Cultivo de cenouras em recipientes: uma forma fácil de cultivar cenouras em qualquer lugar!

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Não precisa de um jardim para cultivar cenouras! Este popular legume de raiz é fácil de cultivar em recipientes, caixas de janela e jardineiras. Cultivar cenouras em recipientes é uma forma divertida de cultivar alimentos nos espaços mais pequenos, bem como em terraços, pátios e varandas. E com um pouco de planeamento, pode plantar sucessivamente vasos de cenouras para uma colheita ininterrupta desde o início do verão até ao final do outono.

As cenouras são fáceis de cultivar em vasos e jardineiras, oferecendo uma colheita fiável de raízes crocantes e doces.

Porquê cultivar cenouras em recipientes

Há muitas razões para considerar o cultivo de cenouras em recipientes. Em primeiro lugar, pode cultivá-las em qualquer lugar onde tenha um pouco de espaço e alguma luz solar. Não tem de se preocupar com solos rochosos, inférteis ou com ervas daninhas, uma vez que controla o meio de cultivo ao plantar em vasos. E como as vai cultivar num solo sem pedras, as raízes podem crescer direitas e sem bifurcações.

Como as cenouras são plantas delgadas, também pode colocar bastantes num único vaso! Um saco de cultivo de 10 galões tem cerca de 16 polegadas de diâmetro e pode conter 24 a 36 cenouras, dependendo da variedade. Além disso, acho que as minhas cenouras cultivadas em recipientes são incomodadas por menos pragas, como lesmas ou criaturas maiores, como coelhos e veados.

As cenouras são fáceis de plantar e cultivar, e as crianças vão divertir-se imenso a cuidar do recipiente e, eventualmente, a colher as raízes. Quem sabe, até podem COMER as cenouras que cultivaram!

As cenouras podem ser cultivadas em qualquer tipo de recipiente, mas este deve ter orifícios de drenagem e ser suficientemente profundo para acomodar as raízes.

Os melhores vasos e jardineiras para cultivar cenouras em recipientes

As cenouras podem ser cultivadas em qualquer tipo de recipiente, mas é necessário selecionar vasos que sejam suficientemente profundos para acomodar as raízes da variedade escolhida. Encontrará muitos detalhes sobre os diferentes tipos e variedades de cenouras abaixo, mas o comprimento das raízes varia entre 5 cm e 30 cm ou mais, por isso escolha em conformidade. Utilizo vasos ou jardineiras grandes para a minha cultura de cenouras.E mais terra = menos trabalho para mim, porque os vasos não secam tão rapidamente entre as regas.

Os recipientes feitos de materiais porosos, como o barro, precisam de ser regados com muito mais frequência do que os recipientes feitos de plástico, fibra de vidro ou metal. Já utilizei recipientes de plástico para cultivar cenouras e outros legumes, mas também gosto de vasos de tecido que existem em muitos tamanhos e formas.padrão para legumes em vasos, mas também pode utilizar um Smart Pot Long Bed ou outro recipiente de tecido.

Antes de os encher com o meio de cultura, certifique-se de que estão limpos e têm orifícios de drenagem no fundo. Pode adicionar orifícios de drenagem rápida e facilmente com um berbequim e uma broca de meia polegada.

As sementes de cenoura são pequenas, por isso semeie-as a apenas 1,5 cm de profundidade. Mantenha o solo consistentemente húmido após a plantação para encorajar taxas de germinação elevadas.

Plantação de cenouras em recipientes

As cenouras são um legume de estação fria e podem ser plantadas a partir de meados da primavera até meados do verão para obter raízes deliciosas desde o início do verão até ao final do outono. Gosto de semear um novo recipiente de cenouras de três em três ou de quatro em quatro semanas para obter uma colheita ininterrupta de raízes doces. A minha primeira plantação do ano é uma semana ou duas antes da última geada de primavera prevista, no início a meados de maio no meu jardim do norte.

Uma das vantagens de cultivar cenouras em recipientes é o facto de controlar o solo. Uma mistura de vasos leve, solta e bem drenada é perfeita para o crescimento de raízes direitas. Misturo a mistura de vasos com composto; dois terços de mistura de vasos e um terço de composto. Também adiciono um pouco de farinha de ossos ao recipiente, misturando-a no meio de cultivo. A farinha de ossos fornece fósforo, que é essencial quandoPode também utilizar um fertilizante orgânico para todos os fins, mas evite os fertilizantes com elevado teor de azoto, que favorecem o crescimento de cenouras saudáveis, mas podem resultar em raízes mais pequenas.

