Opções de suporte de plantas de tomate para a horta

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Na minha horta, utilizo uma combinação de suportes de tomate, como gaiolas de tomate, torres de tomate e treliças de tomate. Continue a ler para conhecer os muitos benefícios da utilização de suportes de tomate e os melhores tipos para os horticultores.

Existem muitas opções de suporte para os tomateiros: gaiolas, estacas, torres de tomate e treliças.

A informação abaixo é apresentada no Savvy Gardening graças ao patrocínio da Gardener's Supply Company. A Gardener's Supply Company é uma empresa detida por funcionários que concebe e constrói muitos tipos de suportes para plantas de tomate, bem como outros produtos inovadores para jardim.

7 razões para utilizar um suporte para tomateiros

Quando um tomateiro não é suportado por uma gaiola, uma treliça ou uma torre de tomate, o peso dos ramos e dos frutos em crescimento acaba por fazer com que tombe e se deite em cima do solo. Aqui estão 7 razões para utilizar um suporte para tomateiros:

  1. Para maximizar a exposição à luz - Quando um tomate está deitado no chão, muitas das folhas ficam escondidas debaixo da planta, o que reduz a fotossíntese. Apoiar as plantas significa que elas estão de pé e totalmente expostas ao sol.
  2. Para favorecer uma melhor circulação do ar - Um bom fluxo de ar acelera a rapidez com que a folhagem seca depois da chuva ou da rega, o que é importante porque a folhagem húmida favorece a propagação de doenças das plantas, como o míldio.
  3. Reduzir a ocorrência de doenças transmitidas pelo solo - Como já foi referido, a folhagem húmida pode aumentar a transmissão de doenças transmitidas pelo solo. Além disso, ter as plantas deitadas no chão coloca a folhagem em contacto direto com potenciais agentes patogénicos.
  4. Para reduzir a ocorrência de pragas - A sustentação dos tomateiros também pode minimizar os danos causados por insectos e lesmas. Porquê? São menos acessíveis às pragas que têm de trepar pela planta para mordiscar as folhas ou os frutos.
  5. Para facilitar a colheita - É muito mais fácil colher frutos de tomateiros apoiados.
  6. Para colocar mais plantas no seu espaço de cultivo - Cultivar os tomates na vertical significa que as plantas podem ser colocadas mais perto umas das outras e caber mais num canteiro, o que é ideal para um jardim pequeno!
  7. É mais fácil podar os tomates com estacas - Quando as plantas estão apoiadas, é muito mais fácil podar os rebentos.

A gaiola para tomates Gardener's Vertex Lifetime é uma opção elegante e resistente para apoiar os tomateiros.

Quais são os tipos de tomate que precisam de ser estacados?

Existem dois tipos de tomateiros: os determinantes e os indeterminados. Os determinantes, ou de arbusto, crescem até uma certa altura pré-determinada e depois colocam as suas flores nas pontas dos ramos. Os frutos amadurecem todos ao mesmo tempo, o que é ideal se quiser fazer uma grande quantidade de molho, salsa ou conservas de tomate. A maioria das variedades determinantes crescem entre 1 e 2 metros de altura, embora existam algumas queAs variedades de tomates indeterminados, ou de vinhas, formam plantas grandes, muitas vezes com 2 metros de altura! Este crescimento sério requer um apoio sério. Produzem as suas flores e frutos em rebentos laterais e continuam a produzir tomates desde meados do verão até à geada.

Quais os tipos de tomate que se devem colocar nas estacas? Eu coloco estacas nas minhas variedades determinadas e indeterminadas, porque há muitos benefícios em apoiar os tomateiros (ver acima). Dito isto, os suportes que utilizo diferem entre os dois tipos de plantas. Abaixo, detalho os vários tipos de suportes de tomate e os melhores para utilizar para tomates indeterminados e determinados.

