Os benefícios da compostagem: porque deve utilizar este valioso corretor de solos

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Quando se olha para os "ingredientes" de um jardim bem sucedido, há uma série de elementos que trabalham em conjunto, incluindo a quantidade certa de luz solar, água suficiente e qualidade do solo. Há muitos benefícios da compostagem, que incluem manter e melhorar a qualidade do solo. Neste artigo, vou explicar porque é que adicionar composto à sua propriedade deve ser um item regular na sualista de tarefas de jardinagem.

A matéria orgânica que espalha nos seus jardins e relvados pode ser composto feito por si numa pilha ou utilizando um compostor. O composto que utiliza também pode ser comprado em sacos no seu centro de jardinagem local. Os rótulos podem variar, desde estrume de cavalo ou de ovelha a "composto orgânico para vegetais". Dependendo do tamanho do seu jardim, pode precisar de uma entrega. Na primavera, dependendo do local onde vive, muitosOs municípios têm dias de compostagem gratuitos, que vale a pena consultar.

Tenha em atenção que os diferentes tipos de composto têm teores de nutrientes ligeiramente diferentes. Um teste ao solo ajudá-lo-á a determinar quaisquer deficiências específicas no seu solo.

Embora o composto possa ser comprado em sacos ou na parte de trás de um camião, ter a sua própria pilha de composto pode poupar dinheiro, ao mesmo tempo que utiliza resíduos valiosos do quintal e da cozinha. Um caixote de madeira ou de arame pode mantê-lo limpo e arrumado.

Os benefícios da compostagem

A compostagem pode descrever a produção efectiva de composto e também o ato de colocar composto no jardim ou no relvado. A Jessica escreveu um artigo útil sobre a ciência por detrás da produção bem sucedida do seu próprio composto.

Qualquer polegar verde que tenha espalhado "ouro de jardim" na sua horta viu - e provou - em primeira mão o produto de crescer num solo rico em nutrientes e saudável. Para além dos benefícios baseados em resultados da compostagem que pode ver, também vou falar sobre algumas das vantagens ambientais.

O composto acabado pode incluir alguns resíduos de cozinha, tais como borras de café, produtos de papel não branqueados e cascas de ovo, bem como uma acumulação de aparas de relva, folhas e outros detritos do quintal, como galhos e flores gastas.

O composto melhora a estrutura e a fertilidade do solo

O composto adiciona ao solo micronutrientes, bem como azoto, fósforo e potássio, que são essenciais para o crescimento das plantas. Também ajuda o solo a reter a humidade para as plantas e reduz a lixiviação de nutrientes. As raízes fortes das plantas podem desenvolver-se num solo saudável, permitindo que as plantas sejam capazes de absorver os nutrientes de forma mais eficiente. O composto também ajuda o solo a reter esses nutrientes durante um período mais longoUm solo saudável e as plantas que nele crescem são também melhores para evitar várias pragas e doenças.

O composto aumenta a quantidade de microorganismos valiosos no solo

O húmus que se adiciona a um jardim está repleto de microorganismos, como bactérias e fungos bons, que decompõem a matéria orgânica e trabalham para arejar o solo. Os organismos benéficos do solo também trabalham para suprimir os agentes patogénicos.

A adição de composto ao solo do seu jardim ajuda a aumentar a quantidade de micróbios e macronutrientes, o que ajudará as suas plantas a desenvolver raízes fortes e a prosperar.

A compostagem adiciona nutrientes ao solo entre culturas sucessivas

Quando dou a minha Revolução dos canteiros elevados Quando se fazem colheitas a meio da estação de crescimento, por exemplo, alho ou ervilhas, está-se a retirar algum do solo da horta. Essas plantas também terão esgotado alguns dos nutrientes. Adicionar composto à sua horta antes deA plantação sucessiva de culturas no final do verão ou no outono devolverá ao solo os nutrientes valiosos de que as novas plantas necessitam para se desenvolverem.

