Como cultivar pepinos num jardim de contentores

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Os pepinos são um vegetal essencial no verão, fácil de cultivar e extremamente produtivo - mesmo em recipientes! Não precisa de um grande jardim para cultivar pepinos. Basta dar-lhes sol e humidade consistente e desfrutar de uma colheita abundante de frutos estaladiços durante todo o verão. Além disso, os pepinos cultivados em vasos têm normalmente menos problemas com pragas e doenças, pelo que a plantação em recipientes pode realmenteEstá pronto para aprender a cultivar pepinos num jardim de contentores?

Veja também: Cultivo de pepinos no jardim

Os pepinos do tipo arbusto podem ser plantados na parte da frente de grandes vasos e jardineiras que também contêm tomates, ervas aromáticas e outras plantas.

Tipos de pepinos para cultivar em recipientes

Há tantos pepinos únicos e deliciosos que pode cultivar. Apresento muitos deles no meu livro premiado, Veggie Garden Remix, mas, basicamente, as variedades de pepino dividem-se em duas categorias principais: arbusto ou vinha. Os pepinos de arbusto formam trepadeiras curtas, com apenas dois a três pés de comprimento e não requerem uma treliça. São perfeitos para vasos, caindo em cascata sobre o lado de um recipiente ou cesto suspenso, ou podeapoiá-los com uma gaiola para tomates.

Os pepinos em espiral produzem mais frutos por planta, mas também são plantas maiores, podendo atingir os 2,5 metros de comprimento, dependendo da variedade. Podem ser cultivados em vasos, mas escolha recipientes grandes, com pelo menos 25 centímetros de diâmetro, para garantir um espaço adequado para as raízes. Também terá de providenciar uma treliça ou outro suporte para as plantas vigorosas, a não ser que as queira a vaguear por todo o seu terraço ou pátio.

Os melhores recipientes para cultivar pepinos

Escolher o recipiente certo para cultivar pepinos é o primeiro passo para uma colheita bem sucedida. O recipiente deve conter pelo menos cinco a sete galões de mistura para vasos e ter uma boa drenagem. Maior é melhor, pois um volume maior de solo retém mais água, mas também é mais pesado e menos propenso a tombar.

Os materiais mais comuns para os recipientes são o plástico, o tecido, a madeira e o metal. Pode comprar vasos ou reciclar objectos como baldes de 5 galões, meias pipas ou caixas de vinho. Se o recipiente que escolheu não tiver orifícios de drenagem, certifique-se de que os adiciona ao fundo com um berbequim. Os plantadores de tecido são de drenagem livre e não precisam de orifícios de drenagem. Os pepinos do tipo arbusto também podem ser cultivados em cestos suspensos, masMais uma vez, opte por um cesto de grandes dimensões, com pelo menos 12 a 14 centímetros de diâmetro.

Cultivo pepinos em vários tipos de recipientes, incluindo vasos de tecido e jardineiras. Precisam de ser regados com mais frequência do que os vasos de plástico, mas aguentam bem o calor e podam as raízes com ar, resultando num sistema radicular denso.

O melhor solo para pepinos de contentor

As videiras de pepino alimentam-se muito bem e crescem melhor quando plantadas num meio de cultura leve mas rico em matéria orgânica. Evite usar terra de jardim, que é muito pesada. Eu combino uma mistura de envasamento de alta qualidade, frequentemente chamada terra para vasos, com composto, numa proporção de 50-50 para os meus pepinos de contentor. Também adiciono fertilizante de libertação lenta à mistura de terra antes de plantar.

Quando plantar pepinos em recipientes

Os pepinos são vegetais que adoram o calor e não devem ser plantados ao ar livre até que a temperatura do solo seja de pelo menos 60 F (15 C). após Não tente apressar a colocação dos pepinos nos recipientes demasiado cedo, pois podem ser danificados pelo frio ou pelas geadas.

As sementes de pepino podem ser semeadas diretamente após a última geada da primavera e quando o solo tiver aquecido até pelo menos 15 C. Ou podem ser preparadas durante 3-4 semanas dentro de casa.

Como cultivar pepinos num jardim de contentores - sementes ou transplantes?

Perguntam-me muitas vezes se as sementes de pepino devem ser semeadas diretamente no exterior ou se devem ser iniciadas no interior para dar às plantas um avanço na estação. Os pepinos geralmente não gostam de perturbações nas raízes e podem ser difíceis de transplantar. Por essa razão, são frequentemente semeados diretamente em recipientes e em canteiros.

