A mosca taquinídea: conheça este inseto benéfico

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Se vir uma mosca a zumbir no seu jardim e a sorver o néctar das suas plantas, deve dar-lhe um pequeno "high five". Deve um agradecimento surpreendentemente grande a esse pequenote. Se estiver a sorver o néctar de uma flor, há uma grande probabilidade de essa mosca ser uma mosca taquinídea, que é o maior e mais importante grupo de moscas parasitóides do mundo. Sim, isso significa que essa pequena mosca é umaDeixe-me apresentar-lhe os dois - tenho a certeza de que serão os melhores amigos antes de darem por isso.

O que é uma mosca tachinídea?

Usei a palavra "parasitoide" no parágrafo acima, por isso acho que devo começar por te dizer o que isso significa, caso ainda não saibas. Se estás familiarizado com o termo "parasita", então serás um estudo rápido. Parasitas são organismos que vivem de outro organismo, a quem chamamos o seu "hospedeiro". Existem dezenas de milhares de parasitas diferentes neste mundo, alguns animais, outros plantas,No reino animal, exemplos de parasitas humanos seriam as carraças, os piolhos ou as ténias (ack!). Aquelas pulgas que o teu cão teve no verão passado também são parasitas. Um parasita deixa o seu hospedeiro vivo. Um parasitoide, por outro lado, é muito parecido com um parasita, exceto que traz a morte final ao seu hospedeiro (***inserir aqui uma risada sinistra de mosca).

Veja também: Seleção e plantação de culturas de cobertura para canteiros elevados

Esta pequena mosca merece um grande "high five" pelo trabalho que faz no seu jardim.

Dependendo da espécie exacta de mosca taquinídea com que se deparou, o seu hospedeiro pode ser um verme do gerânio, um verme da espiga do milho, um percevejo, um percevejo da abóbora, um escaravelho japonês ou qualquer outra praga comum do jardim.

As moscas tachinídeas estão na categoria de insectos benéficos quando se trata do papel que desempenham nos nossos jardins. Mas não é a mosca adulta que é o prenúncio da morte, mas sim a larva. A mosca bebé, se preferir. Mas antes de partilhar os detalhes fascinantes e sangrentos de como que funciona, quero dizer-vos como são as moscas taquinídeas para que saibam exatamente a quem dar cinco.

Qual é o aspeto de uma mosca taquinídea?

Existem mais de 1300 espécies diferentes de moscas taquinídeas só na América do Norte. Em todo o mundo, existem pelo menos 10.000. Há uma enorme diversidade de aparências físicas entre todas essas espécies. As moscas taquinídeas adultas medem entre 1/3″ e 3/4″ de comprimento. A sua coloração, forma do corpo e textura também variam muito.

Alguns adultos de taquinídeos são cinzentos e felpudos, parecendo-se quase exatamente com uma mosca doméstica. Outros são azuis/verdes iridescentes, como uma mosca varejeira. Há taquinídeos gordos e vermelhos e espécies que são esguias e pretas. Alguns são cobertos de pêlos eriçados, enquanto outros são lisos. Tudo isto para dizer que cada espécie tem o seu aspeto único. Mas uma forma fácil de as distinguir das moscas domésticasé que as moscas taquinídeas adultas bebem néctar e as moscas domésticas geralmente não o fazem (preferem carniça, cocó e comida de piquenique!). Se vir uma mosca numa flor a absorver néctar, há uma grande probabilidade de estar a olhar para uma mosca taquinídea.

As moscas taquinídeas são muito diversas. A mosca de pernas emplumadas na imagem superior esquerda é uma das espécies mais vistosas.

