Como cultivar rabanetes a partir de sementes: dicas para semear no início da primavera e no final do verão

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Os rabanetes são uma das primeiras guloseimas a sair da horta na primavera. Não há nada como arrancar um vegetal de raiz colorido, dar-lhe um pouco de pó e polimento e mordê-lo antes de ter oportunidade de ver a cozinha. Sabia que também pode desfrutar de rabanetes frescos no outono? Neste artigo, vou explicar a diferença entre rabanetes de primavera e de inverno e partilhar algumasdicas sobre o cultivo de rabanetes a partir de sementes para uma colheita de primavera e para uma colheita de outono. A calendarização da sua sementeira de rabanetes é simplesmente uma questão de contar para a frente ou para trás as datas sem geada e as datas de geada.

Os rabanetes são uma deliciosa iguaria de primavera que pode ser semeada no início da primavera e apreciada quando começar a plantar as suas culturas de clima quente - ou antes!

Qual é a diferença entre um rabanete de primavera e um rabanete de inverno?

Existem dois tipos de rabanetes que pode encontrar num catálogo de sementes: as variedades de primavera e as variedades de inverno. Os rabanetes de primavera são mais pequenos e destinam-se a ser consumidos de imediato. Têm um sabor picante, mas suave, quando colhidos frescos na horta. E a germinação é rápida: a colheita pode ser feita apenas 30 dias após a sementeira das sementes de rabanete. As variedades de rabanete de primavera incluem a popular Cherry Belle, umarabanete pequeno e vermelho vivo; rabanete French Breakfast, que é um rabanete vermelho esguio com pontas brancas; a mistura multicolorida Easter Egg; e Royal Purple, que é considerado "ótimo para principiantes" (saiba quando colher rabanetes para obter o seu sabor máximo).

Os rabanetes de primavera também podem ser plantados no final do verão para serem colhidos no outono. E, embora não os possa colocar numa cave de raízes como os seus primos rabanetes de inverno, conservam-se no frigorífico durante vários dias se os lavar e secar, cortar as folhas verdes e a raiz longa e afilada (se existir) e guardá-los num saco Ziploc ou num saco de produtos alimentares embrulhados numa toalha de papel.

Os rabanetes não gostam de tempo quente, pois tendem a morrer assim que o tempo fica quente, preferindo as temperaturas frescas da primavera, do fim do verão e do início do outono.

Os rabanetes de inverno são normalmente plantados no final do verão (geralmente entre agosto e setembro) e são mais adequados para serem armazenados no inverno. Mais fibrosos e com mais amido, demoram um pouco mais a crescer (cerca de 60 dias até à maturidade) e são normalmente maiores. Já comecei a plantar rabanetes de inverno na primavera, mas ao primeiro sinal de tempo quente, eles ficam bolados. Os rabanetes de inverno incluem o Daikon, a Melancia e o PretoVariedades espanholas.

Os rabanetes-melancia são uma variedade tradicional dos rabanetes daikon.

Cultivo de rabanetes a partir de sementes no início da primavera

Os rabanetes preferem solos soltos e bem drenados, para que as raízes possam crescer para baixo. Emende o seu jardim com composto. Costumo fazê-lo no outono, para que os meus canteiros elevados estejam prontos para as plantações do início da primavera. Tenha cuidado com a aplicação de fertilizantes com demasiado azoto, pois obterá muitas folhas verdes à custa das raízes. Os rabanetes prosperam quando o pH do solo é de cerca de 6,5 a 7.

Os rabanetes de primavera são perfeitos para a plantação em sucessão. As sementes podem ser semeadas durante algumas semanas na primavera, para que não amadureçam todas ao mesmo tempo, e novamente no final do verão em zonas da horta onde se retiraram outros vegetais.

As sementes podem ser semeadas na primavera, cerca de quatro a seis semanas antes da data da última geada. Germinam a temperaturas do solo tão baixas como 4°C, o que significa que estão entre as primeiras sementes que podem ser semeadas diretamente.

Não semeie as sementes de rabanete de uma só vez. Plante as primeiras sementes e depois semeie algumas todas as semanas até o solo aquecer (geralmente por volta de maio), para que a sua colheita não amadureça toda ao mesmo tempo.

