Saiba como cultivar ervas aromáticas em recipientes para obter plantas saudáveis e colheitas convenientes

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

As ervas aromáticas são plantas que requerem poucos cuidados e que acrescentam beleza, fragrância e sabor ao jardim. E embora seja divertido conceber e plantar um jardim de ervas aromáticas, a forma mais fácil e rápida de cultivar ervas aromáticas é em recipientes. A maioria das ervas aromáticas aprecia a excelente drenagem que os recipientes oferecem, mas é também uma forma conveniente de cultivar ervas agressivas, como a erva-cidreira e a hortelã.Continue a ler se quiser aprender a cultivar ervas aromáticas em recipientes.

Jardinagem completa de ervas aromáticas em contentor A paixão de Sue pelas ervas é contagiante e, no livro, ela partilha muitos projectos de jardins de ervas e projectos para uso culinário, aromaterapia, limpeza, beleza natural, polinizadores e muito mais. Este excerto do seu livro, Jardinagem completa de ervas aromáticas em contentor é usado com a permissão da Cool Springs Press/The Quarto Group, que também forneceu uma cópia para revisão.

Jardinagem completa de ervas aromáticas em contentor é um livro repleto de ideias, projectos e combinações de plantas para cultivar uma grande quantidade de ervas em recipientes.

Porquê cultivar ervas aromáticas em recipientes?

Casas mais pequenas, apartamentos e redução de tamanho traduzem-se em menos espaço para jardinar, mas ainda assim podemos ter as delícias que um jardim de ervas aromáticas oferece. Os jardins em vasos são uma forma fácil de encher as nossas vidas de ervas aromáticas, mesmo em espaços limitados. Além disso, os jardins de ervas aromáticas em recipientes são dos tipos de jardins mais fáceis de cultivar. Não é preciso mondar durante horas, curvar-se ou mesmo manter um armazém de ferramentas para cuidarOs contentores são o estilo de jardim perfeito para pessoas ocupadas e espaços limitados.

O cultivo em qualquer tipo de recipiente oferece a oportunidade de plantar um jardim em quase qualquer lugar, permitindo-lhe colocar as suas ervas favoritas exatamente onde precisa delas. Não precisa de hectares ou mesmo de um grande terreno para cultivar ervas em recipientes.

Veja também: Iluminar as zonas escuras do jardim com flores anuais para a sombra

Se o espaço é um bem raro e só tem lugar para algumas coisas, por que não escolher plantas que retribuam e enriqueçam a sua vida, mesmo que seja apenas uma erva adorada a crescer no balcão da cozinha e a ser colhida para cozinhar? Ou talvez, se tiver sorte, sejam muitas ervas diferentes, amontoadas no espaço que tiver.ter.

O cultivo de ervas aromáticas num recipiente permite-lhe plantar um jardim em praticamente qualquer lugar. A maioria das ervas aromáticas é fácil de cultivar, produtiva e acrescenta fragrâncias e sabores únicos aos nossos alimentos. (Foto de Jardinagem completa de ervas aromáticas em contentor )

Para alguns jardineiros, os recipientes são a única opção para cultivar um jardim e, para outros, a cerâmica torna-se uma forma de dar criatividade a espaços maiores. Floração anual de verãoAs ervas aromáticas, como a calêndula, envasadas em recipientes com cores coordenadas e colocadas em canteiros permanentes permitem mudar as plantas com a estação.

Os jardineiros que cultivam ervas aromáticas em recipientes apercebem-se das suas múltiplas vantagens. Muitos estilos de recipientes são portáteis e móveis, o que constitui uma boa opção para quem aluga uma casa ou um apartamento. Outra vantagem de cultivar em recipientes é a capacidade de reduzir o tamanho e adaptar a jardinagem às alterações das capacidades físicas.movimento em caso de necessidade.

No seu livro, Sue Goetz diz que podem ser utilizados muitos tipos de recipientes para cultivar ervas. Os materiais mais populares incluem terracota, plástico, metal, betão e sacos de cultivo. (Foto de Jardinagem completa de ervas aromáticas em contentor )

Ervas favoritas para cozinhar e para misturar e misturar com vegetais em recipientes

As ervas embaladas e processadas nunca se comparam às ervas frescas do jardim que cultiva. Adicionar ervas culinárias a jardins de contentores dá-lhe um sabor sem limites. Adora manjericão? Cultive vários vasos e semeie colheitas sucessivas para ter esta planta anual aromática e colorida durante toda a estação quente de crescimento. Coloque um vaso perto da porta da cozinha para aceder rapidamente a folhas frescas enquanto o molho da massa ferve no fogão.

