Plantas companheiras do manjericão: Os melhores parceiros de jardim para as plantas de manjericão

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Manjericão ( Ocimum basilicum Existem dezenas de variedades de manjericão, e todas elas são excelentes companheiras para muitas outras plantas comestíveis. Este artigo não se centra no aumento da produção de manjericão ou mesmo na forma de fazer a sua colheita. Em vez disso, é sobre quais as plantas companheiras do manjericão que são óptimas escolhas para crescer lado a ladono jardim.

O manjericão combina muito bem com tantas plantas no jardim! Mas existem alguns benefícios reais e mensuráveis que o manjericão pode proporcionar.

O que é a plantação associada?

A plantação associada é uma técnica antiga que associa duas ou mais plantas com o objetivo de proporcionar benefícios específicos a uma ou mais dessas plantas. Esses benefícios podem ser a redução da pressão das pragas, a melhoria dos rendimentos, o aumento da supressão de doenças ou outro resultado positivo específico.

Infelizmente, alguns métodos de plantação em conjunto baseiam-se mais no folclore do que na ciência. Mas há também algumas investigações universitárias surpreendentes que examinaram a plantação em conjunto com resultados interessantes. Em artigos anteriores, apresentei plantas companheiras de tomate comprovadas pela investigação, excelentes plantas companheiras de curgete e até as melhores plantas companheiras para pimentos. Hoje, vamos mergulharsobre as plantas companheiras do manjericão e como as utilizar no seu jardim.

Porque é que o manjericão é uma óptima planta companheira?

Sim, as folhas de manjericão são conhecidas pelo seu sabor único e pela forma como realçam o sabor de sopas, molhos e muitos outros pratos. As folhas também contêm muitos nutrientes. Mas o seu potencial culinário não é a única razão para cultivar esta erva. O manjericão também é uma óptima planta companheira para muitos outros vegetais e ervas.

As principais vantagens proporcionadas pelo manjericão na horta são a dissuasão de certas pragas, a atração de insectos predadores benéficos e o facto de ser um íman de polinizadores para ajudar a melhorar as taxas de polinização de certas culturas próximas. Nas secções que se seguem, apresentarei algumas plantas companheiras de manjericão muito específicas para experimentar na sua horta e informá-lo-ei da razão pela qual podem ser eficazes na sua parcela.

O manjericão pode ajudar a deter certas pragas, atrair certos polinizadores e ajudar no controlo biológico.

O manjericão dá mais do que recebe

Incluir o manjericão em hortas, canteiros elevados e até mesmo em recipientes é uma boa ideia, mesmo que não coma a planta (mas porque não o faria!). O manjericão é uma planta companheira tão boa porque é o melhor tipo de parceiro - um doador! Traz inúmeros benefícios para a horta, exigindo muito pouco em troca. Como planta companheira, o manjericão é muitas vezes o fornecedor na relação,O manjericão é aquele que traz os benefícios para a mesa. Vamos falar a seguir sobre alguns desses benefícios.

O que o manjericão pode fazer pelo seu jardim

Como mencionado, os três principais benefícios da utilização do manjericão como planta companheira são

  1. Melhoria da polinização. Quando o manjericão floresce, as pequenas flores são visitadas por muitas espécies diferentes de abelhas e moscas nativas, muitas das quais são também polinizadoras de culturas comuns de frutas e legumes. A presença de flores de manjericão no seu jardim significa que há mais néctar disponível para estes polinizadores, o que resulta frequentemente em populações mais elevadas de polinizadores e em melhores taxas de polinização.
  2. Melhoria do controlo biológico. Essas mesmas flores minúsculas também fornecem néctar para várias espécies de insectos benéficos predadores (também conhecidos como insectos bons que comem os insectos maus). Joaninhas, crisopídeos, vespas parasitas, moscas-das-areias e outros insectos benéficos apreciam o néctar do manjericão. E enquanto estão no jardim, também consomem e controlam muitas pragas comuns, como pulgões, lagartas, larvas de certos besouros e tripes,e muito mais.
  3. Melhoria do controlo das pragas. Embora haja muito folclore em torno do manjericão como um dissuasor de pragas (algumas pessoas dizem que dissuade todos o que não é certamente o caso), há alguns estudos que demonstraram que o manjericão é um dissuasor útil para certas pragas na horta.

