Sementes de herança: O melhor guia para selecionar e cultivar sementes de herança

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

A verdadeira definição é muitas vezes debatida, mas a maioria dos especialistas classifica uma variedade de herança como uma variedade de polinização aberta e cultivada há pelo menos cinquenta anos. Na minha própria horta, muitas das nossas culturas favoritas são variedades de herança, como o tomate Cherokee Purple, o pimento Fish, o pepino Lemon e oFeijão Língua de Dragão. Continue a ler para saber mais sobre as sementes de herança e porque é que são plantas de jardim tão boas.

Existem centenas de variedades de tomates tradicionais que pode cultivar no seu jardim.

Tipos de sementes de jardim

Existem dois tipos principais de sementes cultivadas em hortas domésticas: as sementes hereditárias e as sementes híbridas, cada uma com as suas vantagens e desvantagens. As híbridas, por exemplo, podem ser mais resistentes às doenças do que as hereditárias, mas as variedades hereditárias têm frequentemente melhores sabores.

Sementes herbáceas

O termo "herança" ou "património" é frequentemente utilizado para descrever as variedades de sementes, mas o que significa realmente? Tal como referido anteriormente, a maioria dos especialistas define as sementes de herança como aquelas que são de polinização aberta e que foram cultivadas durante, pelo menos, cinquenta anos, embora alguns prefiram classificar as sementes de herança como aquelas cultivadas antes da Segunda Guerra Mundial. As plantas de polinização aberta produzem sementes que se reproduzem "fielmente ao tipo", o que significaSe guardar e depois plantar as sementes de uma variedade de polinização aberta, obterá uma planta muito semelhante à planta-mãe original. Se plantar sementes de um tomate Brandywine que cultivou no seu jardim, obterá outro tomate Brandywine.

No caso de legumes de polinização aberta e hereditária que se autopolinizam, como o feijão, a ervilha, o tomate e a alface, é fácil recolher as sementes depois de secarem ou amadurecerem. No entanto, alguns tipos de culturas de polinização aberta, como o pepino e a abóbora, podem sofrer polinização cruzada se for cultivada mais do que uma variedade.Para isso, pode 1) cultivar uma variedade em cada estação 2) isolar as diferentes variedades, espaçando-as muito entre si, ou 3) utilizar tecidos de barreira contra insectos para impedir que as abelhas transportem o pólen entre as variedades.

O pepino Dragon Egg é um legume de herança que produz dezenas de frutos ovais de cor creme a verde pálido, estaladiços e deliciosos.

Sementes híbridas

As sementes híbridas são o produto de duas plantas diferentes, mas compatíveis, que são cruzadas por criadores para criar uma nova variedade. A nova variedade, muitas vezes rotulada de F1, tem características de cada progenitor com o objetivo de incluir características melhoradas, como maturidade precoce, resistência a doenças, vigor melhorado ou um rendimento maior. As variedades híbridas populares de vegetais incluem os tomates Sungold, o manjericão Everleaf e oApenas pimento doce.

Os jardineiros perguntam-me muitas vezes se as sementes híbridas são semelhantes às sementes OGM e, embora sejam um produto da reprodução, não foram geneticamente modificadas. Podem ser necessários anos e milhares de tentativas falhadas para produzir uma nova variedade híbrida, razão pela qual as sementes são normalmente mais caras do que as sementes de herança. Ao contrário das sementes de herança, que são de polinização aberta, guardar sementes de híbridos não produz de forma fiávelAs plantas de variedades híbridas devem ser compradas todos os anos, o que significa que é necessário comprar novas sementes.

Há tantas variedades extraordinárias de legumes, ervas e flores de herança para cultivar num jardim.