Ciclo de vida da mosca taquinídea

Um ponto de partida importante para compreender o ciclo de vida da mosca tachinídea é saber que cada espécie de mosca tachinídea só pode usar uma única espécie de inseto como hospedeiro ou um grupo de insectos hospedeiros estreitamente relacionados. São parasitóides altamente especializados. Por outras palavras, uma espécie de mosca tachinídea que usa um inseto da abóbora como hospedeiro provavelmente não poderá também pôr ovosAlgumas espécies são mais especializadas do que outras, mas todas elas co-evoluíram com um hospedeiro específico (ou conjunto de hospedeiros, conforme o caso). É por isso que ter uma diversidade de espécies de moscas tachinídeas no jardim é uma coisa muito boa! Isso também significa que as moscas tachinídeas NÃO porão ovos em humanos ou nos nossos animais de estimação, por isso não se preocupe com isso!

Uma mosca tachinídea está prestes a pôr um ovo num inseto arlequim. Os insectos arlequim são grandes pragas das culturas de vegetais, especialmente no sul dos EUA. Foto cedida por: Whitney Cranshaw, Colorado State University, bugwood.org

Prometi-vos os detalhes sangrentos de como estas amigas moscas nos ajudam a nós, jardineiros, por isso aqui vai. A maioria das fêmeas de moscas taquinídeas põe os seus ovos nos corpos dos insectos hospedeiros. São fáceis de observar nas costas dos seus hospedeiros (ver fotos abaixo). A mosca fêmea pousa simplesmente no seu hospedeiro e cola-lhe os ovos - individualmente ou em pequenos grupos. O ovo eclode alguns dias mais tarde, e a minúscula larva da mosca penetra no hospedeiro e começa a alimentar-se dele. Os insectos hospedeiros continuam a viver com a larva da mosca em crescimentoNalguns casos, a larva não atinge a maturidade e mata o hospedeiro até este atingir a idade adulta, mas a morte chega sempre ao hospedeiro - afinal, é isso que um parasitoide é.

Algumas outras espécies de moscas taquinídeas põem ovos em plantas que estão a ser comidas pelo seu inseto hospedeiro. Quando o inseto hospedeiro dá uma dentada na folha, também ingere o ovo. Pode adivinhar o que acontece a partir daí.

Aqui pode ver os ovos da mosca taquinídea nas costas das ninfas do inseto da abóbora. Em breve irão eclodir e as larvas irão enterrar-se no inseto da abóbora. Crédito da fotografia: Whitney Cranshaw, Colorado State University, bugwood.org.

Como é que as larvas das moscas taquinídeas se transformam em moscas adultas?

Quando a larva da mosca atinge a maturidade, está pronta para se transformar numa mosca adulta. Por vezes, isto acontece dentro do corpo morto do seu hospedeiro, mas, na maior parte das vezes, a pupação ocorre apenas depois de a larva da mosca (chamada larva - eu sei, que nojo!) emergir do seu hospedeiro já morto.A mosca adulta abre o casulo e voa para dar início a outra geração de ajudantes de jardim.

Aqui vê-se uma única larva de mosca tachinídea e duas pupas das quais as moscas adultas emergirão em breve.

Que tipo de pragas de jardim podem ser controladas pelas moscas tachinídeas?

Como já sabe, existem mais de 10.000 espécies de moscas taquinídeas no mundo, o que significa, naturalmente, que também existe um grande número de insectos hospedeiros. Alguns dos insectos hospedeiros mais comuns incluem:

  • Vermes da espiga do milho
  • Bicho do tabaco
  • Vermes cortadores
  • Besouros mexicanos do feijão
  • Besouros da batata do Colorado
  • Lagartas de muitos tipos (incluindo vermes da couve, traças ciganas, vermes dos chifres, lagartas da couve, lagartas da tenda e muitas outras - ver nota abaixo sobre tachinídeos e lagartas de borboletas)
  • Larvas de mosca-serra
  • Insectos arlequim
  • Insectos Lygus
  • Insectos de pés de folha
  • Insectos da abóbora
  • Besouros do pepino
  • Percevejos
  • E muito mais!

Os escaravelhos japoneses são normalmente usados como insectos hospedeiros de algumas espécies de moscas taquinídeas. Este está a hospedar um único ovo mesmo atrás da cabeça. Foto cortesia de Whitney Cranshaw, Colorado State University, bugwood.org.

