Cultivo de tomates a partir de sementes: um guia passo a passo

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Porquê começar a plantar as suas próprias sementes de tomate quando pode ir ao seu viveiro local e comprar mudas prontas a plantar? A maior razão é a variedade! O seu viveiro local pode ter uma dúzia ou mais de variedades de tomate, mas cultivar os seus próprios tomates a partir de sementes permite-lhe escolher entre milhares de variedades hereditárias, híbridas e de polinização aberta disponíveis através de catálogos de sementes.poupar dinheiro, especialmente se tiver um grande jardim.

As sementes de tomate não são muito grandes e não devem ser plantadas em profundidade. Em vez disso, enterre-as a apenas um quarto de polegada de profundidade na mistura de envasamento pré-umedecida.

Cultivo de tomates a partir de sementes: Tipos de sementes de tomate

Ao folhear o seu catálogo de sementes favorito, é provável que repare em descrições como "herança" (ou, por vezes, "património"), "polinização aberta" e "híbrido". Compreender os diferentes tipos de sementes ajudá-lo-á a escolher as variedades de tomate certas para a sua horta.

  • Herança - Um tomate de herança é uma variedade de polinização aberta que foi transmitida através das gerações. A principal razão para cultivar tomates de herança é o sabor! Os frutos estão repletos de sabores de fazer crescer água na boca que raramente são igualados pelas variedades híbridas. Naturalmente, os tomates de herança também oferecem diversidade - frutos numa variedade de tamanhos, formas e cores. As variedades de herança populares incluem o Cherokee Purple,Brandywine, Pineapple e Big Rainbow.
  • Polinização aberta - As sementes de polinização aberta são polinizadas por insectos, pelo vento ou mesmo pelos jardineiros. Quando as sementes são guardadas, é de esperar que se tornem verdadeiras. A exceção é quando ocorre a polinização cruzada de outras variedades. Se cultivar mais do que uma variedade de pepino ou abóbora de polinização aberta, por exemplo, é provável que haja polinização cruzada. Se cultivar apenas uma variedade, as suas sementes de polinização abertaTodas as sementes de variedades autóctones são de polinização aberta, mas nem todas as variedades de polinização aberta são autóctones. A Dwarf Sweet Sue, a Dwarf Caitydid e a Glacier são exemplos de tomates de polinização aberta.
  • Híbrido - As sementes híbridas são o resultado de uma polinização controlada, em que o pólen de duas variedades ou espécies é cruzado por criadores de plantas. Estas são frequentemente listadas como variedades "F1" nos catálogos de sementes. Geralmente, as sementes de híbridos não podem ser guardadas, uma vez que não serão "fiéis ao tipo". Então, porquê cultivar híbridos? A maioria dos híbridos oferece características melhoradas, como resistência a doenças, vigor, maior rendimento, colheita mais precoce eO Sun Gold é um tomate de herança muito popular com frutos dourados, do tamanho de uma cereja.

Os tomates Sun Gold são um dos híbridos mais populares cultivados e produzem uma colheita pesada de frutos super-doces, do tamanho de uma cereja.

Veja também: 3 maneiras de cultivar legumes frescos no inverno

Escolher as melhores sementes de tomate para cultivar

Agora que já conhecemos os tipos de sementes de tomate, está na altura de abrir os catálogos de sementes. Prepare-se para encontrar dezenas, se não centenas, de variedades tentadoras. Para saber mais sobre as muitas variedades fantásticas de tomate disponíveis para cultivar no seu jardim, consulte Epic Tomatoes, o livro premiado de Craig LeHoullier.

Mas, com tantas variedades à escolha, como reduzir a sua lista e decidir o que cultivar? Considere estas três questões:

De quanto espaço dispõe?

Os hábitos de crescimento dos tomates dividem-se em duas categorias: determinados e indeterminados.

