Armazenamento de sementes no fim do verão

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

O verão está quase a acabar e hoje acordámos com a temida mudança no ar e com a sensação de que o outono está prestes a chegar. Já notei os dias mais curtos e em breve as temperaturas vão baixar, mas talvez o sinal mais decisivo do outono seja a poupança de sementes: a cada visita ao jardim, os meus bolsos enchem-se rapidamente de sementes - couve (foto de cima), chagas, coentros, alface,calêndula, cosmos, papoilas da Califórnia e muito mais.

Se for como eu, que recolhe punhados de sementes maduras enquanto apanha tomates ou arranca ervas daninhas, dirá a si próprio que se lembrará de que sementes estão em que bolso... Ha ha... Tenho óptimas intenções, mas raramente me lembro se no meu bolso esquerdo estava a alface vermelha ou a alface verde... Ou se coloquei as capuchinhas pretas ou as capuchinhas Imperatriz da Índia no bolso da camisola... Oops!

Veja também: Iluminar as zonas escuras do jardim com flores anuais para a sombra

Há muitos livros excelentes sobre a conservação de sementes. Um dos meus favoritos é The Complete Guide to Saving Seeds de Robert Gough e Cheryl Moore-Gough, mas para algumas dicas rápidas sobre a conservação de sementes... continue a ler!

Dicas da Niki para guardar sementes:

1) Mantenha um recipiente do tamanho de uma sanduíche (ou semelhante) no seu jardim À medida que for colhendo as sementes, coloque-as nos sacos e etiquete-as com o marcador. Se precisarem de secar mais, coloque-as em cima de telas ou jornais quando voltar para dentro de casa.

2) Não colher demasiado cedo - ou demasiado tarde. As vagens de sementes podem partir-se se forem deixadas no jardim durante muito tempo (adeus sementes), por isso, quando a maioria das vagens tiver secado, arranque as plantas e debulhe as sementes.

3) Colher as sementes nos dias secos. Acho que é melhor colher as sementes em dias de sol, a qualquer hora entre o meio da manhã e o meio da tarde. As sementes devem estar muito secam antes de serem armazenados, por isso, se houver qualquer indício de humidade, certifique-se de que os coloca a secar durante alguns dias ou semanas antes de os armazenar.

4) Ser um armazenista inteligente. Quando as minhas sementes estiverem bem secas, coloco-as em envelopes etiquetados e meto-os num frasco de vidro. Os frascos são guardados no frigorífico até estar pronto para plantar. Para desencorajar ainda mais a humidade, gosto de fazer uns simples pacotes absorventes de humidade, colocando duas colheres de sopa de leite em pó num lenço de papel e torcendo-o. Ponho um pacote de leite em cada frasco.

As sementes na foto de cima vieram destas plantas de couve. As flores comestíveis da couve também atraem muitos polinizadores.

Para obter dicas sobre a colheita de sementes de calêndula, veja este vídeo:

Também é um poupador de sementes experiente?

Veja também: Quando colher os tomatillos para obter o melhor sabor

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.