Também adiciono composto aos meus canteiros elevados no final ou no início da estação. É ótimo fazer esta tarefa no outono, para que os canteiros estejam prontos para as primeiras colheitas da primavera. Mas também pode adicioná-lo na primavera. Espalhe uma camada antes de estar pronto para semear sementes de vegetais ou cavar plantas.

Depois de arrancar as plantas da sua horta a meio da estação, e se tenciona fazer uma plantação de sucessão, adicione uma camada de composto, o que ajudará a reconstituir o solo.

Veja também: Escaravelho soldado: um bom inseto para ter no jardim

O composto ajuda a corrigir solos duros ou arenosos

Em vez de lavrar o solo duro e compactado, que pode perturbar a rede de atividade dos microrganismos, adicionar uma camada todos os anos acabará por transformá-lo num solo solto e friável. A adição de composto também pode alterar os solos arenosos, retendo a humidade para que as plantas tenham acesso a ela, em vez de a utilizarem rapidamentea esvair-se.

A compostagem pode eliminar a necessidade de fertilizantes químicos para o relvado

A aplicação de composto no seu relvado elimina a necessidade de fertilizantes químicos, que podem ser arrastados para os nossos sistemas de esgotos e cursos de água, assim como os pesticidas químicos. Os nutrientes de libertação lenta do composto podem ajudar o seu relvado a prosperar e permitir-lhe fazer uma horta biológica.

O composto pode ajudar a combater a erosão do solo

A adição de composto pode ajudar a minimizar a erosão do solo, pode ajudar a soltar solos pesados e aumentar a retenção de água em solos arenosos. O Conselho de Compostagem dos EUA refere-se ao composto como uma "cola" do solo (no bom sentido!) que funciona para manter as partículas do solo juntas.

A compostagem desvia os materiais dos aterros sanitários

De acordo com o Compost Council of Canada, os materiais biodegradáveis, como os restos de comida, constituem aproximadamente 40% do fluxo de resíduos residenciais no Canadá. A compostagem de restos de comida, seja num contentor de compostagem ou num sistema de compostagem Bokashi, reduz a quantidade de lixo que vai para os aterros e desvia-o para o seu jardim. Isto pode reduzir as emissões de dióxido de carbono e metano, um potenteAlém disso, os nutrientes são desperdiçados quando se decompõem num aterro sanitário.

Uma das vantagens da compostagem é que pode desviar as suas folhas do aterro e poupar sacos. Não os ensaque no outono. Mesmo que não tenha um compostor, pode criar um monte com outros detritos do quintal que se decomporão com o tempo e se transformarão em composto.

Se a sua pilha de compostagem não tiver resíduos orgânicos, pode fazer molde de folhas a partir das folhas de outono, aparas de relva, galhos e outras aparas de jardim. Encontrar uma utilização para as folhas mortas também reduz a necessidade de comprar sacos de papel castanho para colocar no passeio, se for essa a forma como os seus resíduos de jardim são recolhidos. Essas folhas são um bem valioso para o jardim!

O composto pode ser utilizado para alterar os jardins de plantas perenes

Há alguns anos, quando comecei a fazer jardinagem, comprava terra preta para refrescar o aspeto dos meus canteiros de plantas perenes. Dava-lhes um aspeto tão limpo e arrumado. No entanto, aprendi rapidamente que esses sacos não contêm quaisquer nutrientes. É muito melhor que um jardineiro adicione um ou dois centímetros de composto para aumentar a presença dos nutrientes e micróbios benéficos no solo acima mencionados.

Também utilizo composto quando planto bolbos de flores de primavera no outono. Misturo um pouco no buraco e também espalho um pouco à volta da área de plantação. E o meu canteiro de alho também recebe uma dose saudável de composto para alterar o solo depois de um verão de cultivo de vegetais.

Veja também: 6 dicas de horticultura que todos os novos jardineiros precisam de saber

A compostagem pode ser utilizada em projectos ambientais

Numa escala maior, o composto ajuda a restaurar zonas húmidas e habitats afectados por solos pobres, e ajuda em áreas onde as árvores estão a ser replantadas, podendo também ajudar a remediar solos contaminados com resíduos perigosos.

Encontre mais artigos que comprovam os benefícios da compostagem

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.