Moscas tachinídeas e lagartas de borboletas

Por muito bons que sejam para o jardim, os taquinídeos ganharam má reputação entre as pessoas que criam lagartas monarcas e outras borboletas. Sim, os taquinídeos põem ovos nas lagartas das borboletas se estas forem um inseto hospedeiro dessa espécie. Não são maus ou terríveis por o fazerem Estão apenas a fazer o que evoluíram para fazer, e são uma parte importante do ecossistema. Merecem estar aqui tanto quanto a borboleta. Só porque as moscas taquinídeas não são uma bonita rapariga de capa do mundo dos insectos, não significa que não tenham um papel valioso a desempenhar. Sim, é dececionante criar uma lagarta monarca apenas para ver a crisálida transformar-se em papa castanha em vez demas se alguma vez viu um especial da National Geographic sobre a vida selvagem, sabe que é assim que a natureza funciona. Plante mais erva-leiteira para encorajar uma maior população de monarcas.

Se encontrar uma crisálida que se transformou em papa castanha, em vez de amaldiçoar a mosca taquinídea responsável por ela, pense em como é espantoso que uma mamã mosca tenha posto um ovo numa lagarta minúscula. E como é espantoso que essa lagarta tenha continuado a crescer juntamente com a larva de mosca alojada no seu corpo. Em breve verá a larva de mosca sair da crisálida da borboleta, formando uma caixa de pupa,Na verdade, é uma transformação tão espantosa e milagrosa como a da borboleta.

Esta crisálida de monarca não se vai transformar em borboleta, mas o seu aspeto castanho e mole diz-me que está a alojar uma larva de mosca taquinídea.

Como incentivar as moscas tachinídeas no seu jardim

Todas as moscas tachinídeas adultas necessitam de néctar, mas não bebem esta maravilha açucarada de uma flor qualquer. As suas peças bucais são como esponjas, não como palhinhas, por isso, evite as flores profundas e tubulares. Em vez disso, opte por flores minúsculas com nectários pouco profundos e expostos. Os membros da família das cenouras são particularmente bons, incluindo o funcho, o endro, a salsa, o coentro e a angélica. A família das margaridas é outra excelente escolha paraPlantas como a matricária, a boltonia, a camomila, as margaridas de Shasta, os ásteres, o mil-folhas, a heliopsis e a coreopsis são óptimas opções.

Esta pequena e bonita mosca taquinídea está a fazer o nectar numa flor de feverfew no meu quintal na Pensilvânia.

Se oferecer às moscas taquinídeas uma diversidade de flores ricas em néctar, elas terão todo o gosto em ajudá-lo no jardim. E tudo o que pedem em troca é que elimine os pesticidas, para que haja muitos insectos hospedeiros para a sua postura de ovos... ah, e também apreciariam um "high five" ocasional.

Para saber mais sobre os insectos benéficos para o jardim, compre um exemplar do meu livro, Atrair insectos benéficos para o seu jardim: uma abordagem natural ao controlo de pragas (2ª Edição, Cool Springs Press, vencedor do Prémio do Livro da Sociedade Americana de Horticultura de 2015) ou o meu livro Bug bom Bug mau (St. Lynn's Press, 2011, 2.ª edição).

Também pode ler mais sobre os insectos benéficos nestes artigos:

5 factos surpreendentes sobre as joaninhas

A aranha de jardim preta e amarela

As melhores plantas para os insectos benéficos

Construir um palácio de polinizadores

Veja também: Plantas companheiras do manjericão: Os melhores parceiros de jardim para as plantas de manjericão

Como ajudar as nossas abelhas nativas

Abelhas de jardim comuns e como as identificar

Já alguma vez encontraste uma mosca taquinídea no teu jardim? Sabias o que era? Partilha a tua experiência na secção de comentários abaixo.

Fixe-o!

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.