durante estas três épocas chave, as suas plantas pagar-lhe-ão com um crescimento saudável e rendimentos elevados.

Para mais informações sobre o cultivo de pimentos e outros vegetais, consulte estes excelentes artigos:

- O pimentão: uma herança viva

- Qual a distância entre pimentos a plantar

- Cultivo de pimentos picantes

- Como gerir a podridão da extremidade da flor nos pimentos

- Iniciar uma horta no pátio

Se tem podado os pimenteiros, gostaríamos de ouvir a sua experiência na secção de comentários abaixo.

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.