Alho de pescoço duro vs alho de pescoço mole: Escolher e plantar o melhor alho

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

O plantio de alho é melhor realizado durante o mês de outubro na maior parte do país. Mas sabia que nem todos os alhos são iguais? Existem centenas de variedades diferentes, mas nem todas são adequadas para todas as regiões do país. Antes de plantar, examine as características do alho de pescoço duro e do alho de pescoço mole para descobrir qual o tipo mais adequado para si.

Alho de pescoço duro vs alho de pescoço mole - qual é a diferença?

Existem dois tipos principais de alho: o de pescoço duro e o de pescoço mole. A separação entre estas duas categorias baseia-se na tendência de cada variedade para desenvolver hastes florais, na sua rusticidade e no seu padrão de formação de dentes.

Antes de plantar alho, é importante decidir se o alho de pescoço duro ou mole é o melhor para si.

Características do alho Hardneck:

- As variedades Hardneck desenvolvem uma longa haste de floração, designada por escapo, que acaba por desenvolver pequenos bolbos na sua extremidade superior. Debaixo do solo, à volta desta haste central de floração, existe uma única fila de dentes de alho envolvidos numa bainha de papel que forma a "cabeça" ou bolbo de alho. Os escapos devem ser cortados das plantas de alho Hardneck no início do verão, uma vez que a produção de bolbos pode roubar energia aoe resultam em cabeças de alho mais pequenas no final da estação de crescimento.

- As variedades de alho de pescoço duro tendem a dar-se melhor em climas mais frios, uma vez que são mais resistentes ao inverno.

- Os alhos de pescoço duro descascam-se mais facilmente.

- Muitos jardineiros consideram que as nectarinas duras são mais saborosas do que as moles.

- Embora tenham menos dentes por cabeça do que as variedades de alho de pescoço mole, os dentes em si são maiores nas variedades de alho de pescoço duro. Cada bolbo de alho de pescoço duro tem uma única fila de dentes grandes (ver foto em destaque no topo deste post).

- As variedades de pescoço duro não se conservam tão bem como as de pescoço mole, começando a deteriorar-se e a murchar num prazo de quatro a seis meses após a colheita.

- Existem centenas de variedades de alho de pescoço duro, incluindo "Metechi", "Purple Glazer", "Siberian", "Chesnok Red" e "Spanish Roja".

Veja também: Pragas das rosas e como as controlar organicamente

As variedades de alho de pescoço duro produzem um escapo, ou caule de flor, que deve ser retirado da planta quando se forma. Os alhos de pescoço mole não o fazem.

Características do alho de pescoço mole:

- Os casacos de gola mole são melhores para climas mais quentes, uma vez que não são geralmente tão resistentes.

- As variedades de alho Softnect conservam-se muito bem, o que as torna ideais para a produção em massa. As cabeças duram nove a doze meses em condições ideais de armazenamento (mais sobre este assunto abaixo).

- Os paus-moles têm muitos cravos em cada cabeça, e não apenas uma fila como os paus-moles. Alguns cravos são grandes, enquanto outros são pequenos (mais uma vez, ver a fotografia em destaque no início desta publicação).

- Não desenvolvem um caule florido (scape), pelo que os seus caules permanecem macios e flexíveis, o que os torna excelentes para criar tranças de alho.

- Existem apenas duas ou três dúzias de variedades de alho de pescoço mole, incluindo "Inchelium Red", "California Softneck", "California Early", "Italian Loiacono" e "Silver White".

Veja também: Transplantação de framboesas para produzir mais frutos ou para partilhar com outros

Por fora, é difícil distinguir um alho de pescoço duro de um alho de pescoço mole, mas quando abertas, as cabeças de pescoço mole não têm um núcleo duro no centro como as de pescoço duro, e têm muitos dentes de diferentes tamanhos.

Compra de alho para plantação

Depois de tomar a sua decisão sobre o alho de pescoço duro ou mole, é altura de adquirir os bolbos. Certifique-se de que compra alho para plantar numa quinta especializada em alho ou numa fonte online de qualidade. O alho de mercearia pode não ser a melhor variedade para a sua região e é muitas vezes tratado com um produto químico anti-germinação para inibir o crescimento. Compre apenas bolbos de tamanho superior em boas condições.

Ao cultivar alho, também é importante plantar mais do que uma variedade porque algumas podem sucumbir a doenças ou podem não ter o desempenho esperado. Ao ter várias variedades de alho na sua horta, pode proteger as suas apostas para uma colheita bem sucedida.

Compre bolbos de alta qualidade numa quinta especializada em alho ou numa fonte online fiável.

Plantação de alhos de cabeça dura vs. de cabeça mole

Independentemente do tipo de alho que escolher, a técnica de plantação de alho é a mesma. Antes de plantar, abra as cabeças de alho e separe os dentes interiores. Deixe a sua cobertura de papel intacta. Plante apenas os dentes maiores e deixe os mais pequenos para usar na cozinha. Os dentes são plantados com a ponta para cima. Coloque-os a 15 cm de distância e a cerca de 5 cm de profundidade. Uma faca de jardim japonesaé uma óptima ferramenta para plantar alho porque corta facilmente o solo e pode medir a profundidade do buraco utilizando as marcações na lâmina.

Antes de plantar o alho, parta cada cabeça em dentes individuais, deixando a bainha de papel intacta.

Cobertura vegetal de plantas de alho

Após a plantação, cubra o canteiro de alho com 5 a 10 cm de palha ou folhas trituradas para suprimir o crescimento de ervas daninhas e conservar a humidade. Também pode aplicar um fertilizante granulado orgânico, específico para bolbos, como este, após a plantação e novamente na primavera.

Cubra o seu canteiro de alho com alguns centímetros de palha ou folhas trituradas para reduzir a pressão das ervas daninhas e reter a humidade do solo.

Colheita e conservação do alho

Este breve tutorial em vídeo irá mostrar-lhe como colher e curar o seu alho. Há também um truque inteligente para armazenar o alho em caixas de ovos para prolongar a sua vida útil.

Em julho, quando as plantas estiverem 50% amarelas, retire as cabeças de alho e pendure-as de cabeça para baixo num local fresco e bem ventilado para curar durante duas semanas. Os estendais de madeira para secar roupa são muito úteis para esta tarefa. Depois, corte os talos e guarde as cabeças num local escuro e bem ventilado, entre os 50 e os 60 graus Fahrenheit.Em alternativa, pode entrançar os tipos de pescoço macio quando os caules ainda são flexíveis e pendurá-los numa área bem ventilada e fresca, fora do alcance da luz solar direta, para armazenamento a longo prazo.

Embora o alho deva ser guardado num local fresco e seco, não é de excluir a possibilidade de fazer uma flor na lapela com a cabeça ocasional. Afinal, mantém os vampiros afastados!

O alho cultivado em casa é muito parecido com um tomate cultivado em casa, na medida em que não há comparação com o comprado em loja. Desfrute do sabor picante e pungente da sua própria colheita de alho, experimentando diferentes variedades de alho de pescoço duro e de pescoço mole.

Para mais informações sobre a cultura do alho, consulte estas publicações:

    Quais são as suas variedades de alho preferidas? Fale-nos delas na secção de comentários abaixo.

    Fixe-o!

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.