Abóboras pequenas: Como plantar, cultivar e colher abóboras de um litro

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

As abóboras pequenas são muito divertidas de cultivar! São fáceis e produtivas, rendendo muitas vezes uma dúzia ou mais de abóboras por planta. As crianças adoram-nas, mas os adultos também, e os mini-frutos podem ser usados como decoração de outono ou de Halloween, em trabalhos manuais ou cozidos em tartes e muffins. Os frutos podem ter apenas alguns centímetros de diâmetro e têm cascas cor de laranja, brancas ou mesmo bicolores. Continue a ler para saber mais sobreplantar, cultivar e colher uma colheita abundante de pequenas abóboras.

As abóboras pequenas são divertidas e fáceis de cultivar em canteiros ou recipientes. Precisam de um longo período de crescimento e de um local com sol pleno e solo rico e fértil.

O que são abóboras pequenas?

As abóboras pequenas são aquelas que pesam menos de quatro libras, sendo que muitas abóboras pequenas são verdadeiramente miniaturas e pesam menos de uma libra. Tal como as abóboras grandes, as variedades de frutos pequenos necessitam de um longo período de crescimento, muitas vezes até 100 dias para que as plantas cresçam e os frutos amadureçam. As diferentes variedades também têm hábitos de crescimento diferentes. Algumas produzem vinhas longas, enquanto outras têm semi-vinhas ou arbustos.Adoro cultivar estas mini cabaças para decoração de outono, de Halloween ou como centro de mesa para o Dia de Ação de Graças.

Plantação de pequenas abóboras

As abóboras pequenas são legumes de estação quente e devem ser semeadas diretamente uma ou duas semanas depois de o risco de geada ter passado no final da primavera e de o solo ter aquecido até, pelo menos, 18ºC. Não semeie se o tempo da primavera estiver frio e húmido, pois as sementes podem apodrecer se forem plantadas em solo frio e húmido. O melhor local para cultivar abóboras pequenas tem, pelo menos, oito horas de sol direto por dia e um solo rico e fértil. IEmendar os meus canteiros de jardim com vários centímetros de composto ou estrume envelhecido antes da sementeira direta ou transplante. Como as abóboras são plantas gulosas, também gosto de adicionar um fertilizante vegetal orgânico de libertação lenta à cova de plantação. Para taxas de aplicação, consultar a embalagem do fertilizante.

Para os jardineiros de curta duração, que podem não ter tempo suficiente para amadurecer as abóboras que são semeadas diretamente, inicie as sementes dentro de casa um mês antes de pretender transferir as plântulas para o jardim. Semeie as sementes em vasos de 4 polegadas e coloque-as sob uma luz de crescimento ou numa janela ensolarada. Endureça-as e transplante-as para o exterior assim que o tempo da primavera estiver estabilizado e o solo aquecido. Se preferir comprarmudas de abóbora, muitos centros de jardinagem oferecem transplantes de pequenas variedades de abóbora.

Uma das maneiras mais fáceis de cultivar abóboras pequenas é semear diretamente ou transplantar para um canteiro de forma livre feito de materiais orgânicos como palha meio podre, composto ou estrume envelhecido. Este monte também continha mistura velha para vasos.

Cultivo de abóboras em jardins, contentores ou fardos de palha

As abóboras pequenas podem ser cultivadas em canteiros elevados, contentores, jardins enterrados, fardos de palha ou colinas.