Para semear sementes de pepino num recipiente, plante três sementes por vaso, empurrando-as a cerca de meio centímetro de profundidade. Regue bem e mantenha o solo consistentemente húmido até as sementes germinarem. Dependendo da variedade de pepino e do tamanho do recipiente, é provável que tenha de remover todas as plantas, exceto uma, quando estiverem a crescer bem.

Se pretender plantar as suas sementes de pepino dentro de casa, certifique-se de que as semeia na altura certa, ou seja, apenas três a quatro semanas antes de as transferir para os seus vasos. Plantar dentro de casa demasiado cedo resulta em plantas demasiado crescidas que podem tentar florescer e frutificar ainda dentro de casa. Estas serão difíceis de transplantar e nunca atingirão o seu potencial de produção. Quando estiver pronto para plantar as suasAs plântulas de pepino bem preparadas para serem colocadas nos seus recipientes preparados para o exterior, retirá-las cuidadosamente dos seus vasos e colocá-las na mistura para vasos sem perturbar o torrão. Regar bem.

Gosto de cultivar os meus pepinos de jardim e de contentor verticalmente em latadas, cordas ou redes.

Cultivo vertical de pepinos em contentores

Há muitas vantagens em cultivar pepinos verticalmente, mesmo em recipientes. As plantas cultivadas em altura têm um melhor fluxo de ar à volta das folhas, reduzindo muitos problemas comuns de doenças. Se cultivados num terraço ou pátio, cultivá-los num suporte ocupa menos espaço e mantém a sua área de estar exterior mais arrumada. Também facilita a colheita dos frutos. Além disso, os pepinos de tipos de frutos longos, como o inglês ouAs variedades asiáticas crescem mais rectas.

A maior parte dos tipos de pepinos, mesmo as variedades de arbustos, beneficiam de apoio. Para os pepinos de arbustos de crescimento mais curto, utilizo gaiolas para tomates. Para as variedades de vinhas que podem crescer um metro ou mais, utilizo treliças, redes ou cordas.

  • Treliças - Existem muitos tipos de treliças que podem ser utilizadas para cultivar pepinos verticalmente. São frequentemente feitas de arame ou madeira e podem ser compradas ou feitas em casa.
  • Cordas - No meu politúnel, cultivo pepinos em jardineiras de tecido ou em vasos de plástico, formando-os verticalmente por cordas. É uma forma muito eficiente e simples de cultivar pepinos em contentores e resulta em plantas saudáveis e numa grande colheita.
  • Rede - A rede para ervilhas e feijões é outro material popular para apoiar os pepinos em vinhas. Se cultivar em jardineiras ou recipientes num terraço, varanda ou pátio, a rede pode ser pendurada num corrimão, numa parede ou noutra estrutura. Certifique-se de que escolhe um material de rede com orifícios grandes, com pelo menos quatro polegadas quadradas. Também está disponível uma rede de malha quadrada de uma polegada, mas não é recomendada para pepinos, uma vez que os frutos podemficam presos na rede à medida que crescem.

Para um jardim de contentor instantâneo, plante pepinos num grande contentor de borracha. Certifique-se apenas de que faz furos no fundo para drenagem.

Como cultivar pepinos num jardim de contentores

Para encorajar um crescimento saudável, coloque os seus recipientes onde recebam muita luz solar (pelo menos oito horas por dia) e forneça humidade regular.

  • Rega de pepinos em contentores - Os pepinos precisam de um fornecimento consistente de água para produzirem frutos da mais alta qualidade. Se as plantas sofrerem de stress hídrico e se deixarem murchar entre regas, os frutos podem tornar-se amargos. Os vegetais cultivados em contentores precisam de ser regados com mais frequência do que as plantas cultivadas no solo, por isso, mantenha-se atento aos níveis de humidade e regue quando o solo parecer seco ao toque.o clima e o tamanho do contentor.
  • Fertilização de pepinos em contentores - Como os pepinos se alimentam muito, adiciono um fertilizante orgânico de libertação lenta à mistura de envasamento na altura da plantação, o que proporciona uma alimentação constante durante toda a estação de crescimento. Para complementar, utilizo também um fertilizante líquido diluído de algas ou um chá de composto de três em três ou quatro semanas.
  • Controlo de pragas e doenças - Os pepinos podem ser vítimas de pragas como os escaravelhos do pepino, os pulgões, os insectos da abóbora e as lesmas, bem como de doenças como o oídio e a murcha bacteriana. É útil cultivar variedades resistentes, mas manter-se atento a potenciais problemas também lhe permite tomar medidas antes que fiquem fora de controlo. Um spray de água com sabão pode ser utilizado para muitos tipos de pragas de insectos. Para obter informações detalhadas sobre a planta do pepinoproblemas, não deixe de consultar este excelente artigo da Jessica.

