Cato espinha-de-peixe: como cultivar e cuidar desta planta de interior única

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Na minha casa, não há nenhuma planta que gere mais perguntas do que o cato espinha-de-peixe. O seu aspeto engraçado e o seu hábito de crescimento único valem-lhe um lugar de orgulho na minha prateleira de plantas. Este fascinante cato suculento tem o nome científico de Epiphyllum anguliger (por vezes também Selenicereus anthonyanus Sim, leu bem - um cato que se desenvolve na floresta tropical (há outros também!). Neste artigo, vou partilhar todos os segredos do cultivo do cato espinha-de-peixe e como ajudar a sua planta a prosperar.

Os caules achatados do cato espinha-de-peixe fazem dele uma planta de casa muito apreciada por muitos coleccionadores.

O que é um cato espinha-de-peixe?

Embora o cato espinha-de-peixe seja o nome comum mais utilizado, esta planta tem outros, incluindo o cato ric rac e o cato zig zag. Assim que olhar para as folhas (que são, na verdade, caules achatados), saberá como a planta ganhou estes nomes comuns. Alguns cultivadores também lhe chamam cato orquídea, um nome que faz todo o sentido quando a planta está em flor. O deslumbrante 4- aAs flores de 15 cm de largura que produz ocasionalmente são de cor púrpura-rosada a branca, com várias pétalas, e só ficam abertas durante uma única noite antes de desaparecerem com a chegada da manhã.

Dito isto, não cultivo o cato espinha-de-peixe pelas suas flores imprevisíveis; cultivo-o pelas suas folhas, que, na minha opinião, são as verdadeiras e fiáveis estrelas. Têm uma margem ondulada com lóbulos que as fazem parecer espinhas de peixe. No seu habitat nativo, os cactos espinha-de-peixe são plantas trepadeiras cujos caules se arrastam pelos troncos das árvores. Cada folha pode crescer entre 2 a 3 metros de comprimento se as condições foremA planta produz raízes aéreas na parte inferior dos seus caules que lhe permitem agarrar-se às árvores por onde trepa.

Como planta de casa, o cato ziguezague é mais frequentemente cultivado num cesto suspenso ou num vaso elevado numa prateleira ou num suporte para plantas, de modo a que os caules planos possam cair sobre a borda. No entanto, se quiser treiná-lo para crescer para cima, pode enroscar os caules longos numa treliça, num poste de musgo ou noutra estrutura de escalada vertical.

Os caules desta jovem planta ainda não são suficientemente compridos para começarem a cair em cascata pelos lados do vaso, mas em breve o farão.

Quão resistentes são os cactos espinha-de-peixe?

Este cato suculento é um amante dos climas tropicais e quentes e não tolera geadas. Se vive num clima tropical quente, pode cultivá-lo ao ar livre durante todo o ano. Mas em locais onde as temperaturas descem abaixo dos 40°F, cultive-o como planta de casa. Pode levar a planta para o exterior no verão, se quiser, mas volte a levá-la para dentro de casa no final do verão, quando o outono estiver no horizonte.

O cato ric rac prospera em ambientes húmidos e húmidos que não recebem demasiada luz solar. Por isso, se o cultivar ao ar livre, escolha um local com sombra, talvez no sub-bosque. Um local ligeiramente mais brilhante é o melhor se quiser ver flores, mas se o cultivar principalmente pela folhagem divertida, é melhor uma sombra salpicada com luz indireta.

Este cato espinha-de-peixe está a passar o verão ao ar livre, num pátio com sombra, e será levado para dentro de casa quando as temperaturas arrefecerem.

A melhor luz para um cato espinha-de-peixe dentro de casa

Quando cultivar cactos espinha-de-peixe como planta de casa, evite a luz direta do sol. Se o sol for demasiado forte e receber demasiada luz solar, as folhas branquearão e ficarão pálidas. Em vez disso, escolha um local com luz indireta semi-brilhante durante algumas horas de manhã ou ao fim da tarde/noite.

Que tipo de solo utilizar para cultivar um cato espinha de peixe

Botanicamente falando, os cactos espinha-de-peixe são uma espécie de cato epífito que normalmente cresce nas árvores, ancorando-se na curva de um ramo de árvore em vez de no solo. Nas nossas casas, no entanto, cultivamo-los num vaso com terra (a menos que tenha uma árvore a crescer em sua casa!). Os cactos Ric rac crescem bem numa mistura de vasos normal ou em casca de orquídea. O meu está a crescer numa mistura deUma vez que se trata de um cato tropical que cresce em árvores, uma mistura de envasamento específica para cactos e com muita pedra-pomes não é uma boa opção. É por isso que a altero com composto (numa proporção de metade de cada). Os cactos espinha-de-peixe requerem um solo que permaneça húmido durante mais tempo, em vez de um solo de drenagem rápida como a mistura de cactos simples.

Ao replantar ou transplantar este cato suculento, escolha um vaso que seja 1 a 2 polegadas maior do que o vaso anterior para acomodar o crescimento adicional das raízes. Isto deve ser feito a cada 3 a 4 anos, ou sempre que a planta crescer mais do que o vaso existente.

Veja também: Flores perenes amarelas: dê um pouco de sol ao seu jardim

Um local com luz indireta é o melhor para o cato ric rac.

Como obter a humidade certa - dica: não se preocupe!

Uma vez que o cato espinha-de-peixe é nativo da floresta tropical, as condições de humidade são ideais. No entanto, se não tiver essas condições em sua casa (afinal, a maioria de nós não tem), não precisa de se preocupar. Não se apresse a comprar um humidificador; esta planta não é uma diva.