Nas secções abaixo, apresentarei algumas plantas companheiras do manjericão que demonstraram receber um ou mais destes benefícios quando o manjericão é cultivado nas proximidades.

O manjericão é uma óptima planta companheira, quer seja cultivado em vasos, no jardim ou em canteiros elevados.

As melhores plantas companheiras do manjericão

Se quiser saber mais sobre as técnicas de plantio de plantas companheiras baseadas na ciência para tudo, desde pepinos mais saudáveis a menos escaravelhos dos espargos, encorajo-o a obter uma cópia do meu livro Plant Partners: Estratégias de Plantação Companheira baseadas na ciência para a Horta (Storey Publishing, 2020).

Cultivar um jardim misto, cheio de diversidade, conduz a plantas mais saudáveis e a uma menor pressão das pragas.

Tomates: as plantas companheiras essenciais do manjericão

Sim, os rumores são verdadeiros! Os tomates são óptimos parceiros de jardim para o manjericão. Estes dois alimentos não só fazem sucesso no prato, como também são uma combinação perfeita no jardim. O principal beneficiário da parceria é o tomateiro, mas é claro que o jardineiro também beneficia. O valor que o manjericão proporciona aos tomateiros é sob a forma de controlo de pragas. O manjericão ajuda a deter três principaispragas dos tomateiros:

  1. Tripes Tanto o tripes das flores ocidentais como o tripes das cebolas se alimentam de plantas de tomate (razão pela qual não se deve cultivar cebolas perto de tomates se tiver um problema de tripes). Foi demonstrado que a presença de plantas altas de manjericão junto dos tomates reduz os danos causados pelos tripes
  2. Lagarta-do-cartucho-amarelo Um estudo demonstrou uma redução do comportamento de postura de ovos destas pragas comedoras de folhas e frutos em tomateiros quando as plantas companheiras de manjericão cresciam nas proximidades. Cerque os tomateiros com manjericão para dissuadir esta praga. As lagarta-do-cartucho-amarela são comuns no sudeste e leste dos EUA, até ao oeste das Montanhas Rochosas.
  3. Bichos-da-seda do tomate e do tabaco. A plantação de manjericão com tomates demonstrou limitar o comportamento de postura de ovos por parte das traças adultas do caruncho. As lagartas do caruncho podem ser difíceis de detetar nos tomateiros, especialmente quando são pequenas. As variedades altas de manjericão plantadas entre e à volta dos tomateiros resultaram numa redução da postura de ovos e, por conseguinte, num menor número de caruncho e em menos danos.

O manjericão e o tomate não só sabem bem juntos, como também se beneficiam mutuamente na horta

Beringelas: outro excelente parceiro para o manjericão

Tal como no caso dos tomates, a presença de plantas companheiras de manjericão perto das beringelas demonstrou reduzir os danos provocados pelos tripes. E uma vez que as beringelas são também susceptíveis aos danos provocados pelos vermes do tomateiro e do tabaco, a sua interplantação com manjericão pode ajudar a reduzir também o número destas pragas. Curiosamente, o mesmo se aplica aos pimentos.

A beringela e o manjericão opalino crescem lado a lado num jardim.

Culturas intercalares: surpreendentes plantas companheiras do manjericão

Culturas como couve, repolho, brócolis, couve-flor e couve-galega também recebem benefícios surpreendentes de ter o manjericão como vizinho. Veja como essa parceria de plantas funciona.

  1. Lesmas e caracóis Se as suas plantas de couve ou de brócolos estão a ser vítimas destas pragas viscosas, interplante-as com manjericão. Sim, nesta situação o manjericão será uma cultura de sacrifício, mais do que uma cultura de colheita. Essencialmente, estará a utilizar o manjericão como uma cultura armadilha para atrair as lesmas e os caracóis das suas brássicas.
  2. I importado vermes da couve As borboletas adultas põem prontamente ovos nas suas folhas e as lagartas verdes que daí resultam podem dizimar as plantas em pouco tempo. A plantação intercalada de culturas de repolho com plantas companheiras de manjericão ajuda a gerir a população de vermes da couve de duas maneiras.
    • Em primeiro lugar, os produtos químicos voláteis (odores) libertados pelas folhas de manjericão podem ajudar a mascarar a presença das culturas de repolho, tornando mais difícil para os vermes adultos encontrarem os seus locais favoritos de postura de ovos e reduzindo assim os danos que causam. Interplante o manjericão com as culturas de repolho ou coloque-os muito próximos uns dos outros.
    • Em segundo lugar, as flores do manjericão atraem polinizadores que são também predadores comuns dos vermes da couve (principalmente vespas parasitas). Quanto mais destes bons insectos tiver por perto, menos vermes da couve. O coentro em flor é outra boa planta para ter no seu jardim para este fim.

