Caixote de compostagem DIY: ideias rápidas e fáceis para fazer o seu próprio caixote de compostagem

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Não há necessidade de gastar muito dinheiro num sistema de compostagem sofisticado quando um simples caixote de compostagem de bricolage transforma os resíduos da cozinha e do jardim numa rica alteração do solo.

Existem muitos materiais que podem ser utilizados para construir um caixote de compostagem básico e permitir-lhe transformar os resíduos da cozinha e do jardim numa rica alteração do solo.

Os princípios básicos da compostagem

Não vou perder muito tempo a discutir a ciência da compostagem, uma vez que a Jessica fez isso mesmo neste excelente post. Em vez disso, quero concentrar-me nos vários tipos de caixotes de compostagem DIY que pode construir e nos melhores materiais a utilizar. No entanto, os principiantes na compostagem podem perguntar-se se vale a pena o esforço. A isso eu digo, sim! Há muitos benefícios em fazer o seu próprio composto:

  1. A compostagem permite-lhe produzir alimentos GRATUITOS para o seu solo! Porquê colocar uma grande quantidade de materiais orgânicos como folhas de outono, restos de cozinha, cascas de ovo e resíduos de jardim no passeio para a cidade ou vila recolher, quando podem ser utilizados para fazer um corretor de solo de alta qualidade.
  2. Fazer o seu próprio composto permite poupar dinheiro, uma vez que elimina ou reduz a necessidade de comprar composto.
  3. Um compostor permite-lhe controlar os ingredientes que vão para o seu composto acabado. Não precisa de se questionar sobre os tipos de materiais que vão para os seus canteiros e recipientes de jardim.
  4. A compostagem doméstica reduz a sua pegada ambiental, uma vez que há menos materiais enviados para aterros ou incineradores.

Tipos de caixotes de compostagem de bricolage

Pode fazer caixotes de compostagem a partir de uma grande variedade de materiais, incluindo fardos de palha, um barril de vinho, ou até mesmo fazer um tambor de compostagem DIY, mas estes três caixotes de compostagem DIY abaixo estão entre os mais comuns e mais fáceis de fazer.

As paletes são um dos materiais mais populares para a construção de um contentor de compostagem. Faça um único contentor ou construa dois ou três em fila para uma compostagem organizada e eficaz.

Um contentor de compostagem de paletes

Recentemente, construí um novo contentor de compostagem utilizando uma pequena pilha de paletes que tinha acumulado nas traseiras do meu jardim. As paletes eram todas do mesmo tamanho e não tinham sido tratadas. Como se pode saber se as paletes não foram tratadas? Procure as que têm o carimbo HT, que significa "tratado termicamente" e evite as que têm o carimbo "MB", uma vez que foram pulverizadas com o fumigante tóxico brometo de metilo.

Para além de ser rápido e fácil de construir, um caixote de compostagem de paletes é também um bom tamanho para a decomposição. Muitos caixotes de plástico medem apenas 28 a 36 polegadas de diâmetro, o que é um tamanho pequeno se quiser que a pilha de composto aqueça rapidamente. Uma palete padrão tem 48 por 40 polegadas e faz um caixote suficientemente grande para cozinhar rapidamente e suficientemente pequeno para que o ar ainda possa chegar ao centro da pilha.

A circulação do ar é vital para a decomposição aeróbica numa pilha de composto e muitos dos contentores de plástico que pode comprar não têm orifícios ou aberturas adequadas.

Veja também: Como integrar técnicas de jardinagem regenerativa numa horta doméstica

Para construir o meu contentor de compostagem de paletes, utilizei cinco paletes - uma para cada lado e uma para o fundo. Em alternativa, pode utilizar quatro paletes com o fundo aberto para o chão. Utilizei fechos de correr de 30 cm de comprimento para amarrar as paletes e o contentor ficou pronto em quinze minutos! Se preferir, pode utilizar cordel ou fio forte em vez de fechos de correr de plástico. A palete da frente só foi fixada numaEu tento revirar o meu composto todas as semanas ou duas, utilizando o meu garfo de jardim.

Para um contentor mais resistente, ou se estiver a fixar vários contentores em conjunto para criar um sistema de compostagem com vários contentores, pode fixar as paletes utilizando suportes metálicos como estes.

Um contentor de compostagem de rede metálica pode ser um simples círculo de rede de galinheiro ou de vedação, ou uma estrutura que utiliza uma armação de madeira.

Um contentor de compostagem de rede metálica

Há anos que utilizo caixotes de compostagem de malha de arame DIY! São rápidos e fáceis de construir e a forma perfeita de transformar todas aquelas maravilhosas folhas de outono em composto rico em folhas. Claro que também pode utilizá-los para compostar resíduos de cozinha e de jardim. Muitas empresas vendem caixotes de compostagem de malha de arame, mas com alguns materiais básicos também pode fazer o seu próprio.

Comece por reunir os seus materiais. Utilizei rede de galinheiro de 36 e 48 polegadas de altura, bem como vedações de arame para construir este tipo de caixote do lixo. Prefiro a rede de arame de 48 polegadas de altura, uma vez que comporta um maior volume de materiais, o que significa que aquece mais rapidamente. Também irá precisar de um alicate de corte para cortar a vedação à medida e de braçadeiras de 12 polegadas ou fio de juta para manter a vedação unida.

