4 razões para plantar novos alimentos na sua horta

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Tenho a minha lista habitual de frutos, legumes e ervas aromáticas que planto todos os anos nas minhas hortas: tomates da época, alfaces, ervilhas, pepinos, abóboras, curgetes, etc. No entanto, uma coisa que recomendo, e que gosto de fazer todos os anos, é deixar espaço para um par de plantas novas para si. Não têm necessariamente de ser novas no mercado, apenas algo que nunca tenha tentado cultivar antes.

Veja também: Cultivo de tomates num plantador com rega automática

Comecei com este hábito há alguns anos, quando estava a fazer uma encomenda de sementes. Acrescentei um pacote de sementes de tomatillo ao meu carrinho por capricho. Nunca tinha comido um tomatillo na minha vida, mas no final da época descobri rapidamente que adoro salsa verde em tudo, desde tacos a peixe. Para além dos tomatillos, alguns novos alimentos para mim foram acrescentados à minha lista permanente desta forma: cucamelons, pepinos limão,erva-limão e groselhas, para citar alguns.

Ao planear a sua horta comestível, eis algumas razões para plantar plantas comestíveis novas para si:

1. dê a conhecer novos sabores a si e à sua família: Pode correr bem ou mal (se não gostar do sabor do que plantou), mas não custa nada tentar, certo? Fiquei agradavelmente surpreendida ao descobrir a rúcula wasabi há alguns anos. Esta salada verde faz mesmo jus ao seu nome. Tanto as flores como as folhas são comestíveis, sabem a wasabi verdadeiro e dão-lhe aquele choque atrás do nariz. Achei divertido usá-la como rábanoDa mesma forma, comecei a utilizar a erva-limão como dracaena na minha urna ornamental e agora saio pela porta da frente durante todo o verão para apanhar um ou dois talos para aromatizar o chá gelado e para adicionar à minha receita favorita de caril de frango.

Tanto as flores como as folhas da rúcula wasabi são picantes e comestíveis!

2. plantar iniciadores de conversa: Há alguns anos, quando cultivei pepinos-limão no meu jardim da frente, alguns vizinhos perguntaram-me o que eram. Parecem um pouco ameaçadores com o seu exterior pontiagudo, mas esses espinhos saem facilmente e os pepinos ficam estaladiços e deliciosos.

Veja também: Se tiver uma colheita abundante de tomatillos, faça salsa verde!

E os pepinos, que se assemelham a mini melancias, também parecem receber muita atenção devido ao fator "fofura". São muito prolíficos, com um ótimo sabor e, aparentemente, dão deliciosos pickles (ver #3). Cultivei as minhas primeiras plantas a partir de sementes, mas também vi centros de jardinagem a vender plantas.

Os pepinos com limão podem parecer um pouco assustadores, mas são estaladiços e deliciosos.

3. escolher novos produtos comestíveis para conservar: Todos os anos, o meu pai e eu fazemos geleia de habanero e menta. Não sou muito fã de pimentos picantes (por ser um maricas com o calor), mas o meu pai tinha tantos habaneros na sua única planta que nos inspirou a conservá-los e eu adorei o delicioso resultado. É picante, mas não demasiado picante, para saborear com peixe ou salsichas e com queijo de cabra em bolachas.

Descobri algumas variedades interessantes nas várias palestras a que assisti. O colega escritor de jardinagem Steven Biggs inspirou-me com palestras sobre fruta de quintal, bem como sobre figos, e aprendi algumas receitas e plantas novas para mim com a Niki, como a sua compota de cereja moída.

4. descobrir novas variedades de produtos favoritos de confiança: Se o bife de vaca é a base da sua horta de tomates, experimente também plantar algumas variedades autóctones. Existem dezenas e dezenas de opções e, quanto mais provar, mais descobrirá uma gama diversificada de perfis de sabor. Também pode ser divertido experimentar diferentes cores de legumes normais. Procure cenouras e ervilhas roxas, beterrabas cor de laranja e douradas, batatas azuis e um arco-íris de tomates, desderosa e azul a roxo e castanho.

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.