O pimento-peixe: como cultivar este fascinante legume de herança

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

A primeira vez que comi um pimento-peixe, apaixonei-me. Os pimentos-peixe são meio picantes, com uma picada ardente que se situa algures entre o jalapeño e o cayenne. São muito fáceis de cultivar em jardins e recipientes e as plantas não só são produtivas, como também ornamentais, com folhas e frutos muito variados.

As plantas desta pimenta tradicional são extremamente decorativas, com folhas verdes e brancas variegadas.

As folhas da planta são muito singulares e variam de totalmente brancas a parcialmente verdes e de brancas a totalmente verdes. Além disso, grande parte da folhagem tem salpicos de cor creme atraentes espalhados pelas superfícies das folhas. É claro que cultivamos pimentos pelos seus frutos e esta variedade produz uma abundância de pimentos bicolores queOs frutos em forma de cone amadurecem de verde para laranja e para vermelho. Tal como a folhagem, os frutos também são listados com estrias brancas. Uma vez completamente maduros e de um vermelho vivo, as listras desaparecem. Se gosta de pimentos picantes, vai querer cultivar esta planta de herança única.

Factos sobre o pimento de peixe:

  • Dias até à maturação - 80 dias após o transplante
  • Altura da planta - 24 a 30 polegadas
  • Largura da planta - 24 polegadas
  • Tamanho do fruto - 2 1/2 a 3 polegadas de comprimento, 1 polegada de largura
  • Unidades Scoville - 5.000 a 30.000 (meio quente)
  • Incluído na Arca do Gosto do Slow Food EUA

Adoro os frutos dos pimentos de peixe, que são únicos, com riscas verdes e brancas, cada um com um aspeto ligeiramente diferente.

Como cultivar o pimento de peixe

Para obter uma colheita abundante de pimentos, é necessário plantar as sementes dentro de casa, sob luz artificial ou numa janela ensolarada, 10 a 12 semanas antes da última data prevista para as geadas da primavera. Semeie as sementes em vasos ou tabuleiros cheios de uma mistura de envasamento de alta qualidade. Não enterre as sementes profundamente, mas semeie-as a apenas 1,5 cm de profundidade e depois cubra o tabuleiro ou o vaso com um pedaço de película aderente ou uma cúpula de plástico.Uma vez que os pimentos, e especialmente os pimentos picantes, germinam mais rapidamente e melhor com calor de fundo, gosto de colocar os tabuleiros de sementes num tapete térmico, em cima do frigorífico, ou em qualquer outro lugar onde possam receber um pouco de calor de fundo. Assim que as sementes germinarem, retire a cobertura de plástico para que o ar possa circular.

Mantenha-se atento às mudas, removendo as que estiverem completamente brancas. As mudas de pimentão com folhas totalmente brancas não serão capazes de fotossintetizar e devem ser eliminadas. À medida que as plantas de pimentão crescem, mantenha as luzes de cultivo acesas durante dezasseis horas por dia. Eu uso um temporizador para ligar e desligar as minhas luzes todos os dias. Também mantenho uma ventoinha oscilante na minha sala de arranque de sementes para proporcionar uma boa circulação de ar e reduziro amortecimento, uma doença fúngica comum.

Regue regularmente, mantendo o solo ligeiramente húmido, mas não molhado. Fertilize as plantas a cada 7 a 10 dias com um fertilizante orgânico líquido diluído, como um fertilizante para peixes. Assim que a última data de geada tiver passado, endureça as mudas de pimentão (consulte este post para obter instruções sobre o endurecimento) e transfira-as para recipientes ou canteiros de jardim. Plante-as a uma distância de 24 polegadas.

Vivo num clima frio, onde o tempo primaveril pode não ser fiável e, como os pimentos preferem um solo acima dos 16ºC, gosto de pré-aquecer o solo dos meus canteiros antes de levar as minhas plântulas de pimento para o exterior. Isso ajuda-as a estabelecerem-se rapidamente e reduz o choque do transplante. Para pré-aquecer, cubra o solo com uma folha de plástico preto ou transparente, esticando o plástico e colocando-o à volta doInstale o plástico cerca de duas semanas antes da data prevista para a plantação.

Em alternativa, pode também instalar um mini túnel de aro por cima do canteiro durante duas semanas antes do transplante. O túnel pode ser deixado no lugar durante as primeiras semanas depois de as plantas de pimentão terem sido transferidas para o jardim. Isto proporciona um calor extra às plantas. Ventile as extremidades do túnel cortando-as durante o dia. Uma boa circulação de ar é importante para desencorajar as doenças das plantas.

Veja também: Variedades invulgares de hortênsias para o jardim

Como todos os pimentos picantes, os pimentos de peixe crescem melhor quando são plantados num local ensolarado. Escave um pouco de composto antes de plantar e coloque gaiolas de tomate por cima das plantas para apoiar os ramos. Também pode usar estacas de madeira, amarrando as plantas aos seus suportes à medida que crescem.

Veja também: Como colher tomilho para uso fresco e seco

Os frutos do pimentão-peixe são extremamente ornamentais, com riscas verdes e brancas, mas à medida que amadurecem, os frutos tornam-se vermelho vivo e as riscas desaparecem.

