Cultivo de maçãs biológicas com ensacamento de fruta: A experiência

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Gosto muito de fazer experiências no jardim. Adoro realizar os meus próprios "estudos" e comparar diferentes técnicas e produtos de jardinagem para ver quais são os que funcionam melhor para mim. Por mais cientificamente casuais que sejam estas experiências, acabo muitas vezes por descobrir uma boa quantidade de informação útil. Um exemplo: o cultivo de maçãs biológicas com a técnica de ensacamento de frutos.

Se está interessado em cultivar maçãs biológicas - ou quase todos os outros frutos de árvore - então vai querer prestar atenção. No ano passado, experimentei ensacar fruta nas árvores em pequena escala, mas este ano, fui até ao fim e desenvolvi um "estudo" próprio. No ano passado, ensaquei apenas algumas maçãs, só para ver quais seriam os resultados, e fiquei surpreendido. Eis o que estou a fazereste ano.

Uma experiência de cultivo de maçãs biológicas

Ensacar fruta nas árvores não é uma técnica nova. Os produtores de fruta em todo o mundo cultivam fruta biológica há décadas utilizando este método. Os pêssegos, as pêras, os alperces e as ameixas estão entre os frutos mais fáceis de cultivar biologicamente quando se trata de ensacar fruta, mas penso que as maçãs são as mais fáceis de todas. Por essa razão, optei por realizar a minha experiência numa das minhas macieiras (embora não pudessee também apanhei alguns pêssegos!).

A ideia é impedir que as pragas comuns das árvores de fruto, como os curculios da ameixa, as traças e as larvas da maçã, ataquem os frutos em desenvolvimento, cobrindo-os com uma barreira física O ensacamento dos frutos nas árvores também previne muitas doenças fúngicas, como a mosca da fruta e a mancha de fuligem.

Há vários materiais diferentes que podem ser utilizados como sacos de fruta... e é aí que começa a minha experiência.

Artigo relacionado: Prevenção da broca da abóbora de forma biológica

Materiais para ensacar maçãs

Durante 15 anos, utilizei uma grande variedade de pulverizações para o cultivo de maçãs biológicas. Todos os anos, efectuava uma série de oito a dez aplicações anuais de produtos à base de argila de caulino, óleo de dormência, escudo de sabão, enxofre de cal, Serenade e outros controlos biológicos de pragas e doenças das árvores de fruto.Quando deixámos a quinta e nos mudámos para a nossa casa atual, desisti de pulverizar tanto e as minhas árvores de fruto sofreram.

Veja também: Cuidados com as hortênsias no outono: um guia para cuidar das hortênsias no final da estação

Mas esta experiência pode mudar tudo isso. Em vez de um pulverizador de mochila cheio de pesticidas e fungicidas biológicos, estou a usar sacos de plástico com fecho de correr e pés de nylon para cultivar fruta biológica. Li muito sobre a técnica de ensacamento de fruta e eis os passos que estou a seguir para a minha experiência.

Podem ser utilizados vários materiais diferentes para ensacar os frutos das árvores, incluindo pés de nylon.

Passo 1: Comprar os seus materiais

Sei que o ensacamento de fruta funciona porque o experimentei em pequena escala no ano passado, mas não fiz experiências com diferentes tipos de "sacos" para ver se um tipo tem mais sucesso do que outro. Por isso, este ano, utilizei sacos de nylon para um terço das maçãs da minha árvore, sacos de plástico com fecho de correr para outro terço e o último terço são as minhas maçãs de "controlo" não ensacadas. Comprei duas caixas de pés de nylon na Amazon, juntamente com 300 laços de torção. Depois, comprei duas caixas de 150 sacos de sanduíche baratos, com fecho de correr, na mercearia. Gastei um total de 31,27 dólares - muito menos do que alguma vez gastei em pesticidas e fungicidas orgânicos, isso é certo.

Também é possível comprar sacos de fruta japoneses especiais para cultivar maçãs biológicas, mas achei que eram um pouco caros, por isso, este ano, não fazem parte da experiência.

Artigo relacionado: Planta vs. praga: 3 caminhos para a vitória!

Passo 2: Prepare os seus materiais

Não há muito a fazer para a preparação, exceto cortar o canto inferior de cada um dos sacos de plástico com fecho de correr para sanduíches. A condensação acumula-se no interior do saco e precisa de um local para escoar. Isto serve para o efeito e pode cortar uma dúzia de sacos de cada vez com uma tesoura afiada.

Etapa 3: Diluir os frutos

Este é um passo extremamente importante no cultivo de árvores de fruto biológicas, quer esteja a ensacar os frutos ou não. Se ficarem demasiados frutos numa árvore, os ramos tornam-se demasiado pesados, os frutos maduros serão pequenos e a árvore só produzirá uma boa colheita de dois em dois anos. Para uma boa produção anual, desbaste os frutos para um por cacho, no caso das maçãs e peras, ou um por cada 15 cm de caule, no caso dos pêssegos, ameixas e outros frutos de caroço. Isto deve ser feito quando o maior fruto do cacho tiver aproximadamente o tamanho da unha do polegar. Se esperar demasiado tempo, as pragas das árvores de fruto estarão activas e poderá verificar que os seus frutos já estão danificados.