  • As variedades determinadas são as melhores para espaços pequenos e jardins em contentores. Crescem dois a três pés de altura com frutos que amadurecem na mesma altura (perfeitos para conservas ou molhos!). Também amadurecem mais cedo do que muitas variedades indeterminadas de tomate.
  • As variedades indeterminadas, também designadas por tomates de vara, são as grandes. Podem atingir 1,5 a 2 metros de altura e continuam a crescer e a dar frutos até à geada. Terá de estacar ou apoiar as plantas vigorosas. Pode cultivá-las em recipientes, mas sugiro que encontre um vaso grande e que o apoie firmemente com estacas ou uma treliça.

Quanto tempo dura a vossa época?

Ao folhear os catálogos de sementes, repare que os tomates são classificados de acordo com o tempo que demoram a amadurecer - temporão, a meio e tardio. Acho mais útil referir-me aos "dias até à maturidade", que é o número de dias de que uma variedade precisa para produzir frutos depois de ser transplantada (não semeada!) para o seu jardim. Em jardins de estação curta ou costeiros, opte por tomates temporões de maturação rápida, como o Moskovich(60 dias), Northern Lights (55 dias) ou Sun Gold (57 dias). Se quiser calcular a duração do seu período de cultivo, consulte esta calculadora prática no sítio Web do National Garden Bureau.

Como é que vai utilizar a sua colheita de tomate?

Existem muitos tipos diferentes de tomates para cultivar numa horta doméstica: fatiados, em pasta, cocktail, uva e tomate-cereja, por exemplo. Quando estou a tentar decidir o que cultivar, acho útil considerar como quero utilizar a minha colheita. Gosto de fazer vários lotes de molho, mas a maior parte dos nossos tomates são apreciados frescos da horta em sanduíches e saladas. Por isso, planto uma mistura detipos, incluindo os que se destinam a molhos, algumas variedades super-doces de cereja ou uva e as variedades de herança carnudas para fatiar.

Qual é a maior razão para cultivar os seus próprios tomates a partir de sementes? Variedade! Estes são alguns dos tomates hereditários e híbridos que a Niki cultivou na sua horta no verão passado.

Guia passo-a-passo para cultivar tomates a partir de sementes:

Passo 1 - Semear no momento certo

O cultivo de tomates a partir de sementes demora cerca de seis a oito semanas desde a sementeira até ao transplante. Começar a semear dentro de casa demasiado cedo resulta em plântulas pernaltas e demasiado crescidas. O meu objetivo é transplantar as minhas plântulas para o jardim cerca de uma semana após a última data prevista para a geada da primavera. Descubra a data da última geada para a sua região e conte para trás seis a oito semanas. É nessa altura que deve semear as suas sementes dentro de casa.

Passo 2 - Utilizar recipientes limpos

Eu planto MUITAS sementes todas as Primaveras e quero poder utilizar o meu espaço de cultivo de forma eficiente. Por isso, semeio as minhas sementes em pacotes de células de plástico colocados em tabuleiros 1020. São reutilizáveis, têm orifícios de drenagem e posso amontoar centenas de plantas sob as minhas luzes de cultivo. Também pode utilizar vasos de plástico ou recipientes limpos reciclados de iogurte, caixas de ovos, caixas de leite, etc.

Gosto de iniciar as minhas sementes de tomate em pacotes de células inseridos em bandejas 1020, o que me permite colocar muitas plântulas sob as minhas luzes de cultivo.

Veja também: Escolher as melhores plantas de abelhas para um jardim de polinizadores

Passo 3 - Utilizar uma mistura de sementes de alta qualidade

Dê aos seus tomates o começo certo com um meio de cultivo leve como o Pro-Mix Seed Starting Mix. Humedeça a mistura antes de encher os vasos ou os pacotes de células para evitar uma humidificação desigual. Estas misturas de cultivo oferecem uma boa drenagem e são uma combinação de materiais como turfa, vermiculite e perlite.