6 razões para plantar sementes de herança

Ao ler os catálogos de sementes de variedades autóctones, verá frequentemente histórias sobre variedades individuais, a sua idade aproximada e a forma como foram descobertas. Estas histórias são divertidas de ler e aumentam a mística das sementes de variedades autóctones, mas há muitas vantagens em plantar legumes, ervas e flores de variedades autóctones no seu jardim:

  1. Sabor - Se colocar na boca um tomate Black Cherry, aquecido ao sol, vai perceber rapidamente como o sabor se tornou um grande ponto de venda para as sementes de variedades autóctones. Na verdade, é A razão pela qual muitos jardineiros plantam sementes de variedades autóctones. Eles procuram os sabores que se lembram de ter apreciado nas hortas dos seus avós. Muitas vezes, os híbridos mais recentes são criados para características como maturidade precoce, resistência a doenças eA maior parte das variedades autóctones foram preservadas ao longo de gerações devido aos seus sabores melhorados, mas não são apenas os tomates autóctones que têm um sabor excecional. A maior parte das culturas autóctones - desde couves a feijões, alface, melões eser totalmente aromatizado.
  2. Diversidade - Se folhear a secção de tomates de qualquer catálogo de sementes de herança, é provável que encontre pelo menos algumas dúzias de variedades para cultivar. E embora os tomates vermelhos sejam o padrão nos supermercados, graças aos poupadores de sementes experientes, agora temos acesso a variedades de herança em tons de amarelo, laranja, branco, bordô, roxo e rosa. Não são apenas os tomates de herança que desfrutam de uma diversidade incrível, existemmuitos produtos hortícolas com variedades de tonalidades e/ou formas invulgares: cenoura Cosmic Purple, pepino Dragon's Egg, abóbora Musquee de Provence e ervilha Blue Podded, por exemplo.
  3. Preservação - O cultivo de variedades autóctones ajuda a preservá-las para as gerações futuras. A diversidade genética é fundamental para a sobrevivência e a existência de um grande número de variedades em cultivo oferece uma garantia no caso de doenças ou outros problemas afectarem uma determinada variedade.
  4. Armazenamento de sementes - Uma vez secas, as sementes podem ser colocadas em envelopes etiquetados e guardadas num local seco. As sementes podem então ser plantadas na estação seguinte, podendo as sementes excedentes ser partilhadas com amigos e familiares.
  5. Menos dispendioso - As sementes hereditárias são frequentemente mais baratas do que as variedades híbridas, que são o resultado de uma seleção de plantas cuidadosamente controlada.
  6. Variedades adaptadas localmente - Para os horticultores, uma grande vantagem do cultivo de variedades de polinização aberta é que, ao recolher as sementes das suas melhores plantas todos os anos, podem criar variedades especificamente adaptadas à sua região de cultivo.maturidade, grande colheita, plantas vigorosas, resistência a doenças), acabaria por ter uma estirpe mais bem adaptada à minha região e ao meu clima.

Existem muitas empresas excelentes de sementes crioulas na América do Norte, muitas das quais são pequenas explorações familiares que trabalham arduamente para preservar a diversidade das variedades crioulas.

Dez sementes de herança para cultivar na sua horta

Existem milhares de variedades autóctones disponíveis através de empresas de sementes e, ao selecionar as sementes para cultivar, não se esqueça de prestar atenção a informações como os dias até à maturidade, o tamanho da planta e a resistência a doenças. Os dias até à maturidade são muito importantes, uma vez que os jardineiros do norte podem não ter tempo para amadurecer culturas de estação longa, como tomates autóctones de maturação tardia, tomatillos ou melões.Infelizmente, não prestei atenção aos dias de maturação indicados no catálogo de sementes e a melancia provou precisar de uma estação mais longa e mais quente do que a minha horta podia proporcionar. Agora, cultivo melancias de maturação mais precoce, como a Sugar Baby. Saiba mais sobre muitas das minhas variedades de melancias de herança favoritas no meu livro premiado, Veggie GardenRemix.