Como plantar cenouras

Quando os vasos estiverem cheios com o meio de cultura, regue e misture para garantir que está uniformemente húmido. Nivele o solo e semeie as sementes com uma distância de meia polegada entre si e com um quarto de polegada de profundidade. Quando cultivo cenouras em recipientes, planto as sementes em grelha, não em filas, para poder encher todo o recipiente. As sementes de cenoura são bastante pequenas e pode preferir utilizar sementes granuladas ou tiras de fita de sementes para facilitar a plantaçãoÉ mais fácil. Tente plantar com cuidado para que as sementes fiquem uniformemente espaçadas. As sementes plantadas em tufos densos terão de ser cuidadosamente desbastadas.

Quando o vaso estiver plantado, regue com um jato fino de água de um regador ou de um bico de mangueira regulado para a posição de neblina ou chuveiro. Evite regar com um jato forte de água, pois isso pode desalojar as pequenas sementes. Tal como as cenouras de jardim, as cenouras cultivadas em recipientes precisam de pelo menos 6 a 8 horas de sol por dia, por isso coloque o recipiente num local onde receba bastante luz.

As cenouras podem ser colhidas em qualquer altura em que estejam suficientemente grandes para serem comidas; geralmente dois meses após a sementeira.

Cultivo de cenouras em recipientes

Depois de as sementes terem germinado e as plantas estarem a crescer bem, há algumas tarefas contínuas que pode fazer para ajudar a garantir uma colheita abundante de cenouras em vaso:

  • Rega - As cenouras apreciam um solo ligeiramente húmido, mas não molhado. Preste atenção à humidade do solo, regando quando o solo estiver seco a cerca de 2,5 cm de profundidade (enfie o dedo na mistura de envasamento para verificar). As raízes das cenouras sujeitas a seca podem bifurcar-se ou torcer-se, mas verificar o solo todos os dias ou dois ajuda a garantir um desenvolvimento saudável das raízes.
  • Desbaste - Quando as plântulas tiverem dois a três centímetros de altura, desbaste-as a uma distância de 1,5 a 3 centímetros. Utilizo tesouras de jardinagem para cortar as plântulas indesejadas à superfície do solo. Puxá-las pode danificar as plântulas vizinhas se as suas raízes estiverem enredadas. Para os tipos de cenouras estreitas, como a Imperator e a Nantes, um espaçamento de 1,5 centímetros é suficiente. Para os tipos de cenouras mais largas, como a Chantenay e a Parisian, coloque-as a uma distância de 3 centímetros.
  • Fertilização - Para promover um crescimento saudável, fertilize o recipiente a cada 3 a 4 semanas com um fertilizante vegetal orgânico líquido ou um chá de composto. Evite fertilizantes com elevado teor de azoto, que favorecem as copas exuberantes mas as raízes pequenas.
  • Colina - Quando as cenouras crescem, a parte superior das raízes pode, por vezes, sair do solo. Se notar que isso acontece, basta adicionar um pouco mais de substrato para cobrir os ombros. Se forem expostas à luz solar direta, a parte superior das raízes pode ficar verde e com um sabor amargo.

As cenouras cultivadas em recipientes podem ser colhidas como raízes de bebé ou quando estão completamente maduras.

Como colher cenouras em recipientes

A maioria das variedades de cenouras está pronta dois a três meses após a sementeira. Verifique o pacote de sementes para obter informações específicas sobre os "dias até à maturidade". Não tem a certeza se as suas cenouras estão prontas para a colheita? A melhor forma de verificar é puxar uma raiz e ver o seu tamanho. É claro que não precisa de esperar que as raízes amadureçam para começar a colheita. Todas as variedades podem ser puxadas assim que as raízes estiverem suficientemente grandes para comer. Bebéas cenouras são uma delícia de verão no nosso jardim!

Não colhemos todo o vaso de uma só vez, mas arrancamos as raízes à medida que é necessário, o que permite que as cenouras restantes no vaso continuem a crescer. Para colher desta forma, retire as cenouras seletivamente, arrancando uma raiz de cada vez.

Veja também: Dois projectos de bricolage inteligentes e fáceis para cultivar alimentos em espaços pequenos

As cenouras parisienses, ou redondas, crescem de um a três centímetros de diâmetro e têm raízes doces e estaladiças. Não é necessário descascar a pele fina: basta esfregar e comer.