As culturas de couves, como a couve, podem ser protegidas dos bichos-da-couve pela presença do manjericão.

Alface: uma óptima planta companheira para o manjericão

O manjericão é um bom parceiro para a alface devido ao controlo biológico reforçado que incentiva. Os pulgões são pragas muito comuns na alface e dois dos insectos benéficos que mais gostam de os predar são as moscas-das-areias e as vespas parasitas. E adivinhe o que estes dois predadores gostam de beber? Adivinhou! O néctar das flores do manjericão. Outras boas ervas para deixar florescer na suaA alface é outra planta companheira favorita da alface porque também tem flores que as moscas varejeiras e as vespas parasitas apreciam.

A presença de manjericão pode ajudar a reduzir os danos causados pelo tripes da cebola.

Culturas de raízes como plantas companheiras do manjericão

As raízes, como a beterraba, a cenoura, o rabanete, a pastinaca, a cebola e até o alho, são boas plantas companheiras para o manjericão. Porquê? Bem, por algumas razões diferentes.

  1. Tripes da cebola Como já foi referido na secção relativa ao tomate, os tripes da cebola são dissuadidos pela presença do manjericão e provocam um crescimento deformado das folhas da cebola e do alho.
  2. Larvas da mosca da ferrugem da cenoura: Quando as cenouras e as pastinacas são cultivadas lado a lado com o manjericão, têm uma menor tendência para serem atacadas pela mosca da ferrugem da cenoura, cujas larvas mastigam as raízes, deixando atrás de si túneis e podridão.
  3. Larvas de rabanete: A fase larvar de uma mosca minúscula, as larvas do rabanete causam danos muito semelhantes aos da mosca da ferrugem da cenoura. O plantio intercalar com o manjericão pode ajudar a reduzir os comportamentos de postura dos ovos. No entanto, isto é por vezes um desafio para os jardineiros do norte, uma vez que o rabanete é uma cultura de estação fria e o manjericão é uma cultura de estação quente, pelo que o cultivo simultâneo de rabanete e manjericão não é a norma.

Além disso, se tenciona guardar sementes de qualquer uma destas culturas de raízes, deixar florescer plantas de manjericão nas proximidades pode ajudar a aumentar a população de pequenos polinizadores que polinizam as flores destas culturas de raízes.

Veja também: Cultivar uma horta de varanda cheia de legumes, ervas aromáticas e flores

Aqui pode ver várias plantas companheiras excelentes para este manjericão de folhas roxas, incluindo cenouras e tomates.

As batatas como companheiras do manjericão

A última cultura hortícola a associar-se ao manjericão é a batata. Embora os benefícios desta combinação não sejam tão sólidos como os das outras abordadas neste artigo, houve um estudo que analisou a capacidade do manjericão para aumentar a taxa de predação natural das larvas do escaravelho da batata do Colorado nas plantas de batata, nomeadamente por vespas parasitas.

Floresce como plantas companheiras do manjericão

Por último, existem também algumas excelentes flores companheiras para cultivar com o seu manjericão, incluindo malmequeres, camomila, borragem, cebolinho e alecrim. Não só partilham muitas das mesmas espécies de polinizadores, como também produzem flores comestíveis, tal como o manjericão. Atire-as para as saladas e desfrute da diversidade de sabores.

Veja também: Noções básicas sobre fertilizantes para plantas de interior: Como e quando alimentar as plantas de interior

O alyssum doce é uma das muitas flores maravilhosas para cultivar com o manjericão.

Não há como errar com o manjericão

Embora seja sempre bom basear as parcerias de plantas na ciência, tenha em mente que há poucas ou nenhumas plantas que não devam ser plantadas com manjericão. Por outras palavras, o manjericão combina bem com tudo! Colha o que quiser, depois deixe a planta produzir flores para ajudar a atrair os polinizadores e os predadores benéficos que proporcionam tantos benefícios ao jardim.

Para mais informações sobre o cultivo de um ótimo manjericão, consulte os seguintes artigos:

    Fixe este artigo no seu quadro de Jardinagem de Vegetais para referência futura.

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.