Pepino amarelo: 8 razões pelas quais os pepinos ficam amarelos

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Os pepinos são um dos vegetais mais populares plantados em hortas domésticas e são considerados fáceis de cultivar. Dê-lhes muita luz solar, solo fértil e humidade regular e pode esperar uma colheita abundante de pepinos estaladiços e deliciosos. Uma videira de pepino que esteja sob stress hídrico, com deficiência de nutrientes ou com flores que não estão totalmente polinizadas pode resultar num ou dois pepinos amarelos. Se tiver um problemaCom os pepinos a ficarem amarelos, continue a ler para saber como evitar esta queixa comum.

Há muitas razões para os pepinos ficarem amarelos, mas isso pode não ser mau se estiver a cultivar uma variedade amarela como o Itachi ou o Lemon. Estes pepinos têm uma pele amarela pálida e são deliciosos e fáceis de cultivar.

Veja também: Sementes de herança: O melhor guia para selecionar e cultivar sementes de herança

Porque é que os meus pepinos estão amarelos?

Há muitas razões para os pepinos ficarem amarelos. O problema pode estar relacionado com o clima, ser sinal de uma praga ou doença, ou talvez seja uma variedade de pepino amarelo. Abaixo estão 8 razões que podem explicar os frutos amarelos do seu pepino.

1) Os frutos estão demasiado maduros

Os pepinos de melhor qualidade são aqueles que são colhidos quando estão ligeiramente imaturos. Nessa altura, os frutos estarão estaladiços, com um sabor suave e de qualidade superior. Não tem a certeza de quando é que as suas plantas começarão a produzir frutos? Verifique a informação sobre os "dias até à maturidade" indicada no pacote de sementes ou no catálogo de sementes. A maioria das variedades de pepino precisa de 40 a 60 dias para passar da semente à colheita, por isso comece a procurar frutosà medida que a data de vencimento prevista se aproxima.

Os pepinos demasiado maduros passam de verdes a amarelos e a polpa amolece, tornando-se mole e amarga. Nunca deixe os pepinos demasiado maduros nas plantas, pois isso atrasa a produção de novos frutos e flores. Em vez disso, colha os frutos demasiado maduros com as suas tesouras de jardinagem e deite-os no monte de composto ou, se não estiverem moles, corte-os ao meio, retire as sementes e coma a polpa.Utilizo frequentemente pepinos ligeiramente maduros para fazer pickles.

Este pepino deformado é o resultado de uma polinização deficiente e a pele está a passar de verde a amarelo.

2) A variedade é uma variedade de pepino amarelo

Outra razão pela qual pode encontrar um pepino amarelo nas suas vinhas é o facto de ser uma variedade de pele amarela. Sim, há muitas variedades que produzem pepinos amarelos e não tem de se preocupar se há algo de errado com as plantas ou com os frutos. Adoro variedades amarelas como o pepino Boothby Blonde, Itachi, Martini e Lemon, que são divertidos de cultivar e deliciosos de comer. Tal como os pepinos verdes, os amarelosAs variedades de pepinos amarelos devem ser colhidas quando estão ligeiramente imaturas e são melhor colhidas quando têm uma cor amarela pálida. Se esperar até que estejam amarelos brilhantes, é provável que estejam demasiado maduros, por isso mantenha-se atento às variedades de pepinos amarelos na sua horta.

3) As plantas sofrem de stress hídrico

As plantas de pepino precisam de muita água para produzir uma colheita abundante de frutos de alta qualidade. Se as plantas estiverem sob stress hídrico, os seus pepinos podem ficar amarelos. A melhor maneira de evitar este problema é regar profundamente várias vezes por semana, se não tiver chovido. Se não tiver a certeza se deve regar, enfie um dedo a cinco centímetros de profundidade no solo para medir os níveis de humidade. Se o solo estiver seco a doispolegadas para baixo, pegue no seu regador.

Conserve a humidade do solo cobrindo as plantas de pepino com palha ou folhas trituradas. A utilização de uma cobertura morta diminui o stress da seca e também reduz a frequência com que é necessário regar o jardim. Menos trabalho é sempre uma coisa boa! Quando regar, certifique-se de que rega o solo e não as plantas, porque salpicar água na folhagem das plantas de pepino pode espalhar doenças,direccionando o fluxo de água para a base das plantas, mas também pode utilizar uma mangueira de rega ou uma irritação por gotejamento para uma abordagem sem mãos à rega.

Os pepinos cultivados em vasos são mais susceptíveis ao stress da seca do que os plantados em canteiros. Preste mais atenção à rega e espere pegar no regador diariamente quando o tempo estiver quente e seco. Regue profundamente os pepinos em vasos para que a água saia pelos orifícios de drenagem no fundo do recipiente. Mais uma vez, evite salpicar a folhagem quando regar os pepinos em vasos.

O facto de um fruto de pepino ficar amarelo na planta pode indicar um problema com a planta ou com a polinização.

4) As plantas estão a receber demasiada água

Tal como a falta de água pode fazer com que os pepinos fiquem amarelos, o excesso também pode causar o mesmo resultado. Esta é uma das razões comuns para que uma videira de pepino produza um pepino amarelo e é também uma razão para que as folhas do pepino fiquem amarelas. É aqui que o teste de humidade do solo (lembra-se de eu ter mencionado acima que enfiava os dedos no solo?) é útil. Se o tempo estiverQuando o tempo está nublado, chuvoso ou frio, o solo não seca tão rapidamente como quando está quente e ensolarado, pelo que deve regar conforme necessário e não de acordo com um horário fixo.