As ervas culinárias também dão beleza aos recipientes. A hortelã variegada num vaso grande no meio de um jardim de ervas culinárias dará cor ao longo da estação, à medida que as plantas comestíveis forem sendo colhidas. A textura do cebolinho e da salsa destacar-se-á quando combinada com outras ervas culinárias em recipientes.

Muitas das ervas fotografadas e apresentadas nesta secção são incentivadas pelo corte. Quanto mais cortar, mais estimula o crescimento de novas ervas. Mais crescimento, mais sabor a ervas, mais para cozinhar!

Colher ervas frescas para cozinhar

Para manter os recipientes com bom aspeto enquanto desfruta das ervas aromáticas na cozinha, colha mas não desfolhe as suas plantas. Apare as folhas e os caules à volta e por baixo das plantas espessas ou seleccione caules que não afectem o aspeto geral da planta. Eis algumas regras gerais para manter as plantas a produzir bem.

  • Ervas anuais: Deixe pelo menos 13 cm de folhas e remova as flores para manter a produção de folhas. O manjericão é a exceção; se estiver a fazer um lote de pesto, precisa de muitas folhas. Adicione novas plantas de manjericão ao espaço deixado para trás após uma colheita de manjericão, se necessário.
  • Ervas perenes: Deixar 10 a 15 cm ou pelo menos um terço da planta para continuar a crescer. Moldar a planta para que pareça natural enquanto corta.

O tomilho-limão é uma erva culinária de crescimento compacto e fácil de cultivar. As folhas com aroma a limão são variegadas de verde e dourado e conferem um toque cítrico a saladas e legumes assados. (Foto de Jardinagem completa de ervas aromáticas em contentor )

Um jardim tradicional de ervas aromáticas nos canos das chaminés

A maior parte dos amantes de ervas aromáticas e dos apreciadores de comida reconhecerão estas ervas. Tradicionais e fáceis de cultivar, estas ervas são as melhores criadoras de sabores para temperar os alimentos. Algumas ervas desta mistura permanecerão sempre verdes em Invernos amenos ou não se importam com uma geada ligeira. A robustez destas ervas proporciona uma estação de colheita prolongada e a beleza do jardim em contentor.Colocá-los em jardins comestíveis à volta de canteiros elevados para dar um toque de design ou colocá-los junto a uma porta perto da cozinha para permitir um acesso rápido ao cozinhar.

Este projeto utiliza condutas de chaminés como floreiras. As condutas de barro são fabricadas como um revestimento para utilização em chaminés, de modo a direcionar o fumo e outros materiais para fora do edifício e para o ar. São pesadas, bem feitas e relativamente baratas. Existem em várias formas e tamanhos. Abertas em ambas as extremidades, as condutas de chaminés podem ser colocadas diretamente no solo num espaço de jardim para funcionar como um pequeno canteiro elevado.As chaminés também são uma óptima barreira para conter ervas agressivas, como a hortelã e os orégãos; plantadas individualmente, florescerão sem se apoderarem delas. Empilhe as chaminés em diferentes níveis para criar interesse e acessibilidade.

As chaminés podem ser encontradas em lojas de alvenaria ou de materiais de construção. Ou então, procure em lojas de antiguidades e de salvamento de edifícios por chaminés vintage; as mais antigas podem ser maravilhosamente decorativas. Uma nota de precaução: não é fácil conhecer a história de uma chaminé antiga, e pode haver restos de produtos químicos que não quer que contaminem as suas ervas. Utilize-as como um tipo de cachepot. Deslize um vaso simples para dentro da chaminé parauma alternativa decorativa fácil à plantação direta.