1) Tomate Cherokee Purple - Esta maravilhosa variedade de herança foi apresentada aos jardineiros por Craig LeHoullier, o autor de Epic Tomatoes. Os frutos grandes têm uma pele roxo-vinho profunda e um sabor complexo e doce que não pode ser igualado por nenhum tomate de supermercado! As sementes chegaram às mãos de LeHoullier há trinta anos, quando chegou uma carta de John Green do Tennessee. As sementes de tomate tinham sido passadas paraLeHoullier plantou as sementes e, quando se apercebeu da preciosidade da variedade, partilhou-as com amigos em várias empresas de sementes. Em breve, a Cherokee Purple foi apresentada ao mundo inteiro e tornou-se a preferida dos horticultores de todo o mundo.

Veja também: Cuidados com a armadilha da mosca de Vénus: como regar, cuidar e alimentar esta planta carnívora

Embora o Red Brandywine possa ser o tomate tradicional mais popular, também adoro o Yellow Brandywine, que tem frutos enormes e carnudos com um sabor delicioso e rico.

2) Tomate Brandywine - Talvez o tomate tradicional mais popular cultivado em jardins, o Brandywine produz frutos robustos que podem pesar mais de um quilo e meio. Os tomates têm uma cor rosa avermelhada profunda e fazem as MELHORES sanduíches de tomate. As plantas Brandywine demoram cerca de 85 dias desde o transplante até à colheita e, no meu jardim do norte, começamos a colher os frutos no início de setembro. Se vive numa estação curtana região, plantar tomates de herança de maturação mais rápida, como o Costoluto Genovese, o Moskvich e o Carbon.

3) Pepino com limão - Há vinte e cinco anos, li a descrição do pepino-limão num catálogo de sementes e fiquei tão intrigada que encomendei um pacote. Foi a minha introdução ao cultivo de sementes hereditárias e gostámos tanto desta variedade única que ainda a cultivamos todos os anos. Os frutos do pepino-limão são arredondados e colhem-se melhor quando têm dois a três centímetros de diâmetro e uma cor verde pálida.amarelo (como um limão) mas, nessa altura, já estão bastante secos, pelo que devem ser colhidos quando imaturos.

4) Beterraba Chioggia Guardsmark - Esta bela beterraba é originária de Chioggia, em Itália, e é muitas vezes chamada de beterraba "doce listrada" devido aos seus anéis interiores únicos de cor-de-rosa e branco. As beterrabas crescem rapidamente e a Chioggia está pronta para ser colhida cerca de dois meses após a sementeira.

A beterraba Chioggia Guardsmark é o vegetal de raiz perfeito para cultivar na primavera e no outono. É muito rápida a crescer e está pronta a ser colhida em menos de dois meses. Além disso, as raízes bicolores em forma de olho de boi são absolutamente lindas!

5) Abóbora Musquee de Provence - As abóboras de inverno são a glória do jardim de outono e, no que diz respeito às variedades tradicionais, não faltam variedades para cultivar. Planto variedades tradicionais como a Black Futsu, a Candy Roaster e a Galeux D'Eysines, mas a minha preferida é a Musquee de Provence. As plantas dão vários frutos por videira, cada um pesando até seis quilos. São abóboras grandes e achatadas com lóbulos profundosA pele é verde-escura e amadurece até se tornar num belo laranja-mogno. A polpa laranja brilhante é rica e doce e é maravilhosa quando assada no forno.

Os frutos grandes e com lóbulos profundos da abóbora Musquee de Provence amadurecem de verde profundo a laranja-mahogany. É excecionalmente doce e dá uma deliciosa sopa de abóbora.

6) Alface Rouge D' Hiver - A alface 'Red of Winter' é uma salada verde tolerante ao frio, com folhas verde-bordô profundas, tenras e estaladiças. Semeamos as sementes no final do inverno em estruturas frias e no nosso politúnel para uma colheita extra-precoce, e no jardim aberto quando a temperatura do solo ronda os 40 F. É também ideal para culturas de outono e inverno se cultivada sob proteção.Não se esqueça de deixar uma planta no jardim para florescer e formar sementes, de modo a poder recolhê-las e cultivá-las de novo e de novo e de novo.

