Identificar e alimentar as lagartas de rabo de andorinha preto

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Quando vê uma lagarta em endro no seu jardim - ou noutras plantas - pode ficar assustado, enojado ou irritado por a sua planta estar a ser sistematicamente dizimada. Eu fico entusiasmado, porque sei que é uma lagarta de cauda negra ( Papilio polyxenes E essa borboleta vai tornar-se um dos muitos polinizadores valiosos do meu jardim.

Veja também: Colheita da abóbora de inverno

Vejo numerosos tipos de borboletas rabo de andorinha a esvoaçar pela minha propriedade, pousando em várias plantas anuais e perenes. São das maiores e mais comuns borboletas que vemos nos nossos jardins - existem cerca de 550 espécies de rabo de andorinha no mundo! O rabo de andorinha preto (muitas vezes referido como rabo de andorinha preto oriental) pode ser encontrado em grande parte da América do Norte.

As caudas das asas posteriores de uma borboleta rabo de andorinha parecem-se com as de uma andorinha-das-chaminés, daí o seu nome comum.

A cauda das borboletas de cauda de andorinha é parecida com a de uma andorinha-das-chaminés, o que pode ser útil para fugir de predadores, como os pássaros. Se um pouco da cauda for arrancada, a borboleta ainda pode sobreviver. Penso que pode ter sido isso que aconteceu a esta borboleta de cauda de andorinha de aspeto esfarrapado que vi numa das minhas plantas de zínia.

Muitos artigos centram-se nas plantas que atraem abelhas, borboletas e beija-flores, mas também é muito importante fornecer plantas e árvores para as fases larvares das lagartas, as chamadas plantas hospedeiras. O meu artigo sobre plantas hospedeiras de borboletas explica a importância destas plantas no ciclo de vida das borboletas. E a Jessica também escreveu um artigo com uma lista de plantas que são fontes de alimento para as larvas de algumasHoje vou centrar-me na identificação e alimentação das lagartas de rabo de andorinha preto.

Encontrar e identificar uma lagarta em endro ou noutras plantas hospedeiras de rabo-de-gato preto

Onde vivo, no sul do Ontário, tenho encontrado lagartas nas minhas plantas de endro desde o início de junho até ao final de agosto. Há duas gerações ou ninhadas de borboletas de cauda de andorinha durante a estação de crescimento.

As lagartas da cauda de andorinha preta de instar inicial são pretas com pontos laranja, um centro branco e um dorso de aspeto espinhoso.

Encontrar os ovos é complicado - normalmente acabo por encontrar apenas as lagartas. Mas se estivermos atentos, os ovos parecem-se um pouco com pequenas ovas de peixe amarelas. As lagartas passam por cinco "instares" ou fases de desenvolvimento. E podem ter um aspeto muito diferente nas suas fases mais jovens do que quando estão gordas e prontas para formar uma crisálida.

Em cada fase do instar, a lagarta muda a sua pele. Na fase inicial do instar, as lagartas parecem-se um pouco com excrementos de pássaros, provavelmente para dissuadir os predadores. São de cor preta com pontos cor de laranja e um centro branco, e parece que têm pequenos espinhos no dorso. À medida que crescem, a fase do instar médio da lagarta da cauda de andorinha ainda inclui espinhos, mas a lagarta é mais preta eDurante os últimos instares, a lagarta da cauda de andorinha torna-se verde-limão com riscas pretas e amarelas. O dorso espinhoso desaparece. E estão mais perto de formar uma crisálida. A minha esperança é sempre que pulem antes que os pássaros as encontrem!

À medida que as lagartas da cauda de andorinha vão mudando de cor ao longo das suas fases instares, começam a perder as protuberâncias de aspeto espinhoso no dorso.

O que cultivar para alimentar as lagartas da cauda de andorinha preta

Um tipo de planta não alimenta todas as lagartas de borboletas. Todas elas dependem de diferentes espécies de plantas, conhecidas como plantas hospedeiras. Por exemplo, a erva-leiteira é a única planta hospedeira de larvas da lagarta da borboleta monarca. Apiaceae ou Umbelíferas que incluem o endro, a cenoura, a salsa, o funcho, a arruda e a renda da rainha Ana.

Adoro ver as lagartas de cauda de andorinha a comerem sistematicamente as folhas de endro e de salsa. Na imagem, uma lagarta no endro. Cultivo várias plantas de salsa de folhas planas e encaracoladas e deixo o endro semear e semear sozinho num dos meus canteiros elevados, por isso tenho sempre muitas ervas favoritas das lagartas de cauda de andorinha para partilhar.

Existem também algumas espécies de plantas nativas que são hospedeiras das lagartas da cauda de andorinha preta, incluindo a Alexander dourada ( Zizia aurea ) e o pimpinela amarelo ( Taenidia integerrima As flores de ambos se assemelham a flores de endro.

Uma vez cheguei a casa de férias e encontrei uma planta de salsa num pequeno recipiente coberta por quase uma dúzia de lagartas de rabo de andorinha preto do leste! Havia cocó por todo o terraço e a salsa estava quase completamente desfolhada. Comprei outra planta e coloquei-a ao lado do vaso para as lagartas desfrutarem. Assim que elas desapareceram, a salsa começou a crescer novamente.

Se cultivar ervas aromáticas, como a salsa e o endro, recomendo que plante algumas em diferentes locais do jardim, para que tenha muito para saborear no seu prato e para que as lagartas da cauda de andorinha tenham muito para saborear à medida que vão passando pelas suas fases instares.

Veja também: Cultivo de feijão verde: saiba como plantar, cultivar e colher uma colheita abundante de feijão verde

O que fazer se vir uma lagarta no endro e noutras plantas hospedeiras

A resposta curta é deixá-las comer! A outra resposta é cultivar mais daquilo que elas gostam de comer se o seu apetite estiver a interferir com as suas colheitas. Deixo o meu endro ir para as sementes na minha horta, por isso tenho MUITAS plantas de endro da primavera ao outono. Simplesmente arranco as que atrapalham a plantação de outros vegetais e ervas, mas sobra muito para as lagartas - e para as minhas refeições.

O dorso desta lagarta de rabo de andorinha preto quase parece ter sido pintado à mão. Se vir uma no seu jardim, encorajo-o a deixá-la comer qualquer planta em que esteja!

Também é possível deslocar (com cuidado) uma lagarta de rabo de andorinha do endro para outra planta hospedeira, embora elas não gostem de ser deslocadas quando estão prontas para a muda. Quando alarmadas, surgem o que parecem ser pequenas antenas cor de laranja. E emitem um odor. Essas "antenas" são, na verdade, um órgão chamado osmetierium , que é utilizado para avisar os predadores.

Uma borboleta preta de rabo de andorinha, acabada de sair da crisálida, a secar as asas. A minha irmã tem uma tenda especial para borboletas para criar lagartas.

Mais conselhos, identificação e dicas de cultivo favoráveis aos polinizadores

O livro Jardinagem para borboletas da Xerces Society é útil quando se trata de identificar os tipos de borboletas que pode encontrar no seu jardim, bem como o que plantar para apoiar as fases de vida da lagarta e da borboleta.

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.