Os heléboro oferecem um toque bem-vindo de primavera

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Antecipar a primavera pode ser uma espera longa e entediante. Muitas vezes, as cerejeiras em flor estão a florescer em Vancouver, enquanto aqui, no Sul do Ontário, ainda estamos a contemplar se devemos guardar as nossas parkas para sempre. Enquanto espera pacientemente pelo seu tempo até poder ir para o jardim, considere as plantas que florescem na primavera e que pode querer adicionar à sua lista de plantas obrigatórias, como os heléboros.

Em 2015, decidi finalmente acrescentar um heléboro ao meu jardim. Pensei que a pessoa ideal para me aconselhar sobre o cultivo seria Gary Lewis, proprietário da Phoenix Perennials, um viveiro e empresa de venda por correspondência que envia 63 variedades de heléboros para todo o Canadá. O próprio Gary tem 185 heléboros no seu jardim e diz que continua a coleccioná-los. De facto, Gary é tão apaixonado pela planta que organiza umevento anual Hellebore Hurrah.

Respostas do Gary às minhas perguntas sobre o cultivo de heléboros

Quais são as melhores condições de crescimento para os heléboros?

Os heléboros têm um melhor desempenho em níveis de luz médios - nem demasiado claros nem demasiado escuros. Embora sejam tolerantes à sombra (especialmente em climas quentes de verão) e ao sol pleno (especialmente em climas frescos de verão ou com humidade do solo uniforme), têm um melhor desempenho em sol parcial a sombra parcial. Nestas condições, crescerão mais rapidamente e florescerão mais. Os heléboros têm um sistema radicular considerável e preferemNos seus habitats naturais crescem frequentemente em solos alcalinos. Na Costa Oeste, os nossos solos são um pouco ácidos e crescem bem aqui. Os heléboros parecem tolerar uma gama de pH, embora alguns jardineiros que cultivam em solos ácidos polvilham cal à volta dos seus heléboros.

Qual é a melhor altura para plantar um heléboro?

A primavera e o outono são as melhores épocas para a plantação, embora a primavera seja provavelmente a melhor para as zonas mais frias de 4 a 6. Os heléboros crescem ativamente tanto na primavera como no outono. Quando as temperaturas sobem no verão, os heléboros param de crescer e esperam que as condições de arrefecimento cheguem.

Helleborus 'Penny's Pink' (rosa de Penny)

Se eu comprar um heléboro em fevereiro como planta de casa, quando é que o posso levar para o exterior?

Os heléboros são bastante resistentes. Helleborus niger deve ser resistente até à zona 4. Heléboro x híbrido e os híbridos com caule, tais como H. x sternii , H. x ericsmithii , H. x ballardiae , H. x nigercors devem ser resistentes até à zona 5, embora possivelmente mais frias com uma boa cobertura de neve e microclimas protegidos. Dito isto, não se pode chocar um heléboro levando-o diretamente de condições quentes para 15 graus negativos! Se comprou uma rosa de Natal para decoração sazonal ou apanhou outros heléboros no inverno, estes devem ser mantidos na sua divisão mais fresca com boa luz. Podem ser plantados no exterior quandoMas antes de plantar, é preciso habituar gradualmente a planta ao frio, colocando o vaso no exterior durante períodos crescentes ao longo de uma a duas semanas.

Há alguma praga ou doença a que se deva estar atento?

Veja também: 3 plantas anuais com flores bonitas

Qual é o seu heléboro preferido de sempre?

Heléboro A 'Rosemary' (apresentada na imagem principal) é um dos melhores heléboros de todos os tempos. É um cruzamento raro que só foi efectuado algumas vezes na história da horticultura entre a rosa da Quaresma, Heléboro x híbrido e a rosa de Natal, H. nigeriano Estas plantas pertencem aos grupos acaulescente e caulescente de heléboros, respetivamente, e não estão intimamente relacionadas, daí a dificuldade de as cruzar. A 'Rosemary' tem flores rosa pálido incrivelmente únicas, com uma ligeira risca. As flores escurecem com a idade, passando por tons salmão claros até cores salmão profundas e ricas. E florescerá durante três meses ou mais, começando depois do Natalrosas, mas até um mês antes das rosas da Quaresma.

As minhas outras favoritas são toda a série Winter Jewel da criadora Marietta O'Byrne do Oregon. Estas são as melhores variedades de cor disponíveis na América do Norte com um vigor incrível, cores de flores arrojadas e formas de flores simétricas com grandes pormenores.

O Helleborus 'Rosemary' está disponível em número limitado há cerca de três anos, pelo que continuo a considerá-lo um novo heléboro que merece muita atenção.

Veja também: Como cuidar dos brancos de papel: dicas para cuidar dos seus bolbos plantados até florescerem

O Helleborus 'Anna's Red' (apresentado) e o 'Penny's Pink' também continuam a roubar o espetáculo, apesar de este ser o seu terceiro ano em cena. Têm flores vermelhas e cor-de-rosa incríveis com folhagem mosqueada que surge variegada de vermelho e cor-de-rosa, respetivamente, desvanecendo-se depois para um mosqueado verde menta numa folha verde escura.

Todas as fotografias fornecidas por Phoenix Perennials.

Fixe-o!

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.