Cultivar cabaças é divertido!

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Se vai cultivar cabaças no próximo ano, está na altura de começar a planear. Cultivamos cerca de seis tipos diferentes de cabaças todos os Verões, iniciando as sementes dentro de casa em meados da primavera e transferindo as plantas para o jardim assim que o risco de geada tiver passado em maio.

Veja também: Atrair mais abelhas e polinizadores: 6 formas de ajudar os nossos insectos nativos

Cultivo de cabaças:

Existem dois tipos principais: as cabaças de casca dura (Lagenaria siceraria) e as ornamentais (Cucurbita pepo). As videiras das cabaças de casca dura têm flores brancas e bonitas que se abrem à noite e produzem frutos verdes ou mosqueados de várias formas e tamanhos. As cabaças podem ser secas após a colheita, ficando com uma cor bronzeada suave, e conservadas indefinidamente. Os frutos curados das cabaças de casca dura são utilizados há séculosem artesanato, como instrumentos musicais (por exemplo, maracás), e para usos mais práticos como garrafas, molheiras, tigelas, alqueires, casas de pássaros e cestos.

As flores de cabaça dão beleza ao jardim e as abelhas também as adoram!

As cabaças ornamentais, por outro lado, estão relacionadas com as abóboras e as abóboras e são mais apreciadas no outono, frescas das suas videiras e utilizadas na decoração sazonal. As plantas produzem flores amarelas douradas, tal como as suas primas abóboras, que amadurecem em frutos coloridos. Ao contrário das cabaças de casca dura, estes frutos não secam bem, mas podem ser encerados ou revestidos com uma casca após a colheita para ajudar a prolongar a sua duração.Tal como as cabaças de casca dura, existe uma grande variedade de formas e tamanhos de frutos, mas as cabaças ornamentais têm uma gama de cores muito maior, que inclui o amarelo, o dourado, o verde, o laranja e o branco.

As cabaças são porcos nutritivos e, ao cultivá-las, é necessário encontrar um local ensolarado com um solo rico e bem drenado. Coloque uma quantidade generosa de composto ou estrume envelhecido e adicione alguns punhados de fertilizante orgânico antes de colocar as suas mudas.

Uma amostra das cabaças que cultivámos em 2012.

As cabaças podem ser cultivadas no chão, onde as suas longas videiras se estendem em todas as direcções, mas eu prefiro cultivá-las numa treliça robusta em forma de A. Cultivá-las verticalmente mantém o seu crescimento desenfreado sob controlo, utiliza menos espaço precioso no jardim e mantém os frutos limpos. Além disso, ajuda as minhas cabaças-cobra a crescerem longas e direitas.

As cabaças compridas podem atingir um metro de comprimento!

Cabaças para cultivar:

Aqui estão algumas das minhas preferidas - e os miúdos também as acham muito fixes!

  • Cabaças de pião (foto de cima de cabaças numa tigela) - Também chamadas cabaças dançantes do Tennessee, estes pequenos frutos engraçados são produzidos em videiras extremamente vigorosas e produtivas que podem dar até vinte por planta. As cabaças de 2 a 3 polegadas de comprimento têm a forma de garrafas em miniatura e têm riscas verdes e brancas apelativas. Como podem ser rodadas como um pião, são um ótimo brinquedo caseiro! Estas cabaças são ornamentais,Os frutos não são de casca dura, mas descobri que podem ser secos com sucesso. Os miúdos adoram pintá-los como mini maracas.
  • Cabaças de cisne salpicadas - As plantas de cabaça cisne salpicado dão frutos grandes, até 2 pés de comprimento, com uma forma distinta que se assemelha ao seu homónimo, o cisne. A parte inferior do fruto é o corpo arredondado, seguido de um pescoço longo e elegante e encimado por uma pequena cabeça. A pele dos frutos é verde-escura e fortemente salpicada de manchas douradas e brancas. Se cultivadas no solo, os pescoços curvam-se, enquanto as videiras em latadaproduzem pescoços longos e rectos.
  • Cabaças de cobra - As cabaças-cobra são as mais populares no nosso jardim devido ao seu tamanho! Se crescerem ao longo do solo, os frutos enrolam-se como uma cobra enrolada, mas se forem cultivadas numa treliça ou vedação robusta, amadurecem longas e direitas, atingindo por vezes comprimentos de até 4,5 metros! Cada planta dá-lhe 2 ou 3 cabaças de vários tamanhos, mas se quiser frutos superlongos, deixe apenas uma por planta.Ao contrário da maioria das cabaças, as cabaças-cobra são comestíveis, mas devem ser colhidas ainda imaturas e tenras. Colhemo-las com 10 a 12 polegadas e cozemo-las como as abobrinhas.

Vai cultivar cabaças no seu jardim?

Veja também: A erva-cidreira é uma planta perene? Sim, e aqui está como inverná-la

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.