Cultivar couves no inverno: Como plantar, cultivar e proteger as couves de inverno

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

A couve é uma superestrela da estação fria, prosperando na primavera, no outono e, sim, até mesmo no jardim de inverno. Colhemos um punhado de variedades de couve resistentes ao longo dos meses de inverno para saladas, batatas fritas, batidos e sopas. Dependendo do local onde vive, a couve de inverno pode ser deixada no jardim ao ar livre ou cultivada num extensor de estação, como uma estrutura fria, um mini túnel de argolas ou uma estufa.A couve é uma verdura fácil de cultivar que forma plantas bonitas e produtivas. A seguir, encontrará tudo o que precisa de saber sobre o cultivo da couve no inverno.

Há muitos tipos de couve que se podem cultivar para a colheita de outono e inverno. Para o inverno, tento escolher as couves mais resistentes ao frio, como a Winterbor e a Red Russian.

Porquê cultivar couves no inverno?

Há muitas razões para considerar o cultivo de couves no inverno. Em primeiro lugar, este membro da família das couves, sem cabeça, possui folhas densas em nutrientes e ricas em vitaminas e minerais. É também extremamente resistente, com as variedades mais tolerantes ao frio a sobreviverem até -10 F (-23 C)! As couves, juntamente com as beterrabas, as cenouras e os alhos franceses, também sabem melhor no inverno, ou pelo menos depois de algumas geadas fortes. Isto éPor fim, a couve é um dos legumes mais fáceis de cultivar em canteiros e recipientes e desenvolve-se com pouco esforço.

O impacto da duração do dia na cultura da couve no inverno

Embora possa colher couves durante todo o inverno, notará que as plantas não crescem muito durante os meses de inverno. Isto deve-se ao facto de o crescimento das plantas abrandar quando a duração do dia desce abaixo das 10 horas por dia. Para mim, isso acontece no início de novembro. As plantas de couve ficam então "presas" no jardim ou nos seus extensores de estação até à colheita. Por isso, é importante, ao cultivar couves no inverno, plantar noA colheita deve ser feita na altura certa para que tenha o tamanho adequado quando os dias ficarem escuros e frios.

Esta cama de couve russa vermelha tem apenas um mês de idade. O cultivo de couve para bebés é rápido, fácil e resulta em muitas folhas tenras para saladas, batidos e sopas.

Quando plantar a couve para a colheita de inverno

As couves que colho no inverno podem ser plantas da primavera anterior, couves transplantadas no verão ou uma nova colheita de couves-galegas que foram semeadas diretamente no início do outono.

  • Couves plantadas na primavera - Estas plantas fornecem-nos muitas folhas tenras de couve desde meados da primavera até ao final do outono, e até aos meses de inverno, se estiverem protegidas com extensores de estação.com folhas.
  • Couves plantadas no verão - Os jardineiros que pretendem uma colheita de couve de inverno também podem semear diretamente ou transplantar couve para a horta em meados ou no final do verão. Normalmente, transplanto mudas de couve com 3 a 4 semanas de idade nos meus canteiros elevados em julho para as colheitas de inverno. A maioria dos tipos de couve demora 50 a 60 dias a amadurecer a partir da sementeira direta, ou 40 a 50 dias a amadurecer a partir do transplante.Certifique-se de que lê o pacote de sementes ou o catálogo para obter informações específicas sobre os "dias até à maturidade".
  • Couves plantadas no início do outono - Embora seja bom ter uma reserva de folhas grandes de couve para a sopa e para as batatas fritas, também adoro as folhas de couve-galega para as saladas. É rápida e fácil de cultivar e a maioria das variedades só precisa de 4 a 5 semanas para produzir uma colheita densa de folhas imaturas. A couve-galega é colhida quando as folhas têm 3 a 5 centímetros de comprimento.

Como plantar sementes ou plântulas de couve para a colheita de inverno

A couve cresce melhor a pleno sol, num solo fértil e bem drenado. Antes da plantação, aplico uma camada de 1 a 2 polegadas de composto ou estrume envelhecido. Pode semear diretamente ou transplantar a couve no jardim ou em extensores de estação. Para uma colheita de verduras tenras, é melhor semear diretamente. Plante as sementes a 1/2 polegada de profundidade e a 1 polegada de distância em faixas ou blocos. Para a couve adulta, semeie diretamente as sementes a 3 polegadasComa as mudas ou transplante-as para um local diferente na horta. Se transplantar as mudas de couve para os seus canteiros de legumes, coloque-as a uma distância de 30 cm.