Passo 4 - Plantar as sementes à profundidade correcta

As sementes de tomate são bastante pequenas e, se as plantar demasiado fundo, nunca mais as verá. Semeie-as a cerca de um quarto de polegada de profundidade, cobrindo-as ligeiramente com mistura para vasos humedecida. Etiquete cada variedade com uma etiqueta de plástico ou de madeira e o nome escrito com marcador permanente (acredite, não se lembrará de qual é qual se não as etiquetar).

Passo 5 - Proporcionar muita luz

As plântulas robustas e saudáveis precisam de muita luz. Demasiada pouca luz resulta em pernilongos, onde as plântulas se esticam e acabam por cair. O local ideal para iniciar as sementes é debaixo de uma luz de crescimento, onde se controla a quantidade de luz. As minhas luzes de crescimento são luzes de loja baratas, de um metro e meio, penduradas com correntes numa prateleira de madeira. À medida que as plantas crescem, posso mover as minhas luzes para cima, de modo a que fiquemDeixo as luzes acesas durante dezasseis horas por dia e tenho um temporizador que as liga e desliga. Pode usar uma janela ensolarada para iniciar as sementes de tomate, mas devido às condições de pouca luz no final do inverno, espere algum alongamento. Se planeia fazer do início das sementes um evento anual, considere investir numa luz de crescimento, como esta fluorescenteou um SunBlaster.

Para cultivar mudas de tomate saudáveis e robustas, deixe as luzes de cultivo acesas durante 16 horas todos os dias.

Passo 6 - Manter a humidade

A rega excessiva é uma das formas mais rápidas de matar as plântulas delicadas, por isso, mantenha-se atento à humidade do solo. Deve estar ligeiramente húmido, mas não encharcado. Um frasco de spray é uma forma prática de humedecer o solo. Uma vez semeadas as sementes, utilize uma cúpula de plástico transparente ou uma folha de película de plástico por cima dos tabuleiros e recipientes para manter a humidade. Quando a germinação ocorrer, retire todas as coberturas para que o ar possa circular.Se tiver um tapete térmico, pode utilizá-lo para acelerar a germinação, bem como para aumentar as taxas de germinação. Quando metade das sementes tiverem germinado, desligo o tapete térmico.

Etapa 7 - Providenciar uma circulação de ar adequada

Como indicado no passo anterior, a circulação de ar é importante para o cultivo de plantas de tomate saudáveis. As minhas luzes de cultivo estão instaladas na minha cave, onde não há muita circulação de ar, o que poderia levar a problemas de fungos se eu não tivesse uma pequena ventoinha oscilante na sala para movimentar o ar. Ter ar em movimento também endurece os caules e a folhagem das mudas.

Passo 8 - Alimentar as plântulas

Muitas misturas para vasos contêm fertilizantes de libertação lenta para alimentar as suas plantas lentamente ao longo de várias semanas. Pode complementar estes fertilizantes com um fertilizante orgânico solúvel em água, aplicado a metade da dose recomendada a cada 12 a 14 dias. Leia atentamente e siga todos os rótulos dos sacos de mistura para vasos e dos recipientes de fertilizantes.

Etapa 9 - Endurecer as plântulas de tomate

Chegou à última etapa do cultivo de tomates a partir de sementes! Uma vez atingida a data final da geada de primavera, é altura de endurecer as suas plântulas de tomate. O endurecimento é o processo em que as plântulas cultivadas em interior são aclimatadas ao jardim exterior. Este processo demora cinco a sete dias (leia mais sobre o endurecimento AQUI). Comece por colocar as plântulas ao ar livre, à sombra, durante umContinue a colocar as plântulas no exterior, dando-lhes gradualmente mais sol todos os dias. Estarão prontas para serem transplantadas para o jardim ou para recipientes dentro de uma semana.

Para mais informações sobre o arranque de sementes e o cultivo de tomates, consulte os seguintes artigos:

    Última reflexão: Se gosta de cultivar os seus próprios tomates a partir de sementes, talvez se divirta com este livro hilariante, The $64 dollar tomato.

    Vai cultivar tomates a partir de sementes para a sua horta?

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.