O desbaste de frutos é um processo difícil, acredite. Quase choro quando o faço todos os anos, mas TEM de ser feito. Use uma tesoura para cortar todas as maçãs de cada cacho, exceto a maior. Acho que um copo de vinho é uma grande ajuda.

Comece por desbastar as maçãs até obter um fruto por cacho.

Passo 4: Ensacar os restantes frutos

Para ensacar maçãs e outros frutos com sacos de fecho de correr, basta abrir cerca de 2,5 cm do fecho, mesmo no centro. Deslize a abertura sobre o fruto jovem e feche o fecho à volta do caule. Para utilizar as peúgas de nylon, abra-as com o polegar e o indicador e deslize a peúga sobre o fruto jovem. Feche-a à volta do caule do fruto com um atilho.

Para cobrir as maçãs com uma peúga de nylon, deslize a extremidade aberta sobre a maçã e prenda-a com um atilho.

Prós e contras da minha experiência de ensacar fruta

Nesta altura, dois terços dos frutos da minha macieira estão ensacados há uma semana. Vou publicar os resultados desta experiência depois de colher as maçãs no outono, mas já reparei em alguns prós e contras.

  • Se pensa que é preciso muito tempo para ensacar os frutos das árvores, pense novamente. Sim, demora algum tempo, mas, de acordo com o meu relógio, demorei pouco menos de uma hora e meia a colocar sacos com fecho de correr sobre 125 maçãs e cuecas de nylon sobre outras 125. Demorei algumas tentativas para apanhar o jeito, mas, depois de o fazer, o processo foi muito mais rápido do que esperava. Quando pulverizava com pesticidas orgânicos para árvores de fruto oito a dez vezes por estação, demorava muito mais do que uma hora e umametade do tempo total.
  • Embora os sacos de plástico com fecho de correr fossem muito mais fáceis de colocar e demorassem menos tempo, uma boa dúzia das maçãs que estavam dentro deles já caíram da árvore Penso que isto se deve ao facto de os saquinhos funcionarem como bandeirinhas e a força do vento estar a arrancar as maçãs. De qualquer forma, vou perder alguns frutos por causa da "queda de junho", por isso isto pode não ser um problema.
  • A condensação acumula-se definitivamente nos sacos de plástico em dias de sol Será interessante ver se surgem problemas de podridão à medida que a época avança.
  • Retirarei todos os sacos e pés três semanas antes de as maçãs estarem prontas para a colheita, para que possam desenvolver toda a sua cor. Isto irá acrescentar mais tempo à técnica, tornando-a possivelmente mais morosa do que a pulverização. Vou acompanhar e informar-vos se for esse o caso.

Utilize um saco com fecho de correr para proteger as maçãs em desenvolvimento das pragas das árvores de fruto.

Considerações finais sobre o cultivo de maçãs biológicas com ensacamento de fruta:

Durante toda a época, vou acompanhar os seguintes pontos e farei um "relatório" final quando os resultados estiverem disponíveis!

Veja também: 3 ferramentas de jardim resistentes para ajudar nas tarefas de outono
  • Que "sacos" se mantêm melhor?
  • Os frutos ensacados apresentam menos danos causados por pragas do que as maçãs de "controlo" não ensacadas?
  • Existe alguma diferença entre os sacos de plástico e as peúgas de nylon no que diz respeito à prevenção de danos causados por pragas?
  • Será que uma técnica de ensacamento de frutos produz mais frutos do que a outra?
  • Será que uma técnica de ensacamento de frutos produz frutos maiores do que a outra?
  • Este método também afasta os esquilos e os veados?

E uma nota final: Se não acredita que esta técnica funciona, aqui estão algumas informações da Universidade de Kentucky que afirmam como pode ser eficaz ensacar maçãs.

Já cultiva fruta biológica ensacando maçãs, peras ou outros frutos? Se sim, conte-nos os seus resultados.

Atualização!

Agora que a época de cultivo terminou, tenho algumas coisas que vale a pena partilhar e algumas grandes lições aprendidas.

Em primeiro lugar, mesmo com os sacos e os pés de nylon colocados, os esquilos vão encontrar as maçãs. Perdi várias maçãs quase adultas devido a um esquilo louco que descobriu como arrancar os sacos e os pés das árvores e rasgá-los. Tivemos de o prender numa armadilha para animais vivos para remediar a situação.

No próximo ano, colocarei uma tira de Tangle-Trap à volta do tronco da árvore para evitar que as tesourinhas subam para os ramos.

Perdi quase todas as maçãs "não ensacadas" devido a larvas e traças, mas consegui colher algumas dezenas de maçãs que estavam cobertas. Para além dos problemas com as tesourinhas e os esquilos, os sacos de plástico protegeram muito melhor as maçãs do que as peúgas de nylon. MAS, as peúgas de nylon funcionaram muito melhor em alguns pêssegos em que as utilizei. Colhi uma mão-cheia de pêssegos absolutamente perfeitosNa macieira, no entanto, os curculios da ameixa não tiveram qualquer problema em roer os nylons.

No próximo ano, utilizarei todos os sacos de plástico nas maçãs e todos os pés de nylon nos pêssegos. Utilizarei uma tira de Tangle-Trap no tronco da macieira e começarei a vigiar os esquilos um pouco mais cedo na estação. Em suma, foi uma experiência muito bem sucedida!

Fixe-o!

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.