Quando se trata de couve de inverno, a geada é sua amiga! As temperaturas frias convertem os amidos das folhas em açúcar, melhorando o sabor da couve de inverno.

Veja também: Jardinagem em contentores à sombra: Ideias para plantas e vasos

Cultivo de couves no inverno

Uma das coisas que mais gosto no cultivo de couves no inverno é o facto de haver pouco trabalho a fazer no jardim de inverno. Faço a colheita, mas assim que o tempo frio se instala, não preciso de mondar, regar ou preocupar-me com as pragas. É claro que preciso de mondar, regar e estar atento às pragas no verão e no outono, quando as plantas estão a crescer ativamente.As plantas sujeitas à seca têm tendência a ficar amargas, por isso regue frequentemente se o tempo no verão ou no outono tiver sido seco. Pode também cobrir as plantas com palha para reter a humidade do solo.

Também fertilizo as plantas de couve mensalmente no verão e no início do outono com um fertilizante orgânico líquido, como a emulsão de peixe, para promover o crescimento saudável das plantas e a abundância de folhas.

As ervas daninhas competem com a couve pela água, luz e nutrientes. Arranque as ervas daninhas assim que aparecerem e mantenha-se atento a pragas como os vermes da couve. Já arranquei vermes da couve em novembro das minhas plantas de couve na minha horta da zona 5B. Para desencorajar os vermes da couve e outras pragas, coloque coberturas leves para as fileiras ou tecidos de barreira contra insectos sobre as plantas de couve imediatamente após a plantação,Clique aqui para saber mais sobre os vermes da couve importados e como controlá-los.

Este canteiro de couves-galegas foi plantado no início do outono e será colhido durante todo o inverno. Plantar as couves-galegas em pleno sol e regar consistentemente é a chave para uma colheita saudável.

É possível cultivar couves em recipientes no inverno?

A menos que esteja num clima ameno, é melhor plantar a couve para as colheitas de inverno no solo. As minhas plantas de couve cultivadas em recipientes morrem no início de janeiro, a menos que sejam invernadas dentro do meu politúnel. Se tiver uma estufa, politúnel ou outra estrutura de proteção, pode plantar a couve em vasos no interior para prolongar a colheita.

Como proteger as couves no inverno

Os meus extensores de estação são as armações frias, os mini túneis de argolas e o meu politúnel de 14 por 24 pés. Abaixo, aprenderá mais sobre cada tipo de estrutura e como utilizá-las para desfrutar de uma colheita de couve de inverno.

Armação de frio - Uma estrutura de frio é uma caixa sem fundo com uma parte superior transparente utilizada para criar um microclima em torno das culturas. É uma estrutura útil numa horta doméstica e pode ser utilizada na primavera, no outono e no inverno para prolongar a colheita por semanas ou meses, dependendo da cultura. A couve é muito resistente ao frio e colhemos durante todo o inverno a partir das nossas estruturas de frio em policarbonato e em madeira. As estruturas de frio têm normalmente um perfil baixo eUtilizo-as para cultivar variedades compactas, como a couve-rábano azul anã ou a couve-bebé.

Veja também: Quando plantar abóboras a partir de sementes ou transplantes

Mini túneis em arco - Esta estufa em miniatura é ideal para proteger plantas de couve altas e maduras como a Winterbor ou a Redbor no inverno. Descubra o quão versáteis são estas estruturas no meu curso online, How to Build & Use Mini Hoop Tunnels in the Vegetable Garden,

Politúnel ou estufa - Os jardineiros que têm a sorte de ter uma estrutura de entrada como um politúnel ou uma estufa podem utilizá-la para cultivar couves no inverno, bem como outros legumes resistentes ao frio, como pastinacas, acelgas e couves-de-bruxelas. Normalmente, tenho plantas de couves adultas e de couves-begetais no meu túnel para a colheita de inverno. Semeio diretamente ou transplanto as plântulas durante a estação de crescimento para os canteiros elevadosTambém se pode cultivar a couve de inverno em vasos numa estufa ou num politúnel.

Não precisa de uma estrutura sofisticada para cultivar couves no inverno. Faça você mesmo um mini túnel simples com condutas de PVC e uma folha de plástico transparente.

Como colher a couve no inverno

A couve-galega passa rapidamente da semente à colheita e pode começar a colher as folhas tenras apenas 5 semanas após a plantação. As plantas de couve-galega de tamanho normal precisam de mais algumas semanas para crescer, com a maioria a atingir a maturidade cerca de 50 a 60 dias após a sementeira. Colha a couve-galega beliscando folhas individuais das plantas. Quando colho couve-galega de plantas adultas, colho primeiro as folhas mais velhas. Estas são as queSe ainda tiver plantas de couve na horta quando chegar a primavera, elas vão ficar com bolhas, o que significa que as plantas passam do crescimento vegetativo para a floração. Pode colher os botões de flores semelhantes a brócolos para comer ou deixá-los florescer para as primeiras abelhas.

