Prevenir as pragas no seu jardim: 5 estratégias para o sucesso

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

A maioria dos jardineiros enfrenta, de vez em quando, pragas na sua horta e, normalmente, não são um grande problema. Mas, por vezes, o número de pragas aumenta para um nível inaceitável e os pequenos insectos causam mais do que meros danos estéticos. À medida que os jardineiros se tornam cada vez mais conscientes dos potenciais perigos da exposição a pesticidas químicos sintéticos, muitos de nós querem evitar as pulverizaçõese recorrer a outros métodos de controlo de pragas. De longe, a técnica mais útil para controlar as pragas de jardim é evitar que elas mordisquem as suas plantas em primeiro lugar. A boa notícia é que a prevenção de pragas no seu jardim é mais fácil do que pensa, se empregar as 5 estratégias muito eficazes que descrevo abaixo.

Admito que, quando me licenciei em horticultura, era um "viciado" em pesticidas químicos. Utilizava uma grande variedade de pesticidas sintéticos para controlar os insectos no meu próprio jardim, bem como nos jardins de algumas dezenas de clientes.Sim, continuei a utilizar produtos biológicos de controlo de pragas, como óleo de horticultura e sabão inseticida, durante vários anos, mas depois deixei de os utilizar também. Nos últimos onze anos, não pulverizei nada no meu jardim para controlar as pragas - nem mesmo pesticidas orgânicos. Tenho um jardim bonito porque compreendo o papel que as pragas desempenham na minha paisagem (são alimento para os insectos bons!) e utilizo medidas para as manter sob controlo antes que os seus danos fiquem fora de controlo. Aqui estão as minhas melhores dicas para prevenir as pragas no seu jardim.

Prevenir as pragas no seu jardim: 5 estratégias para o sucesso

  • Incentivar os insectos benéficos Embora os polinizadores sejam óptimos para ter no jardim, os insectos benéficos a que me refiro aqui são aqueles que literalmente dão uma dentada nos insectos pragas. Joaninhas, crisopídeos, pequenos insectos piratas, vespas parasitas, insectos donzela e outros insectos benéficos ajudam naturalmente a manter o número de pragas baixo, comendo os maus ao almoço ou usando-os para alojar e alimentar as suas crias em desenvolvimento.Mas não é qualquer flor que serve de fonte de néctar para os insectos benéficos. Eles precisam de um tipo especial de arquitetura floral para obterem o néctar. Aqui está uma lista de algumas das melhores plantas para insectos benéficos. Quanto mais insectos benéficos mastigadores de pragas tiverSe quiser saber mais sobre como atrair insectos benéficos para o seu jardim, aqui está um excelente guia.

Atrair insectos benéficos, como esta joaninha, para o seu jardim é uma excelente forma de evitar que as pragas do jardim se instalem.

  • Escolha bem as suas plantas. Algumas plantas e variedades de plantas são mais propensas a problemas com pragas do que outras. Prevenir as pragas na sua horta é, por vezes, tão simples como escolher legumes resistentes às pragas. Por exemplo, se os insectos da abóbora atormentam constantemente as suas plantas de abóbora de inverno, a 'Butternut' e a 'Royal Acorn' são duas das variedades mais resistentes. Ou, se os escaravelhos da batata do Colorado tentam sempre desfolhar a sua colheita de batata, plante 'KingBatata "Harry" (uma variedade criada na Universidade de Cornell) que tem folhas muito peludas que os escaravelhos não comem. Procure também variedades de outros legumes resistentes a pragas e doenças.

A seleção de variedades é muito importante para evitar os insectos da abóbora. As plantas jovens também podem ser cobertas com uma cobertura flutuante até à floração.

  • Utilizar barreiras físicas. Um dos métodos mais úteis para prevenir as pragas no seu jardim é colocar uma barreira física entre a planta e o inseto. Cubra as plantas susceptíveis a pragas com uma cobertura flutuante, um tecido leve e fiado que assenta em cima das plantas ou em arcos de arame. Certifique-se de que a cobertura tem bastante folga e prenda os lados ao solo para impedir que as pragas furtivas rastejem por baixo das bordas.Também cubro as minhas plantas jovens de feijão para evitar o escaravelho mexicano do feijão, as minhas plantas jovens de pepino para manter o escaravelho do pepino afastado e as minhas plantas jovens de abóbora para impedir o escaravelho da abóbora e a broca da vinha.

    Prevenir as pragas de jardim cobrindo as plantas com uma cobertura flutuante.

  • Utilizar a cultura intercalar. A prevenção de pragas na sua horta também pode ser o resultado do aumento da diversidade da sua horta. Ao inter-plantar diferentes culturas hortícolas entre si - e com ervas e plantas anuais em flor - as pragas podem ter mais dificuldade em localizar as suas plantas hospedeiras. Em vez de plantar uma única cultura numa linha ou num bloco, misture tudo para manter mesmo pequenas monoculturas fora da horta.Para localizar e confirmar que uma determinada planta é um hospedeiro adequado, algumas pragas podem ter de pousar na planta um certo número de vezes. Quando as culturas são interplantadas, a praga pode pousar numa espécie de planta diferente de cada vez, tornando mais difícilpara o inseto se concentrar no seu jantar.

    As plantas com flores pequenas e folhagem perfumada, como este endro, são excelentes plantas para intercalar e atrair insectos benéficos.

  • Cultivar plantas saudáveis. Tal como você e eu, as plantas têm um sistema imunitário (embora seja bastante diferente do nosso) e, quando as plantas estão saudáveis e sem stress, são naturalmente menos atractivas para as pragas. Além disso, as plantas saudáveis têm uma série de truques interessantes para dissuadirQuanto mais saudáveis estiverem as suas plantas, mais capazes serão de combater as pragas por si próprias. Alimente as suas plantas dando ao seu solo uma dieta saudável de matéria orgânica e certifique-se de que são plantadas em condições em que se desenvolvam (plantas de sol ao sol, plantas de sombra à sombra, etc.). Cultivarplantas felizes e saudáveis é um dos passos mais fáceis para evitar as pragas no seu jardim.

Ao aplicar estas cinco estratégias na sua horta a longo prazo, conseguirá obter um bom equilíbrio entre os insectos bons e os insectos maus e, consequentemente, terá menos surtos de pragas.

Veja também: Planta mãe de milhares: um guia completo de cultivo

Fixe-o!

Veja também: Cipreste anão de Hinoki: uma árvore perene compacta para beleza durante todo o ano

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.