Semeie sementes de rabanete com cerca de 1 a 2,5 cm de distância e cerca de 2,5 cm de profundidade. Se quiser apenas espalhá-las ao longo de uma fileira, pode desbastar as plântulas depois de germinarem. Quando as plantas tiverem cerca de 5 a 7,5 cm de altura, desbaste-as para que fiquem com cerca de 3 cm de distância. Utilizo apenas uma tesoura de ervas e corto-as na linha do solo. As folhas de rabanete são comestíveis, por issopode trazer os seus rebentos para dentro de casa e adicioná-los a saladas, salteados ou sanduíches. (Também pode cortar as folhas jovens (com moderação) das plantas à medida que crescem).

Existem imensas variedades de rabanetes à escolha. É divertido provar as diferenças subtis de sabor. Leia atentamente as embalagens para determinar os dias até à maturidade a partir do momento em que semeia as sementes.

Cuidados a ter com os rabanetes

Regue bem as suas sementes. Os rabanetes são como os Cachinhos Dourados, gostam do solo ideal. Demasiado seco e os frutos não se formam, demasiada humidade e as raízes podem apodrecer.

A remoção de ervas daninhas de qualquer área que abrigue raízes de legumes é uma boa ideia, uma vez que não quer que nada concorra com as suas culturas. A cobertura vegetal pode ajudar a manter as ervas daninhas em baixo. Também pode ajudar a evitar as larvas da raiz do rabanete.

Os rabanetes adoram as temperaturas frescas da primavera e do outono. Assim que o tempo quente chega, eles vão ficar bolados. Uma onda de calor no início de maio fez com que os meus rabanetes Mini Purple daikon ficassem bolados. Felizmente estavam prontos para a colheita!

A rotação de culturas pode ajudar a mitigar os danos se já tiver tido problemas no passado. Pode querer plantar os seus rabanetes com outros membros da família das couves sob uma cobertura flutuante em linha. Este protetor permeável pode ter uma dupla função, impedindo que as larvas da raiz do rabanete e as suas larvas afectem a sua cultura de rabanetes, e que outras pragas, como as traças da couve, cheguem às suas brássicas, como a couve e a couve-galega.couve-flor.

Se os rabanetes começarem de repente a ter botões e flores, considere deixar alguns no solo se não os for comer. Não só atraem insectos benéficos, como as abelhas, para o jardim, como também são excelentes plantas companheiras. As vagens das sementes de rabanete também são comestíveis! Utilize rabanetes como uma cultura armadilha para pulgasbesouros para os manter afastados das beringelas jovens, dos brócolos e dos tomates.

Adoro o sabor dos rabanetes daikon. Ralo-os em saladas e faço pickles para os adicionar a tigelas de arroz. Estes são Mini Purple da Renee's Garden.

No livro da Jessica, Parceiros da fábrica A autora explica como os rabanetes forrageiros, que produzem raízes axiais longas, podem ser utilizados como culturas de cobertura para quebrar solos compactados.

Semear rabanetes para uma colheita de outono

Uma vez chegado o verão, a plantação de rabanetes é desaconselhada, porque se trata de uma cultura que gosta de clima frio. Mas, como amadurecem rapidamente, os rabanetes são uma óptima cultura para a plantação em sucessão no final do verão e no início do outono. Esta é a parte em que se faz a contagem com base nos dias para a germinação indicados no pacote de sementes.

Os rabanetes de inverno demoram entre 30 e 60 dias a tornar-se um vegetal de tamanho normal. Se procurar a data de geada para a sua região, faça uma contagem decrescente para ver se é a altura certa para plantar um vegetal que terá tempo para amadurecer durante o outono. Também pode plantar rabanetes de primavera nesta altura do ano, apesar do seu nome.

Esta é uma variedade espanhola de rabanete de inverno que é cultivada principalmente para armazenamento no inverno. Semear as sementes no final do verão e início do outono.

Veja também: Ideias para jardins de inverno em contentores

Se está a planear fazer uma plantação de sucessão depois de ter retirado outras culturas, certifique-se de que corrige o seu solo com uma nova camada de composto para adicionar nutrientes ao jardim.

Veja também: Heucheras: superestrelas da folhagem versáteis

Aprenda a cultivar outros deliciosos vegetais de raiz

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.