Existem dois tipos principais de caixas de rede metálica - circular ou quadrada.

  • Caixote do lixo circular de rede metálica para compostagem - Um contentor de lixo circular é exatamente o que parece: uma rede de arame formada num círculo e amarrada em conjunto. O contentor pode ser colocado e imediatamente enchido com materiais de compostagem. Corte a rede de arame à medida - um comprimento de 3 metros dá-lhe um contentor com pouco mais de 4 metros de diâmetro. Utilizo luvas quando corto o arame, uma vez que as extremidades expostas do arame tendem a ser bastante afiadas. Utilize fechos de correr ou fio para amarrar a rede numacírculo.
  • Caixote de compostagem de malha de arame quadrada - Um contentor de rede metálica quadrado utiliza quatro estacas de madeira para marcar cada canto, sendo a rede metálica enrolada à volta do exterior das estacas. Utilize fechos de correr ou cordel para prender a rede a cada estaca. Se pretender vários contentores unidos, estas estruturas quadradas podem ser colocadas lado a lado para obter uma área de compostagem organizada. Também pode fazer painéis de rede com estrutura de madeira, unindo-os para formar o contentor. Este tipo deO caixote do lixo de malha leva um pouco mais de tempo a construir, mas parece mais bem acabado se o seu caixote do lixo de compostagem for colocado num local onde esteja à vista de todos.

Fazer o seu próprio composto leva tempo, muitas vezes 6 a 12 meses, dependendo do tipo de contentor de composto, dos materiais adicionados e da manutenção do monte. Acelere o processo monitorizando o teor de humidade do monte e virando-o frequentemente.

Um caixote do lixo para compostagem

Se tiver um caixote do lixo de plástico que sobrou, use-o para criar um caixote de compostagem compacto que pode ser virado, rodando-o de lado, uma forma fácil de fazer avançar o processo de compostagem. Para este tipo de caixote do lixo faça você mesmo, vai precisar de um berbequim com uma broca de meia polegada ou de três quartos de polegada. Faça furos à volta do exterior e do fundo do caixote, espaçando-os cerca de 15 a 20 cm.

Uma vez feitos os furos, coloque o caixote do lixo em cima de tijolos para o levantar do chão e aumentar o fluxo de ar. Isto é importante se for colocado numa base de betão, ou num deck ou pátio de madeira. Se vai colocar o caixote do lixo em cima do solo, pode saltar este passo, uma vez que ter os furos em contacto direto com o solo proporciona um caminho para as minhocas e outros organismos entrarem no caixote do lixo.bin.

Encha o caixote e volte a colocar a tampa. Verifique-o todas as semanas ou duas, adicionando água se parecer seco (os materiais de compostagem devem ter a consistência de humidade de uma esponja húmida). Para revolver o composto, coloque o caixote de lado (certifique-se de que a tampa está bem presa!) e role-o algumas vezes.

Veja também: Flores perenes que adoram o sol: 15 belas escolhas

Muitos contentores de plástico para compostagem, como este no meu jardim, demoram anos a decompor os materiais de cozinha e de jardim e não têm um fluxo de ar adequado.

Os melhores materiais para utilizar num compostor

O que coloca no seu contentor de compostagem DIY afecta a velocidade de decomposição. Geralmente, deve ter como objetivo uma proporção de 30:1 de carbono para azoto, o que significa que uma pilha de composto precisa de trinta vezes mais carbono do que azoto. Ajuda armazenar materiais até ter o suficiente para encher o contentor. Construir as camadas de uma só vez significa que o processo de cozedura pode começar imediatamente e resulta em muito menos tempo dedo princípio ao fim.

Materiais de carbono:

  • Folhas secas trituradas
  • Palha
  • Papel picado

Materiais azotados:

  • Restos de frutas e legumes
  • Detritos e aparas de jardim
  • Resíduos de jardim, aparas de relva sem ervas daninhas
  • Borras de café ou chá usado a granel

Reúna materiais como folhas secas, palha e papel picado para adicionar a um caixote de compostagem. Guarde-os ao lado do caixote até estar pronto para criar a pilha.

Onde colocar um compostor?

Coloque o seu contentor de compostagem num local de fácil acesso e manutenção, que ofereça espaço para os materiais armazenados e que, idealmente, esteja exposto ao sol. Pode ser na parte da frente ou no quintal. Em climas quentes, a sombra parcial é a melhor opção, uma vez que o sol pleno pode secar o monte. Um local totalmente sombreado pode arrefecer o contentor e abrandar o processo de decomposição. Se o colocar contra uma casa, um barracão, uma garagem ou uma vedação, deixe algumespaço entre o edifício e o contentor para que o ar possa circular.

Para uma leitura mais aprofundada, recomendamos o excelente livro The Complete Compost Gardening Guide (O Guia Completo do Composto para Jardinagem), que está repleto de excelentes conselhos sobre como fazer composto:

    Já construiu um compostor de bricolage?

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.