Os pepinos são melhores quando são colhidos ligeiramente imaturos. Corte os frutos da planta, não puxe nem arranque, pois corre o risco de danificar a planta.

Como colher pepinos em recipientes

Os pepinos são melhor colhidos quando os frutos estão ligeiramente imaturos e no pico da qualidade. Uma vez efectuada a polinização, são necessários 5 a 10 dias, dependendo da variedade, para que a flor feminina se transforme num fruto. O tamanho dos frutos varia de variedade para variedade, estando alguns prontos a colher com apenas 5 cm de comprimento e outros com 30 cm, por isso leia o pacote de sementes para obter informações específicas sobre a colheitaInformação: Não deixar que os frutos demasiado maduros permaneçam na planta, o que reduz a produção de novas flores e frutos.

Nunca apanhe os frutos puxando-os ou arrancando-os das plantas, pois pode danificar a planta ou o fruto. Em vez disso, utilize uma tesoura de poda para cortar os frutos da videira.

As melhores variedades de pepinos para cultivar em vasos

Quando se aprende a cultivar pepinos num jardim de contentores, é importante ter em conta a seleção de variedades. Muitas heranças são prolíficas e oferecem uma grande colheita de frutos estaladiços, mas os híbridos mais recentes têm frequentemente uma melhor resistência às doenças.

Variedades de pepinos de arbusto:

Escolha um alqueire - Este pepino premiado pela All-America Selections é ideal para vasos. As plantas compactas crescem apenas dois pés de comprimento e podem ser plantadas com outros legumes e ervas num recipiente grande ou sozinhas em vasos de tamanho médio. É muito cedo para produzir e os frutos são óptimos para comer frescos ou fazer pickles. Colha quando os pepinos tiverem três a cinco polegadas de comprimento.

Arbusto para salada - Há mais de trinta anos que a Salad Bush é uma variedade de pepino padrão para pequenas hortas e recipientes. As plantas crescem dois pés de comprimento e produzem pepinos de tamanho normal para fatiar. Colha quando tiverem oito polegadas de comprimento.

Gherkin parisiense - As plantas do pepino parisiense crescem entre dois e três pés de comprimento e produzem dezenas de mini pepinos que são deliciosos frescos ou em conserva. Os frutos têm pequenos espinhos pretos e um sabor crocante e ligeiramente doce.

Mestre do espaço - Este pepino popular começa a dar frutos de seis a oito polegadas de comprimento menos de dois meses após a sementeira. Esta é uma óptima variedade para vasos e cestos suspensos, uma vez que as plantas crescem apenas dois a três pés de comprimento.

Variedades de pepinos com vinhas:

Limão - O pepino-limão é uma variedade popular de herança com frutos invulgares, redondos, de cor verde-claro a amarelo-claro. As videiras podem atingir um metro e meio de comprimento e produzir dezenas de pepinos por planta. É preferível colhê-los quando ainda são de cor verde-claro a amarelo-claro.

Veja também: Semeando amores-perfeitos: Como cultivar os seus próprios amores-perfeitos e violas a partir de sementes

Diva - A Diva, vencedora da All-America Selections, é fiável e produtiva, sendo perfeita para vasos ou canteiros de jardim. As videiras crescem 1,5 a 1,5 m de comprimento, pelo que são sustentáveis. Também são partenocárpicas, o que significa que não precisam de ser polinizadas para produzir uma colheita. Isto é especialmente útil se estiver a cultivar as plantas em vasos numa estufa ou politúnel. Para um sabor ótimo, colha quando os frutos estiveremcinco a sete polegadas de comprimento.

Picolino - O Picolino é um pepino do tipo cocktail, com videiras compactas que crescem apenas 1,5 a 1,5 m de comprimento e que apresentam uma excelente resistência às doenças. Os frutos são suaves e de um verde profundo e são melhor colhidos quando têm 4 a 5 cm de comprimento. Cultivo o Picolino em vasos no meu jardim e no politúnel para uma colheita generosa de deliciosos mini pepinos durante todo o verão.

Suyo Long - Esta é uma variedade tradicional da Ásia que produz pepinos longos e finos - até quinze polegadas de comprimento! É sempre um pepino popular na nossa horta, pois toda a gente adora o sabor suave, quase doce, do Suyo Long.

Para mais informações sobre como cultivar pepinos numa horta em contentor, juntamente com outros legumes, não deixe de consultar estes artigos:

    Aprendeu alguma coisa nova sobre como cultivar pepinos num jardim de contentores?

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.