Uma estufa de inverno: uma forma produtiva de colher legumes durante todo o inverno

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Na minha horta, uma estufa de inverno tornou-se o coração da nossa horta de estação fria, fornecendo-nos legumes e ervas aromáticas cultivados em casa de dezembro a março. Esta estrutura não aquecida, que também é apresentada no meu livro, Growing Under Cover: Techniques for a More Productive, Weather-Resistant, Pest-Free Vegetable Garden, capta a energia solar e abriga uma grande variedade de plantas tolerantes ao frioculturas como a couve, a cenoura, o alho francês, a cebolinha, a cenoura e os espinafres.

A minha estufa de inverno produz legumes biológicos 365 dias por ano. No inverno, colho verduras para saladas de estação fria, raízes e caules, como o alho francês.

E quando o tempo aquece no final da primavera, os canteiros elevados no interior são plantados com culturas que gostam de calor, como tomates, pimentos e pepinos, para proporcionar uma colheita extra-precoce.

O facto de utilizar uma estufa de inverno não significa que não utilize outras estruturas de inverno na minha horta. Tenho uma variedade de extensores de estação mais pequenos, como as armações frias e os túneis de mini arcos, e também utilizo técnicas como a cobertura morta profunda. Mas ter uma estufa de inverno melhorou a minha horta ao proporcionar um espaço coberto para o cultivo de alimentos, o que torna mais confortável o tratamento e a colheita das culturas,especialmente quando o tempo está frio e com neve, mas também me dá uma área muito maior para a produção de alimentos.

Tipos de estufas de inverno

Existem muitos tamanhos, formas e tipos de estruturas que podem ser utilizadas para a colheita de inverno de legumes e ervas aromáticas da estação fria de um jardim no quintal. Algumas estruturas são vendidas em kits, enquanto outras podem ser feitas por jardineiros.

Alguns exemplos de tipos de estufas domésticas:

  • Estufa de vidro com estrutura metálica
  • Estufa de policarbonato com estrutura metálica
  • Estufa de polietileno com estrutura metálica
  • Estufa de vidro com estrutura de madeira
  • Estufa de policarbonato com estrutura de madeira
  • Estufa de polietileno com estrutura de madeira
  • Estufa de polietileno com estrutura em PVC
  • Estufa em cúpula de policarbonato com estrutura metálica
  • Estufa em cúpula de polietileno com estrutura de madeira

As estufas em cúpula estão a tornar-se muito populares nas hortas domésticas. Estruturalmente, são muito resistentes e podem ser utilizadas para produzir uma colheita de inverno de legumes e ervas aromáticas resistentes.

Seleção de uma estufa de inverno

Qualquer que seja o tipo de estufa que decida comprar ou construir, todas elas têm dois componentes principais: uma estrutura e uma cobertura transparente. A minha estufa tem 14 por 24 pés e foi comprada como um kit numa loja local de fornecimento de estufas. Eu queria uma estrutura que fosse suficientemente forte para aguentar o nosso clima marítimo. No inverno, esse clima inclui tempestades frequentes que trazem neve pesada, chuva gelada eNoutras alturas do ano, temos de lidar com condições meteorológicas extremas, como os furacões.

Se for como eu, quando sonha com uma estufa, imagina uma estrutura luxuosa com estrutura metálica e vidros. Objectivos de jardim, sem dúvida, mas este tipo de estruturas tem um custo significativo. E, embora sejam óptimas para o cultivo de legumes, pode ficar surpreendido ao saber que mesmo uma estrutura de madeira de bricolage coberta com uma folha de polietileno de estufa de 6 mil também é eficaz para abrigarculturas de inverno.

Veja também: Cultivar brócolos a partir de sementes: Como semear, transplantar e muito mais

Ao decidir sobre o tipo de estufa, analise em primeiro lugar o local, o espaço e o clima. A maioria dos quintais urbanos não tem espaço para uma grande estufa de arcos, mas uma pequena estrutura de vidro ou de policarbonato pode ser adequada. Analise também o declive. O seu terreno é inclinado? Um ligeiro declive pode geralmente ser contornado, mas um declive acentuado pode dificultar a construção de uma estufa. Enquanto inspecciona o seu quintal,Lembre-se também que uma estufa deve ser colocada num local onde receba toda a luz solar. Procure potenciais fontes de sombra - árvores e edifícios próximos, por exemplo.

Considerar o seu clima e condições meteorológicas extremas

Quanto ao clima, eu vivo na costa leste do Canadá, onde a neve e o vento podem ser extremos. Como já foi referido, a minha estufa teve de ser suficientemente forte para resistir a furacões e tempestades de inverno. Se vive num clima mais ameno, é provável que consiga sobreviver com uma estufa feita de materiais mais leves.

Outro tipo de estrutura a considerar é uma estufa de cúpula geodésica. Estas estufas em forma de cúpula e arredondadas estão a tornar-se populares nas hortas domésticas devido à sua resistência. São estruturas robustas e excelentes para afastar a neve e o vento.

