6 passos para cultivar um jardim de tomates saudável

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Uma vez plantada a sua horta de tomate, pode parecer que é altura de dar um passo atrás, relaxar e ver as suas plantas crescerem e produzirem uma colheita abundante de tomates saborosos. No entanto, alguns cuidados e manutenção contínuos podem significar a diferença entre plantas produtivas e saudáveis e uma produção dececionante.

1) Espaçamento e plantação correctos numa horta de tomates

Dar às plantas do seu jardim de tomates espaço suficiente para crescer resulta em plantas mais saudáveis, mais produtivas e menos propensas a doenças. O espaçamento depende de alguns factores, incluindo os tipos de tomates que está a cultivar e a forma como tenciona apoiar as plantas. Os tomates indeterminados que são cultivados verticalmente em estacas podem ser espaçados de 18 a 24 polegadas. As variedades compactas e determinadas precisam de 24Para mais informações sobre o espaçamento dos tomates, consulte este artigo que escrevi sobre as distâncias de plantação adequadas.

O plantio inteligente significa escolher um bom local para cultivar tomates. Eles requerem sol pleno (pelo menos oito horas) e solo decente e bem drenado. Ao contrário de muitos vegetais, os tomates produzem raízes ao longo de seus caules e, se enterrados profundamente no momento do plantio, formarão um sistema radicular denso. Geralmente, enterro os dois terços inferiores de minhas mudas de tomate quando planto.

2) Estacas e suporte dos tomateiros

O cultivo vertical permite uma melhor circulação do ar, menos salpicos de água nas folhas (portanto, menos ocorrências de doenças transmitidas pelo solo) e mais luz para as plantas.

As gaiolas para tomates estão amplamente disponíveis nos centros de jardinagem e são óptimas para as variedades de tomate determinadas e arbustivas. Por outro lado, as variedades indeterminadas ou de trepadeira podem crescer até dois metros de altura e requerem um apoio forte. Gosto de usar uma estaca de madeira ou de fibra de vidro com um metro e meio de altura, que é inserida ao lado da plântula na altura da plantação. À medida que cresce, use fio para fixar a planta à estaca. PodeNo entanto, como cultivo dezenas de plantas em cada estação, estas gaiolas não são práticas, fáceis de armazenar ou economicamente viáveis para mim.

Veja também: Cultivar ervilhas-de-cheiro a partir de sementes: Um guia da semente à colheita

Cultivo os tomates indeterminados verticalmente em estacas ou em fio. À medida que as plantas crescem, amarro o novo crescimento à estaca ou prendo-o ao fio.

3) Cobertura vegetal dos tomates

A cobertura vegetal é talvez o passo mais crucial para manter uma horta de tomate saudável. A cobertura vegetal cobre a superfície do solo com um material orgânico, como folhas trituradas ou palha. Porque é que isso faz uma diferença tão grande? A colocação de uma barreira na superfície do solo reduz os salpicos de agentes patogénicos transmitidos pelo solo para a folhagem, mas também retém a humidade do solo e minimiza as ervas daninhas.camada espessa à volta dos meus tomateiros logo que são plantados.

Veja também: Como cultivar couves dentro de casa: Colher folhas frescas sem sair à rua

Alguns jardineiros preferem usar um mulch de plástico vermelho ou preto na sua horta de tomate. Estou a tentar minimizar o meu uso de plástico, mas há vantagens e desvantagens nos mulches de plástico. Aquecem o solo, acelerando o crescimento e, tal como a palha, mantêm as ervas daninhas em baixo e reduzem as doenças transmitidas pelo solo.cobertura vegetal para fornecer água.

A aplicação de uma cobertura vegetal numa horta de tomate tem muitas vantagens: não só reduz a propagação de doenças comuns, como também ajuda a reter a humidade do solo e reduz o crescimento de ervas daninhas.

4) Como regar os tomateiros

Todos sabemos que as plantas precisam de ser regadas, mas sabia que uma rega adequada de um jardim de tomates pode reduzir a ocorrência de problemas como o apodrecimento da extremidade da flor? O apodrecimento da extremidade da flor resulta em manchas pretas e coriáceas na parte inferior dos frutos e, embora não seja uma doença, é uma condição desencadeada por uma rega inconsistente. Procure regar regularmente, se não tiver chovido, e nunca deixe as plantas secarematé ao ponto de murchar.

Utilizo uma mangueira e uma varinha de dois pés para regar os meus tomates, regando sempre a base da planta e não a folhagem. A pulverização de água na folhagem pode - adivinhou - espalhar doenças. A instalação de uma mangueira de rega à volta da base das plantas é outra opção de rega que torna a rega rápida e fácil.

Uma das principais causas da podridão da extremidade da flor é a rega inconsistente. Planeie regar regularmente para promover um crescimento saudável.

5) Fertilizar o seu tomateiro

O meu objetivo é alimentar o solo com bastante composto ou estrume envelhecido, bem como com fertilizantes orgânicos de libertação lenta para o tomate. Também aplico um fertilizante orgânico líquido, como emulsão de peixe ou algas líquidas, de três em três ou de quatro em quatro semanas durante a estação de crescimento, para encorajar uma colheita generosa.

6) Controlo de pragas e doenças

Uma inspeção rápida, uma ou duas vezes por semana, pode ajudá-lo a evitar qualquer problema potencial.

À medida que os meus tomateiros crescem, continuo a prendê-los às suas estacas. Também retiro as folhas inferiores para que, quando as minhas plantas estiverem adultas, normalmente não tenham folhas ao longo do pé inferior do caule. Estas folhas inferiores são muitas vezes as primeiras a descolorir com problemas como o míldio precoce e a sua remoção pode ajudar a reduzir a propagação.

Se a sua horta for propensa a doenças do tomateiro, certifique-se de que pratica a rotação de culturas, todas as dicas mencionadas acima e cultiva variedades resistentes a doenças como a Defiant, Jasper e Mountain Merit.

Para além disso, consulte este artigo informativo da Jessica sobre doenças comuns e o que fazer se ocorrerem. Também recomendamos o Epic Tomatoes, o excelente livro do especialista em tomates Craig LeHoullier.

Para minimizar a doença, cultive variedades resistentes, coloque-as bem em estacas e cubra-as com palha ou folhas trituradas.

Encontrará mais informações sobre o cultivo de uma horta de tomates nos seguintes artigos:

    Tem alguma dica de cultivo de tomate para acrescentar?

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.