No seu recipiente tradicional para ervas culinárias, Goetz utiliza condutas de chaminés como plantadores. São pesadas, bem feitas e relativamente baratas. Além disso, têm estilo! (Foto de Jardinagem completa de ervas aromáticas em contentor )

Plantas incluídas neste projeto:

  • Manjericão "Red Rubin
  • Cebolinho
  • Endro "Bouquet
  • Oregãos (grego)
  • Salsa (folha plana)
  • Hortelã-pimenta
  • Salgados (inverno)
  • Shiso (roxo)
  • Tomilho (limão)

Perfis de ervas:

Manjericão "Red Rubin" ( Ocimum basilicum )

Planta anual de estação quente, tenra até à geada. Facilmente cultivado a partir de sementes, o manjericão é uma obrigação no jardim de todos os cozinheiros. As folhas do manjericão 'Red Rubin' mantêm uma cor borgonha profunda durante toda a estação de crescimento. Uma planta bem comportada, esta cultivar é fácil de manter compacta, tornando-a uma boa companheira de outras plantas em recipientes.Cultivar o manjericão num local quente e soalheiro e manter as flores espremidas para uma melhor produção de folhas. Iniciar colheitas sucessivas de sementes de manjericão ao longo de algumas semanas para ter um bom fornecimento para colocar em espaços abertos de recipientes em todo o jardim. Outras variedades de manjericão de folha borgonhesa a procurar incluem "Dark Opal", "Amethyst Improved" e "Purple Ruffles".

O manjericão Red Rubin tem belas folhas cor de vinho. Aperte com frequência para incentivar o crescimento abundante de novas folhas. (Foto de Jardinagem completa de ervas aromáticas em contentor )

Cebolinho ( Allium schoenoprasum )

Planta perene e resistente, fácil de cultivar a partir de sementes e muito abundante. Todas as partes da planta são comestíveis, incluindo as flores cor-de-rosa. Para manter uma produção vigorosa de caules e uma textura agradável de relva no vaso, corte as flores murchas (ou adicione-as a uma salada enquanto ainda estão frescas!). As plantas têm raízes fibrosas e apreciam um recipiente profundo, mas não se sobrepõem às plantas à sua volta. Divida asPara manter a planta atractiva durante a colheita, corte os caules exteriores mais velhos para utilizar e deixe os caules novos mais pequenos no centro do tufo. Com alho e sabor, o cebolinho é uma erva que não dá trabalho e é um dos pilares de qualquer jardim de recipientes culinários.

Endro "Bouquet" ( Anethum graveolens )

Anual. Fácil de iniciar a partir de sementes. Plante as sementes diretamente no exterior, em vasos, na primavera, após o perigo de geadas fortes. O endro tem uma raiz axial longa e dá-se melhor em recipientes com pelo menos 30 cm de profundidade. Outras variedades que se mantêm compactas e atraentes em recipientes incluem a 'Dukat' e a 'Fernleaf'. A folhagem alta e fértil acrescenta altura e textura à parte de trás ou ao meio de um recipiente. Corte as novasAs pequenas folhas, que são melhor utilizadas frescas, adicionam um toque de sabor a alcaçuz a saladas, legumes assados e pratos de marisco cozinhados. Mais tarde na estação de crescimento, deixe as plantas florescerem. As folhas não serão saborosas, mas as cabeças de flores aromáticas são atractivas. Utilize as cabeças e as sementes para aromatizarpepinos em conserva, feijões e outros legumes.

Orégãos, grego ( Origanum vulgare ssp. hirtum )

As variedades de orégãos gregos, como "Hot and Spicy" e "Kaliteri", estão entre os melhores tipos para uma horta culinária. Têm um sabor forte e picante que se aguenta bem sob o calor dos cozinhados. Uma forma de reconhecer os orégãos gregos é o facto de as flores serem brancas em vez do roxo dos orégãos comuns ( Origanum vulgare As folhas jovens e tenras têm o melhor sabor. Os orégãos devem ser plantados sozinhos, caso contrário as suas raízes agressivas podem ultrapassar tudo o resto no vaso.

Salsa de folha plana ( Petroselinum crispum var. neapolitanum )

Bienal, normalmente tratada como anual. A salsa produzirá uma abundância de folhas na sua primeira estação, florescendo depois e semeando no segundo ano de crescimento. A germinação das sementes pode ser lenta, pelo que pode ser mais eficiente comprar plantas frescas todos os anos. Em recipientes, as folhas verdes profundas da salsa contrastam bem com outras ervas; acrescenta um verdadeiro fator de espanto quando plantada ao lado de borgonhaTambém conhecidas como salsa italiana ou salsa simples, as variedades de folha plana têm um sabor mais profundo e mais rico do que a salsa crespa decorativa ( Petroselinum crispum ), o que a torna uma melhor escolha para a horta culinária.