Cultivo muitos tipos de alfaces resistentes ao frio na minha estufa de inverno, incluindo a Salanova, que forma bonitas rosetas de folhas tenras e estaladiças.

O que cultivar numa estufa de inverno

Há muitas culturas que podem ser colhidas numa estufa de inverno. As culturas que escolhe para cultivar dependem do seu clima e do que gosta de comer. Eu cultivo na zona 5 e tenho temperaturas de inverno que podem descer até aos -20ºC. Tenho uma estufa sem aquecimento e não utilizo um aquecedor, como um aquecedor a propano, mas se aquecesse minimamente a sua estufa poderia cultivar culturas menos resistentes. PlantamosUma vasta seleção de legumes da estação fria nas nossas estruturas de inverno. Culturas de raízes como cenouras e beterrabas, bem como verduras para salada como couve, alface de inverno, espinafres, verduras asiáticas, endívia e rúcula.

Ao ler os catálogos de sementes e selecionar as variedades a cultivar, leia atentamente a descrição de cada uma. Certas variedades são mais resistentes do que outras. Por exemplo, as alfaces Winter Density e North Pole estão entre as minhas alfaces preferidas para cultivar durante a colheita de dezembro a março. Suportam bem as temperaturas frias, superando facilmente as alfaces de verão ou primavera em meses.

As pessoas que vivem em climas mais frios do que a zona 5 devem limitar-se às culturas mais resistentes ao frio. Na minha horta, as superestrelas de inverno incluem a couve-de-inverno, o mache, o tatsoi e as cebolinhas. As pessoas que vivem em climas mais amenos, como os das zonas 7 e superiores, podem cultivar uma seleção ainda mais vasta de legumes e ervas de inverno.Desenterro-as dos meus canteiros elevados no início do outono e transplanto-as para o interior da estrutura.

No final do inverno, a maior parte das culturas na minha estufa já foram colhidas. Qualquer espaço de cultivo vazio é completado com composto e semeado com verduras frescas e raízes para colheita no início da primavera.

As 10 culturas favoritas da Niki para colher no inverno:

    1. Cenouras
    2. Beterraba
    3. Cebolinhas
    4. Alho francês
    5. Alfaces de inverno
    6. Espinafres
    7. Rúcula
    8. Mache
    9. Couve
    10. Salsa

A couve é uma das culturas mais resistentes para colher no inverno e cultivamos vários tipos dentro da nossa estrutura.

Para mais culturas que pode cultivar no outono e no inverno, veja este vídeo :

Quando plantar legumes de inverno

A maior parte dos legumes da minha estufa de inverno são plantados entre meados do verão e meados do outono. Idealmente, a cultura deveria estar quase madura ou pronta a ser colhida no momento em que o tempo fica frio e a duração do dia desce abaixo das dez horas por dia. É nessa altura que a maior parte do crescimento das plantas abranda drasticamente. No meu clima setentrional, essa data é no início de novembro e os legumes maduros ou quase maduros permanecem naestufa até estarmos prontos para a colheita.

Para determinar a data correcta de plantação, é necessário ter em conta os dias até à maturidade de cada cultura ou variedade. Esta informação está indicada no pacote de sementes ou no catálogo de sementes. A minha cultura de cenouras Napoli, por exemplo, demora cerca de 58 dias desde a semente até à colheita. Assim, o ideal seria contar 58 dias para trás a partir da data prevista para a primeira geada e plantar.No outono, o crescimento das plantas abranda, pelo que acrescento sempre mais 7 a 10 dias quando semeio culturas para colheita no final do outono e no inverno, o que significa que acabo por semear cenouras Napoli para o inverno em meados do verão.

Veja também: Dicas de manutenção de jardins em contentores: Ajude as suas plantas a prosperar durante todo o verão

As verduras para salada, como a rúcula, a alface, a acelga e os espinafres, crescem mais rapidamente do que as raízes e são semeadas no final do verão ou no início do outono. Estas são semeadas diretamente ou são cultivadas em interior sob luzes de cultivo. Se desejar ter couves ou couves-galegas maduras para as colheitas de inverno, estas demoram cerca de 70 dias a partir da sementeira, pelo que deve planear em conformidade. As cebolas verdes são também um dos legumes preferidos para colher no inverno.Necessitam de cerca de 55 a 70 dias para passar da semente à colheita.

Para isolar ainda mais as minhas culturas de inverno, construo frequentemente mini-túneis de aro cobertos de tecido sobre os canteiros elevados, o que ajuda a reter o calor e protege os legumes do tempo frio.

Como aumentar o calor numa estufa de inverno sem aquecimento

Num dia de inverno, quando a temperatura exterior está bem abaixo de zero, a minha estufa é tipicamente amena no interior, graças ao sol. Por exemplo, quando estão -8ºC no exterior, a temperatura interior pode atingir 10ºC. Dito isto, assim que o sol se põe, a temperatura desce rapidamente. No entanto, existem algumas formas sorrateiras de aumentar a retenção de calor e isolar as suas culturas. Para isolar, utilizoPara as culturas de raízes, como a cenoura e a beterraba, aplique uma cobertura profunda de palha ou de folhas sobre o canteiro no final do outono, antes que o solo dentro da estufa congele.