Os melhores tipos de couve para o inverno

Ao cultivar couves no inverno, descobrirá que existem muitos tipos e variedades para experimentar. A sua resistência ao frio varia, pelo que os jardineiros de climas frios ou aqueles que desejam colher durante todo o inverno devem selecionar as variedades mais tolerantes ao frio. Aqui estão algumas das minhas couves favoritas para o jardim de inverno.

Couve-galega

Darkibor é uma couve verde-azulada profunda com folhagem intensamente encaracolada. As folhas têm um sabor suave e são deliciosas cruas ou cozinhadas. As plantas maduras crescem até 18 polegadas de altura e formam rosetas densas e atractivas repletas de folhas encaracoladas. Plante Darkibor numa horta ou num rebordo paisagístico para meses de verduras de inverno. Esta é uma variedade muito tolerante ao frio.

Couve russa vermelha

Esta foi a primeira couve que plantei e continuo a cultivá-la durante todo o ano na minha horta. A Red Russian produz plantas vigorosas com folhas planas, verde-acinzentadas e profundamente dentadas. Os caules e as nervuras das folhas são vermelho-púrpura profundo e dão uma cor bem-vinda à horta. Esta é uma das minhas variedades preferidas para cultivar verduras para bebés, mas também se destaca quando está madura. Pode tolerar temperaturasaté 14 F (-10 C) quando cultivadas numa estrutura de proteção como uma estufa ou uma estrutura fria.

A Winterbor é uma das variedades mais resistentes, cujas folhas tenras são colhidas de finais de novembro a março.

Couve russa branca

A couve russa branca é semelhante em crescimento e aspeto à couve russa vermelha, mas a principal diferença é que as folhas têm caules e nervuras brancas. É ideal para a produção de folhas jovens ou para produzir plantas de tamanho normal, sendo também tolerante ao frio. Colhe-se em estruturas não aquecidas até aos 0 F (-18 C).

Couve de inverno

Como o seu nome sugere, Winterbor é uma superestrela da estação fria que também é vigorosa e produtiva. As plantas crescem 2 pés de altura e produzem muitas folhas verde-azuladas profundamente desbotadas. Esta é uma das minhas couves de inverno favoritas por sua extrema tolerância ao frio, bem como sabor suave.

Couve roxa

A Redbor é uma couve espetacular com folhas extremamente onduladas num tom intenso de púrpura-bordô. A cor do caule combina com as folhas, tornando-a uma escolha deslumbrante para jardins alimentares ou florais. A Redbor é semelhante à Winterbor em tamanho e é também muito resistente ao frio. As folhas arrojadas da Redbor dão uma cor bem-vinda às saladas de inverno.

Existem muitos tipos de couves que resistem às temperaturas frias e às geadas.

Couve Siberiana anã

Esta variedade compacta cresce até 16 polegadas de altura e largura e produz uma colheita pesada de folhas grandes e ligeiramente enroladas. As plantas são fiáveis e de alto rendimento e as folhas têm um sabor suave, quer sejam colhidas maduras ou como um verde bebé. A Siberiana anã oferece uma excelente tolerância ao frio.

Couve frisada azul anã

Esta couve de herança cresce apenas 15 a 20 cm de altura, mas pode atingir 30 cm de diâmetro. As plantas robustas formam rosetas largas repletas de folhas para sopas de inverno, massas, batidos ou batatas fritas de couve. A folhagem finamente enrolada é tenra e de sabor suave, e suficientemente resistente ao frio para persistir durante todo o inverno sob um extensor de estação.

Couve lombarda arco-íris

Esta belíssima couve, criada por Frank Morton, é o resultado do cruzamento da Redbor com a lacinato, também designada por couve dinossauro ou couve toscana. As plantas têm um aspeto variado, mas a maioria tem folhas verde-azuladas tingidas de púrpura. Os caules e as nervuras são também de um púrpura-bordô brilhante. É mais resistente ao frio do que a couve lacinato e dá uma cor arrojada no final da estação ao jardim de alimentos ou de flores.

Escolha um molho de sementes de couve para uma mistura de texturas e cores de folhas no seu jardim de inverno.

Para mais informações sobre a cultura da couve e outras culturas de inverno, não deixe de consultar estes artigos pormenorizados:

    Gosta de cultivar couves no inverno?

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.