5) As videiras deficientes em nutrientes podem causar frutos de pepino amarelos

Se o seu solo for infértil ou se já tiver tido problemas de carência de nutrientes no passado, poderá verificar que muitos dos frutos das suas plantas estão atrofiados ou amarelados. Uma colheita abundante de pepinos começa com a análise do solo de poucos em poucos anos para verificar se a sua horta tem carência dos principais nutrientesTambém saberá o pH do solo através de um teste de solo e poderá ajustá-lo para que fique entre 6,0 e 6,5, o intervalo ideal para os pepinos.

A minha abordagem à alimentação das plantas de pepino é simples. Altero os meus canteiros elevados todas as Primaveras com 5 cm de matéria orgânica, como composto ou estrume envelhecido. Também aplico um fertilizante orgânico equilibrado para vegetais na altura da plantação. Durante a estação de crescimento, adiciono um fertilizante orgânico líquido de peixes e algas marinhas ao meu regador e alimento as plantas de 2 em 2 ou de 3 em 3 semanas, ou conforme recomendado no fertilizanteembalagem.

O amarelecimento das folhas das plantas de pepino pode indicar problemas de doenças ou pragas. As videiras gravemente afectadas podem dar origem a frutos amarelos.

6) As plantas estão doentes

Existem várias doenças comuns nas plantas de pepino que podem afetar o crescimento e o desenvolvimento dos frutos, dando frequentemente origem a pepinos amarelos. Na minha horta, a primeira defesa contra as doenças das plantas é cultivar variedades resistentes. Ao ler os catálogos de sementes, procure pepinos como o Thunder, o Diva e o Burpee Hybrid II, que oferecem resistência a muitas doenças dos pepinos. Também é importante praticar a rotação de culturasAbaixo estão mais informações sobre três doenças comuns que podem resultar em pepinos amarelos.

  • Oídio - O oídio é uma doença fúngica que afecta a superfície superior e inferior das folhas das plantas de pepino. Começa por parecer um pó branco, mas rapidamente toda a superfície da folha fica coberta. Aparece normalmente em meados ou no final do verão, quando o tempo está quente e seco. O oídio enfraquece a planta e afecta a produção. Os frutos amadurecem prematuramente e muitas vezes ficam amarelos.
  • Murchidão bacteriana - A murchidão bacteriana é fácil de detetar. O primeiro sinal é a murchidão das videiras ou das folhas. Em breve, as folhas tornam-se amarelas e depois castanhas. À medida que a doença progride, os frutos também são afectados e tornam-se amarelos e apodrecem. A murchidão bacteriana é transmitida por escaravelhos do pepino e protegendo as plantas jovens com As redes contra insectos podem ajudar a reduzir a ocorrência.
  • Mancha da folha - Existem várias doenças fúngicas que causam manchas nas folhas dos pepinos. Os sintomas começam com o desenvolvimento de manchas amarelas nas folhas e, à medida que a doença progride, as folhas afectadas caem da planta. Os casos graves resultam em menos frutos e mais pequenos, com muitos dos pepinos a ficarem amarelos.

Outras doenças a ter em conta são o vírus do mosaico do pepino e o míldio.

Os pepinos são plantas que se alimentam muito e as aplicações regulares de um fertilizante equilibrado podem incentivar frutos de alta qualidade e reduzir a ocorrência de pepinos amarelos.

7) A falta de polinização pode resultar em frutos de pepino amarelos

As plantas de pepino produzem flores masculinas e femininas separadas e, para que a polinização ocorra, o pólen deve ser transferido da flor masculina para a flor feminina. As abelhas fazem a maior parte da polinização e cada flor feminina precisa de 8 a 12 visitas de abelhas para produzir frutos de alta qualidade. Se a polinização não ocorrer, a flor feminina e os pequenos frutos por baixo dela amarelecem e caem.Estes frutos com formas estranhas não se desenvolvem bem e ficam muitas vezes amarelos em vez de crescerem. Retire os pepinos deformados para encorajar as plantas a continuarem a produzir novas flores e frutos.

Promova uma boa polinização não pulverizando quaisquer pesticidas, mesmo os orgânicos. Inclua também flores e ervas floridas como zínias, girassóis, borragem e endro na sua plantação de pepinos para convidar os polinizadores. Se notar que as flores femininas caem sem produzir um fruto ou que está a receber muitos pepinos deformados, pode polinizar manualmente as flores. Use um cotonete ou um pincel pequenopara transferir o pólen das flores masculinas para as femininas. Rápido e fácil!

As abelhas são os principais polinizadores dos pepinos e, se houver problemas de polinização, os frutos podem ficar amarelos e cair.

8) Danos causados por insectos nas plantas de pepino

Não existe uma horta livre de pragas e os amantes do pepino estão familiarizados com pragas como lesmas, pulgões, ácaros e escaravelhos do pepino. Embora alguns danos causados por pragas sejam cosméticos, uma infestação grave pode enfraquecer as plantas, danificar as folhas e as flores e reduzir a qualidade dos frutos. As minhas estratégias de prevenção de pragas incluem a prática da rotação de culturas e a plantação num local com pelo menos 8 horas deluz solar. Também utilizo a plantação companheira baseada na ciência e coloco alyssum doce, endro, girassóis e capuchinhas dentro e à volta da minha plantação de pepinos para atrair insectos benéficos. Se quiser saber mais sobre a plantação companheira baseada na ciência, recomendo vivamente o livro premiado da Jessica, Plant Partners. Se uma infestação de insectos for grave, pode querer utilizar um sabão inseticida.

Para mais informações sobre pepinos, não deixe de consultar estes artigos aprofundados:

    Já alguma vez encontrou um pepino amarelo nas suas plantas?

    Veja também: Variedades de hosta azul para o jardim perene

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.