Flor de brócolos: Porque é que as plantas de brócolos se estragam e o que fazer

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

A maioria das variedades produz cabeças em forma de cúpula, que são colhidas quando os pequenos botões ainda estão bem fechados. No entanto, se esperar demasiado tempo para colher, se plantar mudas com raízes ou se o seu jardim tiver condições ambientais que afectem o crescimento das plantas, acabará por ter uma flor de brócolos.Os brócolos florescem e o que se pode fazer para evitar que isso aconteça.

Veja também: A que profundidade plantar batatas para obter plantas saudáveis e grandes colheitas

Há muitas razões pelas quais uma planta de brócolos floresce. Idealmente, os jardineiros devem colher as cabeças de brócolos quando estão bem cheias de pequenos botões verde-escuros.

O que é uma flor de brócolo?

Não é raro que as plantas de brócolos se tornem bolhas, o que significa que a planta começou a florescer, o que pode afetar a qualidade da colheita para comer ou armazenar. O primeiro sinal de uma flor de brócolos é que a cabeça se solta e os pequenos botões verdes começam a inchar. Podem até começar a mostrar a cor amarela das flores. Uma vez iniciado este processo, demora apenas alguns dias para que as plantasAs flores amarelas brilhantes dos brócolos são muito bonitas, mas não é por isso que cultivamos brócolos. Queremos cabeças verde-escuras de floretes bem compactados. Por isso, vamos aprender mais sobre a razão pela qual os brócolos se enroscam.

Porque é que os brócolos florescem?

Agora que já sabemos um pouco mais sobre o que significa os brócolos ficarem estragados, vamos explorar as causas do estragamento. Abaixo encontrará 8 razões pelas quais os seus brócolos podem começar a florescer.

Os brócolos podem ficar com bolhas ou botões se as plântulas estiverem em vaso ou demasiado maduras na altura da plantação.

Veja também: Armazenamento de sementes no fim do verão

1) A plantação de plântulas demasiado maduras pode provocar a floração dos brócolos

Existem duas formas de plantar brócolos num jardim: 1) semear sementes ou 2) transplantar plântulas. Normalmente, transplanto as plântulas no meu jardim para começar logo a colheita. Também acho que começar com plantas jovens reduz a perda de plântulas devido a lesmas esfomeadas e outras criaturas. Para iniciar as plântulas de brócolos dentro de casa, semeie as sementes sob luzes de cultivo ou numa janela ensolarada 4 a 5 semanas antesSão geralmente muito rápidas a germinar e pode esperar ver as plantas jovens emergirem em 7 a 10 dias.

Se começar a semear brócolos dentro de casa demasiado cedo, acabará por ter plântulas stressadas e presas ao vaso quando estiver pronto para as levar para o exterior. Esse stress pode fazer com que as plantas imaturas de brócolos "abotoem". O abotoamento ocorre quando uma planta jovem produz uma pequena cabeça no início da estação. A cabeça nunca cresce até um tamanho que possa ser colhido e as plantas devem ser arrancadas e atiradas para o composto. Para reduzir oA ocorrência de abotoamento inicia as sementes dentro de casa na altura certa, endurece-as e transplanta-as para o jardim enquanto as plântulas ainda estão saudáveis e vigorosas.

Se comprar brócolos num centro de jardinagem, retire-os cuidadosamente da embalagem ou do recipiente para inspecionar as raízes. Se o sistema radicular estiver muito maduro e houver muitas raízes em círculo, não compre as plântulas.

Os brócolos crescem melhor quando plantados num canteiro solarengo com um solo fértil e bem emendado.

2) Reduzir a floração plantando os brócolos num local ideal

Tal como a maioria dos legumes, os brócolos precisam de sol pleno. Um canteiro que ofereça pelo menos 8 horas de luz solar direta por dia é perfeito. Pode cultivar brócolos num jardim enterrado, em canteiros elevados ou mesmo em recipientes. Se cultivar em vasos, opte por vasos grandes ou jardineiras de tecido para minimizar o stress das plantas. Devem ter pelo menos 16 polegadas de diâmetro e 12 polegadas de profundidade. Os vasos pequenos secam rapidamente, resultando emÉ também essencial um solo bem drenado. Evite plantar sementes de brócolos ou plântulas em canteiros onde a água não escorra rapidamente, pois podem apodrecer ou morrer.

3) O frio ou o calor excessivos podem provocar a floração dos brócolos

A temperatura ideal para uma cultura de clima frio como os brócolos, um membro da família das couves, situa-se entre os 15 e os 21 C. É difícil prever o que a Mãe Natureza nos reserva em termos meteorológicos, mas se as temperaturas descerem abaixo dos 13 C durante um período de tempo prolongado, as jovens plantas de brócolos podem enroscar-se ou produzir uma flor de brócolos. Procure transplantar as plântulas assim que o soloe as temperaturas nocturnas são ambas seguramente superiores a 60F.

As temperaturas frias podem fazer com que a planta dos brócolos floresça, mas as temperaturas quentes também podem. Uma temperatura superior a 30ºC tem impacto no crescimento e desenvolvimento da cabeça dos brócolos. As plantas não formam cabeças lisas e arredondadas com botões de tamanho uniforme. Em vez disso, as cabeças dos brócolos crescem irregulares e irregulares com botões de tamanhos variados. São boas para comer, mas não são tão apelativas visualmente e não duram muito tempo nojardim.

Os brócolos que florescem perdem a sua qualidade alimentar, mas são atractivos para os polinizadores, como as abelhas, e para os insectos benéficos.