Opções de suporte de plantas de tomate para a horta

Quando se trata de suportes para tomates, os jardineiros têm muitas opções. As escolhas populares incluem gaiolas de tomate, estacas, torres e treliças.

Este tomateiro não demorará muito a encher a gaiola para tomates Gardener's Vertex Lifetime.

Gaiolas para tomates

Tradicionalmente, as gaiolas de arame são utilizadas para sustentar os tomateiros. No entanto, muitas gaiolas de arame são frágeis e não são suficientemente altas ou fortes para suportar a altura e o peso de um tomateiro adulto. Isto é particularmente verdade para os tomateiros indeterminados vigorosos. As gaiolas são mais bem utilizadas para as variedades de tomate compactas que só crescem 1 a 2 metros de altura. Utilize gaiolas tanto para o tomate de jardim como para o tomate cultivado em contentoresplantas.

Para garantir o sucesso, procure gaiolas para tomates resistentes, como a Gardener's Vertex Lifetime Tomato Cage, que é leve e durável, feita de alumínio à prova de ferrugem. A gaiola tem 18 polegadas de diâmetro e 43 1/2 polegadas de altura (33 3/4 polegadas de altura quando instalada). Este é um suporte elegante e acrescenta apelo visual ao jardim. O design inovador significa que pode instalá-lo em torno de mudas jovens ou bemAlém disso, dobra-se para facilitar a arrumação.

Estas gaiolas para tomates altas da Titan oferecem um suporte superior para os tomates da horta. Estes suportes auto-fixantes, com núcleo de aço, são fornecidos num conjunto de três e mantêm facilmente as vigorosas plantas de tomate indeterminadas fora do solo. Medem 80 polegadas de altura e 19 1/2 polegadas de diâmetro, e a grelha grande torna fácil cuidar das plantas e colher os frutos!

Esta torre de tomate robusta oferece estabilidade aos tomateiros pesados.

Estacas de tomate

As estacas de tomateiro são uma forma prática de manter os tomateiros na vertical. Pode utilizar estacas de madeira, bambu, metal ou outros tipos de estacas de tomateiro. Para as estacas de madeira tradicionais ou de bambu, terá de amarrar o novo crescimento ao suporte a cada 10 a 14 dias. Utilize laços para plantas ou fio de jardim, enrolando o laço à volta da estaca e depois fixando-o ligeiramente ao caule.

Sou um grande fã das estacas de tomate em espiral, que oferecem um suporte robusto aos tomateiros e são também um elemento atrativo para o jardim. Os suportes em espiral Rainbow são estacas de 1,5 m de altura que vêm em tons arrojados de vermelho, laranja, amarelo, azul e verde. Têm uma torção em saca-rolhas que lhe permite enrolar o tomateiro em crescimento na espiral. Tão fácil! As estacas são suportes que poupam espaço e são ideais paraA formação de tomates indeterminados na vertical permite-lhe colocar mais plantas de tomate na horta.

Os suportes de jardim dobráveis Zenith estão disponíveis em dois tamanhos: médio ou alto. Oferecem um suporte resistente aos tomateiros e acrescentam interesse arquitetónico ao jardim.

Veja também: Quatro flores para a horta

Torres de tomate

As torres de tomate são gaiolas de tomate com esteróides! A maioria parece gaiolas de tomate extra-altas e são ideais para suportar tomates indeterminados altos. Existem também torres de tomate compactas disponíveis para tomates determinados. Uma torre de tomate é uma opção de suporte de plantas de tomate que segura as plantas firmemente em todos os lados e tem grandes aberturas que facilitam a colheita de frutos maduros.

As torres de tomate da Gardener's Supply Company são fornecidas num prático conjunto de 2 e são fabricadas com arame de aço de calibre 10 com revestimento em pó. Têm 14 1/4 polegadas quadradas e 65 polegadas de altura (53 polegadas de altura quando instaladas). Quando utiliza uma torre de tomate para suportar plantas de tomate dos tipos determinado e indeterminado, não precisa de utilizar laços para fixar o novo crescimento à estrutura. O design da estruturaSão também super rápidos e fáceis de instalar e dobram-se no final da estação para serem guardados no inverno. Ah, sim, também estão disponíveis em três cores diferentes - verde, vermelho e azul - para apimentar a sua plantação de tomates.