Cultivo do pimentão em recipientes

Os pimentos são fáceis de cultivar em vasos, mas recomendo a escolha de um recipiente com 12 a 16 polegadas de diâmetro. As plantas de pimento necessitam de solo bem drenado, pelo que o vaso selecionado deve ter orifícios de drenagem no fundo. Encha o recipiente com uma mistura de uma mistura de envasamento de alta qualidade e composto. Eu olho para ele, mas o meu rádio é geralmente cerca de dois terços de mistura de envasamento para um terço de composto. Podeutilizar também uma mistura à base de composto, como a terra para vasos FoxFarm Ocean Forest.

Quando o recipiente estiver cheio, coloque uma muda de pimentão no meio de crescimento e regue. É uma boa ideia colocar uma gaiola de tomate nesta altura para apoiar os ramos que podem ser propensos a partir quando estão pesados com frutos. Coloque o vaso onde receba pelo menos oito a dez horas de sol por dia.

Os pimentos cultivados em contentores beneficiam de aplicações regulares de um fertilizante orgânico líquido. Também pode cobrir o solo com uma camada fina de minhocas ou um fertilizante orgânico granular de libertação lenta, o que é mais rápido e mais fácil do que lembrar-se de adicionar um fertilizante líquido ao seu regador de poucas em poucas semanas.

Cuidados e manutenção dos pimentos para peixes

Cerca de seis semanas após o transplante, aplico uma camada fina de minhocas no solo à volta das plantas nos meus canteiros para promover um crescimento saudável. Uma cobertura de composto também pode ser aplicada à superfície do solo para ajudar a humidade e evitar o crescimento de ervas daninhas. Também é importante estar atento a potenciais pragas.

A cobertura do solo à volta dos pimentos com composto, palha ou outro material ajuda a reter a humidade do solo e a desencorajar o crescimento de ervas daninhas.

Três pragas do pimento

Para desencorajar as pragas, incluo uma grande variedade de flores e ervas aromáticas na minha horta para atrair insectos predadores e benéficos.

  • Pulgões - Talvez a praga mais comum nas hortas, os pulgões são insectos de corpo mole que podem ser verdes, cinzentos, castanhos e de várias outras cores. Reproduzem-se rapidamente e a sua alimentação intensa pode causar distorção e danos no crescimento fresco nas pontas dos rebentos. Para desencorajar os pulgões, não fertilize em excesso, o que pode promover um crescimento excessivamente tenro. Quando detecto pulgões pela primeira vez, olho atentamenteSe for esse o caso, não faço nada e deixo a natureza seguir o seu curso. Se, ao fim de alguns dias, não houver insectos benéficos no local, utilizo um borrifador para disparar um jato de água forte sobre os pulgões, derrubando-os da planta. Repito muitas vezes.
  • Lesmas e caracóis - As lesmas e os caracóis podem ser um grande problema, especialmente na primavera, quando as plantas são pequenas e vulneráveis e há normalmente mais humidade, o que permite que estas pragas se desloquem facilmente pelo jardim. Utilize terra de diatomáceas para reduzir os danos causados pelas lesmas e caracóis, mas também apanhe à mão os que encontrar. Normalmente, o início da manhã é a melhor altura para ir à caça de lesmas e caracóis. Para mais informações sobre como lidar com lesmas, consulteeste excelente post.
  • Ácaros da aranha - O ácaro da aranha de duas manchas é uma praga minúscula que se esconde na parte inferior das folhas do pimento. Desenvolvem-se em temperaturas quentes e perfuram as folhas para se alimentarem, o que resulta num aspeto "pontilhado" na superfície da folha. As folhas muito danificadas podem cair e podem ser visíveis teias nas plantas. Embora os seus danos alimentares sejam irritantes, o grande problema dos ácaros da aranha é que podem ser um vetor de propagaçãoTal como acontece com os pulgões, a minha forma preferida de reduzir os ácaros é pulverizar as folhas, especialmente a superfície inferior da folha, com um frasco de spray cheio de água. A nebulização e a pulverização regular com água podem desencorajar os ácaros de atacar os seus pimentos.

Os frutos meio picantes do pimento podem ser utilizados nas suas receitas favoritas - caril, molhos, chili, etc.

Colheita de pimentos de peixe

Os pimentos podem ser colhidos quando imaturos e ainda verdes e brancos, ou maduros e totalmente vermelhos. Como são picantes, é uma boa ideia usar luvas quando colher os frutos. Os frutos geralmente partem-se facilmente das plantas, mas pode querer usar um par de tesouras ou podadores para colher.

Como temos uma colheita abundante de pimentos de peixe no final da estação, gosto de congelar muitos dos frutos ainda verdes para utilizar em chili de inverno, pão de milho e outros pratos. Enxaguo-os e seco-os e coloco-os num saco de congelação etiquetado. Os frutos vermelhos brilhantes e maduros também podem ser congelados, secos ou desidratados e moídos para fazer um pó de malagueta picante.

Para mais informações sobre o cultivo de legumes que gostam de calor, como os pimentos, não deixe de consultar estes artigos:

  • Para mais conselhos sobre o cultivo de pimentos a partir de sementes, consulte esta publicação de PepperJoe

Quer cultivar o pimento na sua horta?

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.