Para utilizar coberturas de tecido ou polietileno sobre canteiros de verduras, ervas aromáticas resistentes, cebolinhas e outros legumes, coloco as coberturas em cima de simples aros de arame.

Outra forma de abrandar a perda de calor numa estufa de inverno é criar massa térmica ou um dissipador de calor, como alguns barris cheios de água. A água absorve o calor durante o dia e liberta-o lentamente à noite, abrandando o processo de arrefecimento. Se a estufa for suficientemente grande, pode também colocar um monte de composto no interior para gerar algum calor.

Há muitas verduras para salada que pode semear no final do verão e no início do outono para colher no inverno. Os espinafres, a rúcula, a mizuna e as mostardas são fáceis e rápidos de cultivar.

Cuidar dos legumes numa estufa de inverno

Há cinco tarefas principais a ter em conta quando se trata de cuidar de uma estufa de inverno:

Rega

A grande questão é: quantas vezes preciso de regar durante o período de frio de dezembro a fevereiro? Não muito! Depende do ano, pois há anos em que temos um congelamento precoce e a minha rega termina no final de novembro. Noutros anos, o tempo pode ser ameno até ao final de dezembro e eu rego algumas vezes no final do outono.

Eu uso uma mangueira para regar, mas também pode usar um regador e enchê-lo a partir de um barril de chuva situado perto da estufa ou de um barril que capte a água do telhado da estufa. Rego a minha estufa quase diariamente desde o final da primavera até ao final do verão. A rega é reduzida para uma ou duas vezes por semana no início ou em meados do outono, quando os dias ficam mais curtos e as temperaturas começam a descer. No inverno, eunão regar a menos que tenhamos alguns dias de temperaturas de degelo.

Fertilização

A saúde do solo está sempre no topo das minhas preocupações nos meus canteiros e estruturas de jardim e, por isso, entre as colheitas, coloco composto, estrume envelhecido, folhas cortadas e outros correctivos na terra. Também aplico fertilizantes orgânicos - tanto granulares como líquidos - para promover o crescimento saudável das plantas e uma colheita de inverno abundante.Siga sempre as instruções de aplicação de qualquer tipo de fertilizante que comprar.

Ventilação

Assegurar uma ventilação adequada é uma das tarefas mais importantes numa estufa, especialmente quando o tempo está quente. Tenho lados enrolados, janelas e uma porta para ventilação. No início da primavera e no final do outono, enrolo os lados do meu túnel alguns centímetros. Isto permite um bom fluxo de ar, especialmente se se prevê um tempo mais quente do que 4 C. O interior de uma estrutura aquece rapidamente eSe mantiver a temperatura interior da sua estufa demasiado quente em meados ou no final do outono, surgirá um crescimento tenro e macio que pode ser danificado quando as temperaturas baixarem.

A ventilação é também a melhor maneira de reduzir a condensação numa estufa. A condensação pode favorecer o desenvolvimento de doenças fúngicas e a ventilação regular em dias amenos reduzirá a quantidade de humidade no ar.

Colheita

É tão agradável fazer a colheita de inverno numa estufa. Adoro colher legumes das armações frias e dos túneis em miniatura na minha horta de canteiros elevados, mas é um trabalho bastante frio. Quando faço a colheita na minha estufa, é muito mais confortável, porque a temperatura interior é normalmente mais quente do que a temperatura exterior e estou protegido dos ventos de inverno.

Uma carga pesada de neve pode danificar uma estufa. Utilize uma vassoura ou outra

Remoção de neve

Comprei uma estufa concebida para suportar uma carga de neve pesada, mas se a neve começar a acumular-se no topo da minha estrutura, pego numa vassoura de cerdas macias para a escovar cuidadosamente a partir do exterior ou bato-lhe com a vassoura a partir do interior.Com uma estufa de policarbonato ou de vidro, é necessário escovar suavemente a neve dos painéis a partir do exterior.

Se não tiver espaço para uma estufa de grandes dimensões, considere a possibilidade de utilizar túneis de mini-arco para criar uma estufa em pequena escala. No meu curso em linha sobre a utilização de túneis de mini-arco, obterá informações sobre como utilizar estas ferramentas fantásticas para cultivar mais alimentos do que nunca. .

Para mais informações sobre a horticultura de inverno, consulte estes artigos:

  • O meu curso online: Como Construir & Utilizar Mini Túneis de Aro na Horta
  • A minha conversa sobre jardinagem de inverno para o podcast Joe Gardener

Não deixe também de consultar o meu último livro, Growing Under Cover e o meu livro premiado, The Year-Round Vegetable Gardener.

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.