Abacaxi doce: uma escolha de cobertura do solo encantadora para jardins de sombra

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Foi uma visita guiada a um jardim que me deu a conhecer a pinha, uma elegante planta de cobertura do solo num encantador pátio lateral sombreado. E uma viagem à Alemanha deu-me a conhecer as suas utilizações culinárias e a sua popularidade na Europa. Depois da minha descoberta de uma nova planta, encontrei uma num centro de jardinagem e trouxe-a para casa. Não me lembro porquê, mas plantei a minha pinha numa parte do jardim que recebeA planta deu-se bem, durante algum tempo, mas depois tornou-se um pouco agressiva, espalhando-se e aparecendo na folhagem de algumas plantas vizinhas. Nesse mesmo ano, durante um verão particularmente árido, morreu completamente.

Isso deve-se provavelmente ao facto de a pera doce ( Galium odoratum Esta erva perene (a secção de ervas é onde é provável que a encontre no centro de jardinagem), é muito mais adequada para um jardim de floresta ou de sombra. Resistente até cerca da zona 4 ou 5 da USDA (e sempre verde nos estados do sul), a folhagem tem a forma de estrelas verdes. As folhas também são descritas como "espirais". Este termo é usado para se referir a três ou maisfolhas igualmente espaçadas que crescem a partir de um nó. (O nosso amigo, Galium odoratum, Pequenas flores brancas e perfumadas aparecem por toda a planta no final da primavera e a folhagem permanece num verde profundo e vibrante durante toda a estação de crescimento.

Plantação de pinhão-manso

Se estiver à procura de uma cobertura de solo exuberante que se desenvolva em condições de sombra parcial ou sombra, a pinhão-manso é uma óptima escolha. Espalhar-se-á e proporcionará um belo tapete de vegetação. É também uma bela seleção de plantas para jardins de pedra, colinas sombrias, bordaduras e jardins florestais. E porque tem um enraizamento superficial, a pinhão-manso é uma opção sólida para plantar debaixo de árvores, onde as raízes podem ficar no caminho, impedindo umaAcrescente-a entre os degraus ou use-a como plantas de bordadura, que ficam lindas em cascata sobre as rochas. Num jardim de casa de campo, a pinhão doce combina bem com uma estética naturalizada.

A planta é uma excelente cobertura de solo em jardins sombrios de bosques.

Devido à sua folhagem verde monocromática, a planta fica bem entre outras folhagens interessantes para a sombra, como o lâmio, as diferentes cores de espuma de flores e a erva-do-mato japonesa.

Se tiver sementes de pinhão-manso, pode semeá-las diretamente no final do inverno ou no início da primavera, quando ainda houver previsão de geadas. A germinação pode demorar entre 30 e 65 dias. Quando as plântulas aparecerem, mantenha o solo bem regado até a planta se estabelecer.

Se trouxe uma planta para casa, coloque-a numa área com sombra e num solo rico e bem drenado - embora ela também tolere condições húmidas.

Se tiver dificuldade em encontrar a pinha na área das plantas perenes do centro de jardinagem, procure-a na secção das ervas aromáticas.

Manutenção de uma plantação de pinhão-manso

Quando plantada nas condições adequadas, a pinha permanece verde durante toda a estação de crescimento. Por vezes, entra em dormência durante um verão especialmente quente. A planta atinge cerca de 15 a 20 cm de altura e espalha-se por cerca de 30 cm. As plantas formam um tapete de folhagem bastante espesso que é razoavelmente fácil de manejar se o mantivermos debaixo de olho.Para desbastar ou conter a planta, arranque uma touceira, tendo o cuidado de retirar todos os rizomas subterrâneos. Pode então enviá-la para o composto, voltar a plantá-la noutro local ou partilhar a planta recém-desenterrada com um colega jardineiro.

A pinhão-manso pode espalhar-se de forma um pouco desagradável pelo jardim, dependendo do espaço que lhe é dado e do local onde é plantada. Aqui, está a espalhar-se por entre um dianthus, onde foi difícil removê-la. Mantenha-a contida (ou plante-a onde não se importe que ela invada outras plantas), e é uma escolha exuberante para um jardim de sombra.

Veja também: Um guia prático para a colheita de legumes

Como já referi, a certa altura, no meu jardim solarengo, o meu sweet woodruff tornou-se um rufia de jardim. Isso seria bom se fosse plantado como cobertura de solo sem mais nada à volta. Mas tive de o arrancar dos meus dianthus numa primavera, bem como impedir que invadisse o meu lilás em miniatura. Também salvei a minha delosperma de uma tomada hostil. Mas depois, como referi, não gostou do calor e da secaSe está à procura de outras opções de cobertura do solo para a sombra, este artigo apresenta mais 15.

Veja também: A salva é uma planta perene? Descubra como cultivar esta erva perfumada e resistente

10 factos interessantes sobre a pera doce

  1. A planta é originária do norte e centro da Europa, bem como do norte de África.
  2. A erva-de-são-joão é também designada por canudo-de-cheiro. É de notar que existem muitas variedades de canudo-de-cheiro sob a designação de Gálio Mas, devido ao seu cheiro agradável, o descritor de cana-de-açúcar para a pera-doce é "doce".
  3. A palha da cama era antigamente utilizada para encher colchões e almofadas.
  4. A planta é pouco apetitosa para os veados, as lesmas e os caracóis.
  5. As folhas de pau-brasil contêm um composto chamado cumarina. O seu cheiro, semelhante ao do feno acabado de ceifar, pode ser utilizado como inseticida contra traças e mosquitos.
  6. Devido a esse aroma específico, as folhas de pinhão doce podem ser secas e utilizadas como potpourri, e é frequente encontrá-las em chá de ervas.
  7. Na Europa, Galium odoratum é utilizado para dar sabor a tudo, desde doces a cordiais.
  8. Se está à procura de uma cobertura de solo para plantar debaixo de uma nogueira preta, esta é uma bela opção.
  9. Embora as flores só apareçam durante um curto período de tempo em abril e maio, as flores de cheiro doce atrairão polinizadores, como abelhas e borboletas.
  10. A pinha é um ingrediente do vinho de maio (porque é nessa altura que as flores crescem). Na Alemanha, este ponche de vinho chama-se maibowle .

Na primavera, florescem pequenos cachos de flores brancas de pinhão doce com um leve aroma, que atraem abelhas e borboletas.

Encontre outras opções de coberturas de solo e jardins de sombra

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.