3 maneiras de cultivar legumes frescos no inverno

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Não precisa de uma estufa aquecida para cultivar legumes frescos no inverno; existem muitos prolongadores de estação e técnicas simples que podem levar a sua horta do verão ao outono e ao inverno. Nos meus livros, The Year-Round Vegetable Gardener e Growing Under Cover, partilho os vários protectores de culturas e legumes de inverno que me permitem desfrutar de uma colheita durante todo o ano na minha horta da zona 5. Talvez já seja umOu é novo no prolongamento da estação e está a pensar se é demasiado tarde para estabelecer culturas de inverno? Continue a ler. Tenho três formas fáceis de o ajudar a colher no inverno.

3 maneiras de cultivar legumes frescos no inverno

1) Proteger o que se tem. Na altura em que o verão muda para o outono, a maioria dos horticultores ainda tem algumas culturas nas suas hortas; culturas de raízes como cenouras, beterrabas e pastinacas, folhas verdes como espinafres, rúcula e couves, e culturas de caule como alhos franceses, couves-de-bruxelas e cebolinhas. Não as deixe morrer com as geadas fortes. Em vez disso, proteja-as com um mini túnel, uma estrutura de frio de palha ou uma camada de cobertura vegetal.a colheita em semanas, ou mesmo meses, consoante as culturas e o tipo de proteção utilizado.

Veja também: Construa uma armação de frio com uma janela velha
  • Mini túneis Durante muitos anos, fiz mini túneis a partir de condutas de PVC de 3 metros de comprimento e meia polegada de diâmetro para cultivar legumes frescos no inverno. Estas foram dobradas sobre os meus canteiros de 1,5 metros de largura e colocadas sobre estacas de vergalhão de 1 metro de comprimento para dar estabilidade. As estacas estão espaçadas de 3 a 4 metros de cada lado dos canteiros de legumes,Nos últimos anos, passei a usar aros de metal resistentes para os meus mini túneis. Tenho um dobrador de aros que transforma condutas de metal em aros perfeitos em meros minutos. Pode ler mais sobre como dobro aros de metal aqui. Não tem dobrador de metal? Pode usar aros de metal comprando aros pré-dobrados como estes. Tanto os mini túneis de PVC como os de metal são cobertos com uma cobertura de linha pesada ou um pedaço depoliéster de estufa com as extremidades protegidas contra as intempéries do inverno.
  • Armações de palha Para fazer uma estrutura fria de fardos de palha para cultivar legumes frescos no inverno, rodeie as suas culturas com um retângulo ou quadrado de fardos de palha no final do outono, cobrindo-o com um pedaço de policarbonato ou uma porta ou janela velha.Outra estrutura de frio super fácil é uma estrutura portátil, como esta, que pode ser movida sobre as culturas conforme necessário.
  • Palha No final do outono, antes que o solo congele, cubra o canteiro com uma camada de um a dois pés de espessura de folhas trituradas ou palha e cubra com um lençol velho ou uma cobertura de linha para manter o isolamento no lugar. Para colher, levante a cobertura de tecido, empurre para trásPode encontrar mais informações sobre a cobertura vegetal dos legumes de inverno aqui.

Proteja as culturas de raízes de inverno, como a cenoura, a beterraba, o aipo e a pastinaga, com uma cobertura vegetal profunda de folhas ou palha trituradas.

  • Cloches rápidos Para fazer uma, coloque uma gaiola para tomates por cima da sua planta, ou rodeie-a com três ou quatro postes de bambu. Cubra com um saco de lixo transparente, prendendo o fundo com uma corda elástica ou cordel. Dependendo da sua região e do tipo de vegetal, poderá não conseguir fazer a colheita durante todo o inverno, mas isto prolongará a colheita emPara as plantas mais pequenas, pode utilizar simples cloches de plástico que pode encontrar na maioria dos centros de jardinagem ou online.

2) Pensar nos verdes! A maioria das verduras para salada precisa de ser semeada diretamente cerca de 4 a 6 semanas antes da primeira geada de outono prevista, mas os jardineiros com estruturas frias podem plantar um pouco mais tarde. Para a colheita de inverno, opte pelas verduras mais tolerantes ao frio, como a couve (experimente Prizm, uma recente Seleção da All-AmericaVencedor), mizuna, mache, mostarda, claytonia, espinafres, endívia e rúcula.

  • Mizuna A mizuna é uma superestrela de inverno nas nossas estruturas frias, com folhas bonitas e serrilhadas que podem ser verdes ou roxas, dependendo do tipo que estiver a cultivar. A minha variedade favorita é a Red Kingdom, vencedora nacional das Selecções All-America de 2016 pelo seu crescimento rápido e cor vibrante. Ao contrário da mostarda apimentada, a mizuna tem um sabor suave que é ótimo em saladas, wraps e sanduíches.
  • Mache é ridiculamente fácil de cultivar e é tão tolerante ao frio na minha horta da zona 5 que não precisa de proteção. No entanto, com as nossas quedas de neve, cultivo-a em armações e mini-túneis para que a colheita seja rápida e fácil. As plantas formam rosetas bem arrumadas na horta e comemo-las cruas em saladas, cortando as plantas pequenas ao nível do solo.polvilhar com sal e saborear numa salada simples, mas sensacional.

O mache é extremamente tolerante ao frio e pode ser colhido durante todo o inverno em armações frias e túneis de mini arcos.

  • Tatsoi Tal como o mache, cresce em roseta, mas o tatsoi forma plantas maiores, tipicamente com até 30 cm de diâmetro. Colha as folhas individuais, de um verde profundo, em forma de colher, para saladas ou salteados, ou colha a planta inteira ainda pequena e salteie com alho, gengibre, óleo de sésamo e um pouco de molho de soja.

Nas zonas 5 e superiores, pode continuar a colher folhas verdes tolerantes ao frio sem proteção até dezembro e janeiro. Mas, na minha região, temos tendência a ter muita neve e as culturas sem proteção - mesmo as tolerantes ao frio - ficam rapidamente enterradas, dificultando a colheita. É aqui que os dispositivos de proteção, como os mini arcos e as armações frias, são úteis.

Veja também: 5 dicas de jardinagem que poupam tempo para o jardineiro de legumes

3) Invernar. É fácil esticar a colheita até ao início do inverno com coberturas de fileiras, cloches e túneis, mas em março, essas culturas iniciais serão comidas ou terão sucumbido ao frio do inverno se não tiverem sido devidamente protegidas.

Experimente fazer uma invernada de verduras resistentes para obter uma colheita abundante de legumes cultivados em casa no final de março e abril.

A hibernação permite-lhe colher verduras na altura em que a maioria de nós está a começar a semear tomate para a primavera. Parece difícil? Não! Na verdade, é muito fácil hibernar legumes de folha tolerantes ao frio. Por exemplo, na minha horta, costumo semear alguns canteiros elevados com espinafres no final de setembro ou início de outubro.Nessa altura, abro a extremidade do túnel e espreito para dentro: o canteiro está cheio de espinafres à espera de serem colhidos.

Se não é fã de espinafres, existem outras culturas que podem ser invernadas com esta técnica. Recomendo que se limite aos legumes mais tolerantes ao frio, como a couve, os espinafres, a rúcula, as verduras asiáticas, o tatsoi, a Yukina Savoy e o mache.

Fale-nos da sua horta. Cultiva legumes frescos no inverno?

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.