  • Colinas - Plantar abóboras em montes é uma técnica tradicional e maximiza a produção numa horta doméstica. Faça montes baixos com cerca de 15 cm de altura e 15 a 18 cm de diâmetro. A vantagem dos montes é semelhante à dos canteiros elevados; aquecem mais rapidamente na primavera e drenam bem. Planto cinco sementes em cada monte, semeando-as a 2,5 cm de profundidade. Quando as plantas estiverem a crescer bem, desbaste-as até às três mais fortesplantas.
  • Jardins enterrados - Quando cultivar abóboras pequenas em filas num jardim enterrado, semeie as sementes com 12 polegadas de distância, eventualmente desbastando-as para 24 polegadas de distância. As filas para os tipos de arbustos precisam de ser espaçadas de 4 a 5 pés de distância, enquanto as filas para as variedades de vinhas devem ter 8 a 10 pés entre cada fila.
  • Canteiros elevados - Quando planto abóboras pequenas nos meus canteiros elevados de madeira, semeio as sementes ao longo da borda do canteiro para que as plantas possam passar por cima do lado. Isto evita que as vigorosas videiras de abóbora amontoem as outras plantas no canteiro. Também pode cultivar abóboras pequenas numa treliça presa ao lado de um canteiro elevado ou num túnel erguido entre canteiros elevados. Saiba como construir um arco de painel de gado em este artigo .
  • Contentores - Tenho tido muito sucesso a cultivar pequenas abóboras em grandes recipientes e sacos de tecido no meu terraço frontal ensolarado. Misturo partes iguais de mistura para vasos e composto e adiciono um fertilizante vegetal orgânico de libertação lenta.
  • Fardos de palha - Uma das minhas formas favoritas de cultivar abóboras é plantar as sementes em fardos de palha ou em montes de palha e composto de forma livre. Para fazer montes de forma livre, coloco palha meio apodrecida com composto ou estrume envelhecido. Também adiciono mistura de vasos velhos dos recipientes das estações anteriores. O ingrediente final é um fertilizante vegetal orgânico de libertação lenta. Esta mistura rica proporciona as condições de crescimento perfeitas paraabóboras pequenas.

As abóboras pequenas podem ser produzidas em plantas de arbusto, semi-trepadeiras ou trepadeiras. Leia o pacote de sementes para garantir que compra uma variedade que se adapta ao seu espaço.

Cultivo de abóboras na vertical

As abóboras são tradicionalmente cultivadas no solo, onde as plantas ocupam muito espaço. No entanto, as abóboras pequenas também podem ser cultivadas em latada ou em cercas, túneis e outros suportes verticais. Isto reduz a área necessária para cultivar as plantas vigorosas, mas há outras vantagens em cultivar as plantas em altura: menos problemas com insectos e doenças, melhor circulação de ar, é muito decorativo e permitecultivar abóboras em pequenas hortas urbanas em contentores em terraços e pátios.

Quando cultivar abóboras verticalmente, certifique-se de que planta variedades de vinhas. As abóboras de arbusto não trepam, uma vez que só crescem com 2 a 3 pés de diâmetro. A minha treliça de eleição é um pedaço de painel de malha de arame de 4 por 8 pés, que é resistente e pode ser facilmente montado em suportes na parte de trás de um canteiro elevado.

Uma das minhas formas preferidas de cultivar abóboras pequenas é numa treliça ou numa vedação. Certifique-se apenas de que selecciona uma variedade de trepadeira, uma vez que os tipos de arbusto não trepam.

Cultivo de abóboras pequenas

Uma vez germinadas as sementes de abóbora, as plantas não demoram muito tempo a crescer. Para favorecer um crescimento saudável e vigoroso, regue regularmente e em profundidade, sobretudo quando o tempo estiver quente e seco. Ao regar, tente evitar salpicar água na folhagem das plantas, o que pode favorecer e propagar doenças. Utilizo uma varinha de rega de cabo comprido para dirigir a água para a base das plantas. Aplico cobertura mortaà volta das minhas plantas com palha para reter a humidade do solo.

As plantas de abóbora alimentam-se muito e também é importante garantir que têm um fornecimento constante de nutrientes ao longo da época de crescimento. Eu alimento as minhas plantas de duas em duas semanas com um fertilizante líquido orgânico de peixe ou de algas marinhas.

Incentive um crescimento saudável regando as plantas de abóbora de forma consistente e fertilizando regularmente durante a estação de crescimento com um fertilizante orgânico líquido.

Porquê e como fazer a polinização manual

Quando as abóboras começarem a florir, é provável que repare primeiro nas flores masculinas, que têm um caule direito por baixo da flor, enquanto as flores femininas têm um pequeno fruto por baixo da flor. Quando as flores masculinas se abrirem, não demorará muito a aparecerem as flores femininas. Para que os frutos se formem e cresçam, o pólen tem de ser transferido da flor masculina para a flor feminina. Normalmente, são as abelhas que fazem esse trabalho, mas se tiver poucas abelhas ouSe notar que os pequenos frutos estão a apodrecer em vez de crescerem, pode querer fazer a polinização manual.

Etapa 1 - Polinizar manualmente de manhã, logo após a abertura das flores. Polinizar manualmente num dia seco.