4) A sobrelotação das plantas de brócolos pode provocar a sua floração

Como já foi referido, as plantas de brócolos sujeitas a stress são propensas a aparafusar. Reduza o stress das plantas espaçando as sementes ou as plântulas de brócolos à distância adequada. Leia o pacote de sementes para obter recomendações específicas sobre o espaçamento entre variedades. Geralmente, as sementes de brócolos são espaçadas uma polegada e, eventualmente, desbastadas para 12 a 18 polegadas. Se transplantar as plântulas, espaçá-las 12 a 18 polegadas. Espaçar as linhas 18 a 36Mais uma vez, o espaçamento entre plantas depende da variedade que está a plantar.

5) Reduzir o stress provocado por ervas daninhas, insectos e outras pragas para impedir o aparecimento de bolhas

A concorrência das ervas daninhas ou os danos provocados por insectos e outras pragas podem stressar as plantas e resultar no aparecimento de bolhas nos brócolos. As plântulas jovens de brócolos não competem bem com ervas daninhas agressivas ou densas do jardim. Se tiverem de lutar por água, nutrientes e luz solar, podem perder para as ervas daninhas. Tente arrancar as ervas daninhas com frequência e utilize uma cobertura vegetal como palha ou folhas trituradas para reduzir o crescimento de ervas daninhas à volta das plantas de brócolos.A minha ferramenta de monda de cabo curto preferida é uma Cobrahead e a minha ferramenta de monda de cabo longo preferida é uma enxada colinear.

As pragas mais comuns dos brócolos incluem lesmas, pulgões, lagarta da couve importada, larvas brancas, vermes e vermes cortadores. Uma forma fácil de evitar que pragas como a lagarta da couve importada ou os pulgões mordisquem as plantas de brócolos é colocar uma rede para insectos ou uma cobertura leve em arcos por cima do canteiro.Isto evita que uma praga se esgueire por baixo.

O primeiro sinal de que os brócolos estão a ficar com bolhas é o facto de as cabeças começarem a soltar-se e os botões começarem a inchar.

6) Um solo infértil ou pobre pode provocar a floração dos brócolos

Um solo fértil com um pH entre 6,0 e 6,8 é o ideal para os brócolos. Eu testo o solo da minha horta de 2 em 2 ou de 3 em 3 anos, utilizando um kit de teste de solo ou enviando uma amostra para o meu gabinete de extensão local. Os resultados dizem-me se preciso de aplicar calcário no meu solo naturalmente ácido ou adicionar fertilizantes para corrigir um desequilíbrio de nutrientes.

A minha estratégia é simples: antes de plantar, altero o solo com uma polegada de composto ou estrume bem apodrecido. Também incorporo um fertilizante vegetal orgânico de libertação lenta no solo para garantir um bom fornecimento de nitrogénio, fósforo, potássio e outros nutrientes essenciais. Trate os brócolos 6 semanas após o transplante com um fertilizante mais granular ou utilize um fertilizante vegetal líquido todos os dias2 a 3 semanas durante a estação de crescimento para promover um crescimento saudável e cabeças grandes.

7) O stress hídrico pode provocar o aparecimento de flores nos brócolos

Os brócolos, bem como outros vegetais da família da couve, como a couve-de-bruxelas e a couve-flor, têm sistemas radiculares pouco profundos, o que significa que precisam de rega regular para formarem plantas vigorosas. Utilizo uma varinha de rega de cabo comprido para distribuir uma polegada de água na base de cada planta semanalmente. Se não tiver a certeza se deve regar, enfie o dedo no solo do canteiro. Se estiver secoUma camada de cobertura vegetal na superfície do solo não só reduz o crescimento de ervas daninhas, como também ajuda a reter a humidade do solo. Aplique 2 a 3 polegadas de palha, folhas trituradas ou aparas de relva não tratadas e sem ervas daninhas à volta das plantas.

8) Colher as cabeças dos brócolos na altura certa para parar a floração

Uma das maiores vantagens de ter uma horta é colher as suas colheitas quando estas atingem o pico de sabor, qualidade e nutrição. Saber aproximadamente quando é que a sua colheita de brócolos estará pronta para ser colhida começa com a leitura da informação "dias até à maturidade" indicada no pacote de sementes. Cada variedade de brócolos tem um determinado intervalo de tempo que necessita para passar da semente à colheita. A maioria dos brócolosas variedades necessitam de 60 a 70 dias para atingir a maturidade.

Se esperar demasiado tempo, as flores dos brócolos desenvolvem-se e os floretes começam a separar-se, os botões individuais incham e a cor amarela das flores torna-se visível.

Pode-se comer uma flor de brócolos?

Se encontrar um brócolo a florescer no seu jardim, pode perguntar-se se ainda é comestível. É, embora os legumes que se transformaram em bolhas tenham frequentemente um sabor mais amargo. Idealmente, procure cortar as cabeças dos brócolos na fase de botões apertados, quando a cabeça está firme. Se vir uma planta a começar a transformar-se em bolhas, colha a cabeça imediatamente. Não se esqueça de que os talos, caules e folhas dos brócolos também são comestíveis.Estas cabeças mais pequenas de brócolos produzem uma cultura secundária, pelo que nem tudo está necessariamente perdido se descobrir que a cabeça principal dos seus brócolos está a florescer.

Se, por acaso, se ausentar da sua horta durante alguns dias e chegar a casa e encontrar plantas de brócolos em plena floração, pode colher algumas das pequenas flores e polvilhá-las em saladas ou outros pratos. Ou pode deixar as plantas florescer para as abelhas, polinizadores e insectos benéficos. Eles adoram as flores amarelas!

Para mais informações sobre o cultivo de brócolos e outros legumes relacionados, não deixe de consultar estes artigos detalhados:

    Os brócolos já floresceram?

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.