Quando colher batatas em canteiros e recipientes

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

As batatas são um dos legumes mais fáceis de cultivar, produzindo grandes colheitas de tubérculos saborosos quando plantadas em canteiros e recipientes. Além disso, há tantas variedades de batatas fantásticas para cultivar - desde as mudas até às russets - num arco-íris de cores. Mas como a colheita é feita debaixo do solo, é difícil saber quando os tubérculos estão prontos para cavar.

Não lave as batatas depois de as colher, a não ser que as vá comer. Em vez disso, cure-as durante uma a duas semanas e depois guarde-as num local fresco e escuro.

Quando colher as batatas?

A colheita de batatas é tão divertida que até as crianças vão querer ajudar. É como cavar à procura de um tesouro enterrado - um tesouro que se pode comer! Existem dois tipos principais de batatas: as batatas novas e as batatas de conservação, e tanto o tempo como as técnicas de colheita diferem entre os dois tipos. Como quero batatas novas para cozinhar no verão e batatas de conservação para o outono e o inverno, planto pelo menos uma cama deCada um. Descobrir quando colher as batatas pode ser um desafio para os novos jardineiros, mas quando se sabe o básico, a altura certa para a colheita é muito fácil!

Batatas novas - Todas as batatas podem ser batatas novas se forem colhidas quando os tubérculos ainda são pequenos e de pele fina, cerca de 50 a 55 dias após a plantação das batatas-semente para as variedades de maturação precoce. O primeiro sinal de que as batatas novas se formaram é o aparecimento das flores. Nessa altura, pode começar a colher das plantas de batata. Para uma colheita longa de batatas novas, escalone as suas plantações de batatas-semente ouPlantar variedades de maturação precoce e tardia, para poder desfrutar de batatas novas e tenras de finais de junho a agosto.

Veja também: Cultivar trombeta-de-anjo a partir de sementes: Aprenda a semear e a cultivar esta linda planta

Armazenamento de batatas - As batatas de conservação, também designadas por batatas de cultura principal, estão prontas no final da estação de crescimento, quando a folhagem fica amarela e começa a secar, muitas vezes depois de uma geada. Nesta altura, atingiram a maturidade. Na minha horta da zona 5B, colho as minhas batatas de conservação no final de setembro a outubro. Alguns jardineiros cortam as folhas, enquanto outros deixam-nas morrer naturalmente. De qualquer forma, os tubérculosA pele deve ser deixada no solo durante cerca de duas semanas, o que permite que a pele engrosse e resulta numa melhor qualidade de conservação.

A Caribe é uma linda variedade de pele roxa com polpa branca brilhante. Não é um tipo de armazenamento longo, mas é uma óptima batata nova.

Como colher batatas

Escolha um dia seco para colher as batatas, pois a humidade pode espalhar doenças e apodrecer. Qual é a melhor maneira de colher? Com cuidado! Quer cultive as suas batatas em canteiros elevados ou diretamente no solo, tente evitar furar ou cortar as batatas quando escava os tubérculos. Se a sua pá escorregar, coma imediatamente as batatas danificadas.A sarna da batata é uma doença comum da batata e as batatas afectadas são também levadas para a cozinha, uma vez que podem não se conservar bem.

Batatas novas - Quando as plantas começarem a florir, normalmente em julho, pode começar a colher batatas novas, estendendo a mão para o lado do monte e tirando alguns tubérculos de cada planta. Eu uso uma mão enluvada, e não uma ferramenta, para esta tarefa, porque não quero danificar as plantas e quero manter as minhas mãos (relativamente) limpas. Quando tiver colhido algumas batatas novas, empurre a terra de volta para o lugar e amontoe-a à voltaas plantas.

Armazenamento de batatas - Para colher as batatas de conservação, coloque um garfo de jardim a cerca de 30 cm de distância da planta e levante suavemente a massa radicular. Também se podem utilizar pás. É possível que ainda haja algumas batatas no solo, por isso, utilize uma mão com luvas para apalpar os tubérculos que se perderam. Depois de colhidas, escove suavemente a terra que ficou agarrada e deixe-as secar durante cerca de uma hora ao ar livre. Não lave os tubérculos.