Passo 2 - Utilize um pincel pequeno, limpo e seco, ou um cotonete para transferir o pólen de uma flor masculina para uma flor feminina. Ou então, arranque uma flor masculina, retire as pétalas e toque suavemente no estame e no estigma (não se preocupe, é bastante óbvio quando estiver pronto para começar).

Etapa 3 - Já está! Polinizou à mão. Utilizo frequentemente uma única flor masculina para polinizar à mão várias flores femininas.

É rápido e fácil de fazer e aumenta a quantidade de frutos que as minhas plantas produzem. Repare no fruto bebé que cresce por baixo desta flor de abóbora fêmea.

Veja também: Como limpar uma banheira para pássaros para os amigos emplumados do seu jardim

Pragas da abóbora

As pragas mais comuns das abóboras pequenas incluem o percevejo da abóbora, o escaravelho do pepino e a broca da videira da abóbora. Tento dissuadir todas estas pragas combinando a rotação de culturas e cobrindo os canteiros recém-plantados com uma cobertura leve em linha ou um tecido de barreira contra insectos. Quando as plantas começam a florir, retiro as coberturas para que a polinização possa ocorrer.

Se não cobriu a sua plantação de abóboras com uma cobertura em linha ou uma barreira contra insectos, verifique frequentemente se existem ovos, ninfas ou adultos de insectos da abóbora, olhando por baixo das folhas. Para reduzir o risco da broca da videira da abóbora, envolva um pedaço de folha de alumínio com quatro polegadas de comprimento à volta do caule ao nível do solo. Ver este artigo por Jessica para mais pormenores sobre a prevenção da broca da abóbora.

Se os escaravelhos do pepino forem um problema na sua horta, comece por utilizar coberturas flutuantes no início da estação. Também pode montar cartões adesivos amarelos em estacas, de modo a que o cartão fique mesmo por cima da folhagem. Tenha em atenção, no entanto, que os cartões adesivos também podem capturar insectos benéficos. Os danos causados pelos escaravelhos do pepino nem sempre são graves, mas podem levar a murcha bacteriana às suas pequenas plantas de abóbora. Continue a ler para sabermais sobre a murchidão e o oídio.

O oídio é uma doença comum nas abóboras. A melhor defesa é começar com variedades resistentes e dar às plantas espaço suficiente para permitir uma boa circulação do ar. Além disso, tente evitar molhar a folhagem quando regar.

Doenças da abóbora

A murchidão bacteriana é uma doença que ocorre nos pepinos, melões, abóboras e abóboras. O primeiro sinal é frequentemente a murchidão das folhas, que depois se espalha a toda a planta. A prevenção começa com a limitação dos escaravelhos do pepino - utilize coberturas flutuantes nas fileiras no início da estação. Se as suas abóboras forem afectadas pela murchidão, arranque e destrua as plantas.

Outra doença potencial é o oídio, uma doença fúngica que provoca a formação de manchas brancas nas folhas. É mais frequente quando os dias são quentes e húmidos e pode cobrir as superfícies superior e inferior das folhas. Uma infestação grave pode enfraquecer as plantas e reduzir o rendimento. Reduza a ocorrência de oídio escolhendo variedades resistentes, espaçando as plantas adequadamente e tentandoSe puder, regue de manhã para que as folhas tenham tempo de secar antes do anoitecer.

Quando colher as abóboras

As abóboras estão prontas para serem colhidas quando os frutos atingem a cor madura indicada no pacote de sementes e a casca endurece. Outra indicação é a planta. À medida que os frutos amadurecem, as folhas começam a morrer e o caule seca.

Quando as abóboras estiverem prontas para serem colhidas, pegue na tesoura de poda manual para as cortar da planta, deixando um caule com pelo menos 5 cm de comprimento. Não tente puxar ou torcer as abóboras das plantas, pois isso pode danificar o caule ou a planta. Cure as abóboras colhidas para engrossar a pele e prolongar a qualidade de armazenamento. Deixe as abóboras ao ar livre a curar durante 7 a 10 dias se o tempo estiver quente e seco. Se estiver prevista chuva,trazê-las para dentro de casa e mantê-las numa sala fresca e seca.

Corte as abóboras pequenas das videiras quando os frutos tiverem atingido a sua cor madura e as cascas estiverem duras. Verifique a embalagem das sementes para obter informações específicas sobre os "dias até à maturidade".