Veja também: Opções de suporte de plantas de tomate para a horta

A salsa é uma erva vigorosa que produz uma colheita abundante de folhas aromáticas para saladas, sopas e outros pratos. (Foto de Jardinagem completa de ervas aromáticas em contentor )

Hortelã-pimenta ( Mentha x piperita )

Perene. Cultive a hortelã no seu próprio recipiente para manter sob controlo a natureza assertiva da planta. A planta entra em dormência e morre até ao solo no inverno, embora não seja invulgar a hortelã permanecer sempre verde em climas amenos. Apare regularmente o crescimento antigo e as flores ao longo da estação para manter o crescimento fresco das folhas jovens, que têm o sabor mais robusto. Divida as plantas a cada dois aA hortelã é uma erva culinária versátil que pode ser salgada ou doce. O sabor pode dar doçura ao chá, à geleia e às sobremesas, mas também pode dar força a um prato salgado quando misturado com outros sabores picantes, como a pimenta ou o alho.

Salgados, inverno ( Satureja montana )

Planta arbustiva baixa que preenche bem os espaços abertos em recipientes. Uma massa de pequenas flores brancas cobre a planta no final do verão. Corte as flores murchas para incentivar um novo crescimento. As folhas são picantes e lembram uma mistura de outras ervas mediterrânicas picantes. Utilize a segurelha como substituto na cozinha se não tiver tomilho, alecrim ou orégãos disponíveis. Outro tipo, a segurelha de verão ( Satureja hortensis A segurelha de verão tem um sabor mais suave e ligeiramente mais doce do que a sua congénere de inverno. Ambas podem ser utilizadas em receitas de forma intercambiável.

A segurelha de inverno é uma erva profundamente perfumada que pode ser substituída por tomilho, alecrim ou orégãos nas receitas.

Shiso, roxo ( Perilla frutescens )

Anual. Grande e frondoso, o shiso em recipientes é como o coleus do mundo das ervas. A variedade borgonha profunda acrescenta um interesse ornamental dramático. Outra boa variedade decorativa a procurar é a 'Britton', que tem folhas verdes com a parte inferior vermelha profunda. O shiso mantém-se cheio e exuberante durante todo o verão se cortar as flores. É uma excelente erva alta para usar no fundo de um vaso. A sua cor escuraAs folhas têm um aroma caraterístico que faz lembrar a canela, o cravinho e o anis, muito utilizados na cozinha japonesa, tailandesa e coreana. As folhas das variedades roxas também podem ser utilizadas para dar cor ao vinagre e às sopas.

Tomilho, limão ( Thymus x citriodorus "Variegata )

Perene. Esta planta resistente e arbustiva é um ótimo elemento de enchimento num recipiente. Também é uma boa companheira em jardineiras de ervas mistas. Mantém-se discreta e não ocupa muito espaço, enquanto a cor dourada realça as plantas que crescem ao seu lado. As folhas podem manter-se sempre verdes em invernos amenos; caso contrário, esta planta de folha caduca voltará melhor ano após ano. Na primavera, como

Esta cultivar com aroma a limão é uma das favoritas na culinária. Mantém-se fiel ao seu rico sabor a tomilho com um aroma a limão que tempera os alimentos frescos, como as saladas e os legumes. Polvilhe o frango ou o peixe assado no momento em que está a terminar para transmitir o delicado sabor a limão através da carne.

Outras ervas culinárias tradicionais para jardins de contentores: louro, coentros, estragão francês, alecrim, salva e segurelha.

Sobre o autor: Sue Goetz é uma designer de jardins premiada, escritora e oradora. O seu trabalho de design ganhou medalhas de ouro no Northwest Flower and Garden Show e prémios de especialidade da revista Sunset, Fine Gardening e American Horticultural Society. Sue é uma horticultora profissional certificada (CPH) e uma profissional de paisagem sustentável (Eco-pro). Vive no belo Noroeste do Pacífico eQuando não está envolvida até ao nariz em ervas e terra no jardim, gosta de ilustração com caneta e botânica e de criar arte de meios mistos com plantas prensadas. Os outros livros da Sue incluem

  • Um gosto pelas ervas aromáticas Um guia de temperos, misturas e combinações do jardim dos amantes das ervas
  • Livro de Spa para amantes de ervas aromáticas Criar uma experiência de spa de luxo em casa com ervas aromáticas do seu jardim

Para mais ideias, inspirações e projectos sobre o cultivo de ervas aromáticas em vasos e jardineiras, não deixe de consultar Jardinagem completa de ervas aromáticas em contentor Ou visite estes artigos sobre o cultivo de ervas aromáticas:

    Cultiva algumas das suas ervas em vasos?

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.