7) Alface Rainha de maio - Há muitas variedades de alface-manteiga disponíveis nas empresas de sementes, mas a May Queen é uma herança excecional. As cabeças pequenas a médias têm folhas verdes douradas enrugadas que se tornam rosadas no coração. As folhas são muito tenras e eu planto várias dúzias de mudas na primavera e novamente no outono, para que tenhamos muitas May Queen para colher.

Veja também: Quantas melancias por planta? Dicas para maximizar a produção

A alface May Queen é uma alface-manteiga de herança, bonita e deliciosa. As cabeças dobradas frouxamente são cor-de-rosa e perfeitas para o jardim da primavera ou do outono.

8) Feijão Língua de Dragão - As plantas são muito produtivas, dando origem a uma colheita abundante de vagens tenras que podem ser consumidas como feijões de pressão, deixadas a amadurecer para obter feijões frescos com casca ou deixadas a secar no jardim para obter feijões secos.salpicado de púrpura violeta. Lindo!

É fácil recolher e guardar sementes de feijões de herança, como estes feijões de arbusto Dragon's Tongue.

9) Abóbora de verão Costata Romanesco - Uma horta familiar pode provavelmente sobreviver com apenas uma planta de abobrinha, mas há tantas variedades maravilhosas para cultivar, que eu sempre planto pelo menos quatro tipos. Tenho cultivado Costata Romanesco na última década e adoro a alta produtividade, os frutos com nervuras incomuns e as flores comestíveis. Cada abóbora tem listras verdes médias e verdes claras e tem um sabor mais rico do que outras variedadesTal como acontece com a maioria das abobrinhas, os frutos podem crescer muito - até 18 centímetros de comprimento - mas colha-os quando estiverem imaturos. Muitas vezes colhemo-los com as flores ainda agarradas. Podem ser salteados, fritos na frigideira ou grelhados com um fio de azeite e alho para um saboroso deleite de verão. Se quiser guardar as sementes das suas abóboras tradicionais, cultive apenas uma variedade, uma vez que se cruzam facilmente.

10) Feijão de vagem roxa - Os feijões de vara roxos são simultaneamente ornamentais e deliciosos e eu cultivo as plantas em túneis para que possamos apreciar a folhagem tingida de púrpura, bem como as vagens de cor púrpura profunda. Esta variedade foi descoberta num jardim de Ozark há cerca de 90 anos e foi rapidamente partilhada com os catálogos de sementes, tornando-se popular em toda a América do Norte. As videiras vigorosas crescem sete a oito pés de altura e produzem dezenas de vagens de seis a oito polegadasVagens compridas, achatadas e de cor púrpura. Quando cozinhados, os feijões tornam-se verdes.

Há mais de uma década que cultivo feijões de vagem roxa. Adoramos comer as vagens roxas cruas, diretamente da horta, ou cozinhadas.

Empresas de sementes herbáceas

Há muitas empresas que se especializam em sementes de herança ou que as vendem juntamente com variedades híbridas. Abaixo encontrará alguns dos meus catálogos de sementes preferidos que oferecem variedades de herança. Informe-nos sobre os seus fornecedores de sementes de herança nos comentários.

EUA:

  • Baker Creek Heirloom Seeds
  • Sementes orgânicas de ceifa alta
  • Bolsa de sementes
  • Bolsa de sementes de Southern Exposure
  • Sementes Fedco
  • Sementes de Peaceful Valley
  • Sementes seleccionadas do Johnny
  • Empresa de Sementes Territoriais
  • Sementes da Mudança

Canadá:

  • Quinta de Yonder Hill
  • Sementes de Annapolis
  • Sementes Heritage Harvest
  • Sementes de Salt Spring
  • Sementes de esperança
  • Colheita urbana
  • Sementes de Solana

Para obter mais informações sobre sementes hereditárias e a conservação de sementes, não deixe de consultar estes artigos:

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.