8 variedades de abóboras pequenas para cultivar

As principais considerações incluem o tamanho da planta - arbusto, semi-vinhaça, vinhaça - bem como a cor e o tamanho do fruto.

Urso bebé - Esta abóbora vencedora do prémio All-America Selections é uma mini abóbora perfeita com pele cor de laranja profunda e cabos longos e esguios. Cada fruto da Baby Bear pesa entre um quilo e meio e dois quilos e meio e pode ser utilizado como decoração de outono, miniaturas de Jack O'Lanterns ou para tartes. As sementes são deliciosas assadas. Espere até oito frutos por planta.

Wee-B-Little - A Wee-B-Little é uma abóbora de tamanho pequeno que amadurece até ao tamanho de uma bola de basebol, com os frutos a pesarem cerca de meio a três quartos de uma libra. As plantas têm um hábito de crescimento semi-arbustivo, o que significa que pode colocar bastantes plantas num espaço pequeno ou mesmo num contentor ou fardo de palha. Os frutos com 3 1/2 polegadas de diâmetro têm uma casca laranja suave que os torna fáceis de pintar para a decoração de outono.A planta produz até oito abóboras.

As abóboras Black Kat são uma das nossas favoritas! Adoramos as suas cascas invulgares, verde-escuras, quase pretas, e os seus mini-frutos. Além disso, o seu crescimento em semi-arbusto é compacto e organizado.

Kat preto - A Black Kat é uma das minhas abóboras pequenas favoritas para cultivar! Adoro os frutos compactos que têm uma forma perfeita de abóbora e são tanto ornamentais como comestíveis. A cor invulgar também faz com que a Black Kat se destaque, com cada fruto a ter uma pele verde escura, quase preta. As plantas têm um hábito semi-arbustivo e produzem uma mão-cheia de abóboras de um quilo.

Bebé Boo - Esta foi a primeira abóbora em miniatura que cultivei e tornou-se uma das favoritas no nosso jardim. As videiras vigorosas crescem até 8 pés de comprimento e eu gosto de as cultivar verticalmente em treliças. Os mini frutos têm uma ligeira nervura e têm apenas 3 polegadas de diâmetro e 2 polegadas de altura com pele branca brilhante.

Jill-Be-Little - A Jill-Be-Little é a versão cor de laranja da Baby Boo, com as plantas a produzirem vinhas fortes e uma colheita abundante de abóboras super pequenas. Espera-se que cada fruto amadureça com apenas 5 cm de diâmetro e 2,5 cm de altura. Esta é uma óptima escolha se o oídio for um problema no seu jardim, uma vez que as plantas oferecem uma boa resistência ao oídio.

Casperita - A Casperita é uma variedade super produtiva que pode produzir até vinte mini abóboras por planta! Os frutos brancos fantasmagóricos têm uma média de meio quilo a meio quilo e têm uma forma atraente de abóbora com nervuras profundas. A Casperita não é apenas bonita, é também deliciosa com uma textura e sabor semelhantes aos da abóbora bolota.

A Snowball é uma abóbora branca em miniatura, fácil de cultivar e incrivelmente produtiva. Bónus - as plantas são resistentes ao oídio.

Bola de neve - A Snowball é uma pequena abóbora branca perfeita, do tamanho de uma criança, com frutos que pesam entre dois e três quilos. Têm uma forma arredondada atractiva, pele lisa e longos cabos verdes. Enquanto muitas abóboras "brancas" amadurecem para amarelo, a Snowball mantém-se fielmente branca. As plantas oferecem boa resistência ao oídio.

Faísca - Esta abóbora bicolor tem frutos com riscas amarelas e laranja ardentes que crescem apenas 5 cm de diâmetro. As vinhas longas são muito resistentes ao oídio e produzem cerca de quinze abóboras por planta.

Kandy Korn Plus - Esta pequena abóbora para esculpir cresce apenas 5 cm de diâmetro e 3,5 cm de altura, perfeita para lanternas de bolso. Os frutos lisos, quase redondos, são cor de laranja brilhante e têm longos caules verdes. As vinhas compactas podem ser cultivadas em recipientes ou canteiros.

Para saber mais sobre o cultivo de abóboras e abóboras, não deixe de consultar estes artigos:

    Está a cultivar abóboras pequenas?

    Veja também: Como plantar rosas: plantar rosas de raiz nua e rosas de arbustos em vasos

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.