O cato em ziguezague dá-se bem mesmo sem uma humidade elevada, desde que a humidade do solo seja consistente. Felizmente, esta é uma planta muito tolerante. Diria mesmo que é uma planta de casa de baixa manutenção. É tolerante tanto à rega subaquática como à rega excessiva (e acredite, já fiz as duas coisas!). Sim, colocá-la num tabuleiro de seixos para aumentar os níveis de humidade à volta da planta é uma boaSe tiver uma janela na sua casa de banho, esta é uma excelente opção de localização devido à elevada humidade.

Pode dizer-se que esta planta não foi regada a mais ou a menos porque as folhas são grossas e suculentas, sem rugas ou rugas.

Veja também: Ideia de receita: Abóbora recheada

Como regar um cato ric rac

Regar esta planta de casa é canja. Certifique-se de que o vaso tem orifícios de drenagem no fundo, para que as raízes não fiquem na água e apodreçam. Pouco antes de a terra estar completamente seca (enfie lá o dedo e verifique, tonto!), leve o vaso para o lava-loiça e passe água morna da torneira durante alguns minutos. Deixe a água escorrer livremente pelos orifícios de drenagem. Eu sei que a minha foiregou completamente quando levantei o vaso e parece um pouco mais pesado do que quando o coloquei pela primeira vez no lava-loiça.

Deixe a planta no lava-loiça até acabar de escorrer e volte a colocá-la em exposição. É isso. Não pode ser muito mais simples do que isso. Com que frequência deve regar o seu cato espinha-de-peixe? Bem, em minha casa, rego aproximadamente de 10 em 10 dias. Às vezes mais, às vezes menos. A única altura em que é absolutamente necessário é se as folhas começarem a ficar enrugadas e moles, o que é um sinal claro de que o solo esteve demasiadoCaso contrário, faça o velho teste de enfiar o dedo no solo todas as semanas e verifique.

A forma mais fácil de regar é levar o vaso para o lava-loiça e passar água morna pelo vaso, deixando-a escorrer livremente pelo fundo.

Fertilizar um cato espinha-de-peixe

Quando se cultiva o cato espinha-de-peixe como planta de casa, a fertilização deve ser feita a cada 6 a 8 semanas, desde o início da primavera até ao final do verão. Não fertilize no inverno, quando a planta não está a crescer ativamente e não quer encorajar um novo crescimento. Eu uso um fertilizante orgânico solúvel em água misturado com a água de rega, mas um fertilizante granular para plantas de casa também funciona bem.

Se quiser encorajar a floração, dê-lhe um pequeno impulso com um fertilizante ligeiramente mais potente em potássio (o número do meio no recipiente). O potássio pode apoiar a produção de flores. A maioria dos fertilizantes para orquídeas e violetas africanas serviria para este fim. No entanto, não utilize este fertilizante para aumentar a floração a toda a hora. Apenas para três aplicações seguidas, apenas uma vez por ano. Atédepois, não há nenhuma garantia de que verá desenvolver-se algum botão, mas vale a pena tentar.

Uma óptima maneira de encorajar o desenvolvimento de novos crescimentos, como este caule lateral, é fertilizar regularmente durante a primavera e o verão.

Pragas comuns

Na maior parte das vezes, os cactos espinha-de-peixe não têm problemas. A rega excessiva ou insuficiente e o excesso de sol são os problemas mais comuns. No entanto, ocasionalmente, as cochonilhas podem atacar, especialmente se a sua planta passar os Verões ao ar livre. Estes pequenos insectos brancos e felpudos acumulam-se nas folhas. Felizmente, são fáceis de remover com um algodão embebido em álcool ou com um cotonete embebido em água com sabão. Parainfestações extremas, recorrer ao óleo de horticultura ou ao sabão inseticida.

Propagação de cactos espinha-de-peixe

Lembra-se das raízes que, por vezes, crescem da parte inferior das folhas achatadas? Pois bem, elas permitem uma propagação super simples do cato espinha-de-peixe. Basta fazer uma estaca do caule, podando um pedaço da folha com uma tesoura, onde quiser. Enfie a extremidade cortada da estaca num vaso com terra. Não é necessário aplicar hormona de enraizamento nem fazer qualquer tipo de confusão. Basta manter a terra do vaso consistentePode literalmente cortar uma folha e colocá-la num vaso de terra e chamar-lhe sucesso. É mesmo assim tão fácil.

Em alternativa, prenda a parte de baixo de uma das folhas a um vaso de terra enquanto a folha ainda está presa à planta-mãe. Escolha um local onde esteja a surgir uma raiz aérea e utilize um pedaço de arame dobrado para prender a folha ao vaso de terra. Regue o vaso de poucos em poucos dias. Dentro de cerca de três semanas, corte a folha da planta-mãe e transfira o vaso para um novo local para continuar a crescera tua nova plantinha.

As raízes aéreas que se formam na parte inferior das folhas tornam esta planta muito fácil de propagar.

Outras dicas de cuidados com as plantas

  • A poda regular não é necessária, mas se a planta crescer demasiado, corte o crescimento excessivo com uma tesoura para plantas. Não importa onde se corta uma folha, mas eu gosto de ir até à base, em vez de cortar a folha ao meio.
  • Os cactos ziguezague não gostam muito de correntes de ar. Mantenha-os longe de janelas ou portas frias que são abertas frequentemente no inverno.
  • Não coloque a planta acima ou perto de um registo de calor de ar forçado, se o puder evitar. O ar quente e seco não é ideal para esta planta de casa que adora humidade.

Espero que tenha encontrado alguns conselhos úteis sobre como cultivar um cato espinha de peixe neste artigo. São plantas de casa fantásticas, tanto para principiantes como para especialistas, e encorajo-o a acrescentar uma (ou duas!) à sua coleção.

Para mais plantas de interior únicas, consulte os seguintes artigos:

    Fixe-o!

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.