Os suportes de jardim dobráveis Zenith são fornecidos num conjunto de dois com duas opções de tamanho: médio e alto. Ambos são fabricados em aço tubular com revestimento em pó. Os suportes médios têm 44 polegadas de altura e são perfeitos para tomates determinados. Os altos medem 84 polegadas de altura e proporcionam um forte apoio aos tomates indeterminados. À medida que as plantas crescem, pode utilizar laços para plantas ou fio de jardim para fixar as plantas aos suportes.Os suportes de jardim dobráveis Zenith estão disponíveis em três cores: preto, azul celeste e amarelo aurora para um toque de cor divertido. São fáceis de montar no início da estação e dobram-se para serem guardados no final da estação.

Escadas de tomate

As escadas para tomates oferecem um suporte resistente a plantas de tomate de grandes dimensões. As escadas para tomates da Gardener's Supply Company são muito bem avaliadas e são fornecidas num conjunto de três. Cada escada tem a força para aguentar mais de 100 libras e apoiar as plantas melhor do que uma única estaca de tomate. Estas escadas para tomates são feitas de montantes de aço de 7 mm com um revestimento à prova de intempéries. Medem 57 polegadas de altura e 6 polegadas de largura e 6polegadas de profundidade.

Utilizei o Connector Kit for a DIY Double Tomato Trellis para fazer esta estrutura robusta. Utiliza tubos EMT de 3/4 polegadas e estou a plantar 10 plantas de tomate na vertical com a técnica Florida weave.

Treliças de tomate

Normalmente, cultivo duas filas de cinco plantas de tomate em cada um dos meus canteiros elevados de 4 por 8 pés. Ao longo dos anos, usei estacas individuais, gaiolas, escadas ou torres para suportar cada planta, mas também adoro construir uma treliça de tomate DIY. Porquê? Suporta todas as minhas plantas ao mesmo tempo. Uma treliça de tomate também me permite praticar uma técnica de treliça chamada Florida weave. Esta é uma forma eficaz de suportar uma fila deTomates. À medida que as plantas crescem, prendo um pedaço de fio natural, atando-o a uma estaca da treliça e, em seguida, utilizando um cesto à volta de cada planta da fileira. A extremidade do fio é depois atada à outra estaca na extremidade oposta da treliça. Repita a trança com uma nova fileira de fio de poucas em poucas semanas para apoiar o crescimento de novas plantas.

Precisa de uma treliça forte para suportar uma fileira de tomates e a Treliça Dupla de Tomate DIY (na foto acima) proporciona uma excelente estabilidade. Fiz a minha em cerca de meia hora utilizando o Kit de Conectores da Gardener's Supply Company, que utiliza comprimentos de tubo EMT de 3/4 de polegada de diâmetro que pode adquirir numa loja de materiais de construção.

Construí uma treliça para tomates utilizando o kit de ligação da Gardener's Supply Company. Foi um trabalho fácil com duas mãos.

Mais opções de suporte para tomateiros

Para saber ainda mais sobre os suportes para plantas de tomate e os muitos tipos de produtos disponíveis para os horticultores, visite o sítio Web da Gardener's Supply Company. Muito obrigado à Gardener's Supply Company por patrocinar este artigo e pela sua dedicação contínua à criação de produtos de jardinagem inovadores e úteis.

Para ver estes suportes de tomate em ação, veja este vídeo:

Saiba mais sobre como cultivar uma colheita abundante de tomates caseiros nestes artigos:

    Tem algum tipo de suporte de tomateiro preferido para a sua horta?

    Veja também: Manutenção de casas de pássaros

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.