Tipos de cenouras

Embora existam dezenas de variedades de cenouras disponíveis nas empresas de sementes, há cinco tipos principais: Imperator, Nantes, Chantenay, Danvers e Parisiense.

Veja também: 5 factos surpreendentes sobre as joaninhas que não conhece

Imperador - O Imperator é o tipo mais frequentemente encontrado em mercearias e mercados de agricultores. As raízes são longas e afiladas, com a maioria das variedades a crescer 10 a 12 polegadas de comprimento. Podem ser cultivadas em recipientes, mas escolha um que tenha pelo menos 14 polegadas de profundidade.

Nantes - Gosto muito das cenouras do tipo Nantes, que têm raízes cilíndricas que crescem de 15 a 20 cm de comprimento, são as variedades mais doces e gosto de as cultivar em vasos, mas também nos meus canteiros e nas minhas estruturas de frio.

Chantenay - As raízes são triangulares e têm, muitas vezes, 5 a 10 cm de diâmetro no topo e apenas 5 cm de comprimento. Pode cultivar as cenouras Chantenay em caixas de janela ou em jardineiras pouco profundas, com apenas 9 a 10 cm de profundidade.

Danvers - As variedades Danvers produzem raízes de comprimento médio, com cerca de 15 a 20 cm, e têm a forma clássica da cenoura: afilada com pontas pontiagudas.

parisiense - Também chamadas de cenouras redondas, estas raízes arredondadas são perfeitas para recipientes. Crescem de 1 a 3 polegadas de diâmetro e têm raízes estaladiças e crocantes. A pele é fina e não precisa de ser descascada.

Todos os tipos e variedades de cenouras podem ser cultivados em recipientes, bastando para isso escolher um recipiente suficientemente profundo para acomodar o comprimento das raízes.

Cultivo de cenouras em recipientes: as melhores variedades para plantar

Agora que já conhecemos os vários tipos de cenouras, aqui estão sete das minhas variedades favoritas para cultivar em vasos:

  • Atlas (70 dias) - Esta variedade parisiense tem raízes arredondadas e bonitas que podem ser colhidas quando têm 1 a 2 polegadas de diâmetro. Não é necessário descascar a pele; basta passar as raízes por água e desfrutar do doce crocante do Atlas.
  • Yaya (56 dias) - A Yaya é uma cenoura do tipo Nantes com raízes de 15 cm de comprimento que estão prontas para serem colhidas menos de dois meses após a sementeira. Esta é uma óptima variedade para plantar em meados ou no final da primavera para a colheita de verão.
  • Bolero (75 dias) - A Bolero é uma outra variedade de Nantes com raízes de forma cilíndrica que crescem até 8 polegadas de comprimento. O sabor é excelente: doce, suculento e muito estaladiço. É também resistente a muitas doenças comuns da cenoura.
  • Adelaide (50 dias) - Se gosta de cenouras bebés, esta é a variedade que precisa de cultivar! A Adelaide é uma verdadeira cenoura bebé com raízes cilíndricas que crescem apenas 3 a 4 polegadas de comprimento. É também super precoce a amadurecer e está pronta para a colheita em apenas 50 dias.
  • Coração de boi (90 dias) - Variedade tradicional, as cenouras coração de boi são curtas e atarracadas, com grandes raízes em forma de cone. Medem normalmente 3 a 4 polegadas nos ombros e têm apenas 4 a 5 polegadas de comprimento. A forma compacta torna-as ideais para vasos e jardineiras.
  • Thumbelina (65 dias) - As crianças vão adorar cultivar esta cenoura de conto de fadas com pequenas raízes redondas que têm 1 a 2 polegadas de diâmetro. O sabor é excelente cru ou cozinhado e são rápidas a crescer.
  • Royal Chantenay (70 dias) - A Royal Chantenay produz uma colheita fiável de cenouras com raízes de 5 cm de diâmetro nos ombros e 15 cm de comprimento. Se gosta de fazer sumos de cenoura, esta é a variedade ideal para si.
  • Danvers Meio comprido (75 dias) - Variedade tradicional, a Danvers Half Long produz raízes de alta qualidade de até 8 polegadas de comprimento e 1 1/2 polegadas nos ombros. Doce e saborosa!

Para mais informações sobre o cultivo de legumes em vasos, não deixe de consultar estes artigos:

    Está a cultivar cenouras em recipientes este verão?

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.