Colheita de batatas em contentores e canteiros de palha

Se colher batatas novas de um recipiente ou de um saco de cultivo de batatas, introduza a mão no solo para apalpar os tubérculos, retirando apenas alguns de cada planta de cada vez. Depois de colher batatas novas de plantas no solo ou de recipientes, alimente-as com um fertilizante de emulsão de peixe para incentivar um crescimento saudável e mais tubérculos. As batatas de conservação cultivadas em recipientes podem ser facilmente colhidas despejando o recipientePeneire a terra com as mãos para apanhar todos os tubérculos. Aprenda a cultivar batatas em recipientes neste pequeno vídeo.

Se as batatas forem colhidas num canteiro coberto com palha, levante cuidadosamente a camada de palha com um garfo de jardim. A maior parte dos tubérculos já se terá formado na palha e não terá sujidade.

Preparar o solo para o próximo ano

Uma vez colhidas as batatas, semeio uma cultura de cobertura ou adiciono uma fonte de matéria orgânica, como estrume ou composto, à parte superior do canteiro. O clima de outono e inverno fará com que a matéria orgânica penetre nos primeiros centímetros do solo. Se não tiver a certeza do pH do seu solo, esta é também a altura ideal para fazer um teste ao solo. É também importante considerar a rotação de culturas e manter um registo dos locais onde cultivou culturas familiares de batata,A plantação destas culturas num ciclo de rotação de 3 anos pode reduzir as pragas e as doenças transmitidas pelo solo.

Veja também: Identificar as pragas de jardim: Como descobrir quem está a comer as suas plantas

As crianças adoram ajudar a cavar batatas na horta - e até podem comer os seus legumes!

Como conservar as batatas

Antes de serem armazenadas, as batatas precisam de passar por um processo de cura, que ajuda a pele a engrossar e prolonga o tempo de armazenamento dos tubérculos. Para curar as batatas, coloque-as em jornais, tabuleiros ou cartão num local fresco e escuro (10 a 15 C) com humidade elevada durante uma a duas semanas. Escolha um local que permita uma boa circulação de ar.

Uma vez curadas, transfira as batatas (removendo as que apresentarem sinais de danos) para cestos de alqueire, caixas de papelão (com orifícios de ventilação nas laterais), cestos baixos ou sacos de papel pardo. Você também pode encontrar armazenamento de colheita em várias gavetas em muitas lojas de artigos para jardinagem. No entanto, não as empilhe muito profundamente, pois isso pode incentivar a propagação da podridão. Cubra os recipientes com papelão ou folhas de jornal paraA luz torna os tubérculos verdes e as batatas verdes contêm solanina, um alcaloide tóxico.

A melhor área de armazenamento para batatas

A área de armazenamento deve ser mais fresca do que o local de cura e deve ser escura e bem ventilada. Eu uso um canto da minha cave, mas uma cave de raízes é melhor se tiver uma. Também pode armazenar batatas numa garagem, mas deve manter-se acima do ponto de congelação. Procure obter uma temperatura ideal de 4,5 a 7 C (40 a 45 F) com humidade elevada. Em condições ideais, as batatas de armazenamento podem manter a qualidade durante seis a oito mesesControlar regularmente os tubérculos e retirar os que apresentem sinais de apodrecimento ou murchidão.

A pele fina que torna as batatas novas tão apetecíveis limita o seu tempo de conservação a semanas e não a meses. Por conseguinte, consuma as batatas novas logo após a sua colheita.

Para um tutorial sobre quando colher batatas e como fazê-lo corretamente, veja este vídeo de Jessica Walliser, da Savvy.

Tem alguma dica a acrescentar sobre quando colher batatas? Deixe-a nos comentários abaixo.

Para saber mais sobre o cultivo de batatas num jardim, consulte estes artigos fantásticos:

    Guardar Guardar

    Guardar Guardar

    Guardar Guardar

    Guardar Guardar

    Guardar Guardar

    Guardar Guardar

    Guardar Guardar

    Guardar Guardar

    Guardar Guardar

    Guardar Guardar

    Guardar Guardar

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.