Cultivo de alcachofras numa horta: um guia da semente à colheita

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Cultivar alcachofras é mais fácil do que pensa! Este vegetal mediterrânico é tipicamente cultivado em climas quentes, mas mesmo os jardineiros de estações curtas podem desfrutar de uma colheita abundante de alcachofras globo. A chave é plantar variedades anuais e expô-las a um breve período de temperaturas frias. Tenho cultivado alcachofras no meu jardim da zona 5 há quase 20 anos e colho dezenas de grandes botões todos os verões.ler se quiser aprender a cultivar alcachofras no seu jardim.

A folhagem prateada e espinhosa das alcachofras acrescenta interesse e arquitetura ao jardim.

O que são alcachofras

Alcachofras ( Cynara scolymus As plantas são extremamente ornamentais, com folhagem espinhosa e prateada e hastes de flores que crescem de 1 a 2 metros de altura. Plante alcachofras em hortas ou canteiros de flores; esta é uma planta perfeita para paisagismo comestível. A maioria das variedades rende de 6 a 8alcachofras por planta, mas algumas podem produzir até 10.

As alcachofras são plantas perenes resistentes nas zonas 7 a 10, mas podem ser cultivadas como plantas anuais nas regiões mais frias que têm uma estação de crescimento mais curta. Se forem protegidas durante o inverno, também podem ser cultivadas como plantas perenes nas zonas 5 e 6. Mais abaixo, encontrará mais informações sobre as minhas técnicas de invernação. Também pode cultivar alcachofras em recipientes para produzir botões tenros em terraços e pátios soalheiros. Se nãocolha todos os botões das suas plantas de alcachofra, que se abrirão em flores roxas, semelhantes a cardo, que dão uma cor arrojada ao jardim e atraem abelhas e outros polinizadores.

O cultivo de alcachofras é um pouco mais complicado do que o de culturas como o tomate e o pimento, mas não é difícil e as plantas podem mesmo ser cultivadas em climas do Norte.

O melhor sítio para cultivar alcachofras

Ao cultivar alcachofras, é melhor encontrar um canteiro ensolarado com solo fértil e bem drenado. As plantas adaptam-se a várias condições de solo, mas alimentam-se muito bem e produzem melhor em solos ligeiramente húmidos e ricos em nutrientes. Eu encho os meus canteiros elevados com 5 cm de composto ou estrume envelhecido antes de plantar. Uma estufa, politúnel ou outro espaço de cultivo abrigado é ideal para cultivar alcachofras comoPara as plantas de alcachofra invernadas no meu politúnel, adiciono anualmente composto à volta de cada planta, bem como um fertilizante vegetal orgânico de libertação lenta.

Cultivo de alcachofras a partir de sementes

Cultivar alcachofras a partir de sementes não é difícil, mas demora mais algumas semanas do que culturas como o tomate ou o pimento. Eu planto as sementes dentro de casa em tabuleiros e pacotes de células 12 semanas antes da data da última geada. Semeie as sementes a 1/4 de polegada de profundidade em mistura de envasamento pré-umedecida. Espere que as sementes emerjam em 10 a 14 dias. A temperatura ideal para a germinação é entre 21 e 27 C. Assim que as plântulasAs plântulas são transplantadas para vasos de 4 polegadas de diâmetro. Coloque as plântulas no jardim quando a temperatura do solo tiver atingido 15 C. Retire cada plântula do vaso e espreite as raízes. Se a raiz axial estiver a dar voltas no fundo do vaso, endireite-a suavemente quando a transplantar. Se transplantar mais cedo, cubra as plântulas com uma cobertura de linha se houver ameaça de geada.

Os jardineiros de climas quentes e de invernos suaves transplantam geralmente as plântulas de alcachofra no outono. As plantas desenvolvem os seus rebentos em meados ou no final da primavera e são cortadas até ao solo quando a produção termina. As plantas de alcachofra rebentam no outono e voltam a ser cultivadas na primavera seguinte.

Se não tiver espaço ou paciência para cultivar alcachofras a partir de sementes, pode ter a sorte de encontrar algumas mudas num viveiro local. A desvantagem de comprar mudas é que não terá tantas variedades por onde escolher.

As alcachofras são fáceis de cultivar a partir de sementes iniciadas dentro de casa cerca de 12 semanas antes da última geada prevista na primavera.

Como vernalizar as plantas de alcachofra

Para os jardineiros que, como eu, vivem em climas frios, é necessário dar um passo extra chamado vernalização. A vernalização é uma técnica que expõe as plântulas a temperaturas frias para estimular o abrolhamento. Essencialmente, "engana" a planta, fazendo-a pensar que passou por um inverno e que é agora uma planta madura, de segundo ano.

A 'Green Globe' é uma variedade clássica de alcachofra globo e é amplamente cultivada em regiões com invernos amenos. Precisa de 4 a 5 semanas de vernalização para produzir botões com sucesso no primeiro ano e pode não ser confiável para jardineiros de clima frio. Graças ao melhoramento de plantas, agora temos variedades anuais de alcachofra como 'Imperial Star' e 'Colorado Star' que podem ser vernalizadas com menos de 2 semanas de friotemperaturas.

Para vernalizar as plântulas de alcachofra, exponha-as a temperaturas entre 7 e 10 °C durante cerca de 10 a 12 dias. Cubra os vasos ou tabuleiros de plântulas com várias camadas de cobertura de fileiras se houver previsão de geada. Após o período de vernalização, transplante as plântulas para canteiros ou recipientes. Mantenha as coberturas de fileiras à mão para o caso de as temperaturas voltarem a descer. Espace as plântulas a 2 pés de distância efileiras com 4 pés de distância.

Veja também: Rebentos e rebentos de ervilha: um guia de cultivo passo a passo

É cada vez mais comum - mesmo nas regiões setentrionais - encontrar mudas de alcachofra nos centros de jardinagem.

Cultivo de alcachofras em canteiros

A água consistente é essencial para o cultivo de alcachofras, por isso procure manter um solo ligeiramente húmido, especialmente durante o crescimento ativo na primavera e no verão. As plantas sujeitas a stress de seca produzem menos botões e mais pequenos. Aplique uma cobertura morta com palha ou folhas trituradas para conservar a humidade e reduzir a necessidade de regar. Utilizo uma varinha de rega de cabo comprido para dirigir a água diretamente para a zona das raízes.a 4 semanas com um fertilizante vegetal orgânico líquido.

Puxar as ervas daninhas que crescem e estar atento às doenças e pragas das plantas. O meu maior problema são os pulgões e inspecciono as minhas plantas todas as semanas para ver se há sinais de pulgões. Se encontrar algum, procuro insectos benéficos como joaninhas ou crisopídeos. Quando há insectos benéficos nas plantas, deixo-os tratar dos pulgões. Se não houver insectos benéficos, pulverizo os pulgões com um jato forte de água deAs lesmas e os caracóis também podem ser um problema para as alcachofras e eu apanho todos os que encontro nas plantas.

Doenças como o oídio também podem afetar as plantas de alcachofra. O oídio é geralmente um problema no clima húmido de meados a finais do verão. Um caso grave de oídio pode reduzir a produção. Para reduzir a ocorrência de oídio, plante as alcachofras a pleno sol e coloque-as num espaço adequado para promover um bom fluxo de ar.

Cultivo de alcachofras em recipientes

A alcachofra é uma excelente planta de recipiente quando cultivada em vasos grandes e profundos que acomodam o sistema radicular considerável. Um vaso de 18 ou 20 polegadas de diâmetro funciona bem, assim como um saco de cultivo de tecido de 20 galões. Também é essencial que o recipiente ofereça uma drenagem adequada, por isso verifique se o fundo do vaso tem orifícios de drenagem. Encha-o com uma combinação de mistura de envasamento de alta qualidade misturada com composto. Uma proporçãoTambém utilizo um fertilizante vegetal orgânico de libertação lenta nos meios de cultivo para garantir um fornecimento constante de nutrientes.

Para colher as alcachofras, corte o caule 3 a 4 centímetros abaixo do rebento com uma poda manual afiada.

Quando colher as alcachofras

Colha quando os botões florais tiverem atingido o tamanho máximo e as brácteas ainda estiverem apertadas. As plantas produzem primeiro botões primários grandes nos rebentos principais, seguidos de botões secundários mais pequenos nos rebentos laterais. Não espere para colher, pois os botões demasiado maduros tornam-se duros e lenhosos. Se não tiver a certeza, olhe para as brácteas inferiores. Se tiverem começado a separar-se do botão, está perfeito. Com uma podadora manual, corte o cauleQuando um caule tiver acabado de produzir botões secundários, corte-o até à base da planta, o que favorece o crescimento de novos caules.

Se as brácteas tiverem começado a abrir e se tiver perdido a janela de colheita ideal, deixe o botão florescer. Como membro da família dos cardo, as flores de alcachofra são muito semelhantes aos cardos e têm grandes flores roxas que atraem abelhas e outros polinizadores para o jardim. Também são flores de corte de longa duração.

Veja também: Hortênsias de panícula: 3 escolhas infalíveis para uma floração fiável

Os botões de alcachofra que se deixam desabrochar formam grandes flores semelhantes a cardo, que atraem abelhas e outros polinizadores.

Como hibernar alcachofras

Durante anos cultivei alcachofras como plantas anuais nos meus canteiros de jardim. No entanto, a utilização de coberturas de jardim, como as armações frias e o meu politúnel, fez uma enorme diferença na minha cultura de alcachofras. Agora tenho plantas perenes de alcachofra que emergem em cada primavera. A chave é cobrir profundamente as plantas no final do outono com 12 a 18 polegadas de palha. Podem ocorrer danos nas plantas de alcachofra quando as temperaturas descem abaixo de 25 F (-4 C),Para cobrir as alcachofras com mulch, começo por cortar as plantas até cerca de 15 cm acima do solo. Em seguida, cubro as plantas com uma camada espessa de palha. As alcachofras de jardim com mulch são depois cobertas com uma estrutura de frio portátil, enquanto as minhas plantas de politúnel com mulch são cobertas com uma velha cobertura de fileiras. Descubra as plantas de alcachofra no início da primavera.

No final do outono, coloco uma camada espessa de palha nas minhas plantas de alcachofra, o que ajuda as plantas a passar o inverno no meu jardim da zona 5.

Cultivo de alcachofras: as melhores variedades para plantar

Ao longo dos anos, tenho cultivado muitas variedades de alcachofras, mas considero as seguintes as mais fiáveis, em especial as cultivadas para produção anual.

  • Estrela Imperial - Esta alcachofra clássica de estação curta foi a primeira variedade que cultivei com sucesso no meu jardim do norte. Foi criada para produção anual e produz uma boa colheita de alcachofras de 3 a 4 polegadas de diâmetro no primeiro ano. Espere várias alcachofras grandes, bem como meia dúzia de alcachofras mais pequenas. As plantas crescem de 2 a 3 pés de altura. A Imperial Star é resistente à zona 7, mas sobrevive facilmente no meu politúnel sob uma espessacamada de palha para cobertura vegetal.
  • Tavor - Tal como a Imperial Star, a Tavor também é uma variedade para a produção do primeiro ano, mas oferece algumas melhorias, bem como um vigor melhorado. Em primeiro lugar, as plantas são maiores, crescendo até 4 pés de altura e a Tavor também produz mais 1 a 2 botões por planta, com uma média de 4 1/2 polegadas de diâmetro.
  • Estrela do Colorado - Esta planta de beleza excecional é a primeira alcachofra globo roxa criada para produção anual. Foi criada por Keith Mayberry, que também criou a Imperial Star. Esta variedade amadurece muito cedo, com as plantas a crescerem até 3 pés de altura. Produzem 8 a 10 botões violeta-púrpura por planta.
  • Globo Verde - Esta variedade impressionante é cultivada pelos seus botões grandes e arredondados produzidos em plantas de 1,5 m de altura. É a alcachofra globo padrão nas regiões quentes. Cultivei-a com sucesso na minha horta da zona 5, mas a sua produção é muito tardia e não é tão produtiva como as variedades acima referidas no meu clima.

Para mais informações sobre o cultivo de legumes únicos, consulte os seguintes artigos:

    Está a pensar em cultivar alcachofras na sua horta?

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.