Cultivo de nabos: Como semear nabos e aproveitar a colheita

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Um pacote de sementes com uma nova variedade de nabos Hakurei mudou para sempre os meus churrascos de verão. Está bem, talvez seja um pouco exagerado, mas se alguma vez assou nabos na grelha, sabe como são deliciosos. Estes vegetais saborosos e estaladiços são rápidos e fáceis de cultivar. Neste artigo, vou partilhar dicas sobre o cultivo de nabos e como saber quando os colher.

Nabos ( Brassica rapa subsp. rapa ) estão entre as culturas do início da primavera que podem ser semeadas em tempo fresco, antes da entrada dos amantes do calor, como os tomates e os pimentos. São de crescimento rápido, pelo que é provável que tenha uma colheita no final da primavera.

As sementes de nabo podem ser plantadas cerca de duas a três semanas antes da data da última geada.

No verão, depois de ter retirado outras culturas, os nabos são uma óptima opção para a plantação em sucessão. Costumo plantar uma cultura de outono para desfrutar das colheitas de nabos até ao outono - se pensar com antecedência no final do verão (normalmente por volta de agosto).

Tanto as folhas como os frutos do nabo são comestíveis. Pode começar a plantar as sementes algumas semanas antes da data da última geada. Esta variedade chama-se "Hinona Kabu" e é deliciosa em pickles, mas também pode ser consumida crua ou cozinhada.

Outro bónus: as folhas de nabo também são comestíveis, pelo que pode colher nabiças para saladas e salteados.

Qual é a diferença entre um nabo e uma rutabaga?

Os nabos são frequentemente designados por nabos de verão para os diferenciar das rutabagas, que têm geralmente uma polpa branca quando se abrem. As rutabagas, por outro lado, têm uma polpa mais amarela no interior e são geralmente de maior tamanho. São por vezes designadas por nabos de inverno. São ambos membros da família Brassica (juntamente com a couve-flor, os brócolos, as couves-de-bruxelas, a couve, etc.)e têm um sabor semelhante.

Os nabos têm geralmente uma polpa branca quando se abrem. Na foto, uma variedade chamada "Silky Sweet", que também é lisa e branca por fora. Estes nabos crescem até cerca de 6 a 7,5 cm de diâmetro. Quando se olha para a lista de sementes, são comparados a maçãs. Nunca comi nenhum como uma maçã porque acho que assá-los realça o sabor. Assar nono churrasco ou no forno com um pouco de azeite, sal e pimenta.

Cultivo de nabos a partir de sementes

Os nabos são um daqueles legumes que não se procuram no centro de jardinagem como mudas. Cultivamo-los a partir de pequenas sementes numa área do jardim que recebe sol pleno, porque as raízes dos nabos não gostam de ser perturbadas.

No outono, eu corrijo o solo dos meus canteiros elevados com composto (geralmente estrume) para que estejam prontos para as primeiras culturas da primavera, como os nabos. Também pode esperar até à primavera para corrigir o seu solo. Certifique-se de que o solo onde vai plantar os seus vegetais de raiz está solto e bem drenado.

Para semear, basta fazer um sulco raso no solo com cerca de ¼ a ½ polegada de profundidade (½ a 1 cm). Pode espalhar as sementes do pacote ou pode tentar ser mais intencional com a sementeira. Isto requer mais paciência, mas poupa sementes. Espace as sementes com cerca de 10 a 15 cm de distância. Mova suavemente o solo das bordas do sulco sobre as sementes para as cobrir.

Veja também: Dicas de manutenção de jardins em contentores: Ajude as suas plantas a prosperar durante todo o verão

Quando cultivar nabos, em vez de espalhar o conteúdo do pacote, tentar plantá-los um ou dois de cada vez pode ajudar a conservar algumas das suas sementes. Também lhe poupará tempo a desbastá-las mais tarde. Os nabos precisam de espaço para crescer e amadurecer.

Veja também: 3 maneiras de cultivar mais alimentos este ano

Se estiver a plantar várias linhas de sementes de nabo, coloque-as a cerca de 30 cm de distância.

Quando as plântulas de nabo tiverem cerca de 10 cm de altura, desbaste-as de modo a que fiquem separadas cerca de 10 a 15 cm. Elas precisam deste espaço para crescer. Pode arrancar as plântulas com os dedos ou cortá-las ao nível do solo com uma tesoura para ervas. Combine o desbaste com uma salada e pode adicionar os microgreens que sacrificou à sua refeição!

Como saber quando colher os nabos?

Regue ligeiramente as suas fileiras de nabos até as sementes germinarem (cerca de uma a duas semanas) para não lavar essas pequenas sementes. Certifique-se de que rega de forma consistente para incentivar o bom desenvolvimento das raízes.

O seu pacote de sementes dir-lhe-á quando deve começar a colher os nabos. Os nabos saem do solo, por isso é fácil ver se atingiram o tamanho que gostaria que atingissem antes de os colher.

As folhas dos nabos podem ser colhidas (cortando-as alguns centímetros acima da base da planta) enquanto os nabos ainda são pequenos.

O que é ótimo nos nabos, em comparação com outros legumes de raiz, é o facto de se destacarem do solo, pelo que se pode ver o seu tamanho antes de os arrancar. O pacote de sementes indica os dias até à maturidade e o diâmetro quando estão crescidos. Os nabos pequenos podem ser colhidos logo cinco semanas após a plantação.

Com uma colheita no outono, os nabos podem suportar algumas geadas ligeiras antes de serem arrancados. Na verdade, podem até ter um sabor mais doce.

É possível ter várias colheitas de nabos durante a primavera, o verão e o outono, se for estratégico com a sua sementeira. Os nabos aqui retratados são 'Purple Top Milan', uma variedade italiana de herança, e podem ser colhidos quando os frutos têm cerca de 5 a 7,5 cm de diâmetro.

Pragas potenciais na cultura de nabos

Como membros da família Brassica, os nabos podem ser alvo das traças da couve, embora eu ache que as traças gravitam primeiro em torno da couve e dos brócolos na minha horta. Mantenho as traças da couve afastadas com aros de cobertura de linhas e cobertura flutuante de linhas.

Em alguns anos, os danos causados nas folhas dos nabos são mais importantes devido aos escaravelhos, aos pulgões que também gostam das folhas e às larvas das raízes que podem afetar os nabos debaixo do solo. Se as suas plantas tiverem sido afectadas por pragas, tente fazer uma rotação de culturas para outra horta ou zona da horta.

As plantas companheiras podem ser utilizadas como culturas armadilha para atrair certas pragas. A mostarda chinesa, por exemplo, atrai os escaravelhos da pulga. E plantas como a camomila, o endro e a salva podem interferir com os hábitos de postura dos ovos das pragas, como os vermes da couve. Jessica explica isto muito bem (juntamente com muitas outras opções) no seu livro Parceiros da fábrica .

O feijão e a ervilha, por exemplo, adicionam azoto ao solo, actuando como um fertilizante natural com elevado teor de azoto.

Mais vegetais de raiz para cultivar

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.