Benefícios e dicas para jardins de chuva: Planear um jardim para desviar, captar e filtrar a água da chuva

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Os jardineiros podem enfrentar muitos desafios na sua propriedade - condições de solo pobres, declives acentuados, plantas invasoras, raízes que produzem juglone, problemas com insectos e pragas de quatro patas, entre outros. Um jardim de chuva aborda o desafio colocado pelas fortes tempestades, especialmente se estas deixarem constantemente uma área húmida na sua propriedade,Um jardim de chuva não é apenas uma solução prática para um jardineiro, mas também ajuda o ambiente em geral.

Este artigo abordará os benefícios de um jardim de chuva, bem como a forma de planear um jardim de chuva residencial típico e oferecerá algumas sugestões sobre o que plantar.

O jardim circundante é composto por plantas autóctones e um canal de pedra de rio, que desvia a água dos alicerces da casa e serve também de drenagem. Fotografia de Mike Prong da Fern Ridge Eco Landscaping Inc.

O que é um jardim de chuva?

Durante cada grande chuva, quando a água escorre pelas entradas e passeios, e pelos telhados, lava tudo o que encontra no seu caminho - químicos, fertilizantes, sujidade, sal da estrada - para os esgotos pluviais, bem como para os nossos lagos, rios e ribeiros.Filtra lentamente parte da água da chuva, capturando e retendo a água da chuva que escorre dos pátios, das calhas, dos caminhos e da própria chuva.

Quando estava a pesquisar Jardinagem no jardim da frente Gostei da forma como Mike Prong, profissional certificado em paisagismo de fusão, descreveu um redemoinho, comparando-o a cavar uma piscina na areia da praia e depois desviar a água ao longo de um canal para outra piscina.

Veja também: Cultivo da abóbora esparguete desde a semente até à colheita

Um jardim de chuva também pode incluir um leito de riacho seco (também conhecido como arroyo) como parte do projeto, o que também ajuda a desviar e a abrandar a água de um dilúvio.

De acordo com a Groundwater Foundation, um jardim de chuva pode remover até 90% dos nutrientes e produtos químicos e até 80% dos sedimentos do escoamento das águas pluviais e permitir que 30% mais água seja absorvida pelo solo do que um relvado tradicional.

A nova polegar verde Jessica Hachey solicitou uma consulta "Catch-The-Rain" (oferecida através de uma organização sem fins lucrativos chamada Green Venture). O empreiteiro, AVESI Stormwater & Landscape Solutions, veio à casa, analisou a propriedade e fez recomendações, uma das quais era criar um jardim de chuva numa área onde havia problemas de infiltração de água na casa.O amor de Hachey por uma estética de jardim florestal, e outras serão acrescentadas nesta primavera. Foto de Jessica Hachey

Benefícios dos jardins de chuva

Existem vários benefícios em ter um jardim de chuva na sua propriedade. Penso que o melhor é saber que está a fazer a sua parte para ajudar o ambiente local. Além disso, não é necessária muita manutenção contínua depois de o jardim de chuva ter sido construído!

Jardins de chuva:

  • Dê à água das suas calhas um lugar para onde ir (se não for desviada para um barril de chuva). Ou, controle o transbordo do seu barril de chuva.
  • Remover as superfícies impermeáveis para que o excesso de água tenha um lugar para onde ir durante as chuvas fortes.
  • Permitem-lhe ver para onde vai a água e fazer alterações em conformidade, se houver algum problema.
  • Ajudar a minimizar as inundações.
  • Gerir as zonas consistentemente húmidas da sua propriedade.
  • Mantenha a sua cave e os alicerces da sua casa seguros, desviando a água para longe deles.
  • Filtrar a chuva no solo para minimizar a poluição da água que é arrastada para esgotos, riachos, ribeiros, etc.
  • Atraia insectos benéficos e outros animais selvagens importantes para o seu jardim com a biodiversidade que cria através da seleção de plantas.
  • Evitar que as águas pluviais poluídas cheguem aos ribeiros, riachos e outros cursos de água.

O melhor de um jardim de chuva é vê-lo em ação depois de um grande evento de chuva (como a minha aplicação meteorológica gosta de lhe chamar). Foto de Elizabeth Wren

Vale a pena notar que a intenção não é que o jardim retenha a água indefinidamente, como um lago, mas sim que a água seja drenada. Menciono este facto devido às preocupações que algumas pessoas podem ter em relação a doenças transmitidas por mosquitos, como o vírus do Nilo Ocidental, e a não deixar água parada na propriedade. A drenagem do jardim não deve demorar mais de 48 horas.

Como construir um jardim de chuva

Antes de planear fazer qualquer escavação, mover terra ou alterar o nível da sua propriedade de qualquer forma, recomendo que consulte um profissional e que se certifique também de que sabe onde se encontram os serviços públicos subterrâneos (consulte o seu município ou as empresas de serviços públicos para ver se oferecem um programa "ligue antes de escavar").com um desenho e algumas instruções, para não desviar inadvertidamente a água para a propriedade de um vizinho ou para a sua casa.

Um jardim de chuva não tem de ocupar muito espaço. Pode ter entre 100 e 300 pés quadrados e deve ser colocado a pelo menos 3 metros de distância da casa. Um teste de infiltração, que determina a rapidez com que a água é drenada através do solo, alertá-lo-á para quaisquer problemas. Não deve demorar mais de 48 horas a drenar.

O "prato" do jardim de chuva é geralmente emendado com solo e composto de boa qualidade e, por vezes, com areia. É necessário garantir que o solo é absorvente. Depois de tudo estar plantado, uma camada de cobertura vegetal ajuda na manutenção (especialmente durante o primeiro ano) à medida que as plantas se vão enchendo, mantendo as ervas daninhas afastadas, enriquecendo o solo e limitando a evaporação.

Outros elementos que podem ajudar a captar corretamente as águas pluviais incluem pavimentos permeáveis tanto para os caminhos como para as entradas, bem como a instalação de um barril de chuva, para que possa guardar a água para o seu jardim (se for permitido na sua área).

Os jardins de chuva são muitas vezes acompanhados por um cartaz, quer da empresa que concebeu o jardim, quer do programa municipal que ajudou a desencadear o projeto. É uma óptima forma de partilhar o que fez com os vizinhos e com quem passa por perto. Foto de Jessica Hachey

Veja também: Plantar um canteiro elevado: dicas sobre o espaçamento, a sementeira e o cultivo em jardins de canteiros elevados

O que plantar

Quando estiver a fazer uma lista de plantas para jardins de chuva, procure plantas nativas. Estas opções terão sido adaptadas às condições da sua região. Também atrairão insectos benéficos e apoiarão a vida selvagem, sendo geralmente de manutenção bastante reduzida. Quando as plantas se estabelecem, os sistemas de raízes profundas ajudam no processo de filtragem e trabalham para absorver nutrientes.

Neste jardim (também criado através do programa Green Venture acima mencionado), o tubo de descarga foi reencaminhado para um barril de chuva. O tubo de transbordo corre ao longo de um canal de rocha que drena para o jardim. Foi utilizada relva revolvida para criar uma berma. O jardim foi depois preenchido com solo de mistura tripla e cobertura vegetal. As plantas incluem Doellingeria umbellata (aster de topo plano), Helianthus giganteus (girassol gigante), Asclepias incarnata (erva-leiteira do pântano), Symphyotrichum puniceum (Aster de caule roxo), Lobelia siphilitica (lobélia azul) e Anémona canadensis (anémona do Canadá). Foto de Steve Hill

Não se esqueça de que serão adicionadas plantas diferentes aos lados, que tendem a ser mais secos. Procure plantas de dupla função que possam tolerar chuvas fortes e também a seca, como as hortênsias Pee Wee e a hortênsia lisa Invincibelle Spirit, coneflowers, Phlox paniculata , ervas de fonte, cardo globular, etc.

Lobelia cardinalis (flor cardinal) num jardim de chuva. Foto de Steve Hill

Recursos vegetais nativos

EUA: Localizador de plantas nativas

Canadá: CanPlant

Outros artigos